CER realiza integração entre grupo de ostomizados da região
O Grupo de Pessoas Ostomizadas do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc recebeu, na tarde desta quinta-feira (25/4), pacientes dos municípios de Criciúma, Cocal do Sul e Urussanga para uma integração entre as pessoas ostomizadas. O encontro contou com uma roda de conversa e discussões sobre o grupo.
De acordo com a coordenadora do CER, Mágada Tessman, o evento fortalece a convivência e a interação entre os pacientes que convivem com a mesma situação. “Além disso, queremos oferecer suporte aos municípios para a formação de grupos de ostomizados nas cidades participantes”, comentou.
Estomizados ou ostomizados são pessoas que sofreram uma intervenção cirúrgica de modo que se forma uma comunicação entre um órgão interno com o meio externo. No projeto da Unesc, pessoas de diferentes idades participam das reuniões, trocam experiências e fazem dinâmicas organizadas por estudantes e professores. A Universidade também doa o material utilizado pelos pacientes.
O evento contou com a participação de acadêmicos da Universidade e profissionais do CER. “A cada mês, dois municípios serão convidados a vir para a reunião da Associação dos Estomizados de Criciúma”, completou Mágada.
Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Vitor Netto Henrique 26 de abril de 2019 às 15:45Palco do projeto Quintas Culturais recebe atrações especiais
O palco do Quintas Culturais recebeu, na quarta-feira (24/04), a apresentação de Allan Piter, profissional que atua no ramo musical há 18 anos. Allan esteve recentemente na estrada por 29 dias divulgando seu recente lançamento: o EP Minha Música, Meu Mundo. O músico é natural de São Caetano do Sul (São Paulo). No palco do Projeto Quintas Culturais, nesta semana, apresentou músicas nacionais e de sua autoria.
Já na quinta-feira (25/04) o projeto recebeu em seu palco Danielle Rozeng, Leonardo Cardoso e Emilly Machado, acadêmicos da Unesc, que apresentaram músicas no estilo pop e nacionais.
Participe
O projeto Quintas Culturais é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura, vinculada à Diretoria de Extensão, Cultura e Ação Comunitária e tem o objetivo de promover o desenvolvimento cultural, trazendo todas as quintas-feiras apresentações artistico-culturais no campus da Universidade.
Para fazer parte desta experiência os interessados podem entrar em contato pelos telefones: (48) 3434-2622 / (48) 99644-1986 ou pelo e-mail: cultura@unesc.net.
Quintas Feirabazar
Ainda na quinta-feira (25/04) a comunidade acadêmica pôde participar do projeto Quintas Feirabazar, que ocorre paralelamente às apresentações musicais.
O Quintas Feirabazar é uma proposta do Setor Arte e Cultura, criado com o intuito de contribuir com o desenvolvimento da cultura do consumo consciente. O espaço é destinado à troca e/ou comercialização de objetos de valor pessoal (roupas, livros, acessórios, produções artísticas e demais objetos) entre a comunidade interna do Campus Unesc. O projeto foi inspirado num evento denominado “Mercado de Pulgas”.
A Feirabazar acontece todas as quintas-feiras, das 17h às 19h, no Hall do Bloco XXI A - B - C (concomitante ao projeto Quintas Culturais).
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 26 de abril de 2019 às 13:34Reitoria faz convite aos prefeitos do Vale do Araranguá para lançamento do Unesc Virtual
Os prefeitos da região do Vale do Araranguá receberam nesta quinta-feira (25/4) um convite especial da Unesc. Em encontro ocorrido na sede da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), com gestores da Universidade, convidaram os representantes da região para o lançamento do projeto Unesc Virtual no dia 7 de maio, às 20 horas, no Clube Grêmio Fronteira, em Araranguá.
O Unesc Virtual oferecerá cursos de graduação, pós, cursos de curta duração e cursos corporativos no modelo EAD (Ensino a Distância) em dois polos: no campus da Unesc e na FVA (Faculdade do Vale do Araranguá).
Segundo a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, o projeto de Ensino a Distância com a marca Unesc foi desenvolvido utilizando toda a expertise da Universidade, desde o material didático até o projeto pedagógico. O objetivo da Instituição é ampliar a possibilidade do acesso a um ensino de qualidade, em um projeto que leva em consideração a realidade regional e também visa colaborar com o desenvolvimento dos municípios em que a Universidade atua.
No encontro com os prefeitos, os representantes da Unesc foram recepcionados pelo presidente da Amesc, Arlindo Rocha, que, após a conversa com as autoridades, conduziu os gestores da Universidade para uma reunião dos secretários de Educação do Vale do Araranguá. Na oportunidade, eles também receberam o convite para o lançamento no dia 7 de maio.
“A região de Araranguá abriu as portas para a Unesc. Ficamos muito felizes com o acolhimento de todos e com a perspectiva de a Universidade ampliar a parceria com o Vale do Araranguá”, comentou a reitora, ressaltando que os prefeitos levantaram a possibilidade de a Instituição realizar fóruns de desenvolvimento regional, a exemplo do que realizou em Criciúma.
