AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc presente na inauguração da “Rua da Gente”

Unesc presente na inauguração da “Rua da Gente”
Evento foi realizado neste domingo (28/4) (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc, com ações de extensão e cultura, marcou presença na inauguração do projeto “Rua da Gente”, idealizado pela FME (Fundação Municipal de Esportes). A cerimônia ocorreu na manhã deste domingo (28/4) com a presença de autoridades do Sul catarinense.

A proposta da Administração Municipal é fechar a rua José Henrique Mezzari aos domingos, das 9 às 18 horas. O espaço, localizado atrás do Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera, será ponto de encontro para a comunidade desenvolver e participar de iniciativas culturais, esportivas, de lazer e de saúde.

A Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, representou a Universidade na cerimônia e destacou o espaço como um importante avanço social para o município "É um local pensado para as pessoas, que vai agregar à cultura, saúde e educação da região. A partir de hoje, os domingos estarão marcados no calendário do morador criciumense e a Unesc se fará presente nestes momentos importantes para o desenvolvimento regional’, afirma.

A rua, de aproximadamente 500 metros, é pavimentada e possui arquibancadas para mais de mil pessoas. O evento contou com atrações como apresentações culturais, atividades de recreação infantil, práticas esportivas, aeromodelismo e outros atrativos.

Segundo o presidente da FME de Criciúma, Nícola Martins, o principal objetivo do projeto é fazer com que as pessoas saiam de casa e utilizem o espaço público como ponto de encontro aos domingos. “Hoje é muito difícil as pessoas saírem de suas residências para praticar esportes e vivenciar momentos de lazer. Então resolvemos fornecer um lugar cômodo para estimular esses hábitos, colaborando com o ânimo e a saúde física dos criciumenses”, destaca.

A Prefeitura de Criciúma também visa consolidar a rua José Henrique Mezzari como um local voltado à gastronomia, eventos, manifestações e lazer para todos os moradores. “Essa é uma rua para os criciumenses. Pretendemos utilizá-la para incentivar a prática de esportes e realizar eventos municipais, como desfiles cívicos-militares. É mais uma opção de lazer à disposição das pessoas”, comenta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Espaço Unesc

Durante todo o domingo, a Unesc se fez presente em um espaço pensado para as pessoas. O Programa de Residência Multiprofissional contribuiu com auriculoterapia, orientações sobre saúde e lazer. O projeto de extensão Sala de Leitura e Matemática realizou ações educativas, e o projeto Remus movimentou o espaço com o funcional.

O Setor de Arte e Cultura também esteve presente no evento. O Grupo de Performance levou duas manifestações: a iniciativa Sombras, com mímicos inspirados em Charlie Chaplin e Os Duendes, personagens criados para representar a vida no campus da Universidade.

A coordenadora do Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, também esteve presente.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 28 de abril de 2019 às 12:39
Compartilhar Comente

Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski profere palestra em Treviso

Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski profere palestra em Treviso
Coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc participou da Aula Inaugural do projeto Protetor Ambiental Mirim (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, foi a responsável por proferir uma palestra na Aula Inaugural do projeto Protetor Ambiental Mirim, na noite de quinta-feira (25/04), em Treviso. Na oportunidade, Morgana abordou o tema “Ameaças à Biodiversidade”. A Unesc, por meio do Museu, já é parceira do projeto, desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental de Maracajá, sob o comando do 1º Tenente João Hélio Schneider de Siqueira Santos, em diversos municípios.

O evento desta quinta-feira contou com a presença de 30 jovens participantes do projeto e de seus familiares, além de autoridades do município. Durante a Aula Inaugural, a Polícia Ambiental entregou os uniformes para o desenvolvimento das atividades.

O Programa Protetor Ambiental, institucionalizado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), proporciona formação de 180 horas/aula e apresenta disciplinas nas áreas de ecologia, recursos hídricos, gestão de resíduos, de flora e de fauna, legislação ambiental, unidades de conservação, que integram o conteúdo programático da formação. Promove ainda atividades extracurriculares, como visitas educativas à Unidades de Conservação, Museu de Zoologia da Unesc, trilhas ecológicas e noções de aspectos regionais, culturais, cidadania e civismo que completam o programa.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 27 de abril de 2019 às 08:01
Compartilhar Comente

ReBazar promove conceito de consumo consciente na Unesc

ReBazar promove conceito de consumo consciente na Unesc
Ação do curso de Design de Moda tem foco na troca de peças de roupas entre os participantes (Fotos: Mayara Cardoso / Jéssica Pereira) Mais imagens

Nesta sexta-feira (26/04) quem passou pelos blocos XXI-A e XXI-B pôde conhecer a ação ReBazar, do curso de Tecnologia em Design de Moda Senai/Unesc. O projeto consiste no incentivo à troca de roupas com o objetivo de que as peças tenham tempo de uso maior e não fiquem paradas nos guarda-roupas de forma inutilizada.

