Ciências Contábeis

Ciências Contábeis da Unesc comemora 45 anos

Ciências Contábeis da Unesc comemora 45 anos
São aproximadamente 3 mil profissionais formados nestas quatro décadas e meia (Foto: Arquivo) Mais imagens

O curso de Ciências Contábeis da Unesc comemora 45 anos de existência nesta terça-feira (30/6), com uma história construída pela formação humana, responsável e de excelência. São aproximadamente 3 mil profissionais formados, com inserção superior a 98% no mercado de trabalho, conforme dados da secretaria do curso.

Desde a sua fundação, em 1975, a graduação desenvolve um importante papel na comunidade Sul catarinense, por meio de uma sólida formação em contabilidade e uma visão humana da sociedade. “O curso é comprometido com a entrega de bacharéis que primam pela responsabilidade técnica e social, e em função disso foi reconhecido por sua excelência, recebendo o conceito máximo do MEC (Ministério da Educação). O reconhecimento foi conquistado após uma avaliação presencial da organização didático-pedagógica, corpo docente qualificado e infraestrutura moderna”, destaca a coordenadora do curso Milla Guimarães.

Contabilistas se tornam importantes aliados diante da pandemia

O momento socioeconômico e político evidencia a importância da profissão, e os contadores tornaram-se imprescindíveis para o planejamento e controle das organizações neste momento de pandemia e crise econômica. “Este período é crítico e desafiador para todas as pessoas físicas ou jurídicas. Diante destes fatos, o contador torna-se crucial para orientar os gestores e empresários nas decisões, e minimizar os efeitos da pandemia nos negócios. Medidas emergenciais, atenção às legislações, relações trabalhistas, impostos, normatização das atividades consideradas essenciais, fomento e concessão de crédito e outras tantas demandas imprescindíveis podem ser executadas por este profissional”, explica o coordenador adjunto Manoel Vilsonei Menegali.

Na Unesc, o curso tem se destacado em trabalhar nas diversas frentes, levando os acadêmicos a enxergar o mercado em uma visão macro. Hoje, mantém uma estrutura que garante a prática em todos os aspectos. O Centro de Práticas Contábeis propicia o melhor aprendizado e desempenho de cada estudante, oferecendo subsídios para a prática da contabilidade. O espaço é estruturado com 108 computadores, onde os alunos trabalham situações semelhantes ao mercado com os softwares utilizados por grande parte das empresas da área privada e pública.

Além desses diferenciais, outras vivências incentivam a aproximação com o mercado, como projetos de pesquisa e extensão, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, uma

parceria com a Receita Federal, o Balcão de Oportunidades Contábeis, viagens de estudo, mostras e salão de iniciação científica, exposições, desafios do conhecimento, processo interdisciplinar orientado além de ações sociais, como Imposto de Renda na Praça, Contabilidade Solidária, Ciclo de Investimento Social, Gincanas Recreativas, Contabilizando Natal e o Contabilizando Saúde.

Trajetória do curso de Ciências Contábeis

Criado em 1975, pela Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), o curso nasceu como uma resposta às demandas sociais do Sul de Santa Catarina, com o objetivo de atender a carência de profissionais qualificados para atuar nas organizações empresariais, serviços contábeis e outros setores.

Antes de ser creditado como Ciências Contábeis, a graduação estava inserida na ESCCA (Escola Superior de Ciências Contábeis e Administrativas), criada por meio do Decreto nº 75.920/75 e reconhecida pela Portaria Ministerial nº 198/1980.

Matrículas abertas

O mundo está mudando, o que não muda é a força do conhecimento. Mais do que nunca, ter formação de excelência em uma Universidade avaliada com nota máxima pelo MEC (Ministério da Educação) faz toda a diferença. Para viver esta experiência, as matrículas para o segundo semestre já estão abertas na Unesc, por meio do Ingresso sem vestibular.

