Ciências Contábeis

Curso de Ciências Contábeis inicia atividades de Semana Acadêmica diferenciada

Curso de Ciências Contábeis inicia atividades de Semana Acadêmica diferenciada
Atividade virtual em parceria com a Uniarp foi a primeira, de uma série de ações ao longo do semestre (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os aspirantes a contadores que integram os cursos de Ciências Contábeis da Unesc e da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), de Caçador, tiveram, na noite de quinta-feira (24/9), momentos de inspiração e injeção de ânimos. Eles participaram, assim como toda a comunidade da área, de evento virtual promovido em parceria pelas universidades, que receberam três jovens profissionais para compartilharem suas histórias de superação e sucesso em suas carreiras.

A atividade, transmitida ao vivo no canal Unesc Oficial no YouTube, foi a primeira, de uma série de ações que irão integrar a Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis de Unesc, em formato diferenciado em sua edição 2020. Abrindo a programação, o evento levantou a temática “Jovens contadores: sucesso e realização” com a participação de Stephanie Kalynka, João Carlos Brandalize da Silva e Ingrid Ohana.

O encontro virtual foi prestigiado não só por acadêmicos, mas por professores e profissionais da área, além dos reitores da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e da Uniarp, Anderson Antônio Matos Martins.

Para Luciane, essa foi uma grande oportunidade de união de instituições de referência. “É um momento especial de união entre instituições de Ensino ligadas à Acafe, entidade fortíssima do nosso Estado que integra 16 instituições de ensino superior comunitárias e que contribuem muito para o desenvolvimento de suas regiões”, salientou.

A atividade, de acordo com Luciane, se mostra grandiosa por dois motivos em especial. “Pelo necessário destaque ao profissional contador dentro das instituições, celebrando a passagem do Dia do Contador, e pela interação entre as duas instituições comunitárias, que formam contadores com excelência. Desejo que essa parceria tenha vida longa e que tenhamos outras tantas oportunidades de estarmos juntos construindo e compartilhando conhecimento”, acrescentou a reitora.

Ao agradecer o empenho de todos os envolvidos na realização do encontro virtual, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Mila Lúcia Ferreira Guimarães, lembrou a passagem do aniversário de 45 anos de atividade do curso e a linda trajetória construída até os dias atuais.

“Precisamos ser gratos por estarmos vivos, com saúde e celebrando mais um aniversário. Em um momento totalmente diferenciado para todos nós, pensamos em promover um evento também diferente. Diante do novo cenário estamos propondo uma Semana Acadêmica que na verdade será diluída ao longo dos meses, com ações especiais que irão comemorar em diferentes momentos”, explicou Mila.

Lançamentos Saberes Contábeis

Ainda na noite de celebração a Universidade lançou os volumes 6 e 7 do livro Saberes Contábeis. O responsável pelo lançamento oficial e apresentação das obras foi o professor Silvio Parodi Oliveira Camilo que, junto dos professores Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, Cleyton de Oliveira Ritta, organizou, ao longo de todo o ano, os conteúdos para as publicações.

As obras Saberes Contábeis Volumes 6 e 7 estarão disponíveis na página do Curso de Ciências Contábeis e serão encaminhados, em forma de e-book, aos estudantes da Uniarp.

Noite prestigiada

Compuseram a mesa de honra virtual do evento desta quinta-feira a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Uniarp, Emilene Murer; o coordenador adjunto do curso da Unesc, Manoel Vilsonei Menegalli; o representando do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Edio Silveira; a delegada do Conselho Regional de Contabilidade de Caçador, Juliane Parisotto Binotto; o presidente do Sindicato dos contabilistas (Sindiconti) de Criciúma e Região de Criciúma, Fernando Marcos Garcia; o Presidente do Sindiconti de Caçador, Cleverson Silva; a presidente do Núcleo dos Contadores Associação Empresarial de Caçador, Franciane Luiza Salamoni Pioli.

