Ciências Contábeis

Parceria entre Curso de Ciências Contábeis da Unesc e Colégio CEDUP de Criciúma

Parceria entre Curso de Ciências Contábeis da Unesc e Colégio CEDUP de Criciúma
Mais imagens

Curso de Ciências Contábeis da Unesc firma parceria com Técnico em Contabilidade do Colégio CEDUP de Criciúma.

A coordenadora do Curso de Ciências contábeis da Unesc, a professora Milla Lúcia Ferreira Guimarães acompanhada do professor Anderson Benfatto, estiveram reunidos (06/04) com coordenador do curso Técnico em Contabilidade do Colégio CEDUP de Criciúma. Essa reunião foi organizada pelo professor João Henrique Da Silva Carlos com a participação do professor Eder Fabian Morona, ambos do CEDUP, e teve como pauta a organização de palestra sobre o tema “Ética na contabilidade” para os alunos do curso Técnico em Contabilidade. Na reunião foi firmado o compromisso pelo curso de Ciências Contábeis da Unesc de realizar encontros de capacitação para os alunos do Técnico em Contabilidade do CEDUP em data pré-agendada.

20 de abril de 2022 às 16:23
Compartilhar Comente

Projeto de extensão da Unesc colabora com capacitação de agricultores familiares para sistema delivery

Projeto de extensão da Unesc colabora com capacitação de agricultores familiares para sistema delivery
Feirantes participam de capacitações sobre gestão de custos Mais imagens

O projeto de extensão Gestão de Custos da Agricultura Familiar, realizado pelo curso de Ciências Contábeis da Unesc, tem colaborado com a capacitação dos participantes da Feira de Agricultura Familiar de Criciúma também durante a pandemia. Mesmo em tempos de distanciamento social, as atividades continuam sendo realizadas, por meio de encontros virtuais com professores e acadêmicos da Universidade. Além das reuniões para capacitação em gestão de custos, o projeto esteve junto dos agricultores na implementação do sistema delivery.

A última palestra realizada teve a participação de 40 feirantes e abordou os principais motivos pelos quais os agricultores precisam gerenciar custos e contemplou formas de identificar, registrar e calcular os custos na produção agrícola e na fabricação de produtos artesanais, como bolachas, cucas e pães.

Pesquisa de satisfação

Conforme solicitação da Gerência de Agricultura e Agronegócio da Prefeitura de Criciúma, o projeto da Unesc realizou pesquisa para verificar a satisfação dos consumidores da Feira da Agricultura Familiar sobre o delivery de produtos. Por meio de um link de questionário disponibilizado por aplicativo de mensagens (WhatsApp), 53 pessoas responderam ao questionário. Com base nos resultados, algumas sugestões de melhorias dos consumidores já foram implantadas, como oferta de maior variedade de produtos hortifruti e aumento nos dias de entrega.

O sistema delivery da Feira da Agricultura Familiar de Criciúma tem realizado cerca de 60 entregas por semana. Conforme a pesquisa de satisfação dos clientes, 96% do público deseja que este serviço continue e o nível de satisfação varia entre Bom e Ótimo. Atualmente o consumidor pode escolher em receber seus produtos na sexta-feira, entre as 16 às 20 horas, ou no sábado, das 8 às 12 horas.

Coordenado pela professora Andréia Cittadin, o projeto é vinculado ao Programa de Extensão em Gestão Contábil (PEGC) do curso de Ciências Contábeis da Unesc e é realizado em parceria com a Gerência de Agricultura e Agronegócio da Prefeitura Municipal de Criciúma e Epagri.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2020 às 15:19
Compartilhar Comente

Ciências contábeis faz orientação sobre Imposto de Renda Pessoa Física

Ciências contábeis faz orientação sobre Imposto de Renda Pessoa Física
Mais imagens

