AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Inscrições abertas para a 21ª edição do Unesc em Dança

Inscrições abertas para a 21ª edição do Unesc em Dança
Mais imagens

As inscrições para a 21ª edição do Unesc em Dança já estão abertas. Instituições de dança da rede pública e particular de ensino, academias, escolas de dança e coletivos independentes que tiverem interesse em se apresentar no evento podem se inscrever gratuitamente até 21 de outubro no site da Universidade: www.unesc.net/emdanca. O festival é promovido pela Universidade e ocorrerá de 4 a 6 de novembro de 2022 no Teatro Municipal Elias Angeloni, em Criciúma. Junto com ele, a Universidade traz também palestras e oficinas abertas à comunidade.

As apresentações de dança terão gêneros, como Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Moderna e Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares. A iniciativa contará com até 100 apresentações, sendo até 60 para as categorias infanto-juvenil que corresponde a participantes de seis a 14 anos e, até 40, para na categoria sênior, ou seja, participantes com mais de 15 anos. O resultado da seleção será divulgado no dia 23 de outubro. 

Conforme a coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, o objetivo do evento é apresentar o panorama da dança, sob o aspecto não competitivo, buscando o aprimoramento técnico e artístico, garantindo o caráter didático pedagógico e contribuindo para o fortalecimento da linguagem da dança, formação de plateia e valorização da arte e da cultura.

“O festival tem esse intuito de socializar os muitos trabalhos em dança desenvolvidos na região Sul e de outras regiões. Optamos por continuar o festival não competitivo, por acreditar e defender que todos podem qualificar cada vez mais suas propostas quando participam no grande palco e são observados por profissionais renomados que emitem pareceres descritivos”, enfatiza Amalhene.

Em 2019, de acordo com ela, 600 bailarinos participaram do Unesc em Dança, vindos de vários municípios de Santa Catarina, totalizando 88 coreografias e um grande espetáculo. “O festival contribui para a formação de bailarinos, coreógrafos e técnicos, fortalecendo a linguagem da dança e formação de plateia. Por essa razão está previsto uma palestra didática para estudantes de escolas públicas no primeiro dia de festival. A dança vem como respiro e pode nos levar a novos aprendizados”, destaca.

Palestras e oficinas

Para o primeiro dia de programação, dia 4 de novembro, a equipe organizadora está preparando um Talk show, que ocorrerá no Auditório Professor Edson Rodrigues, na Universidade, no período noturno. Oficinas também estão na grade de programação do festival e serão realizadas no Teatro Municipal, nos dias 5 e 6 de novembro, das 8h30 às 11h30. 

Para o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flôr, ao ser promovido por uma Universidade, o Unesc em Dança tem uma grande preocupação com a formação dos grupos de dança e o feedback é uma forma de dar resposta aos coreógrafos e bailarinos, para que eles possam aprimorar seus trabalhos. “Também, pensando nisso, teremos oficinas e palestras durante o evento com grandes nomes da dança, potencializando a formação técnica e artística dos interessados”, afirma.

O Unesc em Dança é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocinadores das empresas Giassi Supermercados, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Anjo Tintas, SETEP Construções e Bistek Supermercados. A realização é da Unesc, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. 

Fique atento

É importante ler o edital atentamente, preencher as fichas e encaminhar os documentos necessários para a participação no festival.

Clique aqui para mais informações: https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/21678.pdf?1664210961

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 13:07
Compartilhar Comente

Unicred Centro Sul entrega novo espaço de coworking e convivência para alunos da Unesc

Unicred Centro Sul entrega novo espaço de coworking e convivência para alunos da Unesc
Mais imagens

Um espaço de pausa e tranquilidade para os estudantes da Unesc foi entregue na manhã desta quinta-feira (29), no bloco S, onde são ministradas as aulas de cursos da área da saúde. Por meio de uma parceria com a Unicred Centro Sul, parte do segundo andar do prédio foi transformado em um ambiente de coworking, estudos e convivência. A inauguração também contemplou a reforma no Centro Acadêmico (CA) do Curso de Biomedicina da universidade comunitária.

