AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso de Odontologia reinaugura Laboratório Multifuncional

Curso de Odontologia reinaugura Laboratório Multifuncional
Investimentos foram realizados no espaço objetivando melhorar o ambiente de aprendizagem (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os alunos que passarem pelo Laboratório Multifuncional de Odontologia da Unesc já no próximo semestre terão uma grata surpresa. Isso porque o local recebeu investimentos para melhorar ainda mais o ambiente de aprendizagem prática dos alunos. Foram instaladas novas telas nos quatro cantos da sala para que os alunos possam acompanhar de maneira mais completa e confortável as instruções dos professores transmitidas simultaneamente em tais aparelhos. Além disso, o espaço ganhou um sistema de som moderno que possibilitará um melhor acompanhamento das falas de quem ministra as orientações nas aulas.

A reinauguração do espaço foi realizada na noite desta segunda-feira (8/7) em ato que contou com a presença da coordenação do curso, professores e representantes da reitoria da Universidade. Após a solenidade os professores participaram de uma capacitação para utilização dos novos equipamentos instalados.

Para o coordenador do curso, Renan Antônio Ceretta, esse é mais um passo que o grupo dá em prol da excelência no ensino. “Nosso professor Luiz Fernando nos destacou a possibilidade de melhoria do espaço e conseguimos viabilizar as mudanças em prol desse resultado ainda melhor. O curso de Odontologia está em constante movimento de modernização para oferecer o melhor aos nossos alunos e professores e, com isso, levar os melhores profissionais ao mercado”, destacou.

Ter a reivindicação atendida de forma completa pela Universidade, de acordo com o professor Luiz Fernando Daltoé, é de extrema importância e dá aos alunos uma possibilidade única. “O que estamos oferecendo aqui poucas universidades oferecem. Isso com certeza vai fazer a diferença no aprendizado dos alunos, que poderão ouvir e ver de forma muito clara tudo o que está sendo exemplificado pelo professor. Nosso papel como docentes é explorar esses recursos e apostar cada vez mais neles”, comentou.

O resultado do esforço conjunto em prol do investimento e da capacitação dos colegas, de acordo com a professora Patrícia Simões Pires, será sentido em pouco tempo. “Certamente poderemos ver esse resultado ali na frente, quando esses estudantes forem atuar na clínica e terão habilidades mais ainda mais bem treinadas a partir dessas novas possibilidades oferecidas. Os alunos veem esse esforço e saberão aproveitar”, pontuou.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, representou a reitoria da Universidade na solenidade. Conforme Fernanda, o movimento de todos os envolvidos no curso de Odontologia em prol de mudanças positivas segue a linha que a Unesc defende: a da união e da inovação. “Estamos passando por um forte processo de inovação na instituição e movimentos desse tipo fortalecem isso. Agradeço, em nome da reitoria o empenho de todos, que mostram força, união e refletem essa dedicação na qualificação dos alunos que vão para o mercado fazendo a diferença”, completou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 08 de julho de 2019 às 22:35
Compartilhar Comente

Reitoria participa de reuniões em defesa das universidades comunitárias em Brasília

Reitoria participa de reuniões em defesa das universidades comunitárias em Brasília
Agenda intensa será realizada nesta semana na Capital Federal (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, participam de extensa agenda nesta semana em Brasília. Nesta segunda-feira (8/7) as representantes da Universidade participaram de reunião com a presidência do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e com representantes do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Junto da Unesc, estiveram presentes representantes das outras 15 instituições que integram o Sistema Acafe.

Conforme a reitora, as reuniões foram proveitosas e serviram para apresentar as universidades comunitárias e destacar a importância de cada uma delas em sua região. “Além disso, já foi possível encaminhar a viabilização de uma visita da direção de Avaliação do Enade à Universidade em outubro”, comentou Luciane.

A equipe do Inep, de acordo com Luciane, ouviu atentamente as reivindicações levantadas pela Acafe e desenhou ótimos projetos futuros.

A agenda da Semana Acafe em Brasília segue nesta terça-feira (9/7).

