AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc passa a integrar Rede Brasileira de Pesquisa em Direito e Políticas Públicas

Unesc passa a integrar Rede Brasileira de Pesquisa em Direito e Políticas Públicas
Iniciativa propõe o intercâmbio de conhecimento entre oito instituições de ensino do Brasil (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A partir desta quarta-feira (27/5) a Unesc passa a integrar a Rede Brasileira de Pesquisa em Direito e Políticas Públicas. O convite foi realizado pelo professor doutor Saulo de Oliveira Pinto Coelho, do PPGDP (Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas) da UFG (Universidade Federal de Goiás), durante a realização do 4º Colóquio em Políticas Públicas, Gestão Social e Direitos Sociais.

A partir da aceitação, pesquisas do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) e do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc, relacionadas ao tema de estudo da Rede, serão integrados ao seleto grupo com a USP (Universidade de São Paulo), Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Uniceub (Centro Universitário de Brasília), UFPA (Universidade Federal do Pará), Cesupa (Centro Universitário do Estado do Pará) e UFG.

“A importância do intercâmbio reside no retorno que tanto o Programa de Pós-Graduação em Direito quanto o de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc podem dar à sociedade, impactando na formulação de políticas sociais dos gestores locais, de modo a resultar na melhoria das políticas destinadas à sociedade”, avaliou o coordenador adjunto do PPGD, Reginaldo de Souza Vieira.

Colóquio em Políticas Públicas, Gestão Social e Direitos Sociais

Com o tema “Avaliação de políticas públicas para uma efetividade constitucionalmente adequada: desafios para uma avaliação baseada em evidências e orientada ao constitucionalismo democrático”, o professor doutor Saulo de Oliveira Pinto Coelho ministrou o debate e discorreu sobre de que modo o trabalho dos juristas pode auxiliar na avaliação das políticas públicas, quais os cuidados que se deve ter com a  evidência científica no campo da pesquisa do Direito e o porquê da necessidade de uma abordagem adequada das políticas públicas devem ser fundamentadas por meio do constitucionalismo democrático.

O pesquisador ainda complementou sua fala afirmando que a importância das pesquisas científicas desenvolvidas por programas de pós-graduação se encontra na produção de evidências científicas, que permitam pesquisadores levarem aos gestores públicos, argumentos fundamentados, para melhorias das políticas e impactando positivamente na sociedade.

Para o professor doutor Dimas de Oliveira Estevam, representante do PPGDS, a reflexão contribuiu para o enriquecimento do debate inspirando os alunos e pesquisadores no aprimoramento e na qualificação de suas pesquisas.

O Colóquio foi proposto pelo Nuped (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito), integrado pelo PPGD e PPGDS da Unesc. O evento contou com uma média de presença simultânea de 100 pessoas.

O GIDAFEC (Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Socioeconômico, Agricultura Familiar e Educação do Campo), LADSSC (Laboratório de Direito Sanitário e Saúde Coletiva) e a Universidade Federal de Goiás, por meio PPGDP, foram parceiros do Colóquio. 

Saulo de Oliveira Pinto Coelho, é doutor em Direito pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e pós-doutorado pela Universitat de Barcelona, da Espanha. A Rede Brasileira de Pesquisa em Direito e Políticas Públicas tem a finalidade de promover o intercâmbio de pesquisas em Direito e Políticas Públicas, além de permitir o compartilhamento de resultados, experiências e a integração de pesquisadores das instituições que compõem a rede.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de maio de 2020 às 16:39
Compartilhar Comente

Unesc lança site sobre Covid-19 para colaborar com gestores de saúde e informar a população

Unesc lança site sobre Covid-19 para colaborar com gestores de saúde e informar a população
Ferramenta traz dados da realidade da doença também no Sul e Extremo Sul catarinense (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc segue com o desenvolvimento de ações para colaborar por meio de sua expertise com a comunidade neste momento de pandemia de coronavírus. Nesta sexta-feira (29/5), às 19 horas, a Universidade vai realizar um evento online para abordar o “Panorama da Pandemia” e lançar o site de acompanhamento da Covid-19. O encontro virtual será transmitido pelo canal da Unesc TV no Youtube.

O evento online terá a participação da reitora, Luciane Bisognin Ceretta, que vai abordar a Unesc e o enfrentamento da Covid-19, da coordenadora do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) e responsável pelo Comitê de Análise e Gestão Covid-19, Cristiane Damiani Tomasi e do professor do PPGSCol e responsável pelo Observatório Epidemiológico Covid-19, Antônio Augusto Schafer.

