AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Simpósio de Saúde da Unesc vai contar com pesquisadores de renome nacional

Simpósio de Saúde da Unesc vai contar com pesquisadores de renome nacional
Encontro vai apresentar e discutir pesquisas da área da saúde (Foto: Diculgação) Mais imagens

Pesquisadores de destaque no cenário científico nacional estarão na Unesc para ministrar palestras e minicursos no 8º Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde, promovido pelo PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Universidade. O encontro, que ocorre de quarta a sexta-feira (7 a 9/6) tem o intuito de apresentar e discutir os resultados de pesquisas experimentais, pré-clínicas e clínicas. As inscrições podem ser feitas na hora ou pelo site da Universidade.

Processos de Memória, micotoxinas, fungos toxigênicos, entre outros assuntos, serão temas de palestras e minicursos. Durante o encontro, também irão ocorrer apresentações orais e resumos pré-selecionados, que estarão concorrendo ao prêmio Newton Lucchiari.  O reconhecimento foi criado com o objetivo estimular a produção científica, revelar talentos e premiar trabalhos de iniciação científica inovadores na área da saúde.

O simpósio também vai contar com o “Café com Ciência”, um espaço para desenvolver debates e discussões em grupos de forma livre e aberta com o intuito de os participantes compartilharem suas experiências científicas, tudo acompanhado de um delicioso café.

Outro momento de integração será o “Ciência com Arte”. O encontro vai contar com uma atividade cultural desenvolvida pelos diferentes grupos de pesquisa do PPGCS, com temas relacionados à pesquisa científica.

Confira a programação do evento
(clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 05 de junho de 2017 às 15:39
Compartilhar Comente

Quando o amor pela natureza vira profissão

Quando o amor pela natureza vira profissão
Patrícia ajudou na montagem da Baleia de Bride na Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Ao visitar o Museu de Zoologia da Unesc após anos, Patrícia Canapini fica com os olhos cheios de alegria. Isso porque foi ali que ela viu nascer a paixão que a levou a escolher o caminho pessoal e profissional a seguir. Foi neste espaço que a menina que adorava “mato e bicho” se encantou, a acadêmica fez estágio e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e decidiu que iria levar educação ambiental para crianças e adultos.

Natural do Paraná, Patrícia mora há 22 anos em Treviso. Ela lembra que já na primeira vez que teve contato com o Museu, sentiu algo diferente. “Desde criança eu gosto da natureza. Meu pai era fitoterapeuta e nós sempre tínhamos contato com as plantas e os animais. Na quinta série minha escola veio conhecer o que na época era Unidade de Zoologia da Unesc. Tivemos uma palestra no laboratório e conhecemos o acervo. Quando vi tudo aquilo, meu olho brilhou”, conta.

Depois desse episódio, Patrícia retornou à Unesc várias vezes enquanto estudava no Cedup, até que em 2005 se tornou aluna de Ciências Biológicas (Bacharelado) da Universidade. “No segundo semestre do curso já fui até o Museu e conversei com a professora Morgana pedindo para trabalhar lá. Fui monitora e acompanhava as escolas nas visitas. No meu TCC ‘O potencial da Unidade de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski na educação ambiental’ eu verifiquei como as atividades dele motivavam as crianças a conhecerem e respeitarem o meio ambiente”, comenta Patrícia, que colou grau em 2009 e durante o estágio, fez parte da equipe que montou a baleia-de-Bryde, exposta no Bloco Administrativo da Universidade.

Do estágio no Museu, em 2010, Patrícia agora bióloga, partiu para uma temporada como voluntária no Projeto Baleia Franca, em Imbituba. Morou um tempo em São Paulo e em 2012 começou o trabalho como monitora em trilhas ecológicas em Porto Belo, em Santa Catarina. No ano seguinte, passou a trabalhar no Museu de Biologia Marinha de Bombinhas e, atualmente, desenvolve atividades de educação ambiental no Museu de História Natural Charles Darwin, também em Bombinhas.

