AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Webinar promovido pela Unesc debate o futuro pós-pandemia com lideranças do Sul

Webinar promovido pela Unesc debate o futuro pós-pandemia com lideranças do Sul
Encontro com três deputados federais foi mediado pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta (Fotos: Mayara Cardoso/ Reprodução) Mais imagens

Diferentes dados foram apresentados pela Unesc em webinar na noite desta quarta-feira (27/5). O evento virtual reuniu um time de lideranças da Universidade com representantes de entidades da região e os três deputados federais do Sul, Geovânia de Sá, Daniel Freitas e Ricardo Guidi com as principais e atuais informações sobre o cenário, com a finalidade de avaliar as possíveis ações para o direcionamento de estratégias e busca de apoio que possam preparar a região para o período pós-pandemia, desde hoje.

As demandas levantadas ao longo do evento foram avaliadas  pelo grupo representado pela reitora Luciane Bisognin Ceretta; pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, responsável pela mediação do encontro; pelo coordenador da Sala dos Municípios, Dorvanil Vieira; pelo coordenador do curso de Ciências Econômicas, Amauri de Souza Porto Júnior; pelos coordenadores do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico, Melissa Watanabe e Thiago Rocha Fabris, e pelo coordenador adjunto do curso de Administração de Empresas, Thiago Francisco.

Eles foram acompanhados dos convidados representantes da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Criciúma, Moacir Dagostim, Andrea Gazola Salvalaggio, Claiton Pacheco e Tita Beloli, respectivamente, além dos parlamentares, que puderam pontuar suas ações já realizadas até então e seus posicionamentos perante os assuntos levantados.

‘Prontos para começar hoje’

No encontro a reitora da Unesc lançou de forma oficial a campanha protagonizada pela Instituição ‘O Sul do Estado Pós-pandemia – Prontos para recomeçar hoje’, na qual propõe, a partir deste primeiro webinar, uma série de debates em prol da busca pelas melhores soluções à região. “É, mais do que nunca, o momento de estabelecermos redes solidárias e colocar diferenças, se é que elas existem, muito distantes. Colocamos nossa expertise como academia para avaliar o cenário e colaborar sem medir esforços para a esperada retomada pós-pandemia. Momentos como esse precisam de discussão, de planejamento. Precisamos nos organizar hoje para enfrentar todos os dias as tantas situações que desafiam nossas instituições”, apontou Luciane.

Entre os encaminhamentos necessários para a construção de uma rede forte pelo fortalecimento do Sul de Santa Catarina, a partir das falas e ponderações do time da Universidade, das lideranças das entidades públicas e privadas e na fala dos parlamentares, foram pontuadas questões dentre as quais estão: a criação de linhas de crédito para o pequeno e médio empresário de fácil acesso e flexíveis com períodos de carência; o lançamento de um novo programa nacional de financiamento estudantil, mais flexível, de apoio emergencial a permanência dos estudantes; a atenção aos agricultores por conta do período de estiagem com danos sérios sofridos; a elaboração de planos que foquem no desenvolvimento social e econômico; o refinanciamento dos tributos federais; o apoio a produção e disponibilização de equipamentos de proteção individual para os trabalhadores de saúde e em variadas empresas e o apoio e fortalecimento ao comércio regional.

Entre as unanimidades: necessidade de unir esforços e encaminhar reformas

Atentos aos dados e panoramas apresentados pelos especialistas do time Unesc, os três deputados federais do Sul de Santa Catarina mais uma vez se comprometeram com a região. Geovânia de Sá, Daniel Freitas e Ricardo Guidi compartilharam seus pontos de vista sobre as situações abordadas e aquilo que pontuam como possíveis soluções.

Para Geovânia, além da importância dos dados elencados pela Universidade e sua atuação frente a políticas de enfrentamento à Covid-19, a palavra que se destaca é a “sensibilidade”. “Essa palavra me chamou muito a atenção e faz todo o sentido para o que estamos vivendo. Precisamos sensibilidade para perceber quais os setores estão mais sofrendo, quem está precisando de mais auxílio, para poder realmente retomar a economia. Além disso, destaco como fundamental importância aquilo que também foi elevando nesse encontro, o trabalho dos três poderes unidos em prol de um único objetivo que é a retomada do crescimento o mais rápido possível”, declarou.

Na visão de Daniel Freitas, a pandemia trouxe ao mundo e, mais especificamente ao Brasil, quatro “ondas”. “São elas ligadas à saúde, depois à economia, à segurança pública, já que a situação está levando também a crises também nesse quesito, e a quarta onda, para qual é nosso foco, que é a retomada da economia. Meus esforços muito voltados a essa questão”, garantiu o deputado.