As matrículas podem ser feitas por meio do contato com o Setor Comercial, no WhatsApp (48) 9 99150433 ou telefone (48) 3431-2500.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de junho de 2020 às 17:57
Compartilhar Comente

PARA FICAR NA HISTÓRIA - 1ª Formatura virtual

Dia 18 de junho de 2020 aconteceu a primeira formatura virtual, em 45 anos de existência do Curso de Ciências Contábeis. Em função da pandemia Covid-19, os 24 estudantes da 9ª fase do curso de Ciências Contábeis da Unesc, do segundo semestre de 2019, colaram grau com outros estudantes de vários cursos da instituição. A solenidade da formatura foi presidida pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, juntamente com coordenadores de cursos e demais convidados. O curso de Ciências Contábeis foi representado pela coordenadora, professora Milla Lúcia F. Guimarães.

Estudantes "Formandos Virtuais"

Parabéns a todos, e muito sucesso

Saiba mais: http://www.unesc.net/portal/aicom/blog/48303-unesc-conclui-calendario-de-formaturas-virtuais-de-junho

30 de junho de 2020 às 08:45
Compartilhar Comente

Projeto de extensão da Unesc colabora com capacitação de agricultores familiares para sistema delivery

Projeto de extensão da Unesc colabora com capacitação de agricultores familiares para sistema delivery
Feirantes participam de capacitações sobre gestão de custos Mais imagens

O projeto de extensão Gestão de Custos da Agricultura Familiar, realizado pelo curso de Ciências Contábeis da Unesc, tem colaborado com a capacitação dos participantes da Feira de Agricultura Familiar de Criciúma também durante a pandemia. Mesmo em tempos de distanciamento social, as atividades continuam sendo realizadas, por meio de encontros virtuais com professores e acadêmicos da Universidade. Além das reuniões para capacitação em gestão de custos, o projeto esteve junto dos agricultores na implementação do sistema delivery.

A última palestra realizada teve a participação de 40 feirantes e abordou os principais motivos pelos quais os agricultores precisam gerenciar custos e contemplou formas de identificar, registrar e calcular os custos na produção agrícola e na fabricação de produtos artesanais, como bolachas, cucas e pães.

Pesquisa de satisfação

Conforme solicitação da Gerência de Agricultura e Agronegócio da Prefeitura de Criciúma, o projeto da Unesc realizou pesquisa para verificar a satisfação dos consumidores da Feira da Agricultura Familiar sobre o delivery de produtos. Por meio de um link de questionário disponibilizado por aplicativo de mensagens (WhatsApp), 53 pessoas responderam ao questionário. Com base nos resultados, algumas sugestões de melhorias dos consumidores já foram implantadas, como oferta de maior variedade de produtos hortifruti e aumento nos dias de entrega.

O sistema delivery da Feira da Agricultura Familiar de Criciúma tem realizado cerca de 60 entregas por semana. Conforme a pesquisa de satisfação dos clientes, 96% do público deseja que este serviço continue e o nível de satisfação varia entre Bom e Ótimo. Atualmente o consumidor pode escolher em receber seus produtos na sexta-feira, entre as 16 às 20 horas, ou no sábado, das 8 às 12 horas.

Coordenado pela professora Andréia Cittadin, o projeto é vinculado ao Programa de Extensão em Gestão Contábil (PEGC) do curso de Ciências Contábeis da Unesc e é realizado em parceria com a Gerência de Agricultura e Agronegócio da Prefeitura Municipal de Criciúma e Epagri.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2020 às 15:19
Compartilhar Comente

IRPF e a Responsabilidade Social

No último sábado, (27/06), o Curso de Ciências Contábeis da Unesc deu início às comemorações dos 45 anos de sua existência. Para abrir essa semana de eventos, a coordenação do curso e o professor Leonel Luiz Pereira, coordenador do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), convidaram a Sra Roseli Fabrin, Auditora Fiscal da Receita Federal de Florianópolis, para palestrar, via Google Meet, sobre IRPF e a Responsabilidade Social. A intenção principal da palestra foi esclarecer sobre a declaração de ajuste do imposto de renda da pessoa física, mas sobretudo, evidenciar o papel social do contador, também como agente transformador da justiça e cidadania social. 

