Engenharia de Agrimensura: Mercado aquecido para profissionais da área
O homem sempre teve necessidade de ter medidas para controlar espaços e projetar obras. E desde antes de Cristo, sem tecnologia alguma, o sistema de medidas auxiliou o homem. Usando apenas suas observações e geometria básica, o grego Eratóstenes, que viveu há mais de 2.200 anos, calculou a medida da circunferência da Terra. Hoje, com a tecnologia, as áreas de Agrimensura e de Cartografia caminham em uma velocidade muito rápida. “Saímos do período sem tecnologia nenhuma para um cenário em que os satélites encaminham informações, temos o Vant (Veículo aéreo não tripulado), drones e o auxílio de equipamentos cada vez mais modernos e precisos”, comenta o coordenador do curso, Vanildo Rodrigues. A aerofotogrametria é a tecnologia mais usada em mapeamento de grandes áreas, pelo fato de apresentar produtos precisos a custos relativamente baixos. Com o advento dos drones, foi possível mapear áreas menores com um custo ainda mais baixo, de forma mais fácil e ágil, pois esta tecnologia exige menos profissionais em campo e menor risco durante o levantamento.
O engenheiro agrimensor pode trabalhar com sistema de posicionamento global por satélites, novas tecnologias de imageamento com veículos aéreos não tripulados, utilizando a fotogrametria, sensoriamento remoto, topografia, cartografia e geoprocessamento.
Na Unesc, o estudante pode contar com a tradição de um curso com 44 anos de vida – único no Estado – e que já formou engenheiros agrimensores que atuam em todo o país e até no exterior, e que realiza a formação acadêmica com o auxílio de professores mestres e doutores em sua maioria, utilizando a estrutura da maior universidade da região. São salas de aula, laboratórios com equipamentos modernos, a maior biblioteca da região e o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) onde os alunos podem desenvolver aulas práticas, utilizar os espaços de aprendizagem e fazer estágio.
Segundo o coordenador adjunto de Engenharia de Agrimensura da Unesc, Hugo Schwalm, ao longo do curso, o estudante pode participar de projetos, mesmo de forma voluntária ou estágio no Iparque e em prefeituras, atuando em diversos setores, como cadastramento e obras. Ele destaca ainda as oportunidades que a própria Unesc dá aos profissionais formados por ela. “Muitos dos nossos professores começaram sua história com a Universidade na graduação em Engenharia de Agrimensura e depois deram continuidade a sua formação e retornaram como professores, colaborando para a formação de novos profissionais”, conta Schwalm.
Profissional em alta no mercado
O mercado procura cada vez mais o profissional de Engenharia de Agrimensura, que pode atuar como profissional autônomo e em escritórios de prestação de serviços, em empresas de engenharia, terraplenagem, telecomunicações, eletrificação, aerolevantamentos, construção civil, instituições de ensino, prefeituras, órgãos públicos como Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura), DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e Forças Armadas.
Engenharia de Agrimensura: Mercado aquecido para profissionais da área
Atualmente, outra possibilidade para os engenheiros agrimensores é o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais, com oportunidade em todo o Brasil. Este projeto tem convênio com a Receita Federal para monitorar as propriedades e será feito em parceria com o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
“O mercado de trabalho é amplo e está em alta, sendo que praticamente 100% dos formados na Unesc estão trabalhando na área. O engenheiro agrimensor que quer trabalhar tem emprego garantido. E trabalhar no que gosta vale muito. Ele tem diversas possibilidades de trabalho, seja em uma empresa ou prestando consultoria ou compondo equipes multiprofissionais em grandes obras em diversos municípios”, afirma
Rodrigues.
Milena Nandi - AICOM - Assessoria de Imprensa Comunicação e Marketing Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Ana Sofia Schuster 05 de julho de 2019 às 17:40Professor Dimas Estevam de Oliveira participa de conferência em Portugal
A Unesc esteve representada mais uma vez em eventos acadêmicos em âmbito internacional. Desta vez quem levou o nome da Universidade foi o professor Dimas Estevam de Oliveira, editor-chefe da Editora da Unesc. Ele realizou apresentação em Conferência Internacional na Universidade de Evora, em Portugal.
O tema levantado por Dimas foi "Desafios para a participação de mulheres no mercado de trabalho em Angola". O evento, intitulado "O mundo lusófono: comunidades globais e locais”, ocorreu de 25 a 29 de junho.