As experiências compartilhadas pelos palestrantes da noite, Stephanie Kalynka, João Carlos Brandalize da Silva e Ingrid Ohana, podem ser assistidas no vídeo completo disponível no canal Unesc Oficial.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de setembro de 2020 às 16:06
Compartilhar Comente

PARCERIA DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Unesc e Uniarp de Caçador

Por intermédio da parceria desenvolvida entre a coordenação dos Cursos de Ciências Contábeis, Unesc e Uniarp de Caçador promoveram ontem, 24/09, um evento relacionado à Semana Comemorativa do Dia do Contador, à abertura da XXVII Semana Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da Unesc e ao lançamento das edições VI e VII do ebook Saberes Contábeis do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Gestão Organizacional (NEGEO) da Unesc.

A Live transmitida ao vivo pelo YouTube, contou com a presença dos contadores, Stephanie Kalynka, João Carlos Brandalize da Silva e Ingra Ohana. Os três profissionais convidados, com base no tema Jovens Contadores: sucesso e realização - contaram suas histórias, relataram algumas experiências, falaram da importância da contabilidade e do contador e da paixão pela contabilidade.

Presume-se o sucesso do evento pelo registro de mais de 1000 acessos.

Parabéns para, as coordenadoras dos Cursos de Ciências Contábeis, professoras, Milla Lúcia F. Guimarães (Unesc) e Emilene Murer (Uniarp), aos estudantes e professores das duas instituições.

Agradecemos pela presença do Representante do Conselho Regional de Contabilidade, Contador Édio Silveira, da Delegada do Conselho Regional de Contabilidade de Caçador, Contadora Juliane Parisotto Binotto, do Presidente do SINDICONT de Criciúma, Contador Fernando Marcos Garcia, do Presidente do SINDICONT de Caçador, contador Cleverson Lima Da Silva, da Presidente do Núcleo dos Contadores da ACIC-Caçador, Contadora Franciane Luiza Salamoni Pioli.

Agradecemos a todos os apoiadores do evento, especialmente a Reitora Luciane Bisognin Ceretta (Unesc), o Reitor Anderson Antônio Mattos Martins (Uniarp) e à Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Contadora Rúbia Albers Magalhães que deixou sua mensagem de boas vindas especialmente para o evento.

25 de setembro de 2020 às 09:10
Compartilhar Comente

Contador: O mal necessário (Ao vivo pelo YouTube as 19h)

COMPARTILHE e PARTICIPE

A Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Unesc, professora Milla Lúcia Ferreira Guimarães, é a convidada do CRCSC para mediar o evento

23 de setembro de 2020 às 15:36
Compartilhar Comente

Semana comemorativa do Dia do Contador

COMPARTILHE E PARTICIPE

O Curso de Ciências Contábeis da Unesc em parceria com o Curso de Ciências Contábeis da Uniarp de Caçador, promove no dia 24 de setembro o evento que marcará a Semana Comemorativa do Dia do Contador. O Live que será transmitida ao vivo pelo YouTube, contará com a presença de três jovens contadores que trocarão experiências de sucesso e realização em suas carreiras.

Os professores poderão acessar o evento pelo Google Meet e os estudantes pelo YouTube - UNESC TV

21 de setembro de 2020 às 10:03
Compartilhar Comente

Colação de Grau virtual da Unesc marca fim do ciclo de cerimônias que formou mais de 500 profissionais

Colação de Grau virtual da Unesc marca fim do ciclo de cerimônias que formou mais de 500 profissionais
Eventos online foram realizados para outorga dos graus ao longo das últimas duas semanas (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A noite de quinta-feira (10/9) marcou o ciclo de cerimônias de Colações de Grau Especiais virtuais, ocorridas ao longo das últimas duas semanas na Unesc. Por meio de transmissão ao vivo no canal da Unesc TV no YouTube, a Universidade graduou nesse período mais de 500 profissionais nas mais diferentes áreas, encerrando o período com a formatura dos cursos de Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Tecnologia em Recursos Humanos, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Design de Moda.

As cerimônias virtuais foram organizadas pela Unesc com foco na realização de um momento que, mesmo em tempos de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, ficasse marcado de maneira especial à altura da conquista do diploma da graduação.

O esforço da Universidade ao realizar dez cerimônias virtuais para milhares de expectadores, conforme a reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta, foi uma forma de retribuir aos acadêmicos, agora formados, e seus familiares a confiança depositada na Unesc para os anos de estudo. “Gostaríamos de estar todos juntos, de termos oferecido e recebido bons abraços e visto a emoção nos olhos de cada um pessoalmente. Sabendo que neste momento não é possível para a segurança de todos, mobilizamos a equipe da Unesc para oferecer essa cerimônia que é repleta de significado e muita emoção”, destaca.