Conforme Ricardo Guidi, entre as suas prioridades está a busca de recursos para Santa Catarina, como respeito ao Estado, no qual trabalha de forma ainda mais intensa neste período em que a sociedade enfrenta uma calamidade não vista pelo menos nos últimos cem anos. “Frente à essa situação temos trabalhado de forma muito conjunta e percebemos que, de fato, a Unesc é fundamental na recuperação que a nossa região precisa. Nenhuma outra entidade tem o conhecimento que a Universidade possui em relação ao Sul. Desta forma parabenizo por mais essa iniciativa e me coloco à disposição para colaborar com esse esforço coletivo”, comentou.

O webinar contou com a audiência de aproximadamente 1.300 pessoas na transmissão via Unesc TV no Youtube e foi retransmitida pela Rádio Som Maior e pelo Portal 4oito. O vídeo completo no qual é possível acompanhar as falas completas de todos os participantes do encontro ficará disponível para acesso irrestrito na página.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de maio de 2020 às 23:27
Compartilhar Comente

Curso de Geografia da Unesc promove diálogo sobre os recursos hídricos no Brasil e Portugal

Curso de Geografia da Unesc promove diálogo sobre os recursos hídricos no Brasil e Portugal
Evento teve participação do doutor Francisco da Silva Costa, da Universidade do Minho, localizada em Braga Mais imagens

O curso de Geografia da Unesc promoveu, na tarde desta terça-feira (27/5), conexões internacionais para produzir conhecimentos no webinar “Recursos Hídricos no Brasil e Portugal em tempos de Covid-19”. O momento foi ministrado pela professora mestre Yasmine de Moura da Cunha, e teve a presença dos professores pesquisadores, doutora Rose Mara Adami, doutor Claudio Antônio Di Mauro, e doutor Francisco da Silva Costa, direto de Portugal.

O evento propôs três momentos de debate, com as temáticas: “escassez da água”, “tratando da Covid-19 e os recursos hídricos” e “qual será o legado da Covid-19 na área?”. Diante deste assunto, segundo Di Mauro, pode-se refletir sobre desafios de agora e que se apresentarão no futuro.  “Precisamos aprender a gerenciar nossos recursos de uma melhor forma. Não podemos ficar esperando que a chuva caia e solucione um problema presente. Existe a necessidade de pensar em um planejamento sem interesses e com uma compreensão mais assertiva dos recursos”, afirma.

Comparando com a realidade de Portugal, o docente apresentou exemplos que ampliam a diferença no tratamento de água nos dois países. “São realidades diferentes. O tratamento de água lá não sofre influência de atividades agrárias e de mineração, por exemplo. No Brasil, a crise hídrica não é culpa da falta de chuva, e sim da política e da cultura de consumo”, explica Di Mauro.

Em uma projeção entre a administração dos recursos hídricos em Portugal e no Brasil, o professor da Silva Costa traçou um paralelo geográfico dos países. Extensão, clima, população e particularidades geográficas foram apresentadas pelo pesquisador como razões para a variação das duas realidades. “Aqui temos situações positivas e negativas. O modelo aplicado tem como preocupação a sustentabilidade, ponto de atenção da União Europeia, e intervenções para a captação e preservação da água. Ao mesmo tempo que temos parte da gestão como moderna e outras são tradicionais. Por isso consideramos que não atuamos de maneira totalmente suficiente. É necessário pensar em avançar para cidades mais sustentáveis”, destaca.

Escassez de água no Sul de Santa Catarina

Durante seu momento de fala, a professora Rose trouxe o tema para a situação atual na região Sul de Santa Catarina. Ela conta que dos 295 municípios do estado, 56 da região Sul estão em alerta e 30 em estado crítico. “Em 9 meses, tivemos uma quantidade de 55,6 milímetros de precipitação que deixaram de chegar na superfície terrestre. Em função disso, existem conflitos nas atividades econômicas relacionadas à irrigação, indústria e outras áreas. Além da retirada excessiva da água, também temos problemas na qualidade, que em maioria tem avaliação crítica. Isso é causado por focos de poluição, de indústrias, esgotos e outros aspectos”, alerta.

Da Silva Costa, a pedido do professor Di Mauro, também apresentou as ações, processos e organizações de controle da água em Portugal, realizado por iniciativas ligadas ao governo.

