Alunos se divertem com autor de Machado e Juca
Os alunos do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc tiveram uma aula diferente e divertida nesta manhã (19/9). Eles participaram de uma atividade com o escritor Luiz Antônio de Aguiar, autor da obra “Machado e Juca”, que traz o renomado escritor brasileiro Machado de Assis como personagem. Durante a manhã eles conversaram e pediram o autógrafo de Aguiar, além de tirarem dúvidas sobre a obra que leram. A atividade fez parte da disciplina de Língua Portuguesa, da professora Débora Suzana Ricken, e foi mediada pela Editora Saraiva.
Luiz Antônio de Aguiar começou a carreira de escritor fazendo roteiros para histórias em quadrinhos, como o Picapau Amarelo, entre outras obras da Disney. Ele é um dos fundadores e membro da atual diretoria da Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil. Venceu o Prêmio Jabuti (1994), com Confidências de um pai pedindo arrego, que também ganhou o UBES – Adolfo Aizen.
Resumo do livro Machado e Juca
Juca trabalha como engraxate e carregador de compras. Um dia, conhece Machado de Assis e sua mulher, Carolina. Escritor admirado, homem de poucas palavras, Machado de Assis era, às vezes, bastante mal humorado. Só um grande mistério para juntar esses dois. E que dupla de investigadores eles fazem! Tudo para desvendar o mistério do desaparecimento de uma mulher, as suspeitas sobre o marido e os segredos de uma casa, com suas assombrações. Afinal, quem era o sisudo presidente da Academia Brasileira de Letras?
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 19 de setembro de 2012 às 11:38Depressão será o tema central do 10º Simpósio de Neurociências da Unesc
“Depressão: O mal do século” será o tema do 10º Simpósio de Neurociências na Interface Cérebro e Mente da Unesc, que ocorre nesta sexta e sábado (21 e 22/9) no Auditório Ruy Hülse. Promovido pelo Laboratório de Neurociências da Universidade, o evento traz profissionais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul para 15 palestras, como Depressão no idoso e Depressão na infância e adolescência, sendo necessário se inscrever para participar.
A abertura oficial do evento ocorre na sexta, às 17h30, com a conferência Temperamento e suas relações com Transtornos Psiquiátricos. O professor doutor Diogo Rizzato Lara será o palestrante.
Lara tem doutorado em Ciências Biológicas pela UFRGS, atuando atualmente como docente na PUC-RS. Ele tem experiência nas áreas de Bioquímica, com ênfase em Neuroquímica e Psiquiatria, atuando nos temas: temperamento, transtornos de humor e esquizofrenia.
Depressão
A depressão é um dos transtornos psiquiátricos mais comuns. Isso faz com que seja encarada como um problema de saúde pública muito importante em todo o mundo. Segundo estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) a depressão é uma das doenças que ocasionam maior comprometimento e sofrimento.
Seus custos diretos, como com diagnóstico e tratamento, e indiretos, em função da perda de produtividade no trabalho, problemas familiares e mortalidade, são imensos. Estudos recentes também apontam outras consequências negativas da depressão, como a associação com o aumento no risco de infarto agudo do miocárdio e diabetes.
Confira a programação completa
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 19 de setembro de 2012 às 11:25Forró, valsa e sertanejo universitário na Oficina de Dança da Unesc
Sábado (22/9) é dia de mexer o corpo e arejar a mente na segunda Oficina de Dança de Salão da Unesc. Das 15h às 17h, os professores Anderson Cristiano,Viviane Candiotto e Maxwell Sandeer Flor vão ensinar os passos da valsa, forró e sertanejo universitário. A aula ocorre na Sala de Dança, no Complexo Esportivo da Universidade.
A primeira oficina contou com a participação de 34 pessoas – acadêmicos, professores e funcionários da Unesc, além da comunidade em geral. Nela foram ensinados o samba de gafieira e o forró.
A oficina é aberta ao público e as inscrições devem ser feitas até sexta-feira (21/9), na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), no Bloco do Estudante, das 9h30 às 21h. Informações sobre as aulas e o valor das inscrições podem ser obtidas no Setor de Arte e Cultura, responsável pelas oficinas, pelo telefone (48) 3431-2622.
Calendário das oficinas
22 de setembro - forró, sertanejo universitário e valsa
19 de outubro - sertanejo universitário, vanera, valsa e bolero
24 de novembro - vanera, kuduro, zouk e valsa
08 de dezembro - kuduro, zouk e valsa
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 19 de setembro de 2012 às 08:10Já é primavera na Unesc
Ao som de músicas como “Oh Happy Day”, “We are the Champions” e “Isso Aqui o que É”, o Coral da Unesc abriu o Primavera e Paz - 14ª Mostra de Orquídeas, na noite de hoje (18/9), no Espaço Cultural Toque de Arte, no hall do Bloco Administrativo da Universidade. Até sexta-feira (21/9), o espaço estará tomado por flores e arte, com exposição e comercialização de plantas e oficinas diárias das 16h às 22h de escultura de São Francisco de Assis, com Manoel da Silva, e Fuxico e Bordado, com Ângela Naïf.
Segundo a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, responsável pelo evento, Amalhene Baesso Reddig, a intenção é que durante a Mostra, as pessoas parem para observar a beleza das flores e pensem em paz, falem de paz. “O objetivo é aliar em um só espaço, a flora, a arte e a cultura e trazer coisas boas para as pessoas. A paz também deve estar presente em nossas relações interpessoais”, comentou. Para Roberto Recart dos Santos, assessor acadêmico de extensão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, eventos como o Primavera e Paz levam à comunidade interna e externa, o lado humano e cultural da Universidade.
Além da participação de orquidófilos e colecionadores de Criciúma, Araranguá e Içara e do Horto Florestal da Unesc, o Primavera e Paz conta com a exposição de cartoon/tirinhas, de Bel Duarte e de Fabrizio Agnes Rodrigues, de caricaturas, de Fabrício Rodrigues Garcia (Mano Head) e de Sergio Honorato, retratos, de Breno Stern e desenhos, de Denizot Honorato Costa. Os artistas foram presenteados na abertura do evento com um Lírio da Paz.
Em todas as noites do evento haverá apresentações artísticas. Amanhã, às 19h, será o Balé Infantil Unearte. Quinta-feira, às 18h30, será a vez do violinista Gabriel Furlaneto e a partir das 18h30, Maiquel Martins apresenta seu repertório voz e violão e em seguida, haverá apresentação de danças infantis.
O evento deste ano conta ainda com o Bem na Foto, onde as pessoas poderão tirar retratos caracterizados ou não com perucas e acessórios e segurando uma moldura – dando a impressão que a pessoa é um quadro – e o Chá Mágico, que será servido ao público.
Mais orquídeas pelo campus
A Unesc possui mais de 1,1 mil orquídeas plantadas pelo campus e este número aumentará. A Universidade recebeu a doação de 120 mudas dos orquidários Budni e MS – que estão participando do evento.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 18 de setembro de 2012 às 20:41Ética e responsabilidade será tema de palestra
Os alunos do curso de Engenharia Civil da Unesc vão participar nesta quarta-feira (20/9) de uma palestra sobre “Ética e responsabilidade”. O encontro será realizado no Miniauditório do Bloco P (sala 19), às 16 horas. O assessor de Convênios e Relações Institucionais do CREA-SC, engenheiro eletricista Claude Pasteur Faria, será o palestrante da tarde.
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 18 de setembro de 2012 às 13:57
Newsletter
RSS