Ciências Contábeis

Projeto da Unesc leva melhorias a Associações de Pais e Professores de Siderópolis

Projeto da Unesc leva melhorias a Associações de Pais e Professores de Siderópolis
Bolsistas trabalharam em contato com APP’s durante dois anos (Foto: Divulgação) Mais imagens

Professores e acadêmicos da Unesc colaboraram com escolas, por meio “Programa de Assessoria e Consultoria Contábil e Organização das APP´s da Rede Pública Municipal de Siderópolis-SC”. Desde o primeiro semestre de 2016, o projeto atuou em oito escolas, com orientações, assessorias e consultorias contábeis.

A professora Ana Paula Silva dos Santos foi uma das organizadoras do projeto e afirma que as atividades beneficiaram todos os influenciados. “Os alunos têm a possibilidade de se deparar com a realidade das APP’s e compará-las com a teoria estudada em sala de aula. Por estarem acompanhados dos professores, é perceptível a segurança em propor melhorias e inovações. Os ganhos da ação chegam à Universidade, aos acadêmicos, à sociedade, às escolas, aos professores e aos alunos”, afirma.

Ela destaca ainda que os representantes da Universidade encontraram diversas necessidades nas Associações de Pais e Professores e receberam a liberdade para pensar e propor melhorias. “Os locais que participaram dos estudos apresentaram APP’s desatualizadas. A ação dos acadêmicos apresentou um fluxograma de ideias e acompanhou o processo de implementação”, explica.

Segundo a professora, os resultados de uma boa participação do grupo de pais e professores nas escolas, acompanhados pelos bolsistas do projeto, levou benefícios ao ensino, aumentou a participação da comunidade, deu início ao Projeto Político Pedagógico da escola, fortaleceu a equipe gestora, solucionou conflitos, desenvolveu um grêmio estudantil e melhorou a estrutura da cantina escolar.

Após o fim da participação nas escolas, os acadêmicos da Unesc estão trabalhando em uma cartilha, que vai colaborar com as escolas no processo de implantação e atualização de APP’s.

A acadêmica de Ciências Contábeis Bianca Câmara conta que participar das ações agregou a qualidade de sua graduação. “Aprendi a pesquisar, a buscar conhecimento e compartilhá-lo. Também senti a necessidade de desenvolver a minha comunicação e entendi que conversar com a sociedade requer um cuidado diferenciado. O projeto nos tirou da zona de conforto”, afirma.

Além de Bianca, no segundo ano de atuação do projeto também participou a acadêmica Leopoldina Claudete dos Santos Jorge e os professores Jonas Scremin Brolese, Milla Lucia Guimarães e Andreia Cittadin. O projeto é ligado ao PEGC (Programa de Extensão em Gestão Contábil).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

15 de dezembro de 2017 às 16:38
Compartilhar Comente

Defesa de Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

O curso de Ciências Contábeis da Unesc passa a contar com mais um Mestre em seu quadro de professores.

Dia 11.12.17, na sala 16 do Bloco P,  as 15h30, o professor Sérgio Mendonça da Silva fez a defesa de sua dissertação de mestrado com título: "DETERMINANTES DE PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS: UM ESTUDO MULTICASOS DE COMPANHIAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA DA REGIÃO SUL DO BRASIL".

A defesa da dissertação do Prof Sérgio Mendonça da SIlva foi presidida pelo Prof Dr Sílvio Parodi Oliveira Camilo - Membro - PPGDS/UNESC (orientador) e avaliada pela Profa Dra Teresa Cristina Pereira Eugénio da ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO (Instituto Politécnico de Leiria-Portugal), e pelo Prof Dr Miguelangelo Gianezini - Membro - PPGDS/UNESC. Se fez presente também a Profa Dra Cristina Keiko Yamaguchi (coorientadora). Pariticiparam também desse momento especial na vida acadêmica do Prof Sérgio, família, professores, colegas de Turma III e estudantes de outras turmas do mestrado e também do curso de Ciências Contábeis.

Parabéns Prof Mestre Sérgio Mendonça da Silva!

 

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 12 de dezembro de 2017 às 15:26
Compartilhar Comente

Ciências Contábeis e Shakhtar D’Unesc na final do Intercursos de futsal masculino

Ciências Contábeis e Shakhtar D’Unesc na final do Intercursos de futsal masculino
Partida ocorre nesta quinta, às 20h30, no Ginásio José Antônio Carrilho (Foto: Divulgação) Mais imagens

As equipes Ciências Contábeis e Shakhtar D’Unesc (Engenharia Civil) vão entrar em quadra para disputar o 9º Campeonato Intercursos de Futsal Masculino Unesc/DCE. A final vai ser disputada nesta quinta-feira (14/12), a partir das 20h30, no Ginásio José Antônio Carrilho.

Em busca da artilharia

A partida vai contar também com um tempero especial na briga pela artilharia do campeonato. Keidy Carneiro, de Ciências Contábeis, e Roberto Búrigo, d Shakhtar D’Unesc, somam nove gols cada e lideram os marcadores.

Para chegar à final Ciências Contábeis venceu In Dubio Pro Torrone (Direito) por 5 a 2. Pelo mesmo placar, Shakhtar D’Unesc passou pela equipe Biomedicina Esporte Clube e garantiu a outra vaga para a final.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 12 de dezembro de 2017 às 14:47
Compartilhar Comente

Apresentações de TCC 2º Semestre de 2017

O Curso de Ciências Contábeis realiza no período de 01 a 08 de dezembro de 2017, a etapa de defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso de 65 (sessenta e cinco) acadêmicos.

Dentre as mais diversas áreas da Contabilidade, os temas escolhidos para as monografias/artigos foram: Contabilidade Financeira, Contabilidade Ambiental e Responsabilidade Social, Contabilidade Governamental, Contabilidade de Custos, Contabilidade Tributária, Contabilidade Gerencial, Auditoria, Perícia e Investigação Contábil e Formação e Exercício Profissional.

Parabéns à todos os alunos!! 👏🏼👏🏼👏🏼

Por: Thais Moraes Piucco 06 de dezembro de 2017 às 21:11
Compartilhar Comente

Professor do Curso de Ciências Contábeis defende tese de Doutorado na FURB

Professor do Curso de Ciências Contábeis defende tese de Doutorado na FURB
Mais imagens

O professor do Curso de Ciências Contábeis da Unesc, Cleyton de Oliveira Ritta, defendeu sua tese de Doutorado para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração, nesta segunda-feira, 04 de dezembro, na FURB (Blumenau).

A tese trata do efeito da mudança de controle de propriedade sobre fatores organizacionais, regras e rotinas da Contabilidade Gerencial.

A banca examinadora foi composta pelos professores: Dr. Carlos Eduardo Lavarda (FURB); Dra. Marcia Zanievicz da Silva (FURB), Dr. Vinícius Costa da Silva Zonatto (FURB), Dra. Márcia Espejo (UFMS), Dr. Claudio de Araújo Wanderley (UFPR) e Dr. Paulo Roberto da Cunha (FURB).

O professor Dr. Cleyton Ritta é contador, graduado em Ciências Contábeis pela Unesc, especialista em Contabilidade Gerencial pela UNISUL e mestre em Contabilidade pela UFSC. 

Parabéns ao primeiro DOUTOR egresso do nosso Curso!

Por: Milla Lucia Ferreira Guimarães 06 de dezembro de 2017 às 20:26
Compartilhar Comente