AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc inicia atendimentos de saúde a atletas do Criciúma Esporte Clube

Unesc inicia atendimentos de saúde a atletas do Criciúma Esporte Clube
Parceria entre as duas instituições garante serviços aos mais de 100 integrantes da categoria de base (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc recebeu, na manhã desta sexta-feira (19/3), o primeiro grupo de atletas do Criciúma Esporte Clube para o desenvolvimento de cuidados com a saúde e o bem-estar. Os nove jogadores da categoria sub-20 foram atendidos no Serviço de Odontologia da Instituição, inserido no convênio assinado entre a Universidade e o time em fevereiro. O atendimento não se resumirá em uma consulta única, retornos e até tratamentos serão conduzidos neste e em outros serviços prestados pela Universidade aos mais de 100 integrantes da categoria de base. 

A vinda de um pequeno grupo tem o objetivo de garantir a segurança dos professores, alunos e dos próprios pacientes em meio à pandemia. Na próxima semana, novos integrantes da base já têm horários marcados no serviço. “É um momento histórico desta parceria, que inicia com o curso de Odontologia e ao longo das semanas terá sequência com o envolvimento da Educação Física, Farmácia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina e outras atividades com o curso de Direito e de Ciências da Computação. É um suporte necessário para a formação de atletas”, evidenciou o coordenador do curso de Educação Física e responsável pela parceria com o Clube, Joni Marcio Farias.

Para o Criciúma, conforme o supervisor das categorias de base, Gustavo Teixeira, os benefícios poderão ser percebidos no dia a dia de cada atleta, com o bem-estar físico e mental dos jovens. “Agora com a parceria da Unesc vamos trabalhar com prevenção e o acompanhamento semestral. A orientação e um olhar com constância tem um importante valor, auxiliando a prevenir problemas maiores e até lesões”, destacou.

No momento, apenas jogadores da categoria sub-20 e um pequeno grupo do sub-17 estão desenvolvendo atividades. O atendimento aos outros atletas da base será realizado conforme o retorno parcial dos trabalhos.


Educação aliada ao esporte
 

Enquanto os atletas do Criciúma recebem atendimentos de qualidade, os estudantes da Unesc desenvolvem habilidades e competências para o crescimento profissional. Nesta oportunidade, 26 alunos da 8ª fase foram envolvidos em diferentes funções, que mudarão na próxima consulta.

O serviço ao Criciúma é oferecido dentro da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I em Odontologia em Saúde Coletiva. Dentro do conteúdo programado está inserida a Odontologia do Esporte, qualificando ainda mais o atendimento prático, sempre acompanhado por professores e monitores. “Hoje os estudantes conheceram o atleta, identificando suas necessidades e, fazendo um resgate de seu histórico médico, compreenderam assim sua condição de saúde bucal”, explicou o professor Diego Anselmo Pires.

A partir destas conclusões, os futuros dentistas já traçaram um planejamento para a qualificação da saúde bucal de cada jogador de futebol atendido.

Saiba mais sobre a parceria

O Criciúma e a Unesc oficializaram em fevereiro a parceria que une duas das mais importantes marcas do Sul de Santa Catarina. O trabalho em conjunto vem sendo amplo para os dois lados: a Universidade colocou à disposição do Clube 26 bolsas de estudos, além de toda sua expertise na área da saúde. O clube conta ainda com os laboratórios de especialidades, profissionais capacitados no esporte e formação pessoal e profissional para os jovens das categorias de base.



Em contrapartida, os alunos da universidade terão uma oportunidade de estágio e a Universidade terá o orgulho de sua marca na camisa do tigre. A parceria vai além de estampar a marca da instituição na camisa tricolor. O acordo entre as Instituições também disponibiliza, no Centro de Treinamento, um profissional de Assistência Social e um de Psicologia


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de março de 2021 às 15:15
Compartilhar Comente

Unesc acolhe calouros e veteranos em evento online de recepção

Unesc acolhe calouros e veteranos em evento online de recepção
Cultura, acolhimento e esperança marcaram encontro transmitido pelo Youtube nesta quinta-feira (18/3) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Mais de seis mil pessoas acompanharam, na noite desta quinta-feira (18/3), o evento virtual que marcou oficialmente o início do semestre letivo na Unesc. Mesmo em tempos de distanciamento social, o encontro mediado por tecnologia foi em clima de acolhimento, cultura, esperança e, sim, animação. A Recepção de Calouros e Veteranos foi transmitida pelo canal da Unesc TV no Youtube. Entre as atrações estiveram apresentações artísticas e até uma roda de pagode virtual para fazer com que, mesmo em casa, o dia que marca o início do novo ciclo acadêmico fosse especial.

