Ciências Contábeis

13º Contabilizando Saúde - Ciências Contábeis Unesc

Professores e acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis da Unesc, participaram, no último sábado (20/05), do 13º Contabilizando Saúde. O já tradicional evento é voltado à qualidade de vida e promoção da saúde e bem-estar entre os participantes. A caminhada, de aproximadamente 10 quilômetros, teve como destino o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, localizado no distrito de Caravaggio, em Nova Veneza.

A reitora Luciane Bisognin Ceretta esteve presente no evento e enfatizou a importância da formação humana alinhada à formação profissional. “Ao se preparar para o mundo do trabalho, priorizem também a construção pessoal e cidadã. A sociedade precisa de pessoas comprometidas com a construção de um mundo melhor, dispostas a fazer a diferença, a partir do amplo diálogo e do respeito à diversidade”, ressaltou.

Antes da caminhada, os participantes se concentraram no estacionamento do bloco Administrativo para um aquecimento e momento de espiritualização. Durante o percurso, foram disponibilizados água e alimentos. Já a animação ficou por conta dos professores do curso. Os participantes contaram com a escolta da Diretoria de Trânsito e Transporte de Criciúma (DTT), Polícia Rodoviária Estadual (Cocal do Sul) e receberam apoio de ambulância, socorrista e enfermeiro da empresa LAN Ambulâncias de Criciúma.

“Diante da rotina intensa de trabalho e estudo, os acadêmicos e professores podem cuidar da saúde física e mental. O evento também promove a socialização entre acadêmicos e docentes de todas as fases, em um belo movimento de interação, integração e união”, comentou a coordenadora Andreia Cittadin.

Ao chegar ao Santuário do Caravaggio, os participantes foram recepcionados e participaram de um momento de reflexão e oração com o padre Joel Sávio. Em seguida, foi realizado um almoço de confraternização, que contou com as presença da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Giselle Coelho Lopes; da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; e da assessora de Extensão, Sheila Saleh.

https://noticias.unesc.net/geral/2023/05/21/contabilizando-saude-ha-13-anos-promovendo-a-integracao-e-qualidade-de-vida/

A coordenação do Curso de Ciências Contábeis agradece a todos os estudantes, professores e demais colaboradores.

21 de maio de 2023 às 20:45
Compartilhar Comente

IMPOSTO DE RENDA NA PRAÇA Araranguá

A Unesc mais uma vez levou informação e serviços de utilidade pública à comunidade. Na manhã do sábado de 06 de maio de 2023 acadêmicos e professores do curso de Ciências Contábeis estiveram na Praça Hercílio Luz em Araranguá para a segunda edição do evento Imposto de Renda na Praça. O evento levou à população orientações sobre a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) e sobre como, por meio dela, é possível contribuir com políticas públicas voltadas às crianças, adolescentes e idosos do município.

A atividade, para a coordenadora adjunta do curso de Ciências Contábeis, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, materializa a essência de uma Universidade Comunitária cujo objetivo é educar por meio do ensino, pesquisa e extensão para melhorar o ambiente de vida das comunidades onde atua e, assim, contribuir para o desenvolvimento regional. “Para nós, esta ação vem coroar todo o aprendizado dos estudantes na temática do IR, além de demonstrar para a sociedade a importância da profissão e o olhar social que ela detém contribuindo com os fundos da Criança, do Adolescente e do Idoso”, acrescenta. Conforme a coordenadora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Souza, foi gratificante perceber que a comunidade aproveitou a proposta e foi até à Praça tirar dúvidas sobre a declaração. “É muito bom participar mais uma vez de um evento de sucesso em parceria com o Município. Ouvimos por diversas vezes as pessoas agradecendo e dizendo que ouviram nos meios de comunicação a notícia sobre o evento, o que os despertou a vir. Esse é o nosso papel enquanto Comunitária e nos orgulhamos deste resultado”, destacou.

A ação foi realizada pelo curso de Ciências Contábeis da Unesc, envolvendo o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF-Unesc) e o campus Araranguá. Os atendimentos gratuitos foram prestados por acadêmicos do curso, supervisionados pelos professores. A iniciativa contou ainda com a parceria do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Rede NAF, Sindicato dos Contabilistas do Vale do Araranguá (Sindicont) e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Sul de Santa Catarina (Sescon Sul SC).

http://noticias.unesc.net/geral/2023/05/06/unesc-leva-orientacoes-sobre-imposto-de-renda-a-praca-em-ararangua/

21 de maio de 2023 às 20:40
Compartilhar Comente

3º SEMINÁRIO CATARINENSE DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Estudantes e professores do Curso de Ciências Contábeis da Unesc participaram nos dias 25, 26 e 27 de abril, do 3º Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC). O seminário aconteceu de forma on-line e teve como eixo temático “Contabilidade: Inovação e Tecnologia”.