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 08 de julho de 2019 às 21:15
Compartilhar Comente

Música, cultura e emoção na 27ª Festa de Inverno do Colégio Unesc

Música, cultura e emoção na 27ª Festa de Inverno do Colégio Unesc
Diversão, música e comidas típicas do inverno marcaram presença na 27ª Festa de Inverno do Colégio Unesc (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

O período escolar é importante para que o caminho futuro do estudante seja pavimentado pelo conhecimento e por experiências que preparam para a vida. Esta é a proposta do Colégio Unesc que, todo ano, realiza a Festa de Inverno.

Criada a partir de um projeto pedagógico interdisciplinar, a celebração é uma oportunidade para que o conhecimento visto em sala de aula se transforme em diversão, dança e cultura, bem como as experiências vividas com os amigos se tornem momentos de alegria, união e companheirismo.

Assim foi a 27ª Festa de Inverno do Colégio Unesc: um ambiente alegre, plural e acolhedor para alunos, professores, coordenação, pais e visitantes. Contando com mais de 15 apresentações artístico-culturais das turmas do Colégio e da Companhia de Dança Unesc, a celebração ocorreu no último sábado (06). Além das apresentações, uma bicicleta e um tablet foram sorteados durante o evento, bem como diversos alimentos típicos do inverno, como pinhão, quentão e cachorro quente, puderam ser apreciados nas variadas barraquinhas da festa.

Já no palco, a celebração ofertou espaço para que os estudantes pudessem expressar o que sentem sobre os assuntos abordados em sala de aula referentes ao tema principal da festa; 'Diversidade Cultural Latino-Americana: Soy loco por ti América'. O tema foi selecionado com a participação dos estudantes. Todas as apresentações referenciaram algum aspecto de um dos vários países da América Latina, como o tango argentino, o Dia de los Muertos mexicano e Carmen Miranda, musa do samba brasileiro.

Emoção: sempre presente na Festa de Inverno

Quem se divertiu dançando foi a Julia Borges Cechella. Aluna do 3º ano do Ensino Médio, ela aproveitou a festa para comemorar o tempo que passou com os amigos que fez durante sua passagem pelo Colégio. “Estar no último ano do é algo muito louco. Sabemos que teremos toda a vida pela frente, mas o ensino médio é uma parte da nossa vida que marcou demais, e participar da nossa última Festa de Inverno fez com que trabalhássemos demais para que tudo fosse perfeito”, disse a estudante

A participação dela refletiu muito ensaio e preparação. “Me dediquei muito nos ensaios e na apresentação, pois queria que fosse memorável para todos os envolvidos e espectadores e, principalmente para mim. Essa festa é o jeito de garantir que tudo que vivi no Colégio fique guardado na memória para sempre”, revelou Júlia.

E a turma do 3º ano do Ensino Médio é a representação perfeita do que a Festa de Inverno busca trazer para o Colégio. “Somos uma turma muito unida, e é como se essa festa e a nossa apresentação fosse o ápice da nossa união. A nossa dança foi a nossa diversão, focando na integração da nossa turma. E isso é o mais legal, pois estamos nos despedindo do Colégio e da turma, mas tive a chance de me divertir com meus amigos”, relatou Júlia da Luz Zilli, colega de turma da Júlia Borges.

Uma festa para agradar a todos

E a festa de inverno não é uma experiência calorosa apenas para os estudantes. “Estava tudo lindo, muito bem organizado e divertido”, elogiou Carla Monteiro, mãe de dois alunos do Colégio Unesc. “É visível o empenho da comunidade escolar nas apresentações, além de todo o cenário da festa, as comidas muito diversificadas e saborosas, tudo devidamente no seu lugar para garantir a melhor experiência para quem vem assistir”, completou.

Tudo o que Carla viu na celebração foi cuidadosamente planejado, de maneira pedagógica, pelos professores e coordenação do Colégio. A preparação também contou com a participação dos estudantes. “Acompanhei os ensaios das apresentações, o empenho e a dedicação de cada aluno foi fundamental para que tudo desse certo. E deu, eles arrasaram. Foi um espetáculo incrível, emocionante”, pontuou a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas.

