AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Escola de Migrantes Unesc promove dia da criança

Escola de Migrantes Unesc promove dia da criança
Mais imagens

Os projetos de extensão Escola de Migrantes e PLA - Português como Língua de Acolhimento, realizaram na manhã de sábado, 26/10 um grande encontro para marcar o mês da criança. O encontro foi realizado ao ar livre, na praça do estudante da Unesc, reunindo famílias de migrantes de diversos países e professores, acadêmicos e voluntários, que também trouxeram seus filhos para a atividade. Além dos momentos de confraternização, o encontro proporcionou uma oportunidade única para muitas crianças, na manhã do ensolarada, onde puderam conhecer e usar brinquedos que muitos jamais tiveram contato, como jogar pião, andador com latas recicladas, cinco marias e construir a sua própria pipa.

Entre os visitantes famílias haitianas, ganesas e do Togo. Mouhamed Tchagnou e Badiyaton Ouro Yerina, são naturais do Togo, e levaram o filho de dois anos, Murad. Mouhamed está no Brasil  há cinco anos. Chegou primeiro e, mais tarde, trouxe a esposa, que vivia também no país do oeste da Áfrifa, situado entre o Benin e Gana. O haitiano Winchel Plaisimond também aproveitou a atividade para interagir com outros imigrantes e equipe da Unesc, ensinando as crianças a construir pipas. Há três anos no Brasil ele já trouxe a esposa e hoje sonha em cursar Engenharia Civil.

A  atividade envolveu vários programas da Unesc, como o Boi de Mamão, o Museu de Zoologia, Museu da Infância e projetos de extensão como de contação de histórias. O envolvimento tanto de imigrantes quanto das equipes da Unesc que participaram do evento é prova do sucesso da atividade. “É uma forma de integrar adultos e crianças. A ideia é trazer a família do migrante para participar de todas essas atividades que envolvem o brincar, desta forma integrando e socializando e mostrando o contexto sociocultural tanto nosso quanto dos migrantes que aqui vivem”, salienta o coordenador do curso de História, Tiago da Silva Coelho.

A Universidade mantém dois projetos com os migrantes. Além da Escola de Migrantes, os estrangeiros também participam do Português como Língua de Acolhimento. Em ambos são realizadas aulas semanais gratuitas, sempre aos sábados, das 9 às 12 horas, intercalando os conteúdos e ao mesmo tempo fortalecendo os laços com os migrantes.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 27 de outubro de 2019 às 14:38
Compartilhar Comente

Gastronomia Unesc é divulgado no evento Montecarlo Wine

A harmonização dos renomados vinhos de altitude catarinenses, da Villa Francioni, com um cardápio especial, preparado pelo chef Saimon Novack, foi o ponto alto do evento Montecarlo Wine, realizado na noite do dia 19 de setembro, no recém inaugurado restaurante Las Lenãs Parrilla Uruguaya, no Nações Shopping. A Unesc foi parceira deste evento, divulgando o seu portfólio de cursos de Hospitalidade, em especial do curso de Gastronomia, lançado no último mês.

No cardápio preparado, cada prato foi harmonizado com um dos vinhos selecionados pelo enólogo da Villa Francioni, Edson Andrade. Em seguida apresentados pelo chef Saimon, numa sequência de entrada, três pratos quentes e, finalizando, um trio de sobremesas. Para a Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a parceria com o Montecarlo Wine reforça a marca da universidade como formadora de profissionais para esse concorrido e crescente mercado da gastronomia. “O curso fez uma parceria muito boa com o evento realizado, com o chef Saimon Novack preparando pratos da culinária contemporânea. Saimon tem uma parceria linda com a  Gastronomia Unesc, onde já temos três turmas fechadas e com aulas para serem iniciadas dia 7 de outubro. A expectativa é de pleno sucesso, onde poderemos contribuir muito com o desenvolvimento gastronômico da nossa região”, analisa a Reitora da Unesc.

O diretor da rádio Montecarlo e do Grupo Catarinense de Rádios, Gil Losso, explica que esse é o segundo Montecarlo Wine realizado pela emissora e que a parceria do curso de Gastronomia da Unesc reforçou ainda mais a marca. “Superamos a expectativa e seguiremos trazendo eventos deste porte”, salientou.