As melhorias fortalecem a parceria entre a cooperativa de crédito e a universidade, a qual já contemplou o nascimento de um programa de educação financeira, o Unicred.Edu (hoje implantado em universidades de Santa Catarina e do Paraná pela Unicred Central Conexão), e as reformas dos CAs de Medicina e Odontologia. "Este elo e as realizações conquistadas nos últimos anos materializam nosso quinto princípio cooperativista, o compromisso em investir na educação, formação e informação dentro das regiões nas quais estamos inseridos. A participação no processo de desenvolvimento acadêmico, criando um ambiente confortável e agradável, posiciona a nossa marca de uma forma afetiva, em consonância com o nosso modelo de atendimento premium aplicado diariamente com nossos cooperados", pontua o presidente da Unicred Centro Sul, Marcos Aurélio Antunes Machado.

A conexão de princípios e valores entre as duas instituições, Unesc e Unicred, foi ressaltada pela reitora da universidade, Luciane Bisognin Ceretta. “Nós só somos a universidade que somos, com o posicionamento que temos na região, no estado e no país, graças a uma construção coletiva, como é essa parceria. Nossa universidade prega isso. Aqui temos mais um espaço acolhedor, propício ao fortalecimento de vínculos e que vai contribuir cada vez mais nesse movimento”, enalteceu.

O espaço assinado pela arquiteta Jamile de Bem disponibiliza mesas, cadeiras, puffs e estações onde se pode colocar livros, notebooks ou outros materiais em momentos de estudos. A estudante e presidente do Centro Acadêmico do Curso de Medicina da Unesc, Nicole Córdova Sartor, conta que o novo espaço já vem sendo desfrutado pelos colegas e alunos de outros cursos. “Está sempre bem ocupado, principalmente nos intervalos ou períodos de almoço. Vamos usar muito, principalmente pelo fato de o nosso curso ser em período integral. Um lugar confortável e bom para estudar, fazer revisões ou mesmo passar o tempo entre aulas”, diz.

O bem-estar oferecido pelo lounge vai contribuir para o desenvolvimento acadêmico dos alunos, corroborou a coordenadora do curso de Medicina, Maria Inês da Rosa. “Os alunos merecem esse espaço para o conforto e qualidade de vida, tornando a universidade um espaço ainda mais agradável”, acredita.

Texto: João Pedro Alves/Alfa Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de setembro de 2022 às 15:56
Compartilhar Comente

Referência em Internacionalização, Unesc assina novo acordo com instituição estrangeira

Referência em Internacionalização, Unesc assina novo acordo com instituição estrangeira
Mais imagens

Com mais de 40 convênios com as melhores universidades do mundo, a Unesc se tornou referência quando o assunto é internacionalização. Para ampliar ainda mais este leque e gerar novas oportunidades no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, a instituição do Sul de Santa Catarina, em parceria com as demais integrantes do Sistema Acafe, firmou mais um acordo na tarde desta quarta-feira (28/09), desta vez com a  Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL), do Equador.

“A  internacionalização faz parte da política institucional e não fortalece somente a partir da mobilidade acadêmica, mas também a Pesquisa e a Pós-graduação no âmbito internacional. Este convênio aproxima ainda mais a Universidade de outras que têm pontos de convergência, tanto na perspectiva de colaboração institucional, quanto na troca de conhecimentos, na realização de eventos conjuntos, pesquisas compartilhadas e Extensão. É mais uma oportunidade da Unesc fortalecer o que vem fazendo nos últimos anos”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Validade de cinco anos

Após a assinatura do convênio, que tem validade de cinco anos, cada uma das 14 Instituições de Ensino Superior (IES) da Acafe irá buscar o que a UTPL tem para oferecer para construir projetos em conjunto.

“Este convênio representa o fortalecimento das relações interinstitucionais com a Acafe. Os acordos propiciam o intercâmbio de boas práticas e nos conectam com outras realidades. A parceria que hoje se firma dará ótimos resultados. Temos muitas esperanças nele”, comenta a vice-reitora Acadêmica da Universidad Técnica Particular de Loja, María Del Rosario De Rivas Manzano

Conforme o presidente da Acafe, Aristides Cimadon, instrumentos como este dão condições para que se possa produzir conhecimento em conjunto. “Com eles podemos realizar intercâmbios, desenvolver a ciência e a pesquisa. A Acafe é um conjunto de várias instituições de Santa Catarina que chamamos de comunitárias porque elas nasceram das suas comunidades, não têm dono, são administradas e geridas pelas sociedades onde atuam e têm uma possibilidade enorme de oferecer diversos serviços para a população, alunos, professores”, ressalta.

