AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc oferece única pós em Medicina de Emergência da região

Unesc oferece única pós em Medicina de Emergência da região
Curso é direcionado à capacitação de médicos na área (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está com inscrições abertas para mais uma turma do curso de pós-graduação em Medicina de Emergência. Único curso na área ofertado na região, ele tem o objetivo de formar e capacitar médicos que trabalham ou pretendem atuar nas unidades de emergência, pronto-socorro e atendimento pré-hospitalar.

O curso conta com um corpo docente especializado e com grande experiência na área de Emergência, aulas práticas, estágio supervisionado e disciplinas baseadas em protocolos, conforme diretrizes estabelecidas por órgãos da saúde.

O mentor do curso, professor Rafael Ostermann, fala mais sobre a especialização


Com duração de aproximadamente 20 meses, a especialização realizará as aulas quinzenalmente às sextas-feiras das 19 às 22 horas e aos sábados das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Os alunos terão ainda estágio obrigatório na Emergência do Hospital São Donato de Içara, no período de oito semanas.

O curso conta com disciplinas: Gestão em Medicina de Emergência e Políticas Públicas; Emergências Cardiológicas; Cuidados Intensivos na Emergência; Emergências Psiquiátricas; Fundamentos em Ventilação Mecânica; Emergências Neurológicas; Emergências Neonatais e Pediátricas; Avanço no Atendimento Inicial ao Trauma; Procedimentos Invasivos no Trauma; Urgência e Emergências em Ginecologia e Obstetrícia, Emergências em Gastroenterologia, Emergências em Oftalmologia e Otorrinolaringologia, Acidentes com Animais Peçonhentos/Intoxicações e Emergências Cirúrgicas.

As aulas estão programadas para iniciar em maio de 2018 e os interessados em fazer parte do curso, podem se inscrever no Setor de Pós-Graduação da Unesc, localizado no térreo do Bloco P, pelo e-mail pos@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2626.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 06 de abril de 2018 às 14:11
Compartilhar Comente (1)

Família ZL mostra talento no Quintas Culturais

Família ZL mostra talento no Quintas Culturais
Edição desta semana trouxe grupo de rap para a Praça do Estudante (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Quintas Culturais desta semana trouxe como apresentação cultural do grupo de rap  Família ZL, que mostrou o seu talento para a comunidade acadêmica na Praça do Estudante.

Participe!

A Universidade oferece um espaço para artistas da comunidade, alunos, professores e funcionários mostrarem suas habilidades em apresentações individuais ou em grupo, durante todo o semestre, nas quintas-feiras.

Os interessados em demonstrar seu talento podem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura, na sala 11 do Bloco P ou no e-mail cultura@unesc.net e telefone (48) 3431-2622.

O projeto é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura e está vinculado à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 06 de abril de 2018 às 11:27
Compartilhar Comente

Enfermagem forense é tema de Aula Inaugural na Unesc

Enfermagem forense é tema de Aula Inaugural na Unesc
Encontro ocorreu na noite desta quinta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Além de prestar o primeiro atendimento em um caso de emergência, e enfermeiro pode ir além. E para debater sobre um olhar ampliado em momentos como esse, a Universidade contou na noite desta quinta-feira (5/4), com dois profissionais de ampla experiência, o a agente da Polícia Civil e Auxiliar Médico Legal, Almir Fernandes de Souza, e o corregedor da Polícia Civil da Região Sul, Marcos Campos Neves.

Por meio da temática “A Enfermagem Forense e a rede de combate à violência: Perspectivas além da saúde pública”, os profissionais debateram com estudantes de todas as fases do curso de Enfermagem da Unesc sobre o enfermeiro (a) pode auxiliar a investigação criminal, apenas tendo um olhar diferenciado no primeiro atendimento.

“O profissional de enfermagem tem o primeiro contato com a vítima, e até mesmo com o agressor. Neste sentido, além do acolhimento e do cuidado com a saúde, uma percepção investigativa pode fazer toda diferença para solucionar um crime”, comentou o agente da Polícia Civil e Auxiliar Médico Legal, Almir Fernandes de Souza.

