AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec é pauta de programa de rádio no campus

Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec é pauta de programa de rádio no campus
Programa João Paulo Messer foi transmitido ao vivo da Sala dos Municípios (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Sala dos Municípios da Unesc recebeu, na manhã desta segunda-feira (31/8), o programa João Paulo Messer, da Rádio Eldorado. Durante a transmissão ao vivo (que pode ser conferida na íntegra clicando aqui), o apresentador recebeu convidados da Universidade e representantes da Amrec, para abordar o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico para o Sul catarinense, a sua importância para a região e o diferencial de estar sendo elaborado com a participação popular.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, caracteriza o projeto como transformador. Segundo ela, a elaboração do plano está ocorrendo em virtude da vontade dos prefeitos e das lideranças da Amrec e tem na Unesc e no Unibave seus condutores, com a metodologia e a equipe técnica. “Estamos colocando nossos melhores esforços e um grande comprometimento na elaboração e condução de todo o processo. Precisamos identificar nossas dores enquanto região e buscar a superação das mesmas. Este plano já nasce com um potencial de superação muito grande, porque nasce no meio a uma pandemia e de um processo eleitoral. Tivemos uma participação fantástica da comunidade e acredito que as lideranças e a região terão um grande documento para balizar as próximas ações”, afirma.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, comenta que apesar de o período ser de distanciamento social em função da Covid-19, há uma proximidade com a população no desenvolvimento do plano, facilitada pelo uso da tecnologia. “Um dos grandes diferenciais é que todo o processo tem a participação da comunidade. É de extrema importância termos um plano de desenvolvimento participativo, já que assim será possível a elaboração de um documento que contemple verdadeiramente a realidade e as necessidades da região”.

O presidente da Amrec e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, salientou a importância do Plano de Desenvolvimento pensado para os próximos 10 anos como norteador das ações dos próximos prefeitos. Ressaltou ainda os bons resultados já obtidos pela parceria entre Amrec, Unesc e Unibave no projeto. O secretário executivo da Amrec, Giovane Dagostin Marchi, também avaliou a parceria como positiva e abordou as instituições de ensino como propulsoras de desenvolvimento regional, já que atuam na formação de profissionais qualificados para o mercado.

A coordenador do Setor de Planejamento Institucional, Almerinda Bianca Bez Batti Dias, falou sobre a importância do trabalho coletivo para a elaboração do plano e explicou a condução dos trabalhos.

Os coordenadores do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e de Inovação da Unesc, Melissa Watanabe e Thiago Fabris também participaram do programa, explicando as sete etapas para a elaboração do plano, a parte de compilação e análise dos dados e o resultado. A conclusão das etapas, incluindo a última, governança, deve ser feita no último trimestre do ano.

Você pode colaborar e acompanhar o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec participando dos grupos de WhatsApp. Há um grupo para cada município:  

Balneário Rincão

Forquilhinha

Içara

Nova Veneza

Cocal do Sul

Treviso

Morro da Fumaça

Orleans 

Criciúma

Lauro Muller

Urussanga

Siderópolis

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de agosto de 2020 às 13:58
Compartilhar Comente

Nota de falecimento – Ademir da Rocha

Nota de falecimento – Ademir da Rocha
Egresso do curso de Enfermagem, Rocha atuava há 20 anos no Hospital São Donato, em Içara (Foto: Divulgação) Mais imagens

É com profundo pesar que a Universidade comunica o falecimento na manhã desta sexta-feira (28/8), do enfermeiro Ademir da Rocha, aos 53 anos. Egresso do curso de Enfermagem da Unesc, Rocha atuava há 20 anos no Hospital São Donato, em Içara. Ele iniciou sua carreira na saúde como técnico de Enfermagem e em junho de 2020, concluiu o curso superior na Unesc.

Mika, como era conhecido, era morador de Balneário Rincão e deixa esposa e filhos. No Hospital São Donato, o enfermeiro colaborou em diversos setores, como clínica cirúrgica, pronto-socorro e atualmente estava na clínica médica do hospital. Ele atuava na linha de frente do combate à Covid-19, mas foi infectado e faleceu após 17 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.