Parceria com o mundo todo

A Unesc possui acordos com países como Alemanha, Argentina, Angola, Canadá, Espanha, França, Itália, Suíça, entre outros. “São mais de 40 acordos internacionais que têm feito com que a nossa Pesquisa, no âmbito do Stricto Sensu se fortaleça, mas oportuniza também uma experiência formativa diferente aos nossos estudantes, pois eles interagem com estas instituições, compartilhando experiências acadêmicas em sala de aula, facilitada hoje em dia pela tecnologia. As parcerias fazem com que a Unesc esteja continuamente construindo projetos e permitam a interlocução do nosso grupo de pesquisadores com os grupos de outros países, com a produção de artigos e livros em conjunto”, cita a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão (Propiex) Gisele Coelho Lopes. 

Confira os acordos da Unesc com outros países:

Alemanha – Hochschule Nordhausen – University of applied sciences

Alemanha – Fachhochschule Erfurt – University of applied sciences

Alemanha – Ernst-Abbe-Hochschule Jena – University of applied sciences

América Latina e Caribe – Associação de Universidade da América Latina e do Caribe para Integração

Angola – Instituto Superior Politecnico do Huambo

Angola – Instituto Superior Politécnico da Caála

Argentina – Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales

Argentina – Universidad de La Matanza

Argentina – Universidad Nacional de Avellaneda

Argentina – Universidad de San Pablo  – Tucuman

Argentina – Universidad Autónoma de Entre Ríos

Canadá – Quinsam Coal Corporation

Chile – Universidad de los Lagos

Colômbia – Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales

Cuba – Universidad de la Havana

Equador – Universidad Técnica Particular de Loja

Espanha – Universidad de Santiago de Compostela

Espanha – Universidad de Leon

Espanha – Universidad de Alicante

Espanha – Centro Internacional de la Cultura Escolar – CEINCE

Espanha – Agencia Estatal Consejo Superior de Investigaciones Científicas

Espanha – Universitat Autònoma de Barcelona

França – Université Panthéon-Assas Paris II

França – Escola La Provence

Itália – Università per Straniere di Perugia

Itália – Consiglio Nazionale Delle Ricerche (National Research Council of Italy)

Institute of Science and Technology for Ceramics

Itália – Universidade de Pádua – Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, Centro de Estudos Grandi Migrazioni

México – Centro de Investigação em Química Aplicada

Perú – Universidade Cientifica de Sur

Perú – Universidad SISE

Portugal – Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Portugal – Hospital Garcia Orta

Portugal – Associação das Universidades da Região Norte

Portugal – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa – ISEG

Portugal – Universidade de Coimbra

Portugal – Universidade do Algarve

Portugal – Wind

Portugal – Instituto Politécnico de Lisboa

Portugal – Universidade do Minho

Portugal – Politécnico de Leira

Portugal – Universidade do Porto

Rússia  – Nosov Magnotogorsk State Technical University

Suíça – ABMS Open University of Switzerland

Uruguai – Universidad de la República

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de setembro de 2022 às 15:54
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc passam por capacitação no Centro de Práticas do curso de Ciências Contábeis

Alunos do Colégio Unesc passam por capacitação no Centro de Práticas do curso de Ciências Contábeis
A parceria busca auxiliar os estudantes na disciplina do Itinerário Informativo da disciplina de Ciências da Natureza do novo Ensino Médio Mais imagens

Uma turma composta pelos alunos do segundo ano do Ensino Médio I e II do Colégio Unesc estão vivenciando uma nova experiência em sala de aula e nos laboratórios da Universidade. Na tarde desta quarta-feira (28/09), a turma esteve no Centro de Práticas Integradas do curso de Ciências Contábeis para receberem uma capacitação técnica contábil sobre abertura de empresa para Microempreendedor Individual (MEI) e sobre o aplicativo Gov.Br, uma plataforma do governo federal, com a missão de integrar vários serviços em um único lugar.

Este foi o segundo encontro dos alunos com os integrantes do curso de Ciências Contábeis. Em agosto, na primeira oportunidade, foram alinhados os assuntos pertinentes para a execução de uma ação social junto à comunidade de mulheres do bairro Renascer, dentro do Itinerário Informativo (IFA) que está sendo implantado este ano na grade curricular do Colégio.

