AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Enfermagem forense é tema de Aula Inaugural na Unesc

Enfermagem forense é tema de Aula Inaugural na Unesc
Encontro ocorreu na noite desta quinta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Além de prestar o primeiro atendimento em um caso de emergência, e enfermeiro pode ir além. E para debater sobre um olhar ampliado em momentos como esse, a Universidade contou na noite desta quinta-feira (5/4), com dois profissionais de ampla experiência, o a agente da Polícia Civil e Auxiliar Médico Legal, Almir Fernandes de Souza, e o corregedor da Polícia Civil da Região Sul, Marcos Campos Neves.

Por meio da temática “A Enfermagem Forense e a rede de combate à violência: Perspectivas além da saúde pública”, os profissionais debateram com estudantes de todas as fases do curso de Enfermagem da Unesc sobre o enfermeiro (a) pode auxiliar a investigação criminal, apenas tendo um olhar diferenciado no primeiro atendimento.

“O profissional de enfermagem tem o primeiro contato com a vítima, e até mesmo com o agressor. Neste sentido, além do acolhimento e do cuidado com a saúde, uma percepção investigativa pode fazer toda diferença para solucionar um crime”, comentou o agente da Polícia Civil e Auxiliar Médico Legal, Almir Fernandes de Souza.

O corregedor da Polícia Civil da Região Sul, Marcos Campos Neves, comentou que a percepção criminal passa pela colheita de provas. “Muitas vezes essas provas são levadas ao hospital, elas estão no corpo da vítima, como por exemplo em baixo da unha, quando a vítima luta com o agressor, ou num caso de vítima baleada, que os profissionais de saúde tiram o projétil. Dentro desse contexto, muitas vezes a percepção de um profissional desta área é que vai resolver um crime bárbaro, e todos queremos que o autor do crime seja devidamente processado”, comentou.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Ioná Vieira Bez Birolo, comenta que a abordagem dentro da área é relativamente nova, sendo de grande importância o contato dos futuros enfermeiros. “É uma forma de eles conhecerem esse caminho promissor emergente, que tem sido falado dentro da Enfermagem. Muitos podem se interessar, e encontrar dentro do tema a vontade de se especializar e trabalhar na área”, ressalta.

Doação

Para a aula inaugural do curso, os alunos foram desafiados a arrecadar leite e fraudas. A turma que conseguisse mais mantimentos ganharia um reconhecimento do curso. Foram arrecadados 273 litros de leite e 20 pacotes de fraudas, que serão doados para a Cruz Vermelha. A turma ganhadora foi a primeira fase, seguida pela quinta fase do curso, que ficou em segundo lugar.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de abril de 2018 às 21:43
Compartilhar Comente

Deixe um comentário