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 05 de julho de 2019 às 16:55Unesc é Top Of Mind
Emoção e reconhecimento. Assim foi a noite de quinta-feita (4/7) para a Unesc. A instituição recebeu premiação na 25ª edição do Prêmio Top Of Mind, em Florianópolis, como uma das marcas mais lembradas pelas cidades catarinenses. A premiação oficial foi entregue em noite de celebração em grande estilo na sede da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina). A ação, que é realizada por meio da pesquisa do Instituto Mapa e promovida pela NSC Comunicação, apontou a Unesc como a mais lembrada no seu segmento em todo o estado, resultado obtido através de 30 mil entrevistas, nos 30 municípios mais populosos de Santa Catarina em março de 2019.
Estar entre as principais empresas de Santa Catarina, de acordo com a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é uma grande emoção e significa o reconhecimento de um trabalho realizado de forma conjunta. “É o reconhecimento do valor dessa identidade que é a marca da Unesc. Uma marca que há 51 anos transforma lugares, transforma pessoas e contribui com o desenvolvimento”, salienta.
Luciane foi acompanhada no evento pela pró-reitora Acadêmica da Instituição, Indianara Reynaud Toreti, e pelo coordenador do curso de Direito e procurador jurídico, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior.
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 04 de julho de 2019 às 22:26Palco do Quintas Culturais recebe Manoela Cardoso da Cunha
A atração da semana no palco do projeto Quintas Culturais, na Unesc, foi a acadêmica do curso de Letras Manoela Cardoso da Cunha. Nesta quinta-feira (4/7) ela encantou a comunidade acadêmica apresentando músicas no estilo pop, MPB e gospel.
Participe
O projeto Quintas Culturais é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura, vinculada a Diretoria de Extensão, Cultura e Ação Comunitária, com o objetivo de promover o desenvolvimento cultural, trazendo todas as quintas-feiras apresentações artístico-cultural no campus da Universidade.
Para fazer parte desta experiência os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (48)3431-2622 / (48) 99644-1986 ou pelo e-mail: cultura@unesc.net.
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 05 de julho de 2019 às 15:58Escola de Inverno 2019: Doenças psicológicas serão assunto de cursos e palestras na Unesc
Discutir a saúde na vida universitária, violências no espaço escolar, a inclusão de pessoas com deficiências e o SUS são algumas das propostas da Escola de Inverno 2019 da Unesc. Neste ano, o evento, que traz o tema ‘Educação, saúde e cidadania: desafios de nosso tempo’, ocorre entre os dias 8 e 10 de julho, nos blocos P e XX1 A da universidade.
Os acadêmicos que resolverem participar da Escola de Inverno poderão discutir e saber mais sobre tudo o que de mais atual compreende os assuntos selecionados. “São trazidos temas atuais, em ensino, pesquisa e extensão, para que os acadêmicos possam expandir seus conhecimentos durante as férias de julho”, coloca a assessora de extensão da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, professora Sheila Saleh.
Neste ano, o tema principal são doenças psicológicas, tipo de enfermidades que mais aparecem na população, a começar pela depressão. “Por isso, convidamos os profissionais da Residência em Saúde Mental”, completou a docente.
Para participar, basta se inscrever através do site oficial do evento até o dia 8 de julho. Uma taxa de R$ 15 por pessoa será cobrada. Além do conhecimento, a participação no evento também garante horas extracurriculares. A Escola de Inverno é realizada em parceria entre as Diretorias de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Confira a programação completa da Escola de Inverno 2019:
08/07 – Segunda-feira
19h às 21h - Prevenção às violências nos espaços escolares.
Ministrantes: Residência Multiprofissional de Saúde Mental e Atenção Psicossocial.
Residentes: Patrícia Mariano e Gabriela Valerim.
09/07 – Terça-feira
13h30 às 15h - Sofrimento psíquico na infância e adolescência.
Ministrantes: Residência Multiprofissional de Saúde Mental e Atenção Psicossocial.
Residentes: Alessandra Machado e Ana Cláudia.
15h30 às 17h – Palestra: Cidadania e Saúde: Cuidado Compartilhado ao Autista.
Ministrantes: Marco Antonio da Silva e Valdemira Dagostin.
19h às 21h - Autocuidado e promoção da saúde na vida universitária.
Ministrantes: Residência Multiprofissional de Saúde Mental e Atenção Psicossocial.
Residentes: Fernando e Alessandra Evaldt.
10/07 – Quarta-feira
13h30 às 15h - Inclusão da Pessoa Com Deficiência.
Ministrantes: Residência Multiprofissional de Saúde da Família / Saúde Coletiva.
15h30 às 17h – Palestra: Inclusão escolar do aluno com TEA: um direito, um desafio.
Ministrante: Profª Édina Regina Baumer.
19h às 21h - Sistema Único de Saúde: direitos de todos.
Ministrantes: Residência Multiprofissional de Saúde da Família / Saúde Coletiva.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Fagner Santos 04 de julho de 2019 às 18:35
Newsletter
RSS