Acadêmicos da sétima fase e professores do curso de Ciências Contábeis da Unesc realizaram, na manhã de sábado (06/04), mais uma ação do projeto Imposto de Renda na Praça. O grupo esteve repassando orientações sobre o IR - Pessoa Física 2019 aos clientes que passaram pela loja 10 do Bistek Supermercados, em Criciúma. A ação foi realizada das 9 às 12 horas, onde os clientes puderam tirar dúvidas sobre o preenchimento da Declaração, regras e a doação de parte do imposto devido ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

“Essa parceria forte que temos com o Conselho da Criança e Adolescência, e o FIA, tem trazido um reflexo e um aprendizado muito bom não só para os estudantes, mas também para a comunidade. Esta é uma ação, mas tem muita coisa anterior a isso. Temos o ensino em sala de aula, minicursos, cursos para as entidades também orientarem os possíveis doadores. Então é um movimento muito bonito que o curso de Ciências Contábeis da Unesc realiza”, salienta a coordenadora do curso, Milla Lúcia Ferreira Guimarães. Ela conta que a parceria ampliou significativamente a doação ao FIA.

Duas turmas, incluindo cerca de 80 estudantes que estarão participando de diversas ações iniciadas neste sábado no Bistek e em Forquilhinha, participam do projeto no dia 9 de abril no campus da Unesc e no dia 13 na décima edição do Imposto de Renda na Praça Nereu Ramos. A coordenadora informa ainda que nos meses de março e abril, que antecedem a entrega da Declaração do IR, o programa de extensão em Gestão Contábil da Unesc faz muitos atendimentos no Centro de Práticas Contábeis também nas tardes para dirimir dúvidas sobre o preenchimento correto da Declaração.

Em 2018 foram realizados aproximadamente 100 atendimentos. A professora Milla Lúcia Ferreira Guimarães salienta que o objetivo do projeto é de orientar e de forma alguma fazer o Imposto de Renda. Ela orienta as pessoas que precisam fazer a declaração que busquem o auxílio de um profissional Contador, que tem a expertise para fazê-la. O prazo para envio dos dados à Receita Federal vai até 30 de abril. Devem fazer a declaração todos aqueles que tenham recebido, em 2018, rendimentos tributáveis cuja soma supere R$ 28.559,70, ou rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte com soma superior a R$ 40 mil.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 06 de abril de 2019 às 22:49
Compartilhar Comente

Projeto Contabilizando Saúde promove união e confraternização em caminhada até o Caravaggio

Projeto Contabilizando Saúde promove união e confraternização em caminhada até o Caravaggio
Ana Sofia Schuster Mais imagens

Caminhada aconteceu neste sábado e reuniu cerca de 400 pessoas

Acadêmicos e professores do curso de Ciências Contábeis da Unesc percorreram neste sábado os 10,5 quilômetros que separam o campus da universidade até o santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, na oitava edição do projeto Contabilizando Saúde. A caminhada iniciou as 8h30min e reuniu cerca de 400 participantes uniformizadores, que chegaram por volta das 10h30min ao santuário. A caminhada já faz parte do calendário oficial da festa do Caravaggio.

Ao chegar no santuário os peregrinos participaram da missa celebrada pelos padres Joel Savio e Valdemar Carminatti. Após a missa aconteceu o almoço de confraternização no salão paroquial do santuário.  Juntamente com a confraternização de todos que participaram, a caminhada permitiu reforçar a união do grupo. Durante a missa os acadêmicos e professores participaram da celebração durante as leituras, ofertório e na benção final dada pelo Padre Joel Savio. Emocionada, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Milla Lucia Ferreira Guimarães, agradeceu a todos que participaram e reforçou o momento de integração e união proporcionado pelo projeto Contabilizando Saúde. “A expectativa da caminhada foi superada, com uma grande adesão dos estudantes, mesmo na véspera do Dia das Mães. O tempo ajudou e equipe de organização está de parabéns, com tudo saindo perfeito”, salientou Milla. Para ela a caminhada “é um momento de reflexão e agradecimento, por tudo que temos e por estarmos em uma universidade e podermos transformar o mundo.”