Além de Luciane, o vice-reitor, Daniel Preve; a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris; e a chefe de Gabinete da Reitoria, Gisele Coelho Lopes, participaram do encontro com os prefeitos do Vale do Araranguá e falaram sobre a Unesc Virtual e o seu projeto diferenciado e pensado para colaborar com o desenvolvimento regional.
Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 26 de abril de 2019 às 10:47Curso de Moda debate o empoderamento feminino e a cadeia produtiva
Acadêmicos do curso de Moda do Senai/Unesc participaram na noite desta quarta-feira (24/4), de uma mesa redonda sobre o movimento Fashion Revolution e o Denin Day. A atividade fez parte das ações promovidas pelo curso ao longo desta semana e contou com a mesa-redonda “Fashion Revolution”, com Larissa Moraes, e também e mesa-redonda “Denim Day Santista”, com Daniele Antunes e Ananda Figueiredo.
“O Fashion Revolution é um movimento que possibilita que todos nós façamos uma avaliação de toda a cadeia produtiva da moda, possibilitando que nossos alunos possam pensar de uma maneira mais crítica. Desta forma, falamos da moda de forma sustentável”, explica a coordenadora do curso de Moda, Charlene Vicente Amâncio.
Durante a noite, também foram escolhidos os alunos vencedores do concurso "Calça Customizada", promovido em parceria com a Santista e realizado somente em três instituições de ensino do país. O curso de Moda do Senai/ Unesc foi o único da região selecionado. Um dos vencedores foi o aluno Emanuel Goulart. A equipe composta pelos acadêmicos Patrick Candioto, Camila Matos e Daniela Carvalho também foi premiada.
As atividades do Fashion Revolution encerram nesta sexta-feira (26/4). Na quinta-feira (25/4) foi realizada mais uma edição do Re(Bazar), no Senai de Criciúma, que possibilitou a troca de uma peça por outra, estimulando assim a prática da sustentabilidade. Nesta sexta-feira, o Re(Bazar) ocorrerá na Unesc durante todo o dia.
*Com colaboração de Jéssica Pereira, da Novo Texto Comunicação
Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 26 de abril de 2019 às 09:50Estudantes de Morro Grande comemoram o Dia da Terra com diversão e conhecimentos
Em comemoração ao Dia da Terra, 22 de abril, a Unesc levou informação aos estudantes do ensino infantil de Morro Grande. A equipe do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), com o projeto “Arqueologia Pública no Extremo Sul Catarinense: Patrimônio arqueológico e a história e cultura Guarani nas séries iniciais”, visitou escolas da região para compartilhar conhecimentos sobre a ocupação indígena região Sul catarinense e o patrimônio arqueológico encontrado no local.
Nesta quarta-feira (24/4), as atividades foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Dário Crepaldi, na Escola de Educação Básica Ana Machado Dal Toé e no Centro de Educação Infantil Pernalonga. Já na quinta-feira (25/4), a troca de conhecimentos foi promovida no Centro de Educação Infantil Nossa Senhora da Salete e novamente na Escola de Educação Básica Ana Machado Dal Toé. Os eventos foram organizados pela Secretaria de Educação do Município.
O coordenador do Lapis, professor doutor Juliano Bitencourt Campos, conta que nos dois dias foram realizadas apresentações expositivas para os alunos se familiarizarem com as culturas pré-históricas e históricas que habitavam a região, além de conversas sobre o trabalho do arqueólogo em campo.
Após o diálogo, os alunos participaram de atividades práticas e lúdicas em oficinas temáticas, como confecção de réplicas em cerâmica, de arte rupestre e escavação arqueológica. “Através da alfabetização cultural, o projeto busca transformar e aprimorar as formas de conhecer a ocupação humana na região. O resultado contribui para que a comunidade escolar se aproxime dos saberes culturais, fomentando a criação de agentes de preservação e valorização do patrimônio”, destaca Campos.
As atividades realizadas na escola fazem parte de um processo de ações em prol da educação patrimonial, desenvolvido na região há anos pelo Laboratório vinculado ao PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais).
“As iniciativas reforçam a missão institucional da Unesc, que, por meio do ensino, pesquisa e extensão, promove a qualidade de vida e a sustentabilidade do ambiente. Com as ações, as crianças vivenciam na prática os hábitos culturais dos grupos indígenas pré-históricos e históricos e acabam descobrindo um passado que se estrutura através da cultura material e arqueológica, pesquisados pela equipe do Laboratório”, explica o professor.
As atividades do Lapis são realizadas com a aprovação do Edital Nº 200/2018, vinculado a Proacad (Pró-Reitoria Acadêmica); a Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias; e ao Programa Institucional de Projetos de Extensão. As atividades são conduzidas por Campos, com atuação das estudantes de Geografia e bolsistas pesquisadoras, Eloisa de Figueredo e Francine Lunardi Calegari, e da mestranda do PPGCA, Caroline Zocche.
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 25 de abril de 2019 às 18:25
Newsletter
RSS