Os graduandos que concluíram no primeiro semestre de 2020 seus períodos universitários, conforme Luciane, enfrentaram inúmeros desafios, os superaram e agora chegam ao mercado de trabalho ainda mais maduros e preparados. “Temos muito orgulho de tudo o que temos visto dentro da Universidade diante de tempos tão desafiadores. Nosso corpo docente e a própria gestão tem se transformado, evoluído e buscado aprender a cada dia mais para oferecer o melhor ensino aos acadêmicos, que da mesma forma têm encontrado soluções inovadoras e se dedicado com excelentes resultados. Sigo afirmando que sairemos dessa situação muito melhores e tenho a certeza de que os obstáculos desses estudantes na reta final da jornada os fizeram crescer ainda mais”, salienta.

Celebração inesquecível

Representados pelas graduandas oradoras Thaise Medeiros Amâncio e Janaína Fernandes, os formandos da noite evidenciaram o esforço da Universidade para, mesmo diante de todas as mudanças de cenário impostas pela pandemia, oferecer o melhor para seus alunos.

Conforme Janaína, além da tradicional preocupação com o Trabalho de Conclusão de Curso, as turmas encararam, ao longo dos últimos meses, uma série de desafios imprevisíveis por conta da pandemia mundial, o que trouxe incertezas e ainda mais preocupações. “Contudo, a nossa Unesc desenvolveu estratégias inovadoras mediadas por tecnologias. Realizamos as orientações de forma online e as apresentações foram realizadas por meio de salas virtuais. Podemos garantir: foi um sucesso! Se nós estamos aqui hoje, é porque mesmo com os impasses, deu tudo certo e agora estamos prontos para os próximos passos de nossas vidas profissionais”, pontua.

A jornada de pelo menos quatro anos, de acordo com Thaíse, não foi algo que possa ser chamado de fácil, já que, por inúmeras vezes, o cansaço falou mais alto e as dificuldades surgiram. “Mesmo que muitos de nós tenhamos, em algum momento, pensado em desistir os nossos objetivos de vida, a vontade de vivenciar esse momento de formatura e poder fazer a diferença em nossas áreas de atuação sempre serviram como garantia de que o esforço seria válido. Valeu a pena a ansiedade esperando as notas das avaliações. Valeu a pena cada noite de sono prejudicada tentando fechar o balanço, calcular folhas de pagamento, desenvolver estratégias de gerenciamento e criar novos estilos”, salientou citando os desafios encarados em cada um dos cursos.

De forma única os 500 formandos que colaram grau de forma virtual neste semestre ficam para a história da Universidade ao fazer parte do momento inédito de celebrações online. Na noite desta quinta-feira, também fizeram parte da edição histórica da Colação de Grau Virtual a gerente executiva no Sesi/SC Senai/SC Regional Sul, Graziela da Silva Branco; a patronesse das turmas, Marcia Eliza Madeira Trevisol; o patrono do curso de Ciências Contábeis, Fernando Marcos Garcia e a patronesse do curso de Tecnologia em Design de Moda, Maria Matias.

Representando o time dos cursos estiveram na mesa de honra virtual a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Mila Lúcia Ferreira Guimarães, o coordenador e patrono do curso de Engenharia de Produção, Leopoldo Pedro Guimarães Filho, o coordenador e patrono dos cursos tecnológicos, Volmar Madeira e a coordenadora do curso de Design de Moda Senai Unesc, Charlene Vicente Amâncio Nunes.

Como homenageados participaram os professores Ademir Borges, Everton Perin, Patrieli Fontana, Vanessa Mendes Dagostim Rezende, do curso de Ciências Contábeis; Jadsnara Lunardi Brognara, Anelise Lalau, do curso de Design de Moda e Ricardo Pieri, dos cursos de Processos Gerenciais e Recursos Humanos, que também homenagearam a Amiga da Turma, Jéssica Shmitz dos Santos.

Todas as transmissões de cerimônias de Colação de Grau Especial podem ser acessadas em qualquer tempo no canal da Unesc TV no YouTube.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de setembro de 2020 às 21:52
Compartilhar Comente