Para Patrícia, trabalhar com educação ambiental é uma maneira de fazer algo pelo planeta. Segundo ela, as crianças chegam aos locais com muita curiosidade e depois costumam ensinar aos adultos – de quem acabam reproduzindo modelos – o que aprenderam. E em sua opinião, já está ocorrendo, mesmo que lentamente, uma mudança de postura das pessoas. “É preciso analisar melhor a frase ‘colocar o lixo para fora’. Não existe ‘fora’. Tudo o que produzimos vai para algum lugar do planeta. E também devemos nos preocupar com essa questão. As nossas ações afetam a todos. Nada está isolado”, afirma a bióloga.

E que tal fazer essa reflexão também? Hoje (5/6), no Dia Mundial do Meio Ambiente, a Unesc quer lembrar que cada um é responsável pela “casa comum”, e que sim, as pequenas ações são necessárias e importantes. Elas podem crescer e influenciar positivamente mais pessoas, em uma onda positiva. A gente se sente orgulhosa de acolher em nosso campus projetos como o Museu de Zoologia, que tocou a Patrícia, que está tocando outras pessoas. Além dele, nossos professores, alunos e funcionários desenvolvem de atividades de extensão que abordam as questões ambientais em diferentes comunidades até projetos inéditos no Brasil para a recuperação de áreas degradadas e que beneficiam pessoas em uma esfera macro. Não importa o tamanho da sua ação. O importante é que você faça. O planeta agradece. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 05 de junho de 2017 às 09:00
Compartilhar Comente (2)

Obras individuais de artistas dialogam em exposição “Exercícios”

Obras individuais de artistas dialogam em exposição “Exercícios”
Mostra está aberta para visitação no Espaço Toque de Arte da Unesc (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Uma tentativa de apresentar e aproximar propostas individuais e de caráter processual de dois artistas. Esse é o olhar que Kim Coimbra e Sara Uriarte trazem na exposição “Exercícios”. A abertura da mostra ocorreu na noite desta sexta-feira (2/6) na Unesc, no Espaço Toque de Arte da Universidade.

As obras se aproximam inicialmente por estabelecerem relações com seus processos, a partir de dois lugares. O primeiro por serem exercícios individuais de coletas e coleções, e o segundo, por estas coletas e coleções habitarem o mesmo espaço: o atelier compartilhado pelos artistas, localizado no município de Itajaí.

Segundo a artista Sara Uriarte, trazer a exposição para dentro de uma Universidade fomenta a exposição. “As leituras entre os trabalhos partem de exercícios e processos inacabados que surgiram dentro da academia e de espaços de educação. Sendo assim, as obras estarem expostas dentro da Unesc faz todo sentido”, comentou.

O artista Kim Coimbra ressaltou a importância de a Unesc possuir espaços direcionados para a arte. “Venho de Itajaí, e por lá, vivemos em um momento de pouca valorização e até mesmo de abandono de espaços municipais de arte, assim como também acontece em Criciúma. Por conta disso, ter uma Universidade que demonstra essa preocupação é de suma importância para o desenvolvimento da arte na região”, comentou.

A exposição estará disponível para visitação até o dia 25 de junho.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 02 de junho de 2017 às 21:45
Compartilhar Comente

Curso preparatório para o ENEM inicia na Unesc

Curso preparatório para o ENEM inicia na Unesc
Aulas são gratuitas e reúnem candidatos de vários municípios (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

As provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ocorrem apenas em novembro, mas a Unesc já deu a largada na preparação de mais de 700 pessoas. Na noite desta sexta-feira (2/6), iniciou o curso gratuito com aulas com conteúdos, dicas e esclarecimentos tanto sobre as matérias quanto as provas. Os candidatos, divididos em dez turmas, terão cinco encontros semanais com professores do Colégio Unesc e da Universidade.

