Universidade tem trajetória marcada por conquistas
A Universidade tem tido importantes conquistas nos últimos anos e para o reitor Gildo Volpato, são consequência de um longo trabalho que teve a participação de professores, funcionários, estudantes e comunidade regional. "As conquistas de 2012 e 2013 são resultado de toda a trajetória da instituição e de uma maturidade acadêmica em ensino, pesquisa e extensão”, afirma.
Confira as principais conquistas dos últimos anos
2013
Quarta universidade brasileira com mais citações em trabalhos científicos
A Unesc apareceu em reportagem na Folha de São Paulo, do dia 22 de abril de 2013, como a quarta instituição brasileira com mais citações proporcional ao número de publicações em trabalhos científicos. A reportagem da Folha traz um aumento da produção científica brasileira, mas com uma queda no índice de qualidade, determinado pelo número de vezes que cada artigo é citado por outros cientistas (o chamado "índice impacto"). A Unesc, porém, é uma das universidades que influencia o índice para cima, tanto em quantidade como em qualidade.
Primeiro curso de graduação a distância
A Unesc abriu o seu primeiro curso de graduação a distância. Tecnologia em Gestão Comercial está entre os 13 cursos avaliados pelo MEC (Ministério da Educação) com excelência, com nota 5 no CPC (Conceito Preliminar do Curso).
Centro de Práticas Econômicas
Foi inaugurado em junho de 2013, o Centro de Práticas Econômicas. No local, acadêmicos têm aulas de todas as disciplinas quantitativas do curso de Ciências Econômicas. O curso da Unesc é o primeiro de Santa Catarina a possuir um Centro de Práticas Econômicas para o ensino e com parceria com empresa do mercado de capitais.
2012
Enade
Oito dos cursos da Universidade que fizeram a prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) em 2011 subiram de conceito, sendo que os outros mantiveram a mesma nota. A Unesc, inclusive, conquistou a nota máxima de 5 no curso de Engenharia de Materiais. Arquitetura e Urbanismo, Educação Física (Licenciatura), Geografia (Licenciatura), Letras (Português/ Licenciatura) e Letras (Espanhol/ Licenciatura) também foram muito bem conceituados, com nota 4 no Enade.
Prêmio Odebrecht
A Unesc conquistou o Prêmio Odebrecht - Contribuições da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável. A pesquisa de iniciação científica desenvolvida pelo egresso de Engenharia Civil Pablo Cardoso Jacoby conquistou o segundo lugar na premiação, com a orientação do professor Fernando Pelisser, que pela segunda vez estará presente no prêmio. O prêmio reconhece e incentiva jovens universitários que se propõem a pensar a engenharia em uma perspectiva sustentável.
Tetracampeã da Cofafe
A Unesc conquistou o tetracampeonato da Cofafe (Confraternização dos Funcionários e Professores das Fundações Educacionais/Acafe), que ocorreu na Universidade em 2012. A competição envolveu modalidades como bocha, canastra, corrida rústica, dominó, futebol suíço, futevolêi, futsal, sinuca, streetball, tênis de mesa, totó, truco, voleibol e xadrez.
Ranking Ibero-Americano
A Unesc está entre as 20 universidades brasileiras não estatais em publicação científica, segundo o Ranking Ibero-Americano SIR (Scimago Institutions Rankings). Incluindo as IES (Instituições de Ensino Superior) públicas brasileiras, a Unesc ficou na 82ª posição do ranking. A classificação compreende tudo o que foi publicado referente às 1.401 universidades dos diversos países ibero-americanos (América Latina, Portugal e Espanha) entre 2006 e 2010 e citado na Scopus, a maior base de dados científicos do mundo, publicada pela editora Elsevier.
Cursos novos
Em 2012 a Unesc criou um curso novo: Engenharia Mecânica, que iniciou suas atividades no segundo semestre de 2012. No início do ano dois cursos haviam sido implementados: Biomedicina e Design.