Toda a transmissão foi preparada, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, com extremo cuidado e apreço aos novos estudantes e aos já veteranos, ausências muito sentidas no dia a dia no campus. “Vivemos tempos desafiadores e gostaríamos, obviamente, depois de um ano, de estarmos juntos em nossos auditórios, salas de aula, cantinas e corredores, bem como nos tantos espaços bacanas que nossa Universidade tem em sua infraestrutura, presencialmente. Isso não é possível e o momento atual inspira ainda maiores cuidados”, acrescentou.

Na Universidade, de acordo com Luciane, os alunos vivem dias inesquecíveis, mas não pouco desafiadores. “Aproveitem muito esses que são os melhores anos de suas vidas. Logo ali estaremos mais próximos, quando a pandemia e o advento da vacina nos permitir. Agora, ainda é tempo de agirmos com muita sabedoria e responsabilidade, colocando a vida em primeiro lugar, seguida da excelência acadêmica que encontrou no modo remoto, também uma nova forma de nos conectar, ensinar e aprender”, pontuou.

O apoio necessário para que a jornada acadêmica seja vencedora, de acordo com o vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve, será oferecido desde já. “Estaremos aqui para acolhê-los e dar todo o suporte necessário para garantir que a sua estada na Universidade seja uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Na Unesc vocês vão encontrar a melhor estrutura e uma equipe de professores e colaboradores extremamente qualificados, para proporcionar a vocês uma formação acadêmica de excelência”, garantiu.

Segurança e cuidado à vida como prioridade

As situações impostas pela pandemia desde 2020, conforme pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toretti, exigiram também uma série de mudanças, sob as quais foi necessário ressignificar e redesenhar a experiência formativa, nas três dimensões acadêmicas: ensino, pesquisa e extensão.

“A Universidade reestruturou suas atividades administrativas e pedagógicas para que pudéssemos continuar o processo de formação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, com excelência. O campus universitário, em todos os seus espaços, salas de aulas, laboratórios, cantinas, biblioteca, demais espaços de convivência foram adaptados para cumprir todas as normas de biossegurança e garantir a segurança necessária para todas as pessoas que transitam por aqui”, afirmou, reiterando ainda algumas das medidas adotadas pela Unesc e explicadas de forma detalhada em vídeo reproduzido no evento.

O desejo destacado pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento da Unesc, Gisele Coelho Lopes, que também deixou sua mensagem de boas-vindas, é de que os estudantes aproveitem toda a caminhada acadêmica. “Curtam esse espaço que é de vocês e cheio de oportunidades. Sejam felizes nessa jornada! Que possamos ter um ano vitorioso, no qual a vida seja cada vez mais valorizada”, acrescentou.

Espaço do estudante

Em nome das lideranças estudantis da Unesc, participaram da mesa de honra virtual da Recepção o tesoureiro do Diretório Central dos Estudantes (DCE), acadêmico de Engenharia Civil, Douglas Leffa e a diretora de Cultura da União Catarinense dos Estudantes (DCE), acadêmica do curso de Psicologia, Suzel Ramos.

Ao dar as boas-vindas aos colegas ambos desejaram que cada um tire o melhor proveito possível da vida acadêmica e se colocaram à disposição, enquanto lideranças, para acolhê-los também no movimento estudantil “Estamos envolvidos nesse projeto de sempre buscar o melhor para o estudante da Unesc, que acolhe muito bem cada acadêmico e suas demandas. Temos um espaço muito bacana no qual poderemos recebê-los com comodidade para que vocês venham conversar, trazer suas pautas e descansar”, explicou Leffa.

Conforme Suzel, o movimento estudantil é a voz e a esperança de milhares de estudantes por todo o país e integrá-lo é uma forma de fazer parte da construção das universidades. “Convido a todos para entrarem em contato com seus Centros Acadêmicos, com o DCE ou até com a UCE. É no movimento estudantil que nós construímos a esperança, ajudamos a construir a nossa Universidade. Falo com garantia que aqui na Unesc a gestão está sempre de portas abertas para nos ouvir, ouvir nossos sonhos e caminhar ao nosso lado”, pontuou.

Sorteios virtuais

Ao longo de toda a transmissão pelo Youtube os espectadores foram convidados a registrar o momento e postar uma foto em suas redes sociais com a hashtag #UnescUniversidadeDeRealizacoes. As imagens mais criativas foram escolhidas pela comissão organizadora e contempladas com camisetas oficiais do Criciúma Esporte Clube, parceiro da Universidade que estampa sua logo no novo uniforme.

