Inscrições abertas para o processo seletivo de bolsas do Programa Santander Universidades
Os alunos da Unesc interessados em receber auxílio financeiro para custear os estudos, já podem se inscrever no processo seletivo do Programa Santander Universidades, na modalidade de Bolsas Nacionais. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de abril e serão ofertadas nove bolsas-auxílio de R$ 300 para cada beneficiado, durante 12 meses. Podem participar estudantes dos cursos de graduação ou técnico, nas modalidades presencial e a distância.
O Programa Santander Universidades tem o objetivo de contribuir, por meio de apoio financeiro, para que os estudantes deem continuidade a sua formação. Para participar, é preciso estar regularmente matriculado e cursando as disciplinas, sem trancamento ou desistência.
Todos os candidatos que forem inscritos no Programa Santander Universidades, serão contemplados com um curso de Inglês online, com duração de 30 dias a partir de seu cadastro na plataforma do curso, até o dia 11 de maio. Os alunos da Unesc que tiverem maior e melhor índice de engajamento (frequência e desempenho) durante o curso de Inglês e eventualmente não tiverem sido contemplados com as bolsas-auxílio, poderão receber uma Bolsa Santander, cujo critério de concessão será definido pelo próprio banco.
O resultado preliminar dos classificados será divulgado no dia 14 de abril e o resultado final, no dia 21 do mesmo mês. Os candidatos selecionados receberão e-mail do Santander para confirmar sua participação e concordância com as regras gerais do programa.
Saiba mais sobre as inscrições e critérios de seleção
Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
23 de março de 2021 às 10:41Dia Mundial da Água pauta debate em torno do Rio Criciúma promovido pela Unesc
O Rio Criciúma, seu passado, sua condição atual e o que esperar do seu futuro estiveram em pauta, na noite desta segunda-feira (22/3), em evento alusivo ao Dia Mundial da Água. Realizado de forma virtual, o encontro promovido pela Unesc em parceria com a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), reuniu professores, pesquisadores, profissionais, acadêmicos, lideranças regionais e comunidade externa em torno de um rico debate.
Representando a Universidade, participaram da discussão e compartilharam suas visões acerca do Rio Criciúma e seu contexto histórico, o professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e coordenador do grupo de pesquisa em história ambiental, Carlos Renato Carola; o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc e professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e do curso de Engenharia Ambiental e Sanitárias da Unesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes; o professor, pesquisador e membro do Grupo de Pesquisa "Planejamento e Gestão Territorial da Unesc, Mário Ricardo Guadagnin, e os acadêmicos bolsistas de Iniciação Científica, Gabriela Boaroli e Eduardo Fernandes Martinello.
O presidente da Famcri, Robson Izidro, e o diretor de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Fundação, Felipe Soratto Monteiro, destacaram os trabalhos do órgão municipal e suas perspectivas em torno do assunto. Em nome da Fundação, Izidro agradeceu a oportunidade de promover a parceria com a Universidade e destacou a expectativa de mudar o pensamento de Criciúma como uma cidade poluidora pelo carvão, para transformá-la em exemplo. “A preocupação do ecossistema é muito grande, visto que os investimentos realizados até então e o que estamos fazendo será um marco que nos dará muito orgulho, vendo Criciúma sair daquele rótulo de cidade poluidora para uma cidade preocupada com o meio ambiente", salientou.
Para Carlyle, a união de esforços entre a Unesc e o Município representam a real integração entre Universidade e sociedade. “Colocamos em prática, assim, a consolidação daquilo que fazemos diariamente, no ensino, na pesquisa e na extensão”, pontuou.
Os estudantes Gabriela e Eduardo apresentaram aos presentes o projeto “A restauração dos rios urbanos: desenvolvimento de pesquisa para revitalização do Rio Criciúma e seu entrono”, realizado pela dupla sob supervisão de Carlyle.
Entre os objetivos propostos na pesquisa está a avaliação das águas do Rio Criciúma; a implementação de um monitoramento ambiental consistente; a contribuição com a restauração dos sistemas necessários ao suporte da revitalização do Rio; a contribuição para práticas de Educação Ambiental à convivência e preservação dos rios urbanos e a avaliação da viabilidade e os aspectos na revitalização.
Após as falas dos profissionais escalados ao debate, o espaço foi aberto para contribuições de outros participantes interessados em compartilhar opiniões e conhecimentos em torno da temática, o que incrementou ainda mais a discussão. Ao longo de toda a noite, mais de 100 pessoas participaram do evento virtual.
Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
22 de março de 2021 às 22:21Uso da tecnologia na avaliação escolar é realidade no Colégio Unesc
O espaço escolar, mais do que nunca, é lugar de reinvenções. Desde a chegada da pandemia, em 2020, as escolas precisaram adequar suas atividades na medida em que o distanciamento social foi necessário. No Colégio Unesc muitas coisas se transformaram de lá para cá, entre elas a aplicação de avaliações, que passaram a ser realizadas de forma virtual, tanto para alunos que acompanham as aulas híbridas das suas casas quanto para os que frequentam a escola no formato presencial.
