AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Criciúma/FME/Unesc recebe prêmio internacional pelo projeto Meninas Carvoeiras

Criciúma/FME/Unesc recebe prêmio internacional pelo projeto Meninas Carvoeiras
O Prêmio IMBRICS de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Futebol foi entregue em Foz do Iguaçu (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc foi contemplada, por meio do projeto Meninas Carvoeiras, com o Prêmio IMBRICS de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Futebol. Realizado pela Universidade em parceria com o Criciúma Esporte Clube e a Fundação Municipal de Esportes, o projeto foi premiado nesta semana no Congresso Internacional de Ciências do Futebol, Futsal e Beach Soccer (FutFoz), realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. O prêmio foi concedido pelo Fórum Internacional dos Municípios dos Países BRICS em parceria com a DNI Sports, a projetos reconhecidos pelos relevantes serviços na área social e esportiva.

A acadêmica do curso de Medicina e estagiária do Criciúma Esporte Clube, Maria Eduarda Botelho, representou o projeto no evento, junto da técnica da equipe feminina Bina Cassol e a auxiliar Renata Machado. Para ela, é uma enorme emoção ver o Meninas Carvoeiras sendo reconhecido através de uma honraria tão importante.

“Esse prêmio foi entregue para grandes projetos, e saber que o Meninas Carvoeiras está ao lado deles é muito gratificante”, afirma a estudante, que salienta a importância de toda a comissão técnica nessa conquista. “Toda a comissão trabalha muito para manter o projeto sempre vivo e crescendo, e ver pessoas como a Bina, tão essencial pro desenvolvimento e sobrevivência do futebol e futsal feminino na região, recebendo 

O projeto Meninas Carvoeiras já revelou atletas para a Seleção Brasileira, além de atletas que atuam em grandes clubes brasileiros e outros países. Atualmente, mais de 200 crianças e adolescentes da região participam do projeto, que conta com escolinha de futebol para meninas de 6 a 17 anos e treinamento de alto rendimento para atletas de 13 a 17 anos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2023 às 14:19
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc conquistam grandes resultados nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina

Alunos do Colégio Unesc conquistam grandes resultados nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina
Estudantes chegaram no pódio em esportes coletivos e individuais (Foto: Divulgação) Mais imagens

A 34ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina chegou ao fim neste domingo (25/09) e os alunos do Colégio Unesc fizeram bonito na competição. Desde o dia 15 deste mês, diversos estudantes da Instituição competiram nas mais diversas modalidades, com resultados importantes no xadrez, voleibol, futsal, handebol e tênis de mesa.

No xadrez, a aluna do segundo ano do ensino médio Maria Clara Senger conquistou a medalha de ouro para Criciúma na categoria Blitz Feminino, desbancando concorrentes de todo o estado e ajudando a cidade a conquistar o segundo lugar geral na modalidade. Também no xadrez, o estudante Lucas Emanuel Alves Cardoso conquistou a medalha de prata na categoria Blitz Masculino, consolidando o ótimo desempenho dos alunos do Colégio Unesc na modalidade.

Esportes coletivos

Nos esportes coletivos, o tênis de mesa feminino de Criciúma conquistou um grande resultado e foi campeão na categoria por equipes, com a aluna do primeiro ano do ensino médio Daniele da Silva fazendo parte do grupo que trouxe pra cidade a medalha de ouro. 

No futebol feminino, a equipe da FME/Unesc trouxe para Criciúma a medalha de ouro na modalidade com uma grande campanha. Foram goleadas contra Lebon Régis (7 x 1), Concórdia (4 x 0) e Chapecó (4 x 0), além de uma vitória por 2 x 1 contra Palhoça. O título veio após a desclassificação da equipe de Joinville, que havia vencido a final do torneio, após ser detectada a escalação irregular de uma atleta do time.

Já no futsal feminino, a equipe da Unesc representou muito bem Criciúma e foi campeã do torneio, que teve a participação de times de 15 cidades. A campanha contou com goleadas sobre Camboriú (7 x 3), Rio do Sul (5 x 0) e Florianópolis (8 x 0), além de vitórias contra Chapecó e Concórdia na fase de mata-mata. Assim como no futebol feminino, Joinville foi desclassificada pela escalação irregular de uma atleta.

