AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15ª edição do Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde da Unesc é aberta com palestra e apresentação de trabalhos

15ª edição do Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde da Unesc é aberta com palestra e apresentação de trabalhos
Evento segue nesta sexta-feira (31/5) com programação ao longo de todo o dia (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O tradicional Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde da Unesc chega na sua 15ª edição com mais uma programação voltada ao fomento de debates para acadêmicos e profissionais da área da saúde. Nesta edição, o foco dos trabalhos é voltado à maconha e seus princípios terapêuticos, com nomes renomados nacional e internacionalmente. No primeiro dia de atividades, o Simpósio contou com apresentação de pôsteres e apresentações orais, além da Palestra Magna com o professor e pesquisador, Tadeu Lemos, especialista na área de Medicina, com ênfase em Saúde Mental, Dependência Química e Psicofarmacologia. Ele tratou do tema ''Maconha, Canabinoides e Terapêutica''.

Entre os estudos apresentados em sua fala, Tadeu destacou a relevância do período da adolescência no que diz respeito ao uso de drogas. Conforme o professor, o período marca a remodelagem e os ajustes finos dos circuitos cerebrais, uma maturação fina que, sem o uso dessas substâncias, fará com que estes indivíduos sejam adultos inteligentes. “Sendo assim, a utilização das drogas, nesse caso qualquer uma delas, prejudica significativamente o processo. Um adolescente usuário é um sério candidato a ter a cognição prejudicada, fica mais lentificado, com comportamento preguiçoso e pouco interessado”, destacou.

Além das alterações estruturais aos estímulos do ambiente e do prejuízo no desempenho emocional e cognitivo, de acordo com o professor, o indivíduo exposto ao uso de drogas tem dobradas as chances de sofrer de esquizofrenia e aumentadas as possibilidades de enfrentar doenças como depressão e ansiedade. “Isso não é um discurso ideológico, é ciência. Mesmo o uso ocasional não é seguro. Se ligados ao tabagismo ou problemas mentais, por exemplo, os riscos são ainda maiores”, completou.

Conforme a coordenadora do Simpósio, Gislaine Zilli Réus, a avaliação do primeiro dia de evento é muito positiva. “Mesmo com as previsões de chuva que assustaram um pouco, tivemos o auditório quase cheio. Tivemos uma excelente palestra, os trabalhos orais apresentados também foram excelentes, assim como os pôsteres”, salientou.

Entre os 93 trabalhos inscritos para apresentação no evento, conforme Gislaine, foram aprovados os quatro melhores avaliados. A partir do processo seletivo foram escolhidas as pesquisas de Amanda Bombazar, Eduardo Ronconi Dondossola, Beatriz Galatto Nesi e Ellen Mello Borgonhi. Ao final do Simpósio serão escolhidos ainda os três melhores pôsteres apresentados.

O evento é uma parceria do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) e Laboratório de Psiquiatria Translacional da Universidade.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de maio de 2019 às 21:50
Compartilhar Comente

Reitoria reúne Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Institucional

Reitoria reúne Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Institucional
Grupo formado por representantes de todas as áreas da Universidade discutiu a formulação do Planejamento (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A reitoria da Unesc reuniu, na tarde desta quinta-feira (30/5), o Comitê Gestor do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da Universidade. O grupo é composto por representantes de todas as áreas de ensino, pesquisa e extensão da Instituição. Eles serão responsáveis por participar da realização do PDI dentro da Instituição.

O grupo será responsável por acompanhar as etapas de avaliação, auxiliar a aplicação e colaborar para a realização da terceira etapa, que será norteadora para as futuras ações da Universidade.

O Seplan (Setor de Planejamento Institucional) é o setor responsável pela formulação do PDI e, de acordo com a sua coordenadora, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, o Plano é o principal documento norteador da Universidade. “Ele busca analisar as características do ‘hoje’ e pensar no ‘amanhã