AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso de Pedagogia promove Contação de Histórias para alunos de escola de Forquilhinha

Curso de Pedagogia promove Contação de Histórias para alunos de escola de Forquilhinha
Atividade ocorreu na tarde desta segunda-feira (26/09) na Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Alunos da Escola Municipal Egídio de Bona, de Forquilhinha, tiveram uma atividade especial na tarde desta segunda-feira (26/09) na Unesc. Promovida pelo curso de Pedagogia da Universidade, cerca de 80 crianças e professores participaram da Contação de História do livro “A Fadinha curiosa e os objetos de poder da natureza”, que ocorreu em um cantinho preparado com muito carinho e cor.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia da Unesc e autora do exemplar, Gislene Camargo, a iniciativa tem a intenção de estimular a atenção, curiosidade e imaginação nas crianças. Segundo ela, essa prática é muito importante, pois promove desenvolvimento cognitivo e social na criança, melhorando suas capacidades de comunicação. 

“É um momento prazeroso e bem diferente. Eles se envolvem, prestam atenção e ficam encantados”, disse a professora, orgulhosa das acadêmicas que foram responsáveis pela dramatização do livro escrito por ela. 

Os pequenos aproveitaram para bater um papo com a autora, pintar e brincar com acadêmicas que, fantasiadas, tornaram o dia prazeroso e lindo. A atividade faz parte do projeto Leitura da Escola. 

Os alunos ainda realizaram a leitura do livro “Matilde, a Vaquinha do Pescoço Torto” e confeccionaram um exemplar inspirado nesta história. Ao final, entregaram o resultado como presente para a autora, a professora Gislene. 

Nesta quarta-feira (28/09) crianças da Rede Municipal de Ensino de Criciúma também participam do projeto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de setembro de 2022 às 13:00
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc conquistam grandes resultados nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina

Alunos do Colégio Unesc conquistam grandes resultados nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina
Estudantes chegaram no pódio em esportes coletivos e individuais (Foto: Divulgação) Mais imagens

A 34ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina chegou ao fim neste domingo (25/09) e os alunos do Colégio Unesc fizeram bonito na competição. Desde o dia 15 deste mês, diversos estudantes da Instituição competiram nas mais diversas modalidades, com resultados importantes no xadrez, voleibol, futsal, handebol e tênis de mesa.

No xadrez, a aluna do segundo ano do ensino médio Maria Clara Senger conquistou a medalha de ouro para Criciúma na categoria Blitz Feminino, desbancando concorrentes de todo o estado e ajudando a cidade a conquistar o segundo lugar geral na modalidade. Também no xadrez, o estudante Lucas Emanuel Alves Cardoso conquistou a medalha de prata na categoria Blitz Masculino, consolidando o ótimo desempenho dos alunos do Colégio Unesc na modalidade.

Esportes coletivos

Nos esportes coletivos, o tênis de mesa feminino de Criciúma conquistou um grande resultado e foi campeão na categoria por equipes, com a aluna do primeiro ano do ensino médio Daniele da Silva fazendo parte do grupo que trouxe pra cidade a medalha de ouro. 

No futebol feminino, a equipe da FME/Unesc trouxe para Criciúma a medalha de ouro na modalidade com uma grande campanha. Foram goleadas contra Lebon Régis (7 x 1), Concórdia (4 x 0) e Chapecó (4 x 0), além de uma vitória por 2 x 1 contra Palhoça. O título veio após a desclassificação da equipe de Joinville, que havia vencido a final do torneio, após ser detectada a escalação irregular de uma atleta do time.

Já no futsal feminino, a equipe da Unesc representou muito bem Criciúma e foi campeã do torneio, que teve a participação de times de 15 cidades. A campanha contou com goleadas sobre Camboriú (7 x 3), Rio do Sul (5 x 0) e Florianópolis (8 x 0), além de vitórias contra Chapecó e Concórdia na fase de mata-mata. Assim como no futebol feminino, Joinville foi desclassificada pela escalação irregular de uma atleta.

No handebol feminino também teve medalha com participação das meninas da Unesc. A equipe FME Criciúma/Unesc/ACRIHF conquistou o bronze na modalidade, vencendo as cidades de Florianópolis, Caçador e Luzerna nas fases classificatórias e derrotando a equipe de Blumenau na decisão do terceiro lugar.