Uniformizados com a camiseta que homenageou a Seleção Brasileira no ano da Copa do Mundo, os participantes tiveram o acompanhamento de uma equipe de suporte que distribuiu água, frutas e assistência médica. A caminhada mobilizou também um grande aparato de segurança, sendo acompanhada pelas equipes de trânsito de Criciúma Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual, que percorreram todo o percurso ao lado do grupo e organizando o trânsito ao longo da subida.

Além de estudantes, muitos ex-alunos do curso, a pró-reitora acadêmica, Indianara Becker, o presidente do DCE, Alexandre Brisot, e colaboradores da Unesc enfrentaram a subida no sábado ensolarado. A caminhada teve apio da Thomson Reuters, AM Formaturas, Programa de Extensão em Gestão Contábil, Diretório Acadêmico Luca Pacioli e da Atlética Caixa Forte.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 13 de maio de 2018 às 16:58
Compartilhar Comente

Ciências Contábeis Unesc leva orientações sobre Imposto de Renda para a comunidade

Ciências Contábeis Unesc leva orientações sobre Imposto de Renda para a comunidade
Ação ocorreu neste sábado, na Praça Nereu Ramos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Professores e alunos do curso de Ciências Contábeis da Unesc levaram orientações para a população sobre IR (Imposto de Renda) neste sábado (7/4), durante ação na Praça Nereu Ramos. As atividades estiveram ligadas ao #secuidaSC, evento realizado em todo o Estado e que em Criciúma teve a presença de diversos cursos e serviços da Unesc.  

O casal Rinaldo Flor Cardoso e Gabriela Pizzollo estavam aproveitando o sábado na Nereu Ramos e aproveitaram para tirar dúvidas sobre o preenchimento da declaração de IR na tenda montada pelo curso de Ciências Contábeis da Universidade. “Fazemos a nossa declaração, mas sempre temos algumas dúvidas. Já estávamos aguardando o evento da Unesc para obter informações que nos ajudariam. A cada ano aprendemos mais”, conta Cardoso. “Agora nos sentimos mais seguros para fazer a declaração. Já vamos aproveitar e fazer nos próximos dias”, afirma Gabriela.

Em uma das mesas de atendimento estavam a professora Vanessa Dagostin e a aluna da sétima fase Júlia Spillere. Para ambas, a troca com a população é enriquecedora. “É a primeira vez que participo e estou gostando muito. Aprendemos os instrumentos em sala e aqui temos a possibilidade de analisar qual abordagem e procedimento, dependendo da pessoa”, comenta Júlia. Já a professora Vanessa, lembra que além de colocar os conhecimentos em prática, os futuros contadores se conscientizam e conscientizam outras pessoas sobre as possibilidades de destinar 3% do IR devido ao FIA (Fundo para Infância e Adolescência), colaborando assim com ações em prol da sociedade.

E a parceria do evento com o FIA vem desde a primeira edição do Imposto de Renda na Praça, há oito anos. Segundo o presidente do CMDCA (Conselho Municipal os Direitos da Criança e do Adolescente), Edevilson Manoel Pereira, ações como a do curso de Ciências Contábeis da Unesc são essenciais. “É por meio da conscientização dos contadores que o FIA segue recebendo recursos. Muitas pessoas nem sabem da possibilidade de doação e os profissionais de Ciências Contábeis tem um papel muito importante nisso”.

Durante a última semana, o curso também realizou o Imposto de Renda na Unesc, com orientações aos acadêmicos, professores e funcionários sobre a forma correta de preencher a declaração do IR para pessoa física. 

A reitora, Luciane Ceretta e o vice, Daniel Preve, prestigiaram o evento, que contou com a participação de cerca de 30 professores e alunos de Ciências Contábeis.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 07 de abril de 2018 às 14:29
Compartilhar Comente