Durante a conversa, mais de 60 estudantes, professores e profissionais da área estiveram presentes. Os palestrantes responderam questionamentos após as três etapas da proposta. O webinar teve como parceiro o Laboratório de Gestão de Recursos Hídricos.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de maio de 2020 às 15:14
Compartilhar Comente

Curso de Ciência da Computação promove evento virtual com Arquiteto de Soluções da Oracle

Curso de Ciência da Computação promove evento virtual com Arquiteto de Soluções da Oracle
Paulo Alberto Simões compartilhou conhecimentos em torno da temática “A transformação Digital além das Criptomoedas” (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Capaz de relacionar o chamado Blockchain, com a Covid-19 e o registro nacional de vacinação de crianças e adultos, o especialista em tecnologia Paulo Alberto Simões promoveu uma noite de muito compartilhamento de conhecimento entre acadêmicos e professores do curso de Ciência da Computação da Unesc. Em evento virtual nesta terça-feira (26/5), Paulo tratou sobre a temática “Blockchain – uma tecnologia chave para a grande transformação digital da sociedade”. O evento contou com a participação da reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, e da coordenadora do curso, Ana Claudia Garcia Barbosa, assim como de professores da Universidade e foi mediado pelo coordenador adjunto Luciano Antunes.

Ao abordar de forma bastante didática, Paulo seguiu uma linha de raciocínio a fim de mostrar a importância dos registros, das mais diferentes áreas, e a possibilidade de acesso irrestrito a nível mundial. Para explicar sobre a tecnologia do Blockchain, que surgiu com a criação das chamadas criptomoedas, o palestrante provocou os estudantes a avaliarem como exemplo a importância de um registro global voltado à vacinação da população.

Conforme Paulo, assim como para a temática das vacinas, a tecnologia de registro, também conhecida como ‘protocolo de confiança’, serve para um armazenamento seguro de dados para todo o mundo. “Essa tecnologia ajuda a transformar digitalmente a nossa vida de registros médicos também. É uma oportunidade que surgiu como forma de proteger as transações enquanto moedas virtuais, mas foi ampliada e pode ser utilizada em outras situações”, explicou.

Entre as principais características da tecnologia em questão, conforme o palestrante, está a confiança, a transparência e a diminuição de custo de processos. “É a criptografia utilizada para gravar os blocos de transações de forma inviolável e, ao mesmo tempo, com acesso irrestrito àqueles que têm esse direito”, acrescentou.

O evento online, na avaliação do coordenador adjunto do curso, foi de extremo aproveitamento para todos os participantes. “Tivemos uma apresentação incrível e ao final os alunos participaram com questionamentos bastante pertinentes, mostrando, de fato, interesse pelo assunto. Tivemos uma interação muito rica”, pontuou Luciano.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de maio de 2020 às 21:28
Compartilhar Comente

A relação do design com a natureza e suas formas é tema de palestra online

A relação do design com a natureza e suas formas é tema de palestra online
Curso de Design da Unesc promoveu encontro virtual com o pós-doutor Amilton Arruda (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O olhar diferenciado para os organismos vivos e o despertar de novas estratégias para diferentes negócios a partir de tais análises foi o assunto que norteou a palestra online promovida pelo curso de Design de Produto da Unesc, na noite desta terça-feira (26/5). Ministrada pelo pós-doutor Amilton Arruda, a ação contou com o compartilhamento de conhecimento em torno da temática que também envolve o livro Biônica e Design, publicação que agrega a pesquisas de mais de 30 profissionais e pesquisadores designers, arquitetos, engenheiros e biólogos de instituições espalhadas pelo mundo, entre eles o coordenador do curso, João Rieth.

Além de mostrar exemplos de pesquisas que integram o livro, Arruda apontou aos participantes suas percepções sobre algumas ferramentas de estudo de elementos naturais. Conforme o professor, a temática, presente na vida humana desde os primórdios, é cada vez mais atual. “A biônica, ou biomimética, é citada pela revista Forbes entre as cinco tendências tecnológicas do momento. Esse olhar diferenciado para os organismos vivos é o que tem despertado novas estratégias nos mais variados negócios. A imitação da vida, do ser vivo, é completa e faz parte da busca de soluções mais adequadas as situações”, afirmou.

O encontro foi mediado pelo professor do curso de Design, Giovani Simão De Luca, e contou com a participação e contribuição do coordenador João Luis Rieth. Além de professores e acadêmicos, a transmissão foi acompanhada ainda por profissionais de diferentes países envolvidos na elaboração do livro.