GASTRONOMIA INICIA AULAS EM OUTUBRO

O curso de Gastronomia da Unesc inicia no mês de outubro com 70 alunos já inscritos. A graduação tem o modelo híbrido, com aulas a 70% a distância e 30% presenciais, permitindo uma maior liberdade ao aluno. O curso contará com dois anos de duração e as aulas presenciais serão realizadas no campus da Unesc ou em espaços gastronômicos da região. A intenção, conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, é proporcionar um estudo aprofundado da gastronomia para aqueles que desejam iniciar ou se atualizarem na área. “No total o aluno contará com 1.776 horas de atividades dinâmicas e extremamente importantes para a sua atuação prática no setor gastronômico. Ganha o aluno, que será transformado com os ensinamentos, e a região, que será presenteada com profissionais altamente para bem receber e, com isso, até alavancar a economia”, destaca a reitora.

Além do certificado da graduação, o aluno poderá contar com certificação profissional em diferentes modelos como Práticas Profissionais em Bebidas, Panificação e Confeitaria, Cozinha Internacional e Gestão Gastronômica.

As atividades presenciais oferecidas contarão com ensinamentos em habilidade em cozinha quente e fria, confeitaria e panificação, bebidas, cozinhas clássica e contemporânea, serviços de A & B, visitas técnicas e aula-show com chefs altamente qualificados em sua área de atuação.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Comunicação Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 20 de setembro de 2019 às 18:48
Compartilhar Comente

Unesc amplia parceria com Hospital São Donato

Unesc amplia parceria com Hospital São Donato
Mais imagens

A Unesc vai implantar a partir de agosto o internato do curso de Medicina no Hospital São Donato de Içara. A definição aconteceu em reunião na tarde desta terça-feira (23/07), em reunião entre a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o presidente do Hospital São Donato, Waldemar Luiz Casagrande, acompanhados do diretor-administrativo, Júlio César De Luca, a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toretti, a coordenadora do curso de Medicina, Maria Inês da Rosa, e a adjunta, Leda Soares Brandão Garcia, e o secretário do hospital, Rodrigo da Silva Gonçalves.

Com a implantação do internato a Unesc amplia a parceria, onde a universidade já mantinha acadêmicos deste e outros cursos.   Poderão participar do internato acadêmicos das três últimas fases do curso, que estarão no hospital desenvolvendo a prática clínica. Em contrapartida o hospital fornecerá alojamento, sala de estudos, centro de convivência para os futuros médicos cumprirem a carga horária do internato. “Vemos que o Hospital São Donato está muito organizado e essa parceria terá ótimos resultados para a nossa formação médica. O objetivo da nossa universidade, tanto na medicina quanto nos demais cursos, é a formação de excelência”, explica a reitora.

“Teremos a ampliação dos estágios em oftalmologia, endoscopia, colonoscopia, ortopedia, pequenas cirurgias e toda a estrutura disponível no hospital”, explica a reitora da Unesc. Ela acrescenta que, com a inauguração da UTI do São Donato, prevista para o mês de agosto, o local também passa a ser mais um campo de estágio para os estudantes de Medicina e outros cursos da Unesc. “Sabemos que o pronto socorro do Hospital São Donato é um local de grande fluxo e certa complexidade por conta da proximidade com a BR 101, recebendo muitas vezes pacientes vítimas de acidentes. Isso tudo amplia as possibilidades de aprendizado dos nossos alunos”, finaliza Luciane Ceretta.

O contrato que vai formalizar essa parceria deve ser assinado nos próximos dias entre a universidade e o Hospital São Donato.

VISITA – Também na tarde desta terça-feira a reitora da Unesc esteve visitando a direção do Hospital São José, onde foram definidas estratégias para a qualificação do internato médico naquele hospital. A Unesc mantém já internato no Hospital Materno Infantil Santa Catarina e no Hospital São José.

Ana Sofia Schuster - AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 23 de julho de 2019 às 19:39
Compartilhar Comente

Museu de Zoologia participa do 5º Fórum Catarinense de Museus

O Museu de Zoologia Prof. Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc apresentarou nesta quarta- feira (17/07) seus relatos de experiência em educação em Museus, no 5º Fórum Catarinense de Museus (FCM). O evento é organizado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), tendo na atual edição a parceria da Fundação Lagunense de Cultura. O Fórum é o maior evento do setor de museus em Santa Catarina, reunindo profissionais de museus, gestores públicos de cultura, educação, estudantes e interessados na discussão sobre patrimônio museal e a sua relação com a sociedade.

O evento aconteceu de 15 a 17 de julho, na cidade de Laguna, com o objetivo de ampliar o diálogo entre os museus, seus profissionais e demais membros da sociedade civil interessados na área. A programação faz parte, ainda, das atividades comemorativas dos 40 anos da FCC. O Museu de Zoologia apresentou uma de suas ações educativas desenvolvidas junto à comunidade escolar intitulada “Assembleia dos Bichos”, já premiada nacionalmente com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2016. A Assembleia dos Bichos foi concebida pelo Museu de Zoologia para dar voz aos animais que fazem parte de seu acervo e promover reflexões sobre os principais impactos ambientais responsáveis pela perda de nossa biodiversidade. 