No handebol feminino também teve medalha com participação das meninas da Unesc. A equipe FME Criciúma/Unesc/ACRIHF conquistou o bronze na modalidade, vencendo as cidades de Florianópolis, Caçador e Luzerna nas fases classificatórias e derrotando a equipe de Blumenau na decisão do terceiro lugar.

E o voleibol feminino de Criciúma, representado pela Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc, conquistou o quinto lugar na modalidade, que contava com equipes vindas de 16 cidades do estado. O time criciumense foi eliminado nas quartas de final, em uma partida disputada contra Blumenau que terminou com vitória de 3 x 2 da equipe anfitriã.

A competição

A 34ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina foi encerrada neste domingo, e mais de quatro mil atletas de 78 municípios catarinenses participaram desta edição competindo em 19 modalidades diferentes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de setembro de 2022 às 16:18
Compartilhar Comente

Unesc oferece aulas gratuitas de Judô e Ginástica Artística para crianças e adolescentes

Unesc oferece aulas gratuitas de Judô e Ginástica Artística para crianças e adolescentes
Matrículas para as atividades estão abertas pelo Setor de Esportes da Instituição (Fotos: Mayara Cardoso/ Agecom Unesc/ Arquivo) Mais imagens

O curso de Educação Física e setor de esportes da Unesc estão com matrículas abertas para as escolinhas esportivas de Judô e Ginástica Artística de forma gratuita e para toda a comunidade. Podem participar na modalidade de Judô crianças e adolescentes de 10 a 17 anos. Já na Ginástica a faixa etária para as aulas é de 6 a 9 anos.

Conforme o coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Joni Márcio de Farias, a oferta de atividades serve como local de estágio para os estudantes do curso de Educação Física sob a supervisão de professores do próprio curso. “Ações como estas colocam o curso em movimento e estabelecem um diálogo entre o ensino e a extensão, oportunizando aos estudantes o contato com a prática de dar aula desde cedo. Eles têm a possibilidade de ainda enquanto universitários atuarem sob a supervisão de professores em diferentes áreas desenvolverem habilidades com as quais poderão também trabalhar no futuro”, comenta.

Entre os diferencias da proposta gratuita, de acordo com Joni, está o cumprimento da missão comunitária da Universidade. “Como Universidade Comunitária e que apoia o esporte temos a satisfação de trazer crianças e jovens para dentro da Instituição e estabelecer cumprir nossa missão na prática”, acrescenta.

Dois encontros semanais

As aulas de Judô ocorrerão sempre nas terças e quintas-feiras, das 13h30 às 14h30, para meninos e meninas de 10 a 14 anos, e 14h30 às 15h30, para 15 a 17 anos. O início das atividades já está programado para esta terça-feira (15/3).

Já as atividades de Ginástica Artística ocorrerão nas segundas e quartas-feiras das 17h30 às 18h30. As vagas são destinadas para meninos e meninas de seis a nove anos. As aulas devem ser iniciadas na próxima segunda-feira (21/3).

Os pais e responsáveis interessados em inscrever as crianças e adolescentes podem realizar a matrícula entrando em contato com o Setor de Esportes pelo telefone (48) 3431-2756 ou no e-mail esportes@unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de março de 2022 às 14:32
Compartilhar Comente

Aluna do Colégio Unesc conquista vaga momentânea para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo

Aluna do Colégio Unesc conquista vaga momentânea para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo
Seu próximo objetivo é a classificação para os Jogos Pan-Americanos (Foto: Arquivo Pessoal) Mais imagens

Atleta e aluna do Colégio Unesc, Luísa Lummertz Lopes superou seus próprios limites e está momentaneamente classificada para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo. A conquista veio no salto em altura, com a marca de 1,72 cm durante o Festival Catarinense de Atletismo. A competição foi disputada em Timbó, no Vale do Itajaí, neste final de semana (17 e 18/4). 

