AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Magia e encanto marcam aniversário de 20 anos do Museu de Zoologia da Unesc

Magia e encanto marcam aniversário de 20 anos do Museu de Zoologia da Unesc
Crianças, professores, convidados e parceiros participaram da cerimônia que ocorreu nesta quarta-feira (28/09) (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Muita magia, encanto, alegria e conhecimento. Assim foi a comemoração de aniversário de 20 anos do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da Unesc, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (28/09), na Unesc. Crianças, professores, parceiros e convidados especiais, como a Supergirl, a Máquina de Combate e a Mulher Gato circularam no Auditório Ruy Hulse, que foi totalmente preparado para esta tarde especial.

Além do trio de personagens das histórias em quadrinhos, quem também apareceu no local foi o personagem Pintado, o mascote do Museu; o sósia do capitão Jack Sparrow, personagem do filme Piratas do Caribe; e o Dino, uma réplica de filhote de Tiranossauro Rex que também é uma das atrações do museu ao longo destas duas décadas. 

Se na plateia a alegria era grande, no palco onde estavam as autoridades e convidados não era diferente. Pensando em demarcar este relacionamento institucional para além dos muros da academia, o Museu será ampliado e contará com um espaço no Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera, como adiantou, orgulhosa, a reitora Luciane Bisognin Ceretta, durante o evento. 

“Temos aqui na nossa Universidade Comunitária um grande patrimônio cultural. Pessoalmente, acredito e defendo que não há sociedade desenvolvida sem equipamentos culturais e educacionais que transformem, de fato, o modo de pensar e de enxergar o mundo. Acredito que o ser humano aprende em todos os momentos e que a sociedade se qualifica e se desenvolve a partir de alguns elementos, em especial, a cultura, a arte, a educação e o cuidado com o meio ambiente”, destacou a reitora. 

Segundo ela, o Museu, que nasceu há 20 anos, só é possível porque tem como ancoradouro uma Universidade Comunitária. Suas exposições, divididas em diferentes espaços do campus, apresentam mais de 1,5 mil espécies que habitam os principais biomas brasileiros, como a floresta amazônica, o cerrado, a caatinga, o pantanal, a mata atlântica, os pampas, além de representantes da fauna marinha. O local recebe todos os meses 1,5 mil visitantes vindos dos mais diversos municípios. 

Quem também falou, emocionada, foi a coordenadora e idealizadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski. “Nosso principal sentimento é de gratidão. É uma grande alegria comemorarmos e acompanharmos o crescimento do museu, bem como ver a sua missão se cumprindo como espaço lúdico e reflexivo, sensibilizando crianças jovens e adultos para a importância do respeito à vida e suas múltiplas formas. Esse é o ideal que me motiva”, salientou. 

Para o coordenador do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Renilton Assis, quando se pensa no museu se faz uma análise no foco educativo, na preservação do meio ambiente e das contribuições com a educação que ele produz.

Apresentações culturais dos alunos do Colégio Unesc encerraram a tarde festiva acompanhada de um saudoso coro de parabéns. Representantes da Polícia Militar Ambiental também marcaram presença e falaram da importância da parceria, além da contribuição do espaço na educação ambiental e preservação da natureza. 

Moção aplauso entregue

Ainda durante o evento, os vereadores de Criciúma entregaram Moção de Aplauso em comemoração ao aniversário de 20 anos do Museu. Aprovada por unanimidade, a moção foi entregue pela presidente do Legislativo, Roseli De Lucca Pizzolo, e pelos parlamentares Nícola Martins, Márcio Daros e Juarez de Jesus.

“O Museu é magnífico e mais um grande projeto da nossa Universidade maravilhosa. A cada ano que passa, o Museu vai se ampliando e nos trazendo tudo que há de mais belo. Conheci o Museu em 2010, quando assumi pela primeira vez a Secretaria Municipal de Educação e comecei a acompanhar a visita dos alunos. Os visitantes têm a oportunidade de abrir a mente em relação à educação e já se entusiasmar com a Universidade”, lembrou a presidente da Casa.

História

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski foi fundado em parceria com o 10º Pelotão da Guarnição Especial de Polícia Militar Ambiental com o objetivo de ser um centro de referência na pesquisa científica, na educação ambiental e no turismo cultural para o Sul do estado de Santa Catarina. O acervo se constituiu a partir do ano de 1993, no curso de Ciências, por meio da disciplina de Zoologia, que Morgana Cirimbelli Gaidzinski ministrava. A ideia de formar um acervo com animais taxidermizados surgiu durante algumas viagens da professora ao litoral de Laguna.

Em busca de peixes e crustáceos para a realização de suas aulas práticas, observou alguns exemplares de lagostas e camarões conservados a seco e que estavam expostos em um estabelecimento comercial em Laguna. “Embora o processo de preservação e a apresentação dos exemplares fossem bastante incipientes, a pequena exposição foi de fundamental importância para o início da formação”, relembra.

As poucas espécies que compunham o acervo inicial do projeto ganharam representatividade quando eram apresentadas em eventos promovidos pela Universidade. Mas foi em 2002 que foi apresentada a primeira Exposição de Longa Duração ao público.

No ano de 2005, mediante os constantes encalhes de animais marinhos no litoral Sul catarinense e a fragilidade dos ambientes em que eles se encontravam, o Museu de Zoologia organizou, na área central do Bloco Administrativo da Universidade, a Exposição de Longa Duração “Ecossistema Marinho”, com o objetivo de conscientizar cidadãos e governo sobre a importância prioritária do conhecimento e da conservação do meio marinho.

O trabalho já foi reconhecido nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em três edições do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, pela Fundação Catarinense de Cultura com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura e o Prêmio Gigantes da Ecologia, pelo Instituto Gigantes da Ecologia.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de setembro de 2022 às 19:40
Compartilhar Comente

Deixe um comentário