O site é uma realização do Comitê de Análise e Gestão Covid-19, do PPGSCol e da Unesc. O Comitê foi criado para, entre outras ações, dar suporte aos municípios, auxiliar na tomada de decisão referente a pandemia e aos pós-Covid-19 nas mais diversas áreas e disponibilizar materiais informativos produzidos pela Unesc.

Segundo Cristiane, com a pandemia, o PPGSCol viu a necessidade de criação do Comitê, pensando em todas as ações que o corpo docente pode auxiliar, tanto no serviço de saúde quanto nas indústrias (na área de saúde do trabalhador). E o site, é uma maneira de facilitar o acesso tanto dos gestores quanto dos profissionais de saúde e da comunidade em geral às informações. “O Comitê conta com uma forte parceria do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc para o site, que possui inclusive, links para outras universidades. Este é um momento de solidariedade e queremos especialmente ofertar informações confiáveis da nossa e de outras instituições de ensino, criando um lugar que tenha informações seguras sobre a Covid-19”.

Dentro do Comitê, há o Observatório Epidemiológico Covid-19, que levanta dados do mundo, Brasil, Santa Catarina, Amurel, Amrec e Amesc que também são disponibilizados à população pelo site.

Segundo Antônio, as informações são captadas de diferentes bases de dados nacionais e internacionais. “Uma das situações que mais estávamos sentindo falta era de dados de credibilidade para a população e para os gestores da nossa região. O Observatório tem dados amplos, mas também traz informações da realidade de cada região próxima à Universidade e isso estará à disposição no site, assim como dados do Conselho Federal de Enfermagem. Traremos também coeficiente de incidência dos casos e gráficos”, comenta o responsável pelo Observatório Epidemiológico Covid-19. 

O site traz também informações sobre todas as ações da Unesc no enfrentamento da pandemia e uma calculadora que colabora com os gestores de saúde para a definição da quantidade de equipamentos de proteção individual necessários para os profissionais de saúde do município.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de maio de 2020 às 16:17
Compartilhar Comente

UnescTec: Universidade lança cursos técnicos com a expertise da maior Universidade Comunitária do Sul do país

UnescTec: Universidade lança cursos técnicos com a expertise da maior Universidade Comunitária do Sul do país
Instituição ofertará 21 possibilidades de qualificação profissional em diferentes áreas (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

Cursos com duração de um ano a um ano e meio com foco no ensino prático e utilizando a expertise completa da maior Universidade Comunitária do Sul do país. Essa será a cara dos 21 cursos técnicos preparados pela Unesc e lançados em maio para a comunidade. As aulas, previstas para iniciarem em agosto, serão 60% em modelo presencial e 40% em Ensino à Distância, com peculiaridades pensadas e preparadas para acolher e qualificar da melhor forma para cada uma das circunstâncias.

A novidade será explicada em detalhes em evento online na próxima segunda-feira (1º/6) para a imprensa. A entrevista coletiva será às 10h e contará com a presença da reitoria da Universidade, assim como da direção do Colégio Unesc e coordenadores do projeto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de maio de 2020 às 15:12
Compartilhar Comente

Pesquisa relacionada ao transtorno bipolar desenvolvida na Unesc ganha repercussão internacional

Pesquisa relacionada ao transtorno bipolar desenvolvida na Unesc ganha repercussão internacional
Pesquisadora Samira Valvassori compartilhou resultados positivos em simpósio norte americano (Foto: Arquivo) Mais imagens

As pesquisas sobre transtorno bipolar desenvolvidas no Laboratório de Psiquiatria Translacional da Unesc têm conquistado destaque internacional. Após serem evidenciadas por periódicos norte americanos como o Translational Psychiatry do grupo Nature, foi a vez de serem compartilhados em evento promovido por ferramentas digitais, originalmente marcado para ser realizado em Nova York. A pesquisadora doutora Samira Valvassori, que lidera o grupo de estudos, apresentou resultados positivos de uma de suas últimas pesquisas no Simpósio Virtual da SSBP (Society of Biological Psychiatry ou Sociedade da Psiquiatria Biológica).

Dentro da temática Modeling Bipolar Disorder in Animal Models (Modelando o Transtorno Bipolar em Modelos Animais), Samira apresentou estudos recém-publicados, e que tiveram dois fundamentais objetivos: facilitar o teste de medicações relacionadas ao transtorno bipolar e contribuir com estudos na área da fisiopatologia.

Segundo a pesquisadora, o tratamento medicamentoso deste transtorno crônico é essencial, bem como a terapia com o psicólogo, elementos que validam a importância da pesquisa. “Dentro deste campo já existem tratamentos farmacológicos, entretanto muitos pacientes não respondem positivamente aos efeitos colaterais ou a própria medicação. Com um modelo animal adequado podemos testar novas medicações, com potencial terapêutico para o transtorno bipolar”, explica.