Em 2019, o melhor salto da atleta, registrado em competições, havia sido 1,67 cm. Agora, a estudante, que é atleta da equipe “Mampituba/FME Criciúma/DME Nova Veneza”, se prepara para duas competições em maio, com o objetivo de melhorar sua marca em dois centímetros, o que vai habilitá-la aos  Jogos Pan-Americanos. 

No momento, Luísa lidera, aos 16 anos, o ranking nacional sub-18 e tem a segunda melhor marca do sub-20. “Começar o ano com este resultado é muito gratificante e traz um grande incentivo. Quando consegui ultrapassar minha própria marca já foi uma conquista gigante, e saber que fiquei apenas dois centímetros de conquistar o índice Pan-Americano foi melhor ainda”, destacou.

As categorias do Campeonato Sul-Americano de Atletismo serão disputadas em datas e países diferentes: o sub-18 está marcado para setembro, no Paraguai. Já o sub-20 ocorre no Peru, em junho.

O Festival Catarinense de Atletismo reuniu os 10 melhores colocados no ranking estadual de cada prova. O técnico da equipe de Luísa é o profissional Roberto Carlos Bortolotto. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de abril de 2021 às 16:20
Compartilhar Comente

Unesc e Anjos do Futsal: Valores, incentivo à prática esportiva e formação cidadã para milhares de crianças

Unesc e Anjos do Futsal: Valores, incentivo à prática esportiva e formação cidadã para milhares de crianças
CEO da Anjo Tintas e coordenador do projeto entregaram camiseta e materiais comemorativos aos 20 anos do Anjos do Futsal à Reitoria (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Em 19 de abril de 2001 nasceu o Anjos do Futsal e nesta segunda-feira (19/4), quando a iniciativa chega aos 20 anos e ultrapassa a marca de 12 mil crianças atendidas, a Unesc, parceira do projeto, recebeu um presente especial. Para comemorar e agradecer à Universidade pela parceria, o CEO da Anjo Tintas, Filipe Colombo, e o coordenador do Anjos do Futsal, Jean Reis, visitaram a Unesc e presentearam a gestão com kits alusivos à data, com camiseta e quadro.  

Idealizado pela Anjo Tintas, o projeto começou em Criciúma com dois núcleos e 60 garotos atendidos. A Unesc é parceria do Anjos do Futsal desde 2008. As atividades têm o objetivo de afastar crianças e adolescentes da violência e das drogas, ensinar as técnicas do futebol de salão, incentivar a prática desse esporte e colaborar na formação dos cidadãos.

De acordo com o CEO da Anjo Tintas, a Universidade é responsável também pelo sucesso deste projeto, que colabora para transformar vidas. “Isso nunca seria possível se não fosse a parceria com a Unesc e com as prefeituras. O projeto só conseguiu ter essa abrangência tão grande pelos parceiros e a Universidade sempre esteve de portas abertas para ele”, afirma Colombo.

O coordenador técnico do Anjos do Futsal, Jean Reis, está desde o início no projeto e conta que já viu muitos garotos evoluindo e se transformando. “Todos os que passam pelo projeto têm um sonho e nós ajudamos a se tornarem pessoas preparadas para realiza-los. É pelo ensino e treinamento das regras do futsal que conseguimos inserir disciplina e educação, que é nossa principal missão”, reforça.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o papel da Unesc como universidade comunitária é estar ao lado de propostas positivas para a região. “Esta parceria é longa e tem muitas mãos envolvidas. Temos um orgulho gigante de ter a nossa marca nesta camiseta e neste projeto. Nosso papel como universidade é colaborar e participar de iniciativas que busquem transformar realidades”.  

Atualmente, o Anjos do Futsal possui núcleos instalados em 21 municípios no Sul e do Extremo Sul catarinense: Criciúma, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Rincão, Cocal do Sul, Ermo, Içara, Jacinto Machado, Lauro Müller, Maracajá, Meleiro, Morro da Fumaça, Orleans, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, São Ludgero, Sombrio, Treviso, Turvo e Urussanga. Além da Universidade, a Anjo Tintas conta com a parceria de prefeituras de municípios da Amrec e da Amesc para a viabilização das atividades do projeto.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de abril de 2021 às 15:15
Compartilhar Comente