A coordenação do Curso de Ciências Contábeis, representada pela professora Milla Lúcia F. Guimarães e o professor Manoel V. Menegali, agradece, a comunidade acadêmica pela participação e interação, ao professor Leonel L. Pereira pela mediação do evento e em especial a auditora Roseli pela excelente palestra.

Roseli Fabrin

Currículo Resumido
Auditora Fiscal da Receita Federal
Formada em Ciências Contábeis pela FUNDAMES- Fundação Missioneira de Ensino Superior, e especialista em Direito Tributário, pela Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina).
Trabalhou como bancária por 10 anos e, desde 1994 é Auditora Fiscal da Receita Federal. Atuou como julgadora da Delegacia da Receita Federal de Julgamento de Florianópolis por 7 anos. A partir de 2009, retornou para o serviço de fiscalização, na equipe de fiscalização de pessoas físicas. Atualmente, integra a equipe regional de seleção de contribuintes pessoas físicas da 9ª Região Fiscal (Paraná e Santa Catarina), e é representante da Educação Fiscal no Estado de Santa Catarina, pela Receita Federal.

28 de junho de 2020 às 19:01
Compartilhar Comente

Pequisa de satisfação do SISTEMA DELIVERY da Feira de Agricultura Familiar de Criciúma

Projeto de Extensão Gestão de Custos da Agricultura Familiar do Curso de Ciências Contábeis da Unesc, apresenta resultados sobre satisfação dos consumidores em relação ao SISTEMA DELIVERY da Feira de Agricultura Familiar de Criciúma,

Coordenado pela professora Andréia Cittadin, o projeto de extensão Gestão de Custos da Agricultura Familiar é vinculado ao Programa de Extensão em Gestão Contábil (PEGC) do Curso de Ciências Contábeis da Unesc, e tem como público os integrantes da Feira da Agricultura Familiar Criciúma, uma parceria com a Gerência de Agricultura e Agronegócio da Prefeitura Municipal de Criciúma e Epagri.

Em função da suspensão das atividades devido a COVID-19, as capacitações com os feirantes, sobre Gestão de Custos e Gestão de Fluxo de Caixa, programadas para o primeiro semestre de 2020 foram suspensas.

Com isso, surgiu a possibilidade de realizar esses eventos de maneira remota, por meio recursos tecnológicos. No dia 06/05/20 foi realizada palestra on line sobre Gestão de Custos na Agricultura Familiar, com participação de aproximadamente 40 pessoas. A palestra abordou os principais motivos pelos quais os agricultores precisam gerenciar custos e contemplou formas de identificar, registrar e calcular os custos na produção agrícola e na fabricação de produtos artesanais, como bolachas, cucas, pães e outros.

Em seguida, conforme solicitação da gerente de Agricultura e Agronegócio foi realizada pesquisa para verificar a satisfação dos consumidores da Feira da Agricultura familiar sobre o sistema delivery. Por meio de um link de questionário disponibilizado por aplicativo de mensagens (WhatsApp) 53 pessoas responderam ao questionário. Com base nos resultados algumas sugestões de melhorias dos consumidores já foram implantadas, como oferta de maior variedade de produtos hortifrúti e aumento nos dias de entrega.

Os resultados dessas ações apontam que existem várias oportunidades para realização de atividades extensionistas, quer seja de maneira presencial ou remota.

Notícia no site da Prefeitura de Criciúma:

https://www.criciuma.sc.gov.br/site/noticiaUnica.php?noticia/15053#conteudo

26 de junho de 2020 às 14:41
Compartilhar Comente