O caráter pedagógico da Festa de Inverno também foi enfatizado pela coordenadora geral do Colégio, Marlene Pires. “Esta celebração mostra como um trabalho pedagógico bem planejado e organizado resulta em uma manifestação de alegria e espetáculo, comentou. “Nossos alunos do primeiro ano do ensino fundamental ao ensino médio ensaiaram e se dedicaram ao máximo, e os professores se dedicaram desde o planejamento das aulas envolvendo a temática até a preparação da decoração da Festa e barracas de alimentação”, complementou.

A coordenadora do Colégio também agradeceu à reitora da Unesc, professora Luciane Ceretta, a pró-reitora da universidade, Indiana Toreti, e o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, bem como parceiros, colaboradores e patrocinadores do evento. “Todos nos apoiam sempre e acreditam no nosso trabalho”, finalizou Marlene.   
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 08 de julho de 2019 às 17:40
Compartilhar Comente

Unesc comemora a conquista de cinco medalhas no Juc’s 2019

Unesc comemora a conquista de cinco medalhas no Juc’s 2019
Jogos Universitários Catarinenses foram realizados em Joinville (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc comemora a conquista de cinco medalhas com os atletas participantes da edição de 2019 do JUC’s (Jogos Universitários Catarinenses).  Nesta oportunidade, no fim do mês de junho, a Universidade conquistou a medalha de prata no Xadrez, com a aluna Kathiê Goulart Librelato, e outras quatro medalhas no Atletismo, sendo uma de ouro, no Lançamento de Dardo, com o aluno Juliano Mondardo Dal Molin.

Confira os detalhes dos resultados:

Xadrez Feminino:

Kathiê Goulart Librelato Curdo de Educação Física Bacharelado - Vice-campeã.

Atletismo masculino:

Juliano Mondardo Dal Molin - Curso de Engenharia Civil - Campeão no Lançamento de Dardo

Alan Santiago Rodrigues - Curso de Educação Física Bacharelado - 3° Lugar nos 400 metros e 4° nos 400 metros com barreiras

Atletismo feminino:

Vitória dos Santos Rebello - Curso de Direito - 3° Lugar no Lançamento de Disco e 3° Lugar no Arremesso de Peso

Mikaely MIchels Demo - Curso de Educação Física Bacharelado - 4° Lugar nos 100 metros e 4° Lugar nos 200 metros

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 08 de julho de 2019 às 17:14
Compartilhar Comente

Empreendedorismo e inovação debatidos em formação para professores da Unesc

Empreendedorismo e inovação debatidos em formação para professores da Unesc
Atividades estão vinculadas ao Programa Jornada Empreendedora (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os professores da Unesc participam esta semana, de mais uma capacitação do Programa Jornada Empreendedora. Desta vez, os encontros abordarão a “Disciplina Empreendedorismo” e a “Disciplina Empreendedorismo e Inovação”. O primeiro ocorreu nesta segunda-feira (8/7), nos períodos matutino e vespertino, e abordou pontos como comportamentos empreendedores, modelos de negócios e planos de negócios.

A capacitação sobre “Disciplina Empreendedorismo” encerra nesta terça-feira (9/7) e tem como objetivo expandir o conceito de empreendedorismo para além da visão de negócios, ampliando sua atuação para o desenvolvimento de comportamentos empreendedores.

Segundo o consultor do Sebrae Santa Catarina responsável pela capacitação, Cristiam Oliveira, os comportamentos empreendedores que devem ser observados nos alunos são: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento; rede de contatos e independência e autoconfiança.

“O que se pretende é trabalhar com os professores as maneiras de abordar o empreendedorismo dentro de seus cursos, independente dos estudantes pretenderem ser empresários em suas áreas”, comenta o consultor do Sebrae Santa Catarina responsável pela capacitação, Cristiam Oliveira.

Além dos encontros presenciais, os participantes desta capacitação vão realizar parte dos estudos em ambiente virtual. Ao todo, serão 32 horas/aula.

Ainda esta semana, os professores da Universidade irão participar de outra capacitação do Programa Jornada Empreendedora. “Disciplina Empreendedorismo e Inovação”, nesta terça-feira, das 13 às 17 horas e nesta quarta-feira, das 8 às 17 horas. O ministrante será o consultor do Sebrae Santa Catarina, Marco Murara.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 08 de julho de 2019 às 16:03
Compartilhar Comente