Depressão será o tema central do 10º Simpósio de Neurociências da Unesc
“Depressão: O mal do século” será o tema do 10º Simpósio de Neurociências na Interface Cérebro e Mente da Unesc, que ocorre nesta sexta e sábado (21 e 22/9) no Auditório Ruy Hülse. Promovido pelo Laboratório de Neurociências da Universidade, o evento traz profissionais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul para 15 palestras, como Depressão no idoso e Depressão na infância e adolescência, sendo necessário se inscrever para participar.
A abertura oficial do evento ocorre na sexta, às 17h30, com a conferência Temperamento e suas relações com Transtornos Psiquiátricos. O professor doutor Diogo Rizzato Lara será o palestrante.
Lara tem doutorado em Ciências Biológicas pela UFRGS, atuando atualmente como docente na PUC-RS. Ele tem experiência nas áreas de Bioquímica, com ênfase em Neuroquímica e Psiquiatria, atuando nos temas: temperamento, transtornos de humor e esquizofrenia.
Depressão
A depressão é um dos transtornos psiquiátricos mais comuns. Isso faz com que seja encarada como um problema de saúde pública muito importante em todo o mundo. Segundo estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) a depressão é uma das doenças que ocasionam maior comprometimento e sofrimento.
Seus custos diretos, como com diagnóstico e tratamento, e indiretos, em função da perda de produtividade no trabalho, problemas familiares e mortalidade, são imensos. Estudos recentes também apontam outras consequências negativas da depressão, como a associação com o aumento no risco de infarto agudo do miocárdio e diabetes.
Confira a programação completa
Fonte: Comunicação Social:imprensa@unesc.net
19 de setembro de 2012 às 11:25
Newsletter
RSS