Jogos Universitários Catarinenses
Os atletas da Unesc retornaram dos Jogos Universitários Catarinenses com 24 medalhas, sendo 19 no atletismo e uma no futsal feminino, totalizando 14 ouros. As conquistas vieram nas modalidades de natação masculina, atletismo masculino e feminino e futsal feminino. Vinte e quatro estudantes representaram a Universidade.
Ranking Universitário Folha
A Unesc é a melhor universidade catarinense não estatal segundo o RUF (Ranking Universitário Folha). O ranking, inédito, analisou 232 IES (Instituições de Ensino Superior) brasileiras, sendo 41 faculdades e centros universitários e 191 universidades. O ranking mescla indicadores de pesquisa e de inovação e a opinião do mercado de trabalho e de 597 pesquisadores renomados. No Brasil, a Unesc ficou na 15º posição entre as universidades particulares e em 68º, quando contabilizado todas as IES brasileiras (públicas e privadas). Entre as 10 melhores na pesquisa - O destaque da Unesc ficou quanto à qualidade de pesquisa, em que é a décima melhor universidade particular brasileira. Neste quesito, em Santa Catarina, a Unesc fica atrás apenas da UFSC e no Brasil sobe para o 63º lugar.
Guia do Estudante Abril
Pelo décimo ano consecutivo a qualidade do ensino da Unesc foi reconhecida pelo GE (Guia do Estudante) da Editora Abril. Na edição do GE Profissões Vestibular 2013 estão presentes 14 cursos da Universidade, sendo que Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia de Agrimensura, Fisioterapia e Pedagogia obtiveram o melhor desempenho, com quatro estrelas. Administração, Ciências Biológicas, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Psicologia e Secretariado Executivo receberam três estrelas.
Prêmio L'Oreal/ABC/Unesco
A Unesc foi a única universidade comunitária do Brasil a receber o Prêmio L'Oreal/ABC/Unesco 2012. A conquista, pelo quarto ano seguido, veio com a pesquisadora do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) Gislaine Zilli Réus. No país, apenas sete universidades receberam o reconhecimento, sendo que com exceção de Gislaine, todas as pesquisadoras premiadas são vinculadas a universidades estaduais e federais. A honraria é uma valorização das mulheres inseridas no universo da ciência e um estímulo a continuidade das brilhantes carreiras científicas.
Doutorado em Ciência Ambientais
A Unesc recebeu a aprovação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para o Doutorado em Ciências Ambientais. A partir de 2013 o PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) vai oferecer, além das vagas do Mestrado, oito vagas para alunos interessados em fazer um Doutorado. Com essa conquista a Universidade chega ao seu segundo doutorado (o outro é na área de Ciências da Saúde), além de quatro mestrados: Ciência e Engenharia de Materiais e Educação, além de Ciências Ambientais e Ciências da Saúde.
Jogos Universitários Brasileiros
A Unesc conquistou medalhas na natação, no atletismo e no futsal nos Jogos Universitários Brasileiros. Foram duas pratas, na natação masculina e no atletismo masculino, e um ouro, no futsal feminino. A Universidade participou com 15 atletas.
Prêmio Mérito Lojista
A Unesc conquistou o reconhecimento pelos seus serviços prestados a comunidades e foi vencedora em duas categorias do Prêmio Mérito Lojista, promovido pela CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Criciúma. A Universidade foi premiada nas categorias “Inovação do atendimento a serviços de saúde”, com as Clínicas Integradas da Unesc, e “Serviços diversos”, com o Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 24 de junho de 2013 às 17:36Inscrições para o Prouni encerram hoje
Os interessados em participar do processo seletivo para o Prouni (Programa Universidade para Todos), para concorrer a bolsas de estudo integrais ou parciais na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, devem se apressar. As inscrições encerram hoje (25/6) no site. O Prouni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede bolsas para estudantes economicamente carentes.