A professora de Química e também da nova disciplina do IFA, Michele Coral Dutra explica que no itinerário escolhido, o Ciências da Natureza, foram desenvolvidos os projetos que produção de sabão e empoderamento de mulheres em vulnerabilidade social do bairro Renascer.

Segundo ela, a proposta do grupo é ensinar essas mulheres a fazerem sabão com óleo usado para que possam ter uma fonte de renda. E foi partir disso surgiu a ideia da criação de uma MEI, em parceria com o curso de Ciências Contábeis. A professora de Biologia, Savana Alfredo, também leciona a disciplina do IFA de Ciências da Natureza.

A próxima fase será a apresentação para essas mulheres. Na oportunidade, os alunos do Colégio, com o suporte dos acadêmicos bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde), da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, levarão as orientações contábeis e a proposta da fabricação do sabão.

IFA

O Colégio Unesc vem se adaptando ao Novo Ensino Médio, que foi implementado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (MEC). E uma das novidades está sendo a implementação do conjunto de unidades curriculares, denominadas de Itinerários Formativos. Conforme a professora Michele, agora o aluno tem a possibilidade de escolher que Itinerários Formativos  vão cursar. “São quatros itinerários: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Essa nova proposta vem ao encontro da atual forma de ensinar da Unesc com a Graduação Multi, implementada no currículo universitário”, pontua.

“Essa experiência vai nos ajudar muito no futuro porque tem muita gente que pode ter interesse em criar a próprio MEI.  Estamos tendo este ensinamento agora e com esse conhecimento poderemos ajudar nossos familiares ou pessoas conhecidas e, principalmente, as mulheres da comunidade do bairro Renascer”, complementa a aluna Luana Amboni Sombrio.

Parceria

O coordenador adjunto do curso de Ciências Contábeis, Manoel Vilsonei Menegali, foi quem coordenou o curso de capacitação aos alunos do Colégio. Com a assessoria de quatro bolsistas do Proesde, eles orientaram os estudantes sobre a abertura de uma MEI e sobre o aplicativo do Governo Federal. “Essa atividade de extensão é uma parceria do curso Ciências Contábeis com o Colégio Unesc. Já fizemos uma outra atividade no mês de agosto e hoje estamos dando a continuidade da capacitação. Hoje é uma atividade mais prática, onde utilizamos a estrutura do Centro de Práticas Integradas para orientá-los sobre os trâmites para se abrir um negócio”, comenta.

Aprendizado

Para o acadêmico do curso de Ciências Contábeis e bolsista do Proesde, José Grassi da Rocha, essa é uma oportunidade única. “Fico muito feliz de estar trabalhando neste Programa. Estou ajudando outras pessoas e sendo ajudado simultaneamente. Com a bolsa, tenho a oportunidade de frequentar a Universidade e com o que estou aprendendo em sala de aula consigo repassar para os alunos do Colégio. Isto é muito bom para mim”, diz.

Texto e Fotos: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de setembro de 2022 às 13:03
Compartilhar Comente

Magia e encanto marcam aniversário de 20 anos do Museu de Zoologia da Unesc

Magia e encanto marcam aniversário de 20 anos do Museu de Zoologia da Unesc
Crianças, professores, convidados e parceiros participaram da cerimônia que ocorreu nesta quarta-feira (28/09) (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Muita magia, encanto, alegria e conhecimento. Assim foi a comemoração de aniversário de 20 anos do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da Unesc, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (28/09), na Unesc. Crianças, professores, parceiros e convidados especiais, como a Supergirl, a Máquina de Combate e a Mulher Gato circularam no Auditório Ruy Hulse, que foi totalmente preparado para esta tarde especial.

Além do trio de personagens das histórias em quadrinhos, quem também apareceu no local foi o personagem Pintado, o mascote do Museu; o sósia do capitão Jack Sparrow, personagem do filme Piratas do Caribe; e o Dino, uma réplica de filhote de Tiranossauro Rex que também é uma das atrações do museu ao longo destas duas décadas. 

Se na plateia a alegria era grande, no palco onde estavam as autoridades e convidados não era diferente. Pensando em demarcar este relacionamento institucional para além dos muros da academia, o Museu será ampliado e contará com um espaço no Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera, como adiantou, orgulhosa, a reitora Luciane Bisognin Ceretta, durante o evento. 

