Museu de Zoologia participa do 5º Fórum Catarinense de Museus
O Museu de Zoologia Prof. Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc apresentarou nesta quarta- feira (17/07) seus relatos de experiência em educação em Museus, no 5º Fórum Catarinense de Museus (FCM). O evento é organizado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), tendo na atual edição a parceria da Fundação Lagunense de Cultura. O Fórum é o maior evento do setor de museus em Santa Catarina, reunindo profissionais de museus, gestores públicos de cultura, educação, estudantes e interessados na discussão sobre patrimônio museal e a sua relação com a sociedade.
O evento aconteceu de 15 a 17 de julho, na cidade de Laguna, com o objetivo de ampliar o diálogo entre os museus, seus profissionais e demais membros da sociedade civil interessados na área. A programação faz parte, ainda, das atividades comemorativas dos 40 anos da FCC. O Museu de Zoologia apresentou uma de suas ações educativas desenvolvidas junto à comunidade escolar intitulada “Assembleia dos Bichos”, já premiada nacionalmente com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2016. A Assembleia dos Bichos foi concebida pelo Museu de Zoologia para dar voz aos animais que fazem parte de seu acervo e promover reflexões sobre os principais impactos ambientais responsáveis pela perda de nossa biodiversidade.
Além de promover uma reflexão sobre os problemas ambientais e uma apropriação das possibilidades de solução para os mesmos, a Assembleia dos Bichos oportuniza aos seus participantes o desenvolvimento de habilidades que contribuem para o exercício da cidadania.
Ana Sofia Schuster - AICOM UNESC
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Ana Sofia Schuster 18 de julho de 2019 às 18:30Engenharia de Agrimensura: Mercado aquecido para profissionais da área
O homem sempre teve necessidade de ter medidas para controlar espaços e projetar obras. E desde antes de Cristo, sem tecnologia alguma, o sistema de medidas auxiliou o homem. Usando apenas suas observações e geometria básica, o grego Eratóstenes, que viveu há mais de 2.200 anos, calculou a medida da circunferência da Terra. Hoje, com a tecnologia, as áreas de Agrimensura e de Cartografia caminham em uma velocidade muito rápida. “Saímos do período sem tecnologia nenhuma para um cenário em que os satélites encaminham informações, temos o Vant (Veículo aéreo não tripulado), drones e o auxílio de equipamentos cada vez mais modernos e precisos”, comenta o coordenador do curso, Vanildo Rodrigues. A aerofotogrametria é a tecnologia mais usada em mapeamento de grandes áreas, pelo fato de apresentar produtos precisos a custos relativamente baixos. Com o advento dos drones, foi possível mapear áreas menores com um custo ainda mais baixo, de forma mais fácil e ágil, pois esta tecnologia exige menos profissionais em campo e menor risco durante o levantamento.
O engenheiro agrimensor pode trabalhar com sistema de posicionamento global por satélites, novas tecnologias de imageamento com veículos aéreos não tripulados, utilizando a fotogrametria, sensoriamento remoto, topografia, cartografia e geoprocessamento.
Na Unesc, o estudante pode contar com a tradição de um curso com 44 anos de vida – único no Estado – e que já formou engenheiros agrimensores que atuam em todo o país e até no exterior, e que realiza a formação acadêmica com o auxílio de professores mestres e doutores em sua maioria, utilizando a estrutura da maior universidade da região. São salas de aula, laboratórios com equipamentos modernos, a maior biblioteca da região e o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) onde os alunos podem desenvolver aulas práticas, utilizar os espaços de aprendizagem e fazer estágio.
Segundo o coordenador adjunto de Engenharia de Agrimensura da Unesc, Hugo Schwalm, ao longo do curso, o estudante pode participar de projetos, mesmo de forma voluntária ou estágio no Iparque e em prefeituras, atuando em diversos setores, como cadastramento e obras. Ele destaca ainda as oportunidades que a própria Unesc dá aos profissionais formados por ela. “Muitos dos nossos professores começaram sua história com a Universidade na graduação em Engenharia de Agrimensura e depois deram continuidade a sua formação e retornaram como professores, colaborando para a formação de novos profissionais”, conta Schwalm.
Profissional em alta no mercado
O mercado procura cada vez mais o profissional de Engenharia de Agrimensura, que pode atuar como profissional autônomo e em escritórios de prestação de serviços, em empresas de engenharia, terraplenagem, telecomunicações, eletrificação, aerolevantamentos, construção civil, instituições de ensino, prefeituras, órgãos públicos como Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura), DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e Forças Armadas.
Engenharia de Agrimensura: Mercado aquecido para profissionais da área
Atualmente, outra possibilidade para os engenheiros agrimensores é o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais, com oportunidade em todo o Brasil. Este projeto tem convênio com a Receita Federal para monitorar as propriedades e será feito em parceria com o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
“O mercado de trabalho é amplo e está em alta, sendo que praticamente 100% dos formados na Unesc estão trabalhando na área. O engenheiro agrimensor que quer trabalhar tem emprego garantido. E trabalhar no que gosta vale muito. Ele tem diversas possibilidades de trabalho, seja em uma empresa ou prestando consultoria ou compondo equipes multiprofissionais em grandes obras em diversos municípios”, afirma
Rodrigues.
