AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc é única instituição do Sul do Estado a aplicar o TOEFL

Unesc é única instituição do Sul do Estado a aplicar o TOEFL
Estudantes fizeram exame para tentar bolsa de estudo exterior (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Universitários de vários municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul acordaram cedo na manhã de sábado (22/6), para dar continuidade na busca do sonho de estudar no exterior. Das 9 às 13 horas, 21 estudantes fizeram a prova do TOEFL (Test of English as a Foreign Language), na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma. O exame mede a habilidade na língua inglesa, sendo necessário para o ingresso em instituições de ensino superior de outros países.

Segundo a professora da Unesc e administradora do TOEFL, Cristina Keller, a Universidade é a única instituição do Sul Catarinense credenciada pela ETS (Educational Testing Service) como Centro Aplicador de TOEFL. Os municípios mais próximos a aplicarem a prova são Porto Alegre (RS) e São José (SC). Além da avaliação, o Instituto de Idiomas da Unesc ofereceu um curso preparatório intensivo para o TOEFL.

Cristina explicou que o teste tem validade de dois anos e é requisito para que os acadêmicos tentem uma das bolsas do Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, que possibilita que os estudantes realizem parte da graduação ou pós-graduação no exterior.

É o caso de Paulo Jair Juckes Filho, 21 anos, de Antônio Carlos. Ele está na sétima fase do curso de Ciência da Computação, na UFSC, e quer fazer parte da graduação no Canadá. Acompanhado do pai, o acadêmico saiu de casa na madrugada de sábado para vir para Criciúma, fazer o TOEFL na Unesc. “Não consegui me inscrever a tempo para fazer a prova em São José. Se não tivesse a Unesc, eu precisaria ir até o Rio Grande do Sul para prestar o exame”, comentou.

Acompanhada do namorado, que também iria fazer a avaliação, Hélen Carolina de Oliveira, 19 anos, de Jaraguá do Sul, veio até a Unesc para o TOEFL. A estudante de Design da UFSC decidiu tentar uma das bolsas do Ciência sem Fronteiras para o Reino Unido “na última hora”. “É uma oportunidade única para um estudante. Estudar no exterior irá agregar muito na minha carreira e na minha vida”, afirmou.

Inscrições abertas para o Ciência sem Fronteiras

Para este ano, as inscrições para o Programa Ciência sem Fronteiras estão abertas até 8 de julho para universidades da Alemanha, Austrália, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos, Finlândia, Hungria, Japão e Reino Unido. As inscrições devem ser feitas no site cienciasemfronteiras.gov.br

Fonte: Secom

23 de junho de 2013 às 01:01
Compartilhar Comente

Deixe um comentário