O falecimento de Rocha abalou familiares, colegas de trabalho e a comunidade acadêmica da Unesc. Manifestações de pesar e reconhecimento ao seu trabalho foram feitas pela Universidade, pelo Hospital São Donato, pelo Sindicato dos Trabalhadores de Estabelecimentos da Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde) e pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

Aos pais, familiares e amigos de Ademir da Rocha, os sentimentos de mais profundo pesar e solidariedade de toda a comunidade acadêmica da Unesc.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de agosto de 2020 às 16:17
Compartilhar Comente

Protagonismo estudantil: Desafios e aprendizados em meio à pandemia

Protagonismo estudantil: Desafios e aprendizados em meio à pandemia
Acadêmicos da Universidade foram responsáveis pela organização de jornadas acadêmicas integradas e ações visando a permanência estudantil (Fotos: Arquivo) Mais imagens

A pandemia tem colocado todos à prova e os desafios são dos mais variados. Na Unesc não tem sido diferente e entre tantos grupos que merecem aplausos pela postura e comprometimento, o formado por acadêmicos tem se destacado. Nestes meses de tantas mudanças e redesenhos, eles têm assumido o protagonismo no seu processo formativo e deixado sua marca na Instituição. Um exemplo foram as jornadas integradas, que tiveram a organização de alunos, apoiados por professores. E não para por aí. A atuação deles chegou inclusive na permanência estudantil, com o oferecimento de bolsas aos colegas.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, ressalta que a participação do estudante na vida da Universidade é essencial e em momentos atípicos como este, é ainda mais importante. Segundo ela, os enfrentamentos feitos pela Instituição neste momento de pandemia têm sido feitos graças também ao apoio dos acadêmicos. “Preciso ressaltar o orgulho que a Unesc tem de seus alunos. Neste momento tão delicado, eles têm se mantido unidos e dialogando constantemente com a gestão e os professores em busca das melhores respostas aos diferentes desafios. O protagonismo de nossos estudantes é algo que faz nossos olhos brilharem e mostram não só a nós, mas a toda a região, os profissionais qualificados e humanos que serão”.

Trabalho em equipe e descobertas

A primeira jornada que reuniu todos os cursos de uma mesma área do conhecimento em um evento totalmente virtual, ocorreu de 18 a 22 de maio. A Jornada Integrada da Saúde marcou o início de um desafio proposto pela gestão universitária e prontamente aceito pelos estudantes das diversas áreas.

A aluna do curso de Farmácia, Gabrielly Ricken, presidiu a Comissão Organizadora da Jornada Integrada de Saúde da Unesc e conta que o momento foi um “divisor de águas” em sua vida acadêmica. Ela comenta que o desafio foi na esfera profissional, como trabalhar em uma equipe diversificada e também pessoal, em ter que estar à frente de um evento tão grande. “Sinto que fui colocada à prova várias vezes, mas foi incrível. Saí de lá renovada e com a sensação de missão cumprida, porque eu tinha superado muita coisa e crescido muito. Conheci diversos profissionais que admiro e contei com a ajuda de muita gente incrível, pessoas que acreditam no bem comum e na importância do trabalho coletivo”, afirma Gabrielly.

Para a aluna de Artes Visuais (Licenciatura), Francine Nazário, o aprendizado também foi além do acadêmico. Ela, que presidiu a Comissão Organizadora da Semana Integrada de Educação da Unesc, de 16 a 18 de junho, conta que a experiência foi além de ampliar o conhecimento nos temas abordados ao longo do evento e impactou positivamente a todos os participantes. “Quando falamos em educação, falamos do coletivo. Assumi o desafio de estar à frente de um evento que reuniu todos os cursos de Humanidades, Ciência e Educação e pude, ao trabalhar com esta equipe, aprender muito, entender como funciona a gestão da própria universidade e a importância de dar voz a todos e a construir juntos. Foi uma experiência incrível! Conhecer pessoas, estar em contato com elas e falar no coletivo nos permite construir coisas grandes e inovadoras”, afirma.