Milena Nandi - AICOM - Assessoria de Imprensa Comunicação e Marketing Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Ana Sofia Schuster 05 de julho de 2019 às 17:40Unesc mantém suspensão das aulas nesta sexta-feira
A Reitoria da Unesc decidiu manter a suspensão das aulas da graduação, pós-graduação e Colégio Unesc nos três períodos, nesta sexta-feira (31/05), devido às fortes chuvas que assolam a região. Nesta quinta-feira, as aulas também foram suspensas. A reposição destes períodos acontecerá nos dias 12 e 18 de julho.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Ana Sofia Schuster 30 de maio de 2019 às 19:40Jornada Acadêmica de Odontologia reúne profissionais e estudantes na Unesc
Alunos e professores de Odontologia da Unesc estarão reunidos, até esta sexta-feira (24/5), com egressos do curso e profissionais renomados no mercado, para debater assuntos como o futuro da odontologia, sedação consciente, mercado de trabalho, atendimento ao cliente e intercâmbio na área. Os temas fazem parte da programação da 8ª Jornada Acadêmica de Odontologia, que iniciou nesta terça-feira (21/5) com a palestra “Ortodontia para quem gosta de Implantodontia, Periodontia, Prótese, Dentística e Cirurgia”, ministrada pelo professor mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial e coordenador da pós-graduação em Ortodontia da Unesc, Rodrigo Matos.
Segundo o palestrante, o dia a dia é cercado por questionamentos e um dos mais fortes do profissional de Odontologia em formação é sobre que especialidade escolher. “Qual o profissional que eu quero ser? Que rumo quero que minha carreira siga? Estes são alguns dos pontos levantados e momentos como a Jornada Acadêmica colaboram para que possamos fazer uma análise. Quero que vocês reflitam sobre qual caminho irão seguir. Mais que a escolha de uma especialidade, falo de qualidade profissional”.
O primeiro dia do evento contou ainda com a palestra “Intercâmbio na Odontologia”, com a cirurgiã dentista que durante a sua graduação na Unesc participou de intercâmbio na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, Djuli Külkamp. A programação do primeiro dia engloba ainda a apresentação de trabalhos científicos de alunos do curso.
Espaço para debate e crescimento
Segundo o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, o evento vai além da dimensão do ensino e agrega junto a pesquisa e a extensão, sendo essa tríade fundamental para pensar as perspectivas e desafios da Odontologia no futuro. “É um espaço de atuação dos odontólogos, é desafiador e precisa de reinvenção e de um profissional que consiga ter um olhar para além da atuação técnica”.
A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, deu as boas-vindas aos participantes da Jornada e salientou a importância de espaços de debate como o oferecido pela Jornada de Odontologia. “O curso é motivo de orgulho tamanha a união de professores e alunos e o quanto agrega para a comunidade. Aproveitem a programação, dialoguem entre si, com os professores, egressos e profissionais e ampliem os seus conhecimentos. Nós somos agentes de transformação nos cenários de práticas lá fora”.
O coordenador do curso de Odontologia, Renan Ceretta, afirma que a Jornada Acadêmica é um espaço para ampliar o conhecimento e a visão. “A Jornada é o local para pensarmos ‘fora da caixa’, fora do ambiente formal de sala de aula ou de consultório. É um espaço de conhecimento e integração entre os colegas de outras fases, entre os professores e com os profissionais. A Odontologia é uma profissão que está em constante mudança e inovação e precisamos estar atentos a isso”.
A coordenadora adjunta do curso, Morgana Guzzatti, agradeceu a dedicação dos organizadores do evento, que inclui o CA, a Atlética e professores do curso. “A Jornada representa a união dos nossos alunos e a força da nossa graduação. Que seja um momento de assimilar novos conhecimentos em prol de uma odontologia inovadora e consciente”.
O presidente do CA (Centro Acadêmico) de Odontologia, Guilherme Estevão, deu as boas-vindas aos participantes do evento. “A Jornada é um evento que nos dá conhecimento e incentiva a procurarmos aprender cada vez mais. Um dos pontos importantes do evento é a apresentação dos trabalhos científicos e, neste ano, conseguimos um acréscimo de 20% no número de inscrições".
Durante a abertura do evento, o coordenador da Jornada Acadêmica, Leonardo Mezzari, entregou uma placa em homenagem ao professor Renan Ceretta, que está à frente do curso de Odontologia como coordenador há nove anos. A eleição para a nova coordenação do curso ocorreu nesta segunda-feira (20/5) e, em agosto deste ano, a professora Morgana Guzzatti assumirá como coordenadora. Ceretta será o coordenador adjunto. “Estou muito honrado com esse reconhecimento. Sou apaixonado pelo curso de Odontologia da Unesc e agradeço muito pela homenagem. Mas ela não é só minha. É de todos que ajudam a construir um curso diferenciado como o nosso”.
A abertura do evento teve ainda a participação do coordenador de Saúde Bucal do município de Criciúma, Deivid Freitas, do presidente da ABO (Associação Brasileira de Odontologia) Regional Criciúma, Estevo D'agostini Derech, e de representantes dos patrocinadores e dos apoiadores do evento: Dental Santa Clara, Biodental e Doctor Sul.
Confira a programação completa do evento
Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 21 de maio de 2019 às 15:29Unesc decreta luto de cinco dias em razão do falecimento do seu ex-reitor Antônio Milioli Filho
A Unesc, com imenso pesar, lamenta a morte do seu ex-reitor e professor Antônio Milioli Filho, ocorrida na tarde desta sexta-feira (19/04). Informamos que, em razão do ocorrido, a Unesc decreta luto oficial por cinco dias. Aos familiares e amigos do professor Antônio Milioli Filho, bem como a toda comunidade acadêmica da Unesc, nossas sinceras condolências. As atividades na Universidade continuam a ocorrer normalmente neste período.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Ana Sofia Schuster 19 de abril de 2019 às 21:14
Newsletter
RSS