O processo seletivo do Prouni possui uma única etapa de inscrição, que é gratuita e feita exclusivamente pela internet. A Unesc oferece 560 vagas em 28 cursos: Administração, Administração – Habilitação em Comércio Exterior, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais (Bacharelado), Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Segurança no Trânsito, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Psicologia.
São concedidas bolsas integrais (100%) para estudantes que possuam renda familiar bruta, por pessoa, de até um salário mínimo e meio e parciais (50%) para estudantes que possuam renda familiar bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
Além de atender ao requisito da renda familiar, o candidato a uma das bolsas do Prouni precisa ter feito ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2012 e obtido a nota mínima de 450 pontos estabelecida pelo MEC; ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou privada (neste caso, na condição de bolsista integral da própria escola) ou cursado o Ensino Médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada. Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos com grau de Licenciatura não precisam atender aos requisitos da renda.
Mais informações: cpae@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2686 ou 3431-2619
Inscrições
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 25 de junho de 2013 às 14:10Acadêmicos participam do Ciência sem Fronteiras
Estudantes da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, embarcarão em agosto e setembro em uma nova experiência. Celso Carneiro Carvalho Júnior, do curso de Medicina, Allan Serra Braga Bugyi, aluno de Ciência da Computação, João Carlos Christovam Teixeira, de Arquitetura e Urbanismo e Bruno Saccon Frezza e Guilherme Meneghel, estudantes de Engenharia Civil, irão fazer parte do curso em instituições de ensino no exterior. Os cinco foram aprovados no Programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal, que concede bolsas de estudo para que acadêmicos realizem parte da graduação ou pós-graduação em outros países. No mesmo programa, a Universidade já possui alunos que estão no exterior.
No final da tarde de hoje (24/6), os alunos, acompanhados pelo coordenador da Coordenadoria de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai, conversaram com o reitor Gildo Volpato sobre as suas expectativas nesta nova fase da jornada acadêmica. “Estou indo para ampliar meus estudos e quero representar bem a Unesc lá fora”, afirmou Celso. Para Guilherme, além do conhecimento acadêmico, cada um irá aprender mais sobre a cultura de outros países.
Celso e Allan vão para os Estados Unidos e João Carlos, para o Canadá. Os três passarão seis meses aperfeiçoando a língua inglesa e um ano estudando em universidades. Já Bruno e Guilherme, ficarão um ano na Itália. As viagens ocorrerão em agosto e setembro.
“Poucas pessoas têm todas as condições para ir estudar fora e vocês estão vencendo obstáculos em busca de algo mais para a formação profissional e pessoal. Esta experiência vai agregar muito na vida de vocês. Novas culturas, novas pessoas, novos conhecimentos. Que vocês tenham uma excelente viagem e que representem bem o Brasil, o estado, a cidade e a Universidade de vocês”, afirmou o reitor.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 24 de junho de 2013 às 19:51Unesc é única instituição do Sul do Estado a aplicar o TOEFL
Universitários de vários municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul acordaram cedo na manhã de sábado (22/6), para dar continuidade na busca do sonho de estudar no exterior. Das 9 às 13 horas, 21 estudantes fizeram a prova do TOEFL (Test of English as a Foreign Language), na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma. O exame mede a habilidade na língua inglesa, sendo necessário para o ingresso em instituições de ensino superior de outros países.
Segundo a professora da Unesc e administradora do TOEFL, Cristina Keller, a Universidade é a única instituição do Sul Catarinense credenciada pela ETS (Educational Testing Service) como Centro Aplicador de TOEFL. Os municípios mais próximos a aplicarem a prova são Porto Alegre (RS) e São José (SC). Além da avaliação, o Instituto de Idiomas da Unesc ofereceu um curso preparatório intensivo para o TOEFL.