Conforme Rieth, foi uma honra poder receber, mesmo que de forma virtual, o palestrante para compartilhar conhecimentos tão ricos. “Nossa programação era de que, ainda em março, o colega Amilton estivesse aqui na Unesc e participasse da Aula Inaugural do curso com essa palestra e com o lançamento do livro. Infelizmente tivemos de cancelar o evento por conta situação imposta pela pandemia, mas não deixamos de aprender com ele”, comentou.

A temática, para o professor, é importante para levantar a reflexão acerca do contato humano com o meio ambiente. “Refletir sobre a relação da natureza com o Design significa considerar as premissas básicas de sustentabilidade e o uso das matérias primas de forma inteligente e racional, sem prejuízos ao meio”, enfatizou.

Campanha para valorização da obra

Para superar o desafio enfrentado com a chegada da Covid-19 pouco antes da data prevista para o lançamento da obra Biônica e Design, o autor, coautores e suas instituições de ensino espalhadas pelo mundo estão engajados em uma campanha pela valorização e fortalecimento do material.

Ao adquirir o livro, a participação na campanha é recompensada com um exemplar assinado pelo protagonista da obra, Carmelo Di Bartolo, e pelo autor, Amilton Arruda. As unidades especiais contêm a marca exclusiva Ex-libris de Di Bartolo cunhada em baixo-relevo. Após o fechamento das vendas, o apoiador recebe seu produto em casa sem nenhum custo adicional. Clique aqui.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de maio de 2020 às 20:52
Compartilhar Comente

Unesc promove movimento de reflexão sobre o impacto social e econômico da pandemia no Sul

Unesc promove movimento de reflexão sobre o impacto social e econômico da pandemia no Sul
Encontro com presidente da AMREC inicia série de ações voltadas à superação dos impactos econômicos e sociais decorrentes da pandemia de coronavírus (Fotos: João Gabriel/Prefeitura de Içara) Mais imagens

A reitora da Unesc, professora Luciane Bisognin Ceretta, recebeu o prefeito Jaimir Coimim, Presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), nesta terça-feira (26/5), para discutir estratégias em conjunto  para a retomada social e econômica da região Sul pós-pandemia. “Para cumprir o seu papel comunitário, a Unesc tem promovido uma série de ações frente à saúde nesta pandemia. Um dos exemplos é o programa SOS Covid-19, que já fez mais de 1.500 atendimentos à população. Agora, também tomaremos a frente em um movimento que nos permita reflexões e aponte estratégias para o futuro, quando será necessário a  retomada social e econômica da nossa região. A universidade colocará toda sua expertise e corpo técnico para pensar, planejar e atuar para minimizar os impactos causados pela Covid-19”, explica Ceretta.

Um novo encontro, marcado para a próxima sexta-feira (29/5), reunirá todos os prefeitos, na sede da Amrec, às 9h, para discutir ações coletivas em conjunto com os demais municípios da região. “Acredito que temos que estar preparados para, em termos econômicos, fazer a travessia dessa fase de pandemia e sobretudo para quando ela estiver superada. A preservação do emprego, das empresas, do setor produtivo. Por isso que nós queremos, juntos com a universidade, fazer um plano onde nós possamos proteger os empregos e a economia da região”, comenta o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon. 

A reunião contou com a participação do presidente da Associação, prefeito de Treviso, Jaimir Comim, o prefeito de Icara Murialdo Gastaldon, o vice-prefeito de Içara, Sandro Giassi Serafim, e do diretor executivo Vanderlei Alexandre.

Encontro desencadeará série de ações

Além deste encontro, a Unesc promove nesta quarta-feira (27/5), um webinar com os deputados federais que representam a região Sul, Geovania de Sá, Daniel Freitas e Ricardo Guidi, e as entidades, Acic, Cdl, Câmara de Vereadores, Prefeitura de Criciúma e Amrec. O webinar irá abordar números e discutir ações para a retomada econômica pós-pandemia, ação esta, que servirá de base para as próximas reuniões com entidades políticas e empresariais na definição de busca de projetos voltadas à superação dos impactos econômicos e sociais decorrentes da pandemia de coronavírus. O webinar será às 19h30 e poderá ser acompanhado pelo canal da Unesc Tv no Youtube. 

A Unesc engendra, ainda, uma campanha de valorização do comércio local que será discutida nos próximos encontros. “Junto a todas essas entidades da sociedade, mais a representação política, vamos construir a retomada social e econômica da nossa região”, conclui a reitora.

Paula Dáros Darolt - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de maio de 2020 às 17:40
Compartilhar Comente