Estudantes de Ciências Contábeis conquistam o Campeonato Intercursos de Futebol Suíço
O 15° Campeonato Intercursos de Futebol Suíço Masculino chegou ao fim neste sábado (6/7), e o curso Ciências Contábeis ficou com o título. A competição foi realizada durante o primeiro semestre de 2019, com disputas no Complexo Esportivo da Unesc. Na final, a equipe campeã venceu a Associação Atlética Acadêmica Joaquim Nabuco – Porta de Cadeia, do curso de Direito, por 2 a 1.
Como destaques da competição, os estudantes de Engenharia de Produção conquistaram o terceiro lugar. A artilharia do Intercursos ficou com o estudante de Direito Bruno Gonçalves Patrício, com seis gols. A defesa menos vazada da competição terminou em empate, para os acadêmicos Jorge Humberto Gava Filho, de Ciências Contábeis, e Gustavo Cypriano dos Santos, de Direito. Os dois atletas sofreram cinco gols em sete jogos, com uma média de 0,71 por jogo.
No segundo semestre de 2019 é a vez do Campeonato Intercursos de Futsal. As inscrições poderão ser realizadas na primeira semana de aula.
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 08 de julho de 2019 às 13:49Projeto “Be Blue” vai movimentar o Nações Shopping nesta quarta-feira
Os últimos preparativos para o desfile “Be Blue” já começaram. O projeto dos estudantes de Design de Moda do Senai/Unesc, desenvolvido durante o semestre, tomará forma nas passarelas do Nações Shopping. O evento ocorre nesta quarta-feira (10/7), a partir das 20 horas.
A construção das peças foi um trabalho dos acadêmicos da quinta fase. Com foco no jeanswear, o trabalho interdisciplinar apresentará coleções confeccionadas e direcionadas para uma marca fictícia, fundamentada em pesquisa da história do jeans, tendências, aspectos técnicos e produtivos.
O desafio também propôs a criação por processos de tingimentos artesanais, tendo como tema "Lentitude". “O objetivo é propiciar aos acadêmicos a aplicação dos conhecimentos no desenvolvimento de coleções em jeanswear, considerando a vocação em produção de vestuário da região Sul de Santa Catarina”, explica a coordenadora do curso, Charlene Vicente Amâncio Nunes.
Além do desfile, durante a noite também será realizado o lançamento da segunda edição da Revista Persona.
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Informações - Jéssica Pereira
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 08 de julho de 2019 às 11:05Professor da Unesc contribui para pesquisa em âmbito nacional
O professor da Unesc Jacks Soratto, tem contribuído com pesquisas sobre saúde do trabalhador em nível nacional. Na última sexta-feira e sábado (5 e 6/7), o pesquisador esteve na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) participando de encontro do grupo Práxis (Laboratório de Pesquisa sobre Trabalho, Ética, Saúde e Enfermagem), sobre “Inovação tecnológica não material em saúde: cargas de trabalho e satisfação”.
Soratto é pesquisador colaborador do grupo, também integrado pela UEA (Universidade Estadual do Amazonas), UnB (Universidade de Brasília), UFRN (Universidade Federal do Rio Grande Norte) e UFSC.
“A pesquisa feita de forma colaborativa em âmbito nacional, promove uma reflexão sobre carga de trabalho e satisfação, no contexto da tensão climática da saúde dos trabalhadores e dos gestores”, explica.
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 08 de julho de 2019 às 10:30Unesc participa de simulação de Serviço Aeromédico
A tarde deste domingo (7/7) foi de uma experiência diferenciada em Criciúma. Foi realizada neste dia a primeira simulação realística de atendimento do Saer (Serviço Aeromédico), ação idealizada pela comissão de implantação de serviço, da qual a Unesc faz parte. Das 14h até aproximadamente às 15h15 min quem passou pela Avenida Centenário na altura do Parque das Nações pôde acompanhar a simulação de um acidente entre um carro, uma van e uma motocicleta. Entre participantes, autoridades e expectadores o evento reuniu centenas de pessoas com o objetivo de chamar a atenção para a importância do atendimento em situações de emergência.
De forma minuciosa a ação simulou uma colisão entre os três veículos, na qual havia a necessidade atender as 14 vítimas do acidente, retirar algumas delas das ferragens, apagar o incêndio iniciado na motocicleta e ainda encaminhar dois dos feriados para atendimento no hospital mais próximo. Para realizar toda a simulação estiveram presentes no local viaturas do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), do Corpo de Bombeiros, o IGP (Instituto Geral de Perícias), a DTT (Diretoria de Trânsito e Transporte), Polícia Civil e Polícia Militar. Interpretando os ocupantes dos veículos e vítimas do acidente estiveram alunos e colaboradores da Unesc.
De acordo com a secretária da comissão e coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação) II da Unesc, Mágada Tessmann, que participou ativamente de toda a preparação para a ação deste domingo, o objetivo foi alcançado. “Hoje foi realizado tudo de forma mais lenta para que fosse possível visualizar e acompanhar todo o trabalho desde a chamada do socorro até a chegada dos recursos adicionais e encaminhamentos das vítimas pelas ambulâncias e pelo helicóptero. Em um caso real tudo seria mais rápido, mas tivemos a oportunidade de mostrar a importância dessa atuação em conjunto e o diferencial de um Serviço Aeromédico disponível”, salientou.