Já o estudante do curso de Engenharia Civil e presidente da Comissão Organizadora da Jornada Acadêmica de Tecnologia da Unesc, Douglas Leffa, salienta a importância da união na busca por novos conhecimentos. “Esta jornada mostrou à comunidade o quanto os acadêmicos da Unesc buscam o conhecimento além, e notamos isso na audiência e interação durante toda a Jornada”. O evento ocorreu de 20 a 24 de julho e também de maneira 100% virtual. “Em um primeiro momento pareceu desafiador, pois era um trabalho precursor na área das engenharias e tecnologias, mas através desta Jornada, abrimos o caminho para vários outros eventos, pois a equipe se mostrou muito organizada e unida, transmitindo um grande aprendizado de trabalho em conjunto e convivência com ideias diferentes”, complementa Leffa.

Trabalho em equipe, networking e desenvolvimento da capacidade de delegar funções são os três pontos destacados pela estudante do curso de Administração e presidente da Comissão Organizadora da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc, Gabrielle Cardoso. O evento, que ocorreu de 27 a 31 de julho foi, segundo Gabrielle, importante para o aprendizado coletivo. “É importante para qualquer profissional saber lidar com os diferentes perfis de pessoas, com o ambiente de trabalho e com as diferentes funções. A Jornada foi muito importante para fortalecer laços, conhecer pessoas que têm conhecimentos diferentes e que possam ser agregados ao coletivo. Com certeza esta experiência vai colaborar muito no meu processo de formação”.  

 Auxílio estudantil

Neste período de pandemia, o protagonismo dos estudantes da Unesc foi além da união em torno da realização de uma jornada acadêmica integrada com qualidade. Resultou inclusive em iniciativas para oportunizar o auxílio financeiro para colegas em situação de vulnerabilidade. Com o objetivo de incentivar a permanência estudantil, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) se mobilizou para reformular as finanças, o que resultou em uma doação de R$ 20 mil em forma de bolsas de estudos para alunos do ensino presencial e EaD (Ensino a Distância) da Unesc.

Segundo o presidente do DCE, Kelvin Benedet, a iniciativa deve ser creditada a cada acadêmico. “No ato da matrícula o estudante destina o valor de R$ 10. Do montante total, 60% é destinado para os Centros Acadêmicos e 40% para o DCE. Realizamos, então, uma readequação das finanças e, de R$ 25 mil, R$ 5 mil foram usados à manutenção do espaço. O restante, estes R$ 20 mil, farão o bem para alunos que necessitam”, conta Benedet. A iniciativa irá beneficiar 40 estudantes com um auxílio de R$ 500 cada, em parcela única.

Outra iniciativa que demonstra claramente o protagonismo estudantil na Unesc foi da Comissão Organizadora da Jornada Integrada da Saúde. O grupo irá beneficiar, por meio de processo seletivo, 48 estudantes dos oito cursos da área da saúde da Unesc, com um auxílio financeiro de R$ 500, em parcela única. Os recursos são provenientes dos valores arrecadados com as inscrições da Jornada.

O valor da inscrição para o evento foi de R$ 10 e a Comissão Organizadora arrecadou R$ 24 mil.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de agosto de 2020 às 08:51
Compartilhar Comente

Unidade de Pronto Atendimento de Araranguá recebe da Unesc equipamento para desinfecção dos espaços com ozônio

Unidade de Pronto Atendimento de Araranguá recebe da Unesc equipamento para desinfecção dos espaços com ozônio
Equipe da Universidade realizou um treinamento com colaboradores da UPA (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os profissionais de saúde e moradores de Araranguá receberam uma importante ajuda no combate à Covid-19. Na manhã desta quinta-feira (27/8), a Unesc entregou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araranguá, um equipamento para a higienização dos espaços físicos com ozônio. O método de desinfecção de ambientes com ozônio é considerado o mais assertivo contra o coronavírus em uso no mundo.