No momento em que o cenário da educação passa por transformações tão significativas, conforme a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Mainara Cascaes Figueiredo, muitos são os desafios. “É claro que enfrentamos muitos obstáculos a superar, mas temos também muitas perspectivas de novos espaços de trabalho. Temos aproveitado essas novas possibilidades no dia a dia, desde o desenvolvimento do projeto pedagógico, das aulas, do fazer diário da escola e ainda desenvolvendo a avaliação”, explica.
As provas que começaram ainda em 2020 a ser aplicadas de forma virtual, de acordo com Mainara, já fazem parte da rotina de alunos, familiares e professores. “Realizar o processo avaliativo de forma síncrona entre todos os alunos significa uma igualdade de avaliações para quem está de forma presencial e aos que estão participando de forma remota. Precisamos observar as habilidades e competências que temos que desenvolver em cada fase, série, com os conteúdos norteadores, mas precisamos também que eles desenvolvam habilidades e competências que são, de certa forma, parecidas, por isso a avaliação neste formato, mas que não é o único adotado”, pontua.
Aplicadas por meio de plataformas Google, assim como as usadas na Unesc, as provas, conforme a coordenadora, vão muito além de uma conferência da memorização dos assuntos estudados. “Não é uma ação apenas para mensurar o conteúdo por si só, mas, sim, um processo de reflexão, interpretação, escrita, trajeto, pensamento lógico, todos esses quesitos que vem sendo desenvolvidos desde o primeiro aninho do Ensino Fundamental até a terceira série do Ensino Médio”, completa.
Além deste tipo de análise, para Mainara, são de fundamental importância as avaliações em diferentes formados. “Contamos também com avaliações que consideram as produções artísticas, as produções linguísticas, aulas de laboratório que resultam também atividades em forma de relatório e que constroem também no aluno uma outra forma de compreender esse processo, além de ações como seminários, apresentações e pesquisas”, explica a professora, que acrescenta ainda que tais formatos permitem que o aluno seja avaliado sob diferentes olhares, facilitando que o professor perceba aqueles que têm facilidade maior pra oralidade, outros pra escrita ou outras habilidades, e que dessa forma possa também buscar explorar o que cada um tem de melhor.
A aplicação de provas online faz parte dos métodos avaliativos de todas as séries, desde o Ensino Fundamental ao Médio. Para os alunos que estão em sala de aula na estrutura do Colégio Unesc são disponibilizados chromebooks da Instituição ou o acesso aos laboratórios de informática, assim como para outras atividades nas quais há a necessidade do uso da tecnologia.
Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
22 de março de 2021 às 20:25Trabalhos em prol do bairro Pinheirinho
O coordenador da Sala dos Municípios da Unesc, Dorvanil Vieira, recebeu o Sargento Machado, da Polícia Militar, para dialogar sobre o bairro Pinheirinho. A reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira (22/3), com o objetivo de alinhar ideias.
O momento dá continuidade ao trabalho em conjunto entre Instituições de ensino, lideranças políticas da região, moradores e empreendedores locais. Entre as principais pautas estão o trânsito, pessoas em situações de vulnerabilidade e segurança. “Buscamos sintonizar os pensamentos, realizar uma análise dos problemas e pensar em possíveis ações a serem desenvolvidas. Assim, será possível direcionar os trabalhos de forma mais assertiva”, enfatizou Vieira.
O próximo encontro do grupo, nesta oportunidade completo, será na quarta-feira (24/3). O resultado final das reuniões será a apresentação e oficialização de propostas, que serão entregues ao prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
22 de março de 2021 às 14:58Evento da Unesc aborda revitalização dos rios urbanos e traz estudos aplicados ao rio Criciúma
O Dia Mundial da Água, comemorado nesta segunda-feira (22/3), será marcado na Unesc pelo debate sobre "A Revitalização de Rios Urbanos e Restauração Ambiental: Estudos Aplicados ao Rio Criciúma". O evento virtual ocorrerá às 19 horas, com transmissão da Unesc TV, em seu canal no YouTube - para participar, basta clicar no link.
Promovido pela Comissão do Meio Ambiente e Valores Humanos (Comavh), o evento vai trazer professores e acadêmicos da Universidade e profissionais de entidades envolvidas com o meio ambiente para o diálogo com a comunidade interna e externa da Unesc.
O evento terá como debatedores o presidente da Comavh e professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes; o professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordenador do Grupo de Pesquisa em História Ambiental, Carlos Renato Carola; o diretor de Fiscalização e Licenciamento Ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Felipe Soratto Monteiro e dos estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade, Eduardo Fernandes Martinello e Gabriela Boaroli.
Milena Nandi - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
22 de março de 2021 às 09:26
Newsletter
RSS