Notícias
Saúde Pública
Publicado em: 08/09/2022 - 09:00
Autor (a): imo@unesc.net
O Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da UNESC apresenta os dados referentes à aplicação de doses de imunobiológicos em gestantes nas regiões do sul de Santa Catarina: AMUREL (Laguna), AMREC (Carbonífera) e AMESC (Extremo Sul Catarinense), abrangendo o período de 2019 a julho de 2022.
A vacina Dupla Adulto (dT) combina dois toxoides que protegem contra difteria e tétano, enquanto a Tríplice Bacteriana Acelular (dTpa) protege contra tétano, difteria e coqueluche, sendo recomendada pela Associação Brasileira de Imunização e pela Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia a partir da 20ª semana de gestação.
Em gestantes sem histórico de vacinação com dT, recomenda-se duas doses de dT no início da gestação e quatro semanas após, seguidas de uma dose de dTpa após a 20ª semana. A aplicação da dTpa garante a produção de anticorpos contra o tétano neonatal em gestantes com esquema vacinal completo ou que receberam duas doses de dT previamente.
Os dados reforçam a importância da vacinação em gestantes como estratégia de proteção materno-infantil, prevenindo complicações graves de tétano, difteria e coqueluche em recém-nascidos.
Voltar para informativosSaúde Pública
Saúde Pública
Saúde Pública
Saúde Pública
Saúde Pública
Saúde Pública
Saúde Pública
Saúde Pública
Saúde Pública
Saúde Pública