No total foram disponibilizadas 15 camisetas, dividas entre as cinco melhores fotos postadas e dez acadêmicos, calouros ou veteranos, inscritos pelo QR Code disponibilizado na tela ao longo do evento.

Para conferir o evento completo, com apresentações do Setor de Arte e Cultura e do Grupo Arritmia, basta acessar o vídeo, disponibilizado na página da Unesc TV no Youtube:

Confira aqui mais fotos da noite de Recepção

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de março de 2021 às 22:14
Compartilhar Comente

Curso de Arquitetura e Urbanismo promove palestra sobre “Pandemia e redesenho das cidades”

Curso de Arquitetura e Urbanismo promove palestra sobre “Pandemia e redesenho das cidades”
Atividade foi realizada nesta quinta-feira (18/3) na atividade semestral intitulada Grupo Interfases (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A aula da disciplina de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, foi diferente nesta quinta-feira (18/3). Acadêmicos e professores receberam nesta data o professor doutor arquiteto e urbanista Bernardo Brasil Bielschowsky para ministrar uma palestra sobre a saúde urbana. Intitulada “Pandemia e redesenho das cidades” a palestra do convidado contou com a presença de mais de 150 participantes por meio do Google Meet.

Mediante uma visão histórica, Bernardo apresentou a reação das cidades mundiais após grandes pandemias, desde o período medieval até o mundo moderno. O objetivo foi promover reflexão acerca do cenário atual e do mundo pós-pandemia, com base nas aprendizagens históricas ocorridas.

Conforme a coordenadora-adjunta do curso, Aline Eyng Savi, tais temas tem permeado as discussões do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc desde 2020. Nesse semestre, especialmente, as atividades da disciplina de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo têm atenção especial para saúde urbana, nos espaços livres, na habitação e na cidade como um todo.

O aprendizado, de acordo com Aline, busca gerar reflexão sobre a profissão do arquiteto e urbanista frente a cenários tão desafiadores e apresentar como historicamente outros profissionais da área redesenharam as cidades em momentos tão difíceis.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de março de 2021 às 18:35
Compartilhar Comente

Livraria Unesc lança Book Delivery

Livraria Unesc lança Book Delivery
Funcionários, professores e acadêmicos podem fazer pedidos dos livros com entrega gratuita pelo campus (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Pensando no conforto e na segurança da comunidade acadêmica, a Editora e Livraria da Unesc lançou a ação Books Delivery. O Delivery de Livros já está em atividade e conta com mais de 300 títulos disponíveis entre lançamentos da própria Editora da Universidade e de outras instituições.

Para garantir um dos livros basta escolher entre as opções disponíveis nesta planilha compartilhada no Google Drive. “Os títulos estão divididos por áreas do conhecimento. Ao escolher um deles basta enviar um e-mail para livraria@unesc.net com as seguintes informações: título, editora, nome completo e o endereço para entrega”, explica o colaborador da Livraria, Osiel Mendes Medeiros

De acordo com Osiel, os livros da editora própria da Unesc estão com 50% de desconto e das demais editoras com 10%. As formas de pagamento disponíveis são cartões de crédito e débito, à vista em dinheiro ou desconto em folha.

Conforme o colaborador, as entregas pelo campus Criciúma são gratuitas, enquanto para outros locais há o acréscimo da taxa de motoboy.

A orientação da Editora e Livraria da Unesc é que, conforme as normas de biossegurança da Universidade, ao receber o livro o cliente deve estar usando máscara e higienizar as mãos com álcool 70%. A mesma regra vale para quem visitar o espaço da Editora, no Bloco XXI, nas proximidades da lanchonete Mais Doce, antiga Doce Pão.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de março de 2021 às 16:34
Compartilhar Comente

Sempre vale a pena investir? Professor de Ciências Econômicas da Unesc responde à questão e dá dicas para quem pretende dar os primeiros passos como investidor

Sempre vale a pena investir? Professor de Ciências Econômicas da Unesc responde à questão e dá dicas para quem pretende dar os primeiros passos como investidor
Professor Amauri de Souza Porto Junior aponta alguns dos segredos para uma carteira de investimentos (Foto: Divulgação) Mais imagens

O universo dos investimentos e o acesso das pessoas ao assunto é cada vez maior. Se no passado apenas pessoas de grande poder aquisitivo poderiam ingressar nessa área, hoje os investimentos podem ser feitos de forma rápida e acessível. Assim como o assunto está em alta, o estudo e as oportunidades no mercado também crescem a cada dia.

