AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Felicidade, planejamento e determinação na conclusão do estágio dos alunos de Pedagogia

Felicidade, planejamento e determinação na conclusão do estágio dos alunos de Pedagogia
Estudantes da 7ª fase encerraram o estágio em Educação de Jovens e Adultos e Matérias Pedagógica do Ensino Médio Mais imagens

Uma nova fase de experiências das acadêmicas da 7ª fase do curso de Pedagogia presencial da Unesc foi encerrada com entusiasmo. As estudantes participantes da disciplina de “Estágio III - Educação de Jovens e Adultos e Matérias Pedagógica do Ensino Médio” encerraram a proposta de estágio na Escola Básica Engenheiro Sebastião Toledo dos Santos (STS), Escola Básica Ministro Jarbas Passarinho e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Criciúma.

Ministrada pela professora Andréa Rabelo Marcelino, a disciplina propôs que as acadêmicas, divididas em grupos, realizassem a observação do campo de estágio para na sequência planejar o projeto de atuação de acordo com a necessidade dos estudantes.

Conforme Andréa, o estágio supervisionado está presente em todos os cursos de Licenciatura, com o intuito de possibilitar ao acadêmico vivenciar o momento de relacionar a teoria com prática cotidiana.  “Além disso, essa disciplina de Estágio III, busca incluir as primeiras vivencias no espaço escolar com jovens e adultos, bem como as reflexões e discussões sobre os processos pedagógicos de ensino e aprendizagem”, comenta.

De acordo com a professora, as acadêmicas planejaram e se preparam muito. “Elas se mostraram muito dedicadas para mais esse desafio de estar com estudantes com quase a mesma idade ou com idade superior, o que gerou medo, aflição e muita ansiedade.  Mas todas muito bem preparadas e foram orientadas para fazerem o seu melhor e deixarem a nossa marca ‘Pedagogia Unesc’. O resultado veio com muitos elogios por parte dos professores, coordenadores e diretores das duas escolas”, acrescenta, orgulhosa.

Para socializar as experiências do semestre o grupo realizou o Seminário de Estágio no qual cada grupo conseguiu compartilhar as vivências e aprendizagens nas escolas dentro das temáticas “Remexendo as memórias afetivas escolares da infância”, “Metodologias ativas no contexto de ensino-aprendizagem”, “Educação Inclusiva”, “Diversidade Cultural” e “Didática e temas transversais: pluralidade cultural”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2022 às 17:13
Compartilhar Comente

Unesc decreta luto de cinco dias em razão do falecimento do seu ex-reitor Antônio Milioli Filho

Unesc decreta luto de cinco dias em razão do falecimento do seu ex-reitor Antônio Milioli Filho
Mais imagens

A Unesc, com imenso pesar, lamenta a morte do seu ex-reitor e professor Antônio Milioli Filho, ocorrida na tarde desta sexta-feira (19/04). Informamos que, em razão do ocorrido, a Unesc decreta luto oficial por cinco dias. Aos familiares e amigos do professor Antônio Milioli Filho, bem como a toda comunidade acadêmica da Unesc, nossas sinceras condolências. As atividades na Universidade continuam a ocorrer normalmente neste período.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de abril de 2019 às 21:14
Compartilhar Comente

Verão Mais Unesc: saúde e movimento à beira mar

Em uma estrutura montada na faixa de areia em frente ao restaurante Verdão, centenas de veranistas participaram das atividades do projeto Verão Mais Unesc, no sábado e domingo, no Balneário Rincão. O projeto, realizado pela equipe Unesc em parceria com a prefeitura de Balneário Rincão e Jornal A Tribuna, contou com atividades como vôlei, frescobol, bocha, zumba, orientação e atendimentos em saúde, mesa de pintura, cama elástica e também treino funcional.


O projeto conta com aulas de zumba, às 11h e às 17h, que inicialmente reuniu mais de 300 pessoas que encantaram-se com a variedade de coreografias propostas pela professora Preta Rodenbush. Ao final de cada aula, os participantes receberam brindes da Unesc. Já no treino funcional, crianças, jovens e idosos se revezaram em um circuito de aproximadamente 25 minutos de atividade. “Todo mundo tem capacidade de fazer, no seu limite, conforme o exercício, sempre tomando cuidado com cada um que está treinando”, explica a acadêmica de Educação Física da Unesc, Júlia Mattos. “É muito importante levar o exercício físico para a população, como levamos esse exercício funcional, no qual procuramos nos divertir e melhorar a qualidade de vida das pessoas, tentando fazer com que essa seja a porta de entrada do exercício físico, com muita diversão e alegria”, acrescenta o acadêmico Ramiro Doyenart, estudante do curso de Bacharelado em Educação Física da Unesc. A aproximação do exercício com a comunidade é o objetivo do projeto.


Para a Diretora de Extensão da Unesc, Fernanda Sônego, o primeiro final de semana do Verão Mais Unesc foi extremamente positivo. “Superou totalmente as nossas expectativas com muitos participantes. Estamos muito felizes com essa parceria, pois estamos juntos da comunidade. Queremos reforçar o convite para que nos próximos finais de semana as pessoas venham participar novamente”, salienta. A Diretora de Extensão da Unesc reforça que este projeto está totalmente vinculado ao papel comunitário da nossa universidade. “A Unesc é comprometida com as questões sociais e busca a melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade, associando ensino, pesquisa e extensão, cumprindo assim, sua missão por meio do projeto Verão Mais Unesc”, destaca.

O Verão Mais Unesc estará na área central da praia nos finais de semana de janeiro, iniciando suas atividades das 7h30 às 12 horas, e à tarde, das 15 às 19 horas.
 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 06 de janeiro de 2019 às 18:35
Compartilhar Comente