Atuando há 16 anos na pesquisa pré-clínica, com animais, e há sete anos na pesquisa clínica, com pacientes, o grupo de estudos tem avançado positivamente na busca pelo modelo animal adequado. Em destaque recente, o pioneirismo no desenvolvimento de um modelo animal de transtorno bipolar foi evidenciado em periódicos internacionais, como o Translational Psychiatry do grupo Nature.

A importância de compartilhar conhecimentos

O transtorno bipolar é um paradigma em todo o mundo. Diante deste contexto, eventos como o Simpósio Virtual da SSBP contribuem para a progressão positiva de estudos nas áreas relacionadas à psiquiatria. “A exata fisiopatologia não foi totalmente elucidada, porém, muito se evoluiu acerca de alterações bioquímicas e moleculares envolvidos na neurobiologia deste transtorno. Um modelo assertivo também poderia ajudar a preencher as lacunas que faltam acerca da neurobiologia do transtorno”, conclui a pesquisadora.

O Laboratório de Psiquiatria Tranlacional da Universidade é vinculado ao PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde).

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de maio de 2020 às 14:02
Compartilhar Comente

Especialistas apontam que amamentação deve ser mantida durante a pandemia

Especialistas apontam que amamentação deve ser mantida durante a pandemia
Cuidados como o uso de máscara e higienização das mãos devem ser tomados pelas lactantes (Foto: Divulgação) Mais imagens

Amamentar ou não durante a pandemia? Se você é lactante e está em dúvida, saiba que a recomendação de órgãos de saúde é a de que a amamentação não deve ser interrompida neste período. As pesquisas realizadas ainda não demonstraram dados que comprovem que o leite materno é um meio de transmissão do coronavírus e por isso, a orientação é que, desde que a mãe observe as orientações de higiene dos especialistas, o aleitamento deve ser continuado.

O professor da Unesc, ginecologista e obstetra e responsável pelo Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Santa Catarina, Allan Fagundes Pacheco, afirma que até o momento não há estudos conclusivos demonstrando que a contaminação de bebês se fez por meio da amamentação e não por outras formas de contágio, como gotículas de saliva.

Pacheco destaca que a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, a Sociedade Brasileira de Pediatria, Rede Fiocruz, o Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde recomendam a amamentação, destacando que os seus benefícios superam os riscos, e que as mulheres portadoras de Covid-19 que querem amamentar, devem ser estimuladas ao aleitamento.

Porém, é necessário que as lactantes observem as recomendações para garantir a segurança dos bebês. O professor da Universidade fala a seguir, quais as orientações mais recentes sobre aleitamento materno durante a pandemia:  

Agência de Comunicação da Unesc – Quais cuidados que as lactantes devem ter em no seu cotidiano?
Professor Allan Fagundes Pacheco – Como as puérperas que estão amamentando são população de risco, as recomendações são de evitar aglomerações de pessoas, evitar ao máximo sair de casa e caso tenha que fazer isso, que seja sempre com máscara e levando álcool em gel. Ao entrar em casa, a lactante deve tirar as roupas utilizadas na rua e colocar para lavar, tomar um banho e utilizar roupas limpas. Já em casa, deve lavar as mãos com frequência e antes e depois das mamadas. Higienizar sempre os utensílios do bebê com água e sabão e manter a criança em ambiente limpo e arejado.

Agecom – Uma mulher que está amamentando e tenha suspeita de estar infectada com o coronavírus deve tomar quais providências?
Professor – Deve ser estimulada a continuar o aleitamento observando algumas orientações como lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos antes e depois de tocar o bebê, usar máscara facial cobrindo completamente nariz e boca durante as mamadas e evitar falar ou tossir durante a amamentação. Se isso ocorrer, a máscara deve ser imediatamente trocada. É importante que a mulher utilize uma máscara limpa a cada mamada.

É importante também evitar que o bebê toque o rosto da mãe, especialmente boca, nariz, olhos e cabelo. Para mães com suspeita ou confirmadas, após a mamada, os cuidados do bebê como banho, hora do sono e troca de fraldas deve ser realizado por outra pessoa da casa que não tenha sintomas ou suspeita de estar infectada pelo vírus.

Agecom – Como fica a doação de leite materno neste período de pandemia de Covid-19?
Professor – A doação para Banco de Leite não é só recomendada como deve ser estimulada. Mas é contraindicada para mulheres que estejam com coronavírus e assim que o quadro for considerado curado, a doação poderá ser retomada. Vale lembrar que o leite doado passará por processo de pasteurização antes de ser entregue aos bebês.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de maio de 2020 às 13:23
Compartilhar Comente