Segundo o professor universitário Vitor Paulo Rigo, que é conselheiro no CRCSC e coordenador da Comissão das Instituições de Ensino do Estado de Santa Catarina “a inovação e a tecnologia são mais do que uma tendência, estão no mercado para nos auxiliar e não para competir com os profissionais da contabilidade. Precisamos dominar essas ferramentas, nos manter sempre atualizados, mas o que nos diferencia são as nossas competências, a capacidade analítica de ler cenários, apontar soluções”.

Confira como foi a programação das principais palestras e apresentações do evento:

25 de abril

- O Impacto das Novas Tecnologias na Profissão Contábil

   Palestrante: Vicente Sevilha

- Competências Profissionais na Era de Dados

   Palestrante: Marlon Soares Fernandes

26 de abril - Apresentação de trabalhos científicos

- Contabilidade para Startups

  Palestrante: José Hernandez Perez Júnior

- Criptoativos, Criptomoedas e as tendências da Contabilidade Digital

  Palestrantes: Roberto Dias Duarte e Daniel Constantino.

27 de abril - Apresentação de trabalhos científicos

- Power BI na Contabilidade

  Palestrante: Caciano Roberto Zanella

- Metaverso

  Palestrante: Caio Zen Petisco Fiore

21 de maio de 2023 às 20:05
Compartilhar Comente

Juntos pelo Mesmo Propósito!

O Curso de Ciências Contábeis da Unesc, por intermédio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) promoveu na noite de ontem (18/04) uma palestra com Luciano Mendes Pereira , Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Diretor do Marista Escola Social Ir. Walmir. Na palestra “Juntos pelo Mesmo Propósito!” Luciano enfatizou para os estudantes da 5ª, 6ª e 7ª fase Curso de Ciências Contábeis que o contador pode contribuir muito na melhoria da vida das pessoas e das entidades filantrópicas por intermédio da destinação de parte do imposto de renda ao Fundo da Infância de da Adolescência (FIA).

19 de abril de 2023 às 14:51
Compartilhar Comente

13º Imposto de Renda na Praça

O Curso de Ciências Contábeis da Unesc realizou no último dia 15 de abril de 2023, a 13ª edição do evento Imposto de Renda na Praça. Essa é uma ação de extensão com o foco em orientar a comunidade em geral sobre a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF).

A ação é realizada no centro de Criciúma (Praça Nereu Ramos) e conta com a presença de professores e estudantes da 7ª fase do Curso de Ciências Contábeis que esclarecem dúvidas e orientam a comunidade a respeito da declaração do imposto de renda.

Presente no evento, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, ressalta que o Imposto de Renda na Praça é mais uma ação que representa a essência de uma Universidade Comunitária como a Unesc, que completará 55 anos em junho de 2023. Acadêmicos da Unesc levam orientações à comunidade por meio do Imposto de Renda na Praça

“Estamos colhendo os resultados de mais de uma década de ação que é uma oportunidade para os estudantes vivenciarem os conceitos das Ciências Contábeis na comunidade, na contribuição com aquelas pessoas que precisam declarar o Imposto de Renda ao repassar informações para que cada uma delas entendam que, por meio de sua declaração podem contribuir com o desenvolvimento social”, cita.

Segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Andréia Cittadin, a atividade alcança vários objetivos. “Para os estudantes é a possibilidade de fazer a vivência prática dos conteúdos que aprenderam em sala de aula; para as instituições é a chance de captar recursos; para a comunidade é ter conhecimento e esclarecer dúvidas. Já com relação à profissão, é a oportunidade de mostrar para a sociedade que o contador contribui com o desenvolvimento, tanto econômico quanto social”, enfatiza.

A 13ª edição do Imposto de Renda na Praça contou a parceria do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI), Rede do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), Sindicato dos Contabilistas de Criciúma (Sindicont) e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Sul de Santa Catarina (Sescon Sul SC).

19 de abril de 2023 às 11:28
Compartilhar Comente