O professor do curso de Ciências Econômicas da Unesc, Amauri de Souza Porto Junior, responde algumas perguntas básicas para sanar dúvidas de quem tem interesse, mas ainda não conhece as possibilidades de investimentos. Confira:

Agência de Comunicação da Unesc (Agecom): Com tantas incertezas na economia, é seguro investir?

Professor Amauri: Sempre é necessário fazer o que chamamos de gestão de carteira: saber gerenciar bem os riscos, saber dimensionar ganhos e perdas, fazer boa análise dos ativos, identificar tendências destes e operar com eles.

Sempre vale a pena investir porque sempre existem oportunidades de análise para ativos e identificação de tendência, o que torna possível para o investidor alocar o seu dinheiro.

Agecom: Hoje você avalia o investimento como essencial?

Professor Amauri:  Sim. Com certeza avalio os investimentos como essenciais. Quando falamos de investimentos estamos focados na formação de patrimônio. As famílias, por exemplo, geram renda através do seu trabalho e de patrimônio já acumulado e esses lucros obtidos dos rendimentos devem ser reaplicados para que essa família tenha segurança, estabilidade, tranquilidade, tanto para lazer quanto para aumento da qualidade de vida ou aquisição de patrimônio imobilizado como uma casa ou apartamento.

Recomendamos que todos, sempre que possível, é claro, poupem uma parte da sua renda e façam aplicações no mercado financeiro.

Agecom: Para quem quer iniciar e ainda vê o investimento como bicho de sete cabeças, qual deve ser o primeiro passo?

Professor Amauri:  O primeiro passo é ter bom conhecimento do gerenciamento de risco, ou seja, as pessoas devem ter conhecimento de onde está alocado seu capital, conhecer os riscos e, antes de mais nada, saber trabalhar com a diversificação. Esse é o segredo que leva uma carteira a ser rentável e segura tanto em curto quanto em longo prazo.

Agecom: Hoje quem prioriza deixar seu dinheiro em poupança, perde muito, em outras palavras, deixa de ganhar dinheiro?

Professor Amauri:  Atualmente quem investe em poupança está pagando um custo de oportunidade muito alto. O investimento nesse sentido tem um rendimento muito baixo, inferior a 6% ao ano. Se trabalharmos com carteira bem diversificada, em renda fixa e variável, é muito tranquilo obter um rendimento superior ao que é pago pela poupança e com uma gestão muito tranquila do seu capital.

Agecom: Existe prazo mínimo ou quantia mínima para investir?

Professor Amauri:  Os prazos mínimos existem categorias que são de prazos extremamente curtos, inclusive algumas que podem durar apenas alguns milésimos de segundo e outras operações realizadas que duram bastante tempo, normalmente produtos de renda fixa. Os produtos de renda variável costumam ter prazos de liquidação em torno de D + 2.

Agecom: Você indicaria que os interessados estudem e aprendam sobre o assunto ou neste universo o mais seguro é contar com uma boa consultoria?

Professor Amauri:  É sempre bom contar com o apoio de um bom profissional com credenciais que tenha a capacidade de fazer essa análise que auxilia as famílias nessa tomada de decisão, afinal estamos falando de gestão de patrimônios.

Agecom: Existe “certo” e “errado” no mundo dos investimentos?

Professor Amauri:  Nós costumamos dizer que nem sempre existe certo ou errado. O que existe é uma gestão de patrimônio. É comum realizar uma compra, por exemplo, de um determinado ativo imaginando que seu preço irá subir e, no entanto, observamos em horas ou dias que ele irá cair. O que devemos fazer então? Ter um bom gerenciamento, saber aceitar essa perda e sob posse desse capital fazer um novo estudo e aplicar em uma outra opção.

O segredo do sucesso para administrar uma carteira com saúde e boa relação entre risco e retorno é saber não segurar o prejuízo por muito tempo e quando tivermos uma operação vencedora deixar o lucro correr solto, além de identificar quando há a tendência desse esgotamento do aumento de ganho.

Assunto que ganha destaque

Diante do cenário promissor na área, na Unesc o curso de Ciências Econômicas prepara o profissional para ir a fundo nos conhecimentos do setor financeiro e as melhores formas de investimento.

Para conhecer melhor o curso de graduação da Unesc, suas disciplinas, professores e estrutura física da Universidade basta entrar em contato com a Instituição por meio dos telefones (48) 3431-4500 ou (48) 99915-0433 (Whatsapp).

Confira o Podcast da Agecom sobre o assunto:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de março de 2021 às 15:05
Compartilhar Comente