Além de promover uma reflexão sobre os problemas ambientais e uma apropriação das possibilidades de solução para os mesmos, a Assembleia dos Bichos oportuniza aos seus participantes o desenvolvimento de habilidades que contribuem para o exercício da cidadania. 

Ana Sofia Schuster - AICOM UNESC

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 18 de julho de 2019 às 18:30
Compartilhar Comente

Engenharia de Agrimensura: Mercado aquecido para profissionais da área

Engenharia de Agrimensura: Mercado aquecido para profissionais da área
Mais imagens

O homem sempre teve necessidade de ter medidas para controlar espaços e projetar obras. E desde antes de Cristo, sem tecnologia alguma, o sistema de medidas auxiliou o homem. Usando apenas suas observações e geometria básica, o grego Eratóstenes, que viveu há mais de 2.200 anos, calculou a medida da circunferência da Terra. Hoje, com a tecnologia, as áreas de Agrimensura e de Cartografia caminham em uma velocidade muito rápida. “Saímos do período sem tecnologia nenhuma para um cenário em que os satélites encaminham informações, temos o Vant (Veículo aéreo não tripulado), drones e o auxílio de equipamentos cada vez mais modernos e precisos”, comenta o coordenador do curso, Vanildo Rodrigues. A aerofotogrametria é a tecnologia mais usada em mapeamento de grandes áreas, pelo fato de apresentar produtos precisos a custos relativamente baixos. Com o advento dos drones, foi possível mapear áreas menores com um custo ainda mais baixo, de forma mais fácil e ágil, pois esta tecnologia exige menos profissionais em campo e menor risco durante o levantamento.

O engenheiro agrimensor pode trabalhar com sistema de posicionamento global por satélites, novas tecnologias de imageamento com veículos aéreos não tripulados, utilizando a fotogrametria, sensoriamento remoto, topografia, cartografia e geoprocessamento.

https://youtu.be/ldIq0vzP0nI


Na Unesc, o estudante pode contar com a tradição de um curso com 44 anos de vida – único no Estado – e que já formou engenheiros agrimensores que atuam em todo o país e até no exterior, e que realiza a formação acadêmica com o auxílio de professores mestres e doutores em sua maioria, utilizando a estrutura da maior universidade da região. São salas de aula, laboratórios com equipamentos modernos, a maior biblioteca da região e o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) onde os alunos podem desenvolver aulas práticas, utilizar os espaços de aprendizagem e fazer estágio.
Segundo o coordenador adjunto de Engenharia de Agrimensura da Unesc, Hugo Schwalm, ao longo do curso, o estudante pode participar de projetos, mesmo de forma voluntária ou estágio no Iparque e em prefeituras, atuando em diversos setores, como cadastramento e obras. Ele destaca ainda as oportunidades que a própria Unesc dá aos profissionais formados por ela. “Muitos dos nossos professores começaram sua história com a Universidade na graduação em Engenharia de Agrimensura e depois deram continuidade a sua formação e retornaram como professores, colaborando para a formação de novos profissionais”, conta Schwalm.

Profissional em alta no mercado
O mercado procura cada vez mais o profissional de Engenharia de Agrimensura, que pode atuar como profissional autônomo e em escritórios de prestação de serviços, em empresas de engenharia, terraplenagem, telecomunicações, eletrificação, aerolevantamentos, construção civil, instituições de ensino, prefeituras, órgãos públicos como Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura), DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e Forças Armadas.


Engenharia de Agrimensura: Mercado aquecido para profissionais da área  

Atualmente, outra possibilidade para os engenheiros agrimensores é o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais, com oportunidade em todo o Brasil. Este projeto tem convênio com a Receita Federal para monitorar as propriedades e será feito em parceria com o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
“O mercado de trabalho é amplo e está em alta, sendo que praticamente 100% dos formados na Unesc estão trabalhando na área. O engenheiro agrimensor que quer trabalhar tem emprego garantido. E trabalhar no que gosta vale muito. Ele tem diversas possibilidades de trabalho, seja em uma empresa ou prestando consultoria ou compondo equipes multiprofissionais em grandes obras em diversos municípios”, afirma
Rodrigues.
 

Milena Nandi - AICOM - Assessoria de Imprensa Comunicação e Marketing Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 05 de julho de 2019 às 17:40
Compartilhar Comente