“Temos aqui na nossa Universidade Comunitária um grande patrimônio cultural. Pessoalmente, acredito e defendo que não há sociedade desenvolvida sem equipamentos culturais e educacionais que transformem, de fato, o modo de pensar e de enxergar o mundo. Acredito que o ser humano aprende em todos os momentos e que a sociedade se qualifica e se desenvolve a partir de alguns elementos, em especial, a cultura, a arte, a educação e o cuidado com o meio ambiente”, destacou a reitora. 

Segundo ela, o Museu, que nasceu há 20 anos, só é possível porque tem como ancoradouro uma Universidade Comunitária. Suas exposições, divididas em diferentes espaços do campus, apresentam mais de 1,5 mil espécies que habitam os principais biomas brasileiros, como a floresta amazônica, o cerrado, a caatinga, o pantanal, a mata atlântica, os pampas, além de representantes da fauna marinha. O local recebe todos os meses 1,5 mil visitantes vindos dos mais diversos municípios. 

Quem também falou, emocionada, foi a coordenadora e idealizadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski. “Nosso principal sentimento é de gratidão. É uma grande alegria comemorarmos e acompanharmos o crescimento do museu, bem como ver a sua missão se cumprindo como espaço lúdico e reflexivo, sensibilizando crianças jovens e adultos para a importância do respeito à vida e suas múltiplas formas. Esse é o ideal que me motiva”, salientou. 

Para o coordenador do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Renilton Assis, quando se pensa no museu se faz uma análise no foco educativo, na preservação do meio ambiente e das contribuições com a educação que ele produz.

Apresentações culturais dos alunos do Colégio Unesc encerraram a tarde festiva acompanhada de um saudoso coro de parabéns. Representantes da Polícia Militar Ambiental também marcaram presença e falaram da importância da parceria, além da contribuição do espaço na educação ambiental e preservação da natureza. 

Moção aplauso entregue

Ainda durante o evento, os vereadores de Criciúma entregaram Moção de Aplauso em comemoração ao aniversário de 20 anos do Museu. Aprovada por unanimidade, a moção foi entregue pela presidente do Legislativo, Roseli De Lucca Pizzolo, e pelos parlamentares Nícola Martins, Márcio Daros e Juarez de Jesus.

“O Museu é magnífico e mais um grande projeto da nossa Universidade maravilhosa. A cada ano que passa, o Museu vai se ampliando e nos trazendo tudo que há de mais belo. Conheci o Museu em 2010, quando assumi pela primeira vez a Secretaria Municipal de Educação e comecei a acompanhar a visita dos alunos. Os visitantes têm a oportunidade de abrir a mente em relação à educação e já se entusiasmar com a Universidade”, lembrou a presidente da Casa.

História

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski foi fundado em parceria com o 10º Pelotão da Guarnição Especial de Polícia Militar Ambiental com o objetivo de ser um centro de referência na pesquisa científica, na educação ambiental e no turismo cultural para o Sul do estado de Santa Catarina. O acervo se constituiu a partir do ano de 1993, no curso de Ciências, por meio da disciplina de Zoologia, que Morgana Cirimbelli Gaidzinski ministrava. A ideia de formar um acervo com animais taxidermizados surgiu durante algumas viagens da professora ao litoral de Laguna.

Em busca de peixes e crustáceos para a realização de suas aulas práticas, observou alguns exemplares de lagostas e camarões conservados a seco e que estavam expostos em um estabelecimento comercial em Laguna. “Embora o processo de preservação e a apresentação dos exemplares fossem bastante incipientes, a pequena exposição foi de fundamental importância para o início da formação”, relembra.

As poucas espécies que compunham o acervo inicial do projeto ganharam representatividade quando eram apresentadas em eventos promovidos pela Universidade. Mas foi em 2002 que foi apresentada a primeira Exposição de Longa Duração ao público.

No ano de 2005, mediante os constantes encalhes de animais marinhos no litoral Sul catarinense e a fragilidade dos ambientes em que eles se encontravam, o Museu de Zoologia organizou, na área central do Bloco Administrativo da Universidade, a Exposição de Longa Duração “Ecossistema Marinho”, com o objetivo de conscientizar cidadãos e governo sobre a importância prioritária do conhecimento e da conservação do meio marinho.

O trabalho já foi reconhecido nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em três edições do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, pela Fundação Catarinense de Cultura com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura e o Prêmio Gigantes da Ecologia, pelo Instituto Gigantes da Ecologia.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de setembro de 2022 às 19:40
Compartilhar Comente