A estudante Maria Eduarda da Silva, 17 anos, de Balneário Rincão, estava em uma das quatro salas que receberam o curso preparatório nesta sexta-feira. Com ela, moradores de Criciúma, Içara, Forquilhinha, Siderópolis e Jacinto Machado olhavam atentos para a professora Katiana Possamai, que passava informações sobre Redação. “Quero fazer Enfermagem e vou tentar pela bolsa do ProUni. Me inscrevi no curso aqui na Unesc para ter uma ajuda e conseguir mais conhecimentos para a prova”, comentou Maria Eduarda, que será a primeira pessoa de sua família a fazer um curso de graduação.

Durante a primeira aula, a coordenadora do curso preparatório para o ENEM da Unesc, Eloisa Oliveira, deu as boas-vindas aos alunos e chamou a atenção para a importância da atitude em começar cedo os estudos para o exame. “Vocês vão sair na frente e isso vai colaborar tanto na questão da concorrência quanto na de intimidade com o modelo de prova. A Unesc, como Universidade Comunitária, também é a casa de vocês. Aproveitem para se prepararem aqui e conhecer os espaços e possibilidades que ela oferece”, comentou Eloisa.

O curso é aberto para alunos que estão concluindo ou já concluíram do Ensino Médio (regular, Educação de Jovens e Adultos ou profissionalizante), que tenham estudado em escolas públicas e particular com bolsa integral exceto estudantes do Colégio Unesc e pessoas que estão fora do sistema escolar regular, desde que tenham mais de 18 anos e que tenham concluído o Ensino Fundamental e efetuado inscrição no ENEM 2017. Os interessados em fazer parte do curso preparatório podem entrar em contato pelo e-mail cursoenem@unesc.net ou pelos telefones (48) 3431-2610 e (48) 3431-2615.

Todos os participantes do curso receberão um e-book para auxiliar em seus estudos – mas o acesso também é liberado para pessoas que não se inscreveram nas aulas. O livro digital foi elaborado por professores da Instituição. O curso faz parte de um projeto de extensão realizado pela UNA HCE (Unidade Acadêmica Humanidades, Ciências e Educação), vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc.

As turmas foram divididas em:


quatro aos sábados, das 7h30 às 11h45;
duas nas segundas-feiras, das 13h30 às 17h30 e uma das 19 às 22 horas;
uma nas quartas-feiras, das 19 às 22 horas;
duas nas quintas-feiras, das 19 às 22 horas;
uma nas sextas-feiras, das 19 às 22 horas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 02 de junho de 2017 às 21:08
Compartilhar Comente

Professores de Engenharia Química defendem seus trabalhos de doutorado

O curso de Engenharia Química da Unesc ganhou mais dois professores doutores recentemente. Dois docentes apresentaram os trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSC, para obtenção do grau de doutor em Engenharia Química.

Na última quarta-feira (31/5), o professor Maykon Cargnin, defendeu sua tese “Aplicação do método da média no volume na modelagem e simulação de decomposições de argilominerais e carbonato de cálcio durante a etapa de queima de revestimentos cerâmicos porosos” na UFSC. Cargnin foi orientado pela professora doutora Selene Guelli Ulson de Souza e coorientado pelos professores doutores Antônio Augusto Ulson de Souza e Agenor De Noni Junior.

A banca foi composta pelos professores doutores: Cíntia Soares, Adriano da Silva e José Vladimir de Oliveira (UFSC), Michael Peterson (Unesc) e Henry França Meier (FURB).

Já nesta segunda (5/6), Maria Alice Prado Cechinel fez a defesa de sua tese  “Redução de Ions Metálicos de Efluentes Petroquímicos Sintéticos Usando Macroalgas Marinhas Como Trocadores Catiônicos Naturais”, orientada pela professora doutora Selene Guelli Ulson de Souza e coorientada pelos professores doutores Antônio Augusto Ulson de Souza e Vítor Jorge Paes.

A banca foi composta pelos professores doutores: Cíntia Soares e José Vladimir de Oliveira (UFSC), Franciele Girardi (Univali), Michael Peterson (Unesc) e Everton Skonronski (Udesc).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 05 de junho de 2017 às 09:00
Compartilhar Comente