AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Dia Mundial da Água pauta debate em torno do Rio Criciúma promovido pela Unesc

Dia Mundial da Água pauta debate em torno do Rio Criciúma promovido pela Unesc
Evento virtual foi realizado em parceria com a Famcri nesta segunda-feira (22/3) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O Rio Criciúma, seu passado, sua condição atual e o que esperar do seu futuro estiveram em pauta, na noite desta segunda-feira (22/3), em evento alusivo ao Dia Mundial da Água. Realizado de forma virtual, o encontro promovido pela Unesc em parceria com a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), reuniu professores, pesquisadores, profissionais, acadêmicos, lideranças regionais e comunidade externa em torno de um rico debate.

Representando a Universidade, participaram da discussão e compartilharam suas visões acerca do Rio Criciúma e seu contexto histórico, o professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e coordenador do grupo de pesquisa em história ambiental, Carlos Renato Carola; o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc e professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e do curso de Engenharia Ambiental e Sanitárias da Unesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes; o professor, pesquisador e membro do Grupo de Pesquisa "Planejamento e Gestão Territorial da Unesc, Mário Ricardo Guadagnin, e os acadêmicos bolsistas de Iniciação Científica, Gabriela Boaroli  e Eduardo Fernandes Martinello.

O presidente da Famcri, Robson Izidro, e o diretor de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Fundação, Felipe Soratto Monteiro, destacaram os trabalhos do órgão municipal e suas perspectivas em torno do assunto. Em nome da Fundação, Izidro agradeceu a oportunidade de promover a parceria com a Universidade e destacou a expectativa de mudar o pensamento de Criciúma como uma cidade poluidora pelo carvão, para transformá-la em exemplo. “A preocupação do ecossistema é muito grande, visto que os investimentos realizados até então e o que estamos fazendo será um marco que nos dará muito orgulho, vendo Criciúma sair daquele rótulo de cidade poluidora para uma cidade preocupada com o meio ambiente", salientou.

Para Carlyle, a união de esforços entre a Unesc e o Município representam a real integração entre Universidade e sociedade. “Colocamos em prática, assim, a consolidação daquilo que fazemos diariamente, no ensino, na pesquisa e na extensão”, pontuou.

Os estudantes Gabriela e Eduardo apresentaram aos presentes o projeto “A restauração dos rios urbanos: desenvolvimento de pesquisa para revitalização do Rio Criciúma e seu entrono”, realizado pela dupla sob supervisão de Carlyle.

Entre os objetivos propostos na pesquisa está a avaliação das águas do Rio Criciúma; a implementação de um monitoramento ambiental consistente; a contribuição com a restauração dos sistemas necessários ao suporte da revitalização do Rio; a contribuição para práticas de Educação Ambiental à convivência e preservação dos rios urbanos e a avaliação da viabilidade e os aspectos na revitalização.

Após as falas dos profissionais escalados ao debate, o espaço foi aberto para contribuições de outros participantes interessados em compartilhar opiniões e conhecimentos em torno da temática, o que incrementou ainda mais a discussão. Ao longo de toda a noite, mais de 100 pessoas participaram do evento virtual.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de março de 2021 às 22:21
Compartilhar Comente

Deixe um comentário