AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Inscrições abertas para a 21ª edição do Unesc em Dança

Inscrições abertas para a 21ª edição do Unesc em Dança
Mais imagens

As inscrições para a 21ª edição do Unesc em Dança já estão abertas. Instituições de dança da rede pública e particular de ensino, academias, escolas de dança e coletivos independentes que tiverem interesse em se apresentar no evento podem se inscrever gratuitamente até 21 de outubro no site da Universidade: www.unesc.net/emdanca. O festival é promovido pela Universidade e ocorrerá de 4 a 6 de novembro de 2022 no Teatro Municipal Elias Angeloni, em Criciúma. Junto com ele, a Universidade traz também palestras e oficinas abertas à comunidade.

As apresentações de dança terão gêneros, como Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Moderna e Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares. A iniciativa contará com até 100 apresentações, sendo até 60 para as categorias infanto-juvenil que corresponde a participantes de seis a 14 anos e, até 40, para na categoria sênior, ou seja, participantes com mais de 15 anos. O resultado da seleção será divulgado no dia 23 de outubro. 

Conforme a coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, o objetivo do evento é apresentar o panorama da dança, sob o aspecto não competitivo, buscando o aprimoramento técnico e artístico, garantindo o caráter didático pedagógico e contribuindo para o fortalecimento da linguagem da dança, formação de plateia e valorização da arte e da cultura.

“O festival tem esse intuito de socializar os muitos trabalhos em dança desenvolvidos na região Sul e de outras regiões. Optamos por continuar o festival não competitivo, por acreditar e defender que todos podem qualificar cada vez mais suas propostas quando participam no grande palco e são observados por profissionais renomados que emitem pareceres descritivos”, enfatiza Amalhene.

Em 2019, de acordo com ela, 600 bailarinos participaram do Unesc em Dança, vindos de vários municípios de Santa Catarina, totalizando 88 coreografias e um grande espetáculo. “O festival contribui para a formação de bailarinos, coreógrafos e técnicos, fortalecendo a linguagem da dança e formação de plateia. Por essa razão está previsto uma palestra didática para estudantes de escolas públicas no primeiro dia de festival. A dança vem como respiro e pode nos levar a novos aprendizados”, destaca.

Palestras e oficinas

Para o primeiro dia de programação, dia 4 de novembro, a equipe organizadora está preparando um Talk show, que ocorrerá no Auditório Professor Edson Rodrigues, na Universidade, no período noturno. Oficinas também estão na grade de programação do festival e serão realizadas no Teatro Municipal, nos dias 5 e 6 de novembro, das 8h30 às 11h30. 

Para o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flôr, ao ser promovido por uma Universidade, o Unesc em Dança tem uma grande preocupação com a formação dos grupos de dança e o feedback é uma forma de dar resposta aos coreógrafos e bailarinos, para que eles possam aprimorar seus trabalhos. “Também, pensando nisso, teremos oficinas e palestras durante o evento com grandes nomes da dança, potencializando a formação técnica e artística dos interessados”, afirma.

O Unesc em Dança é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocinadores das empresas Giassi Supermercados, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Anjo Tintas, SETEP Construções e Bistek Supermercados. A realização é da Unesc, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. 

Fique atento

É importante ler o edital atentamente, preencher as fichas e encaminhar os documentos necessários para a participação no festival.

Clique aqui para mais informações: https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/21678.pdf?1664210961

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 13:07
Compartilhar Comente

Deixe um comentário