Segundo a gerente do campus da Unesc, Mira Dagostim, na UPA também é realizada a triagem de pacientes com sintomas de Covid-19, e por isso o reforço na desinfecção será um importante aliado de biossegurança. “A solicitação foi feita pela secretária de Saúde de Araranguá, Evelyn Elias, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta. Pelo compromisso que a Unesc tem de estar auxiliando a região, a Universidade levou o equipamento. No momento da entrega, duas de nossas higienizadoras além de fazer uma simulação, explicaram detalhadamente todo o protocolo de segurança na aplicação de ozônio”, conta Mira.

A secretária de Saúde de Araranguá, afirma que o ozônio tem sido utilizado como importante recurso para a desinfecção de ambientes há bastante tempo e neste momento de pandemia, a sua utilização tornou-se ainda mais relevante. “Agradecemos à Unesc pela parceria, fazendo chegar ao Centro de Triagem Covid-19 esta tecnologia que contribui muito para o enfrentamento da crise que estamos vivendo. A Universidade demostrou, mais uma vez, seu protagonismo na inovação, bem como a consciência de seu papel social, compartilhando o conhecimento produzido em seus laboratórios. Somos muito gratos por isso”.  

A entrega do equipamento contou também com a participação da coordenadora institucional de biossegurança e atenção acadêmica da Unesc, Paula Zugno.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de agosto de 2020 às 18:41
Compartilhar Comente

Colégio Unesc: Preparação contínua para os desafios do Terceirão

Colégio Unesc: Preparação contínua para os desafios do Terceirão
Alunos contam com bate-papos virtuais sobre diferentes aspectos da escolha profissional e vida pessoal (Foto: Divulgação) Mais imagens

Embora bastante atípico, o ano letivo do Terceirão do Colégio Unesc tem ritmo acelerado. Além dos aprendizados nas diferentes disciplinas, ministrados com aulas mediadas por tecnologia, os estudantes contam com o compartilhamento de conhecimentos que vão além dos conteúdos teóricos e de vestibular.

Entre outros projetos, a turma do Terceirão participa ao longo de todo o ano do Prepara Unesc, ação voltada à preparação completa do aluno voltada à vida pós encerramento do período escolar. A proposta, conforme a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, é acolher o misto de sentimentos e dúvidas dos estudantes com orientações que irão ajuda-los a direcionar suas escolhas a partir da conclusão do Ensino Médio.

Enquanto não há a possibilidade do retorno presencial no campus, os alunos participam de encontros via Google Meet e interagem com os convidados. Os mais recentes participantes dos encontros foram os profissionais Haron Fabre, Michele Gonçalves e Rebecca Peres para abordar as temáticas Design e UnescTec, curso de História e curso de Comércio Exterior, respectivamente.

Com diferentes olhares, os três convidados compartilharam informações e experiências a cada semana. De acordo com Mainara, Haron levou aos alunos, no dia 14 de agosto, sua trajetória de vida e escolhas que o levaram ao curso de Design e, como coordenador dos cursos do UnescTec, apresentou as possibilidades de cursos técnicos lançadas neste ano pela Universidade.

Já no encontro com Michele, realizado no dia 21 de agosto, a professora conversou com os estudantes sobre a profissão de historiador, as competências e habilidades do profissional e as áreas de atuação. 

Finalizando as atividades do mês, nesta quinta-feira (27/8), Rebecca, egressa do Colégio Unesc e do Curso de Comércio exterior da Unesc, compartilhou suas experiências no mercado de importação e exportação, expandindo os olhares da turma sobre a temática.

Conforme a coordenadora pedagógica do Colégio, nas próximas semanas o novo bloco do Prepara Unesc deverá ter foco voltado a questões relacionadas ao plano de vida dos estudantes. “Ainda estamos ajustando detalhes desse novo projeto, mas a ideia é focar no planejamento de vida deles. Essa é uma das nossas características principais no Colégio Unesc, uma formação integral para a vida”, salientou.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de agosto de 2020 às 18:36
Compartilhar Comente