Cristina explicou que o teste tem validade de dois anos e é requisito para que os acadêmicos tentem uma das bolsas do Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, que possibilita que os estudantes realizem parte da graduação ou pós-graduação no exterior.
É o caso de Paulo Jair Juckes Filho, 21 anos, de Antônio Carlos. Ele está na sétima fase do curso de Ciência da Computação, na UFSC, e quer fazer parte da graduação no Canadá. Acompanhado do pai, o acadêmico saiu de casa na madrugada de sábado para vir para Criciúma, fazer o TOEFL na Unesc. “Não consegui me inscrever a tempo para fazer a prova em São José. Se não tivesse a Unesc, eu precisaria ir até o Rio Grande do Sul para prestar o exame”, comentou.
Acompanhada do namorado, que também iria fazer a avaliação, Hélen Carolina de Oliveira, 19 anos, de Jaraguá do Sul, veio até a Unesc para o TOEFL. A estudante de Design da UFSC decidiu tentar uma das bolsas do Ciência sem Fronteiras para o Reino Unido “na última hora”. “É uma oportunidade única para um estudante. Estudar no exterior irá agregar muito na minha carreira e na minha vida”, afirmou.
Inscrições abertas para o Ciência sem Fronteiras
Para este ano, as inscrições para o Programa Ciência sem Fronteiras estão abertas até 8 de julho para universidades da Alemanha, Austrália, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos, Finlândia, Hungria, Japão e Reino Unido. As inscrições devem ser feitas no site cienciasemfronteiras.gov.br
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 23 de junho de 2013 às 01:01Últimos dias para a inscrição no curso a distância de Gestão Comercial
O mercado de trabalho exige profissionais cada vez mais capacitados, mas nem todas as pessoas têm condições de fazer um curso superior presencial. Foi pensando nelas que a Unesc abriu o seu primeiro curso de graduação a distância, o de Tecnologia em Gestão Comercial.
As inscrições estão abertas até o dia 28 de junho e podem ser feitas na Unesc Virtual https://www.unesc.net/portal/capa/index/390 . O processo de seleção é pelo SIM (Sistema de Ingresso por Mérito), pela análise do histórico escolar do Ensino Médio do candidato.
As aulas iniciarão em 1º de agosto, sendo que no dia 5 de agosto a Universidade vai promover um encontro com os calouros para a apresentação da Instituição e da metodologia de estudos, bem como a entrega dos materiais didáticos das disciplinas.
Duração de dois anos e meio
A graduação terá a duração de dois anos e meio, com aulas ministradas todas as segundas-feiras à noite. Elas poderão ser assistidas presencialmente, online (ao vivo, através da Unesc Virtual) ou gravadas.
“Nas aulas das segundas, serão trabalhados os conteúdos, ampliados ao longo da semana com a leitura do material didático e atividades no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)”, explica a coordenadora do curso, Elenice Padoin Juliani Engel.
Os alunos serão acompanhados pelos professores das disciplinas, um tutor (professor) e um monitor técnico durante todo o curso. Além do material didático e das aulas, os estudantes contarão com o apoio de videoconferências. Ao fim de cada disciplina, os acadêmicos farão uma avaliação, que será presencial.
Curso está entre os melhores do Brasil
O ensino a distância está em crescimento no Brasil e apresenta ótimos resultados na avaliação do MEC (Ministério da Educação). “É uma modalidade que pode democratizar o ensino, na medida em que abrange pessoas que dificilmente poderiam estar na Universidade”, destaca a professora Elisa Netto Zanette, coordenadora do SEAD (Setor de Educação a Distância) da Unesc.
E a Universidade já ingressa nesta modalidade com um dos melhores cursos do Brasil. A graduação em Tecnologia em Gestão Comercial é um dos 13 cursos avaliados pelo MEC com excelência, obtendo nota 5 no CPC (Conceito Preliminar do Curso).
Fonte: Secom
Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 21 de junho de 2013 às 16:14
Newsletter
RSS