O corregedor da Polícia Civil da Região Sul, Marcos Campos Neves, comentou que a percepção criminal passa pela colheita de provas. “Muitas vezes essas provas são levadas ao hospital, elas estão no corpo da vítima, como por exemplo em baixo da unha, quando a vítima luta com o agressor, ou num caso de vítima baleada, que os profissionais de saúde tiram o projétil. Dentro desse contexto, muitas vezes a percepção de um profissional desta área é que vai resolver um crime bárbaro, e todos queremos que o autor do crime seja devidamente processado”, comentou.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Ioná Vieira Bez Birolo, comenta que a abordagem dentro da área é relativamente nova, sendo de grande importância o contato dos futuros enfermeiros. “É uma forma de eles conhecerem esse caminho promissor emergente, que tem sido falado dentro da Enfermagem. Muitos podem se interessar, e encontrar dentro do tema a vontade de se especializar e trabalhar na área”, ressalta.

Doação

Para a aula inaugural do curso, os alunos foram desafiados a arrecadar leite e fraudas. A turma que conseguisse mais mantimentos ganharia um reconhecimento do curso. Foram arrecadados 273 litros de leite e 20 pacotes de fraudas, que serão doados para a Cruz Vermelha. A turma ganhadora foi a primeira fase, seguida pela quinta fase do curso, que ficou em segundo lugar.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 05 de abril de 2018 às 21:43
Compartilhar Comente

Universidade recebe a visita de deputado estadual Júlio Garcia

Universidade recebe a visita de deputado estadual Júlio Garcia
Encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Na busca por novos desenvolvimentos para a Unviersidade, o vice-reitor, Daniel Preve, recebeu a visita do deputado estadual, Júlio Garcia. A visita ocorreu na tarde desta quinta-feira (5/4) e foi acompanhada pelo deputado estadual Ricardo Guidi, pela vereadora Camila do Nascimento e pelo diretor regional do Deinfra , além do presidente do PSD de Criciúma, Lourival Pizzolo.

A conversa tratou sobre as perspectivas políticas do Estado e do sistema de educação, em especial, da educação superior. Segundo Garcia, as universidades são as grandes precursoras da ligação entre os alunos e a política. "As instituições têm que conscientizar as pessoas pela democracia, tem que fazer elas se interessarem por política e lutarem por ela", afirma.

Para o vice-reitor, a visita demonstra a relevância do tema dentro da Unesc. "Prezamos pelo debate aberto e estamos sempre dispostos a receber visitas como esta", comenta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 05 de abril de 2018 às 21:13
Compartilhar Comente

Plano de 60 dias: Empresários alavancam seus negócios na Unesc

Plano de 60 dias: Empresários alavancam seus negócios na Unesc
Primeiro encontro ocorreu nesta quinta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Pela segunda vez, a empresária Jaqueline Martins, está participando do Plano de 60 dias. A empreendedora vende produtos de EPI (Equipamento de Proteção Individual) para microempreendimentos, como padarias, restaurantes, entre outros. Segundo ela, o negócio deu um salto, tudo por conta do Plano de 60 dias, que proporciona consultoria gratuita a empreendedores, por meio do curso de Administração da Universidade.

Nestes primeiros dias, os alunos e os empresários vão se encontrar nas empresas e na Universidade para realizar a análise dos empreendimentos. Durante 60 dias, alunos e professores trabalham um ponto elencado pelo empresário, dando diretrizes para que se encontre uma solução para aquela deficiência.

Durante o encontro, a coordenadora do projeto, Gisele Coelho Lopes, comentou com os empreendedores que ao longo da rotina de trabalho, muitas questões são deixadas de lado, e esse é um momento de parar e pensar nos negócios. “O projeto será a oportunidade de vocês olharem suas empresas com uma outra visão, enxergando as fragilidades e solucionando seus problemas. Quando paramos para pensar no negócio, as ideias surgem. Aparecem novas formas de fazer aquilo que já fazemos. Isso, é inovação. A partir deste engajamento e do protagonismo, de vocês empresários, as coisas acontecem”, ressaltou.

Saiba mais

O Plano é uma ação do Núcleo de Empreendedorismo, por intermédio da disciplina de Consultoria Empresarial do curso de Administração.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 05 de abril de 2018 às 21:06
Compartilhar Comente