E o voleibol feminino de Criciúma, representado pela Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc, conquistou o quinto lugar na modalidade, que contava com equipes vindas de 16 cidades do estado. O time criciumense foi eliminado nas quartas de final, em uma partida disputada contra Blumenau que terminou com vitória de 3 x 2 da equipe anfitriã.

A competição

A 34ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina foi encerrada neste domingo, e mais de quatro mil atletas de 78 municípios catarinenses participaram desta edição competindo em 19 modalidades diferentes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de setembro de 2022 às 16:18
Compartilhar Comente

Unesc presente na abertura da Campanha de Sensibilização e Conscientização Turística em Araranguá

Unesc presente na abertura da Campanha de Sensibilização e Conscientização Turística em Araranguá
Evento ocorreu nesta terça-feira (27/09) na praça Relógio do Sol (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc Araranguá está presente em mais um grande evento. Desta vez, na abertura oficial da Campanha de Sensibilização e Conscientização Turística. A atividade, organizada pelo Conselho Municipal de Turismo de Araranguá e Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Balneário Arroio do Silva ocorreu na manhã desta terça-feira (27/09), na Praça Relógio do Sol, em Araranguá.

Amostras e exposições das potencialidades das cidades fazem parte da programação que tem como slogan: Abrace esta ideia! Seja no Arroio à beira-mar ou nas águas de Araranguá, esta é a terra que sempre vou amar. 

Uma tenda da Universidade também foi instalada no local com intuito de apresentar as possibilidades de ingresso e s cursos ofertados pela Instituição. A diretora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Souza, que também é conselheira do Comtur, é uma das participantes da ação.

O Comtur tem como presidente Lacy Felippi e tem como atribuição coordenar, fomentar, orientar e promover o turismo no município.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de setembro de 2022 às 10:50
Compartilhar Comente

Acadêmicos do curso de geografia realizam atividade em Treviso

Acadêmicos do curso de geografia realizam atividade em Treviso
Trilha serviu para conhecer e analisar os aspectos físicos e turísticos da região (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Conhecer e analisar os aspectos físicos e turísticos da região. Esse foi o objetivo da saída de campo dos acadêmicos do curso de Geografia da Unesc, no domingo (25/09).

Acompanhados da professora de Estágio VI, Andréa Rabelo Marcelino, os alunos realizaram a trilha dos "Dois Dedos de Deus" localizada no parque Bela Vista no município de Treviso.

Para a professora, foi um momento de muito aprendizado, e claro, desafios. “Foi um dia enriquecedor com muitos desafios, risos, superação, parceria, atenção e observação para todos os lados, além de muita aprendizagem no espaço natural onde a harmonia do som dos pássaros, da água, brisa do vento e o cheiro da mata prevaleceu”, contou.

Segundo ela, a metodologia dinâmica, por meio da saída de campo desperta a curiosidade dos acadêmicos, permitindo o aprendizado e estimulando-os a participarem de forma prazerosa. “A aula de campo contribui no ensino da geografia e é uma ferramenta indispensável para o aprendizado”, finalizou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de setembro de 2022 às 09:57
Compartilhar Comente

Comunidade de aprendizagem “Docência no ensino superior” começa com trocas e experiências

Comunidade de aprendizagem “Docência no ensino superior” começa com trocas e experiências
Atividade proposta pela Assessoria Pedagógica Universitária reuniu professores de diferentes cursos Mais imagens

O primeiro encontro da Comunidade de Aprendizagem “Docência no ensino superior”, com a participação de professores de diferentes áreas do conhecimento da Unesc, foi realizado na última quinta-feira (22/09). A atividade teve organização das assessoras pedagógicas Daniela Arns Silveira e Édina Regina Baumer.

Na oportunidade, os professores foram convidados a buscar alguma palavra e expressão no mapa e, a partir daí, contar alguma experiência ou compartilhar dúvidas, preocupações, alegrias com base em sua vivência na educação superior.

Conforme Daniela, algumas das questões que apareceram reportam à reflexão crítica, ética e democrática da sala de aula na perspectiva da docência universitária, bem como ruptura e postura emancipatória. “É importante passar por dificuldades”, destacou uma das participantes em se referindo ao processo de aprender.

O encontro, realizado no Bloco XXI B 4, das 16h30 às 18h, teve olhar atento para o mapa conceitual sobre a temática. “A troca de experiências entre professores é fundamental para a formação docente e para o enriquecimento das práticas pedagógicas no âmbito do ensino superior”, salientou Édina.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de setembro de 2022 às 17:07
Compartilhar Comente