Na simulação a principal necessidade de atendimento do Serviço era uma criança em estado grave. Em situações como essa, conforme Mágada, além de aumentar a possibilidade de sobrevivência do paciente o atendimento ágil melhora ainda a sua qualidade de vida pós acidente. “O tempo resposta determina o quadro desse paciente depois. É um grande diferencial, uma segurança a mais, e não sabemos quando teremos uma situação real como essa para atender e poder salvar vidas”, comentou.
O presidente da comissão de implantação do Serviço, vereador Ttita Beloli, agradeceu o empenho de todos os envolvidos para que fosse possível fazer a simulação. “Tivemos a participação de todos esses voluntários, que se engajaram conosco exclusivamente para colaborar na defesa do Serviço Aeromédico. Esse é mais um passo que estamos dando para a conquista da garantia desse serviço para a população da nossa região”, completou Tita.
Nas próximas semanas um projeto completo, montado por meio da Universidade, será apresentado aos prefeitos da AMREC, da AMESC e da AMUREL.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 07 de julho de 2019 às 17:34Acadêmicos do curso de Design apresentam opções criativas para divertir crianças
A parte final de um intenso trabalho de estudo e produção de brinquedos educativos e divertidos para crianças de três a sete anos foi realizada na tarde deste sábado (6/7). Neste dia dez acadêmicas da terceira fase do curso de Design da Unesc apresentaram os brinquedos que produziram na disciplina de Projeto de Produtos I em ação realizada em parceria com a loja Ludolê. Ao colocar os produtos em contato com o público alvo, as crianças, o resultado não poderia ser melhor: muita interação e diversão dos pequenos com as novidades preparadas com carinho e cuidado pelas estudantes.
As crianças que estiveram presentes na Ludolê ao longo da tarde puderam se encantar com brinquedos que vão desde foguete, espaço para teatro de fantoches, painel interativo, blocos para subir e escorregar, trem para pilotar, jogos que instigam o aprendizado de letras, números e frutas, entre outras opções. As amigas Alice e Gabriela ficaram encantadas com a brincadeira de teatro, já o pequeno João não perdeu tempo e quis usar uma mesa especial produzida por uma das alunas com foco nas atividades manuais e o Theo, mesmo sendo o apaixonado por futebol, se rendeu ao trem e aos blocos para subir e escorregar. Todos fazendo amigos, compartilhando novas experiências e longe das tecnologias.
Tal resultado, conforme o professor responsável pela disciplina, Giovanni De Luca, foi além do esperado. “Foi muito boa a validação feita pelas crianças e as apresentações dos projetos. Era isso que nós buscávamos: ver, na prática, como os pequenos iriam se comportar, se os brinquedos seriam atrativos, intuitivos e seguros”, comentou.
A atividade, de acordo com Giovanni, já é tradicional no curso, que realiza periodicamente projetos com empresas convidadas, em que a empresa apresenta um problema e o durante o semestre o grupo desenvolve em sala de aula atividades para solucioná-lo.
A Ludolê, empresa convidada neste semestre, tem como atividade a venda de brinquedos diferenciados e conta com uma brinquedoteca. “A intenção da empresa era desenvolver produtos próprios, então foram realizadas pesquisas, alternativas e projetos técnicos em que as acadêmicas desenvolveram protótipos de brinquedos dos mais variados tipos”, explica Giovanni.
Depois de uma conversa inicial com a proprietária da loja, Letícia Nunes, as alunas realizaram pesquisas, por meio de questionários e entrevistas presenciais, com os pais e as crianças. “Após essa fase, elas realizaram uma apresentação sobre o conceito, o que elas identificaram como objetivo dos seus projetos, e em seguida trocaram ideias comigo e com a Letícia, que pôde dar uma visão de mercado para as propostas das alunas”, acrescenta.
Ao acompanhar todo o processo de estudo, compartilhamento de ideias, produção e agora apresentação dos resultados, conforme Letícia, o sentimento é de satisfação. “Gostamos bastante dos resultados e a validação feita pelas crianças também nos deixou muito feliz. É comum que empresas façam produtos que na prática não funcionam como deveriam na brincadeira e esse contato de hoje mostra que esses projetos estão dando certo mesmo”, comentou.
De acordo com a proprietária, que é psicopedagoga, os projetos seguiram os princípios de serem seguros, intuitivos, educativos e oferecerem a possibilidade de uma brincadeira autônoma. “As meninas se empenharam muito em encontrar algo que se encaixasse em todas as questões e nos apresentaram resultados que agradaram muito”, completou.
O coordenador do curso de Design, João Rieth, acompanhou a apresentação dos trabalhos e os primeiros contatos das crianças com os brinquedos e se disse encantado com o resultado. “Essa etapa de ‘aprovação’ do produto por parte do público é muito importante. Nem sempre é possível realizar isso de forma completa, mas em uma possibilidade como essa podemos ver na prática todas as questões que foram estudadas para montar o brinquedo, que é algo muito complexo de trabalhar”, comentou.
Mayara Cardoso e Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 06 de julho de 2019 às 17:51
Newsletter
RSS