Conforme a professora do curso, Camila Dal Pont Mandelli, que acompanhou a atividade no campus da Unesc ao longo do dia, o resultado da ação especial foi positivo. “Consideramos que atingiu nosso objetivo principal. As pessoas trouxeram roupas que já não serviam mais ou que não estavam sendo utilizadas e trocaram por roupas diferentes que gostaram”, comentou.

A ação, que tem como mote a frase “Troque peças que você já amou, por outras que você vai amar”, também foi realizada no campus do Senai na quinta-feira (25/04).

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de abril de 2019 às 22:38
Compartilhar Comente

Comunidade acadêmica e familiares se reúnem em celebração pelo 7º dia de falecimento do ex-reitor Antônio Milioli Filho

Comunidade acadêmica e familiares se reúnem em celebração pelo 7º dia de falecimento do ex-reitor Antônio Milioli Filho
Cerimônia religiosa foi realizada no Auditório Ruy Hülse na noite desta sexta-feira (26/04) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Auditório Ruy Hülse mais uma vez foi palco de homenagens ao ex-reitor da Unesc, Antônio Milioli Filho. Na noite desta sexta-feira (26/04) o encontro foi para a celebração religiosa de 7º dia de falecimento. Toninho, como sempre foi conhecido, morreu na última sexta-feira (19/04), vítima de um câncer e teve velório também realizado na Universidade como forma de homenagem a sua extensa trajetória de contribuição em prol da Instituição.

A cerimônia desta noite, ministrada pelo padre Marcos Henrique Ferreira, contou com a presença de familiares, ex-colegas, ex-alunos e com a equipe da reitoria.

Ao final da celebração a família de Antônio foi presenteada com um álbum de fotografias como recordação de toda a sua passagem pela Universidade.

Vida de dedicação

Antônio deixou sua marca na Unesc de forma muito significativa ao longo dos seus 69 anos de vida, sendo 36 dedicados à educação e ao desenvolvimento regional por meio da Universidade. Sua marca à frente da gestão ajudou a consolidar a Instituição, desde a estrutura física, tecnológica, científica, corpo docente qualificado, cursos de pós-graduação e parcerias internacionais.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de abril de 2019 às 22:15
Compartilhar Comente

Evento no Iparque discutirá tendências tecnológicas do ozônio na industria

Evento no Iparque discutirá tendências tecnológicas do ozônio na industria
Aplicação prática de ozônio para tratamento da drenagem ácida de minas é uma das possibilidades a serem discutidas (Foto: Projeto Ozônio/Arquivo) Mais imagens

Atualmente presente na indústria, na água que consumimos, no ar que respiramos e até em tratamentos médicos, o ozônio movimenta, hoje, mais de R$ 3,8 bilhões na economia mundial. Com o objetivo de discutir as aplicações práticas da aplicação do ozônio, a Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (Itec-in) da Unesc, em parceria com a TEC Soluções em Engenharia, realiza, na próxima segunda-feira (29/04) o evento “Ozônio: Tendências para o futuro”.

Com entrada gratuita, o encontro contará com a fala do professor Dr. Elídio Angioletto, do Projeto Ozônio, que possibilitou abertura para o desenvolvimento da tecnologia de aplicação do ozônio e sua aplicação em diversos segmentos da indústria. “A tecnologia já é muito utilizada no exterior, e queremos incentivar o uso na região”, coloca o engenheiro químico e diretor da TEC, Hyan Dias Tavares. A empresa passou pela incubação da Itec.in. 

O Projeto Ozônio foi desenvolvido pela Unesc em parceria com as empresas Brasil Ozônio e Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e financiado pelo BNDES. O evento inicia às 9h no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc, na Rodovia Governador Jorge Lacerda, número 3.800, bairro Sangão, Criciúma. O evento segue até 10h, quando será servido um coffe break. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 26 de abril de 2019 às 17:00
Compartilhar Comente