AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Alunos do Colégio Unesc passam por capacitação no Centro de Práticas do curso de Ciências Contábeis

Alunos do Colégio Unesc passam por capacitação no Centro de Práticas do curso de Ciências Contábeis
A parceria busca auxiliar os estudantes na disciplina do Itinerário Informativo da disciplina de Ciências da Natureza do novo Ensino Médio Mais imagens

Uma turma composta pelos alunos do segundo ano do Ensino Médio I e II do Colégio Unesc estão vivenciando uma nova experiência em sala de aula e nos laboratórios da Universidade. Na tarde desta quarta-feira (28/09), a turma esteve no Centro de Práticas Integradas do curso de Ciências Contábeis para receberem uma capacitação técnica contábil sobre abertura de empresa para Microempreendedor Individual (MEI) e sobre o aplicativo Gov.Br, uma plataforma do governo federal, com a missão de integrar vários serviços em um único lugar.

Este foi o segundo encontro dos alunos com os integrantes do curso de Ciências Contábeis. Em agosto, na primeira oportunidade, foram alinhados os assuntos pertinentes para a execução de uma ação social junto à comunidade de mulheres do bairro Renascer, dentro do Itinerário Informativo (IFA) que está sendo implantado este ano na grade curricular do Colégio.

A professora de Química e também da nova disciplina do IFA, Michele Coral Dutra explica que no itinerário escolhido, o Ciências da Natureza, foram desenvolvidos os projetos que produção de sabão e empoderamento de mulheres em vulnerabilidade social do bairro Renascer.

Segundo ela, a proposta do grupo é ensinar essas mulheres a fazerem sabão com óleo usado para que possam ter uma fonte de renda. E foi partir disso surgiu a ideia da criação de uma MEI, em parceria com o curso de Ciências Contábeis. A professora de Biologia, Savana Alfredo, também leciona a disciplina do IFA de Ciências da Natureza.

A próxima fase será a apresentação para essas mulheres. Na oportunidade, os alunos do Colégio, com o suporte dos acadêmicos bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde), da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, levarão as orientações contábeis e a proposta da fabricação do sabão.

IFA

O Colégio Unesc vem se adaptando ao Novo Ensino Médio, que foi implementado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (MEC). E uma das novidades está sendo a implementação do conjunto de unidades curriculares, denominadas de Itinerários Formativos. Conforme a professora Michele, agora o aluno tem a possibilidade de escolher que Itinerários Formativos  vão cursar. “São quatros itinerários: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Essa nova proposta vem ao encontro da atual forma de ensinar da Unesc com a Graduação Multi, implementada no currículo universitário”, pontua.

“Essa experiência vai nos ajudar muito no futuro porque tem muita gente que pode ter interesse em criar a próprio MEI.  Estamos tendo este ensinamento agora e com esse conhecimento poderemos ajudar nossos familiares ou pessoas conhecidas e, principalmente, as mulheres da comunidade do bairro Renascer”, complementa a aluna Luana Amboni Sombrio.

Parceria

O coordenador adjunto do curso de Ciências Contábeis, Manoel Vilsonei Menegali, foi quem coordenou o curso de capacitação aos alunos do Colégio. Com a assessoria de quatro bolsistas do Proesde, eles orientaram os estudantes sobre a abertura de uma MEI e sobre o aplicativo do Governo Federal. “Essa atividade de extensão é uma parceria do curso Ciências Contábeis com o Colégio Unesc. Já fizemos uma outra atividade no mês de agosto e hoje estamos dando a continuidade da capacitação. Hoje é uma atividade mais prática, onde utilizamos a estrutura do Centro de Práticas Integradas para orientá-los sobre os trâmites para se abrir um negócio”, comenta.

Aprendizado

Para o acadêmico do curso de Ciências Contábeis e bolsista do Proesde, José Grassi da Rocha, essa é uma oportunidade única. “Fico muito feliz de estar trabalhando neste Programa. Estou ajudando outras pessoas e sendo ajudado simultaneamente. Com a bolsa, tenho a oportunidade de frequentar a Universidade e com o que estou aprendendo em sala de aula consigo repassar para os alunos do Colégio. Isto é muito bom para mim”, diz.

Texto e Fotos: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de setembro de 2022 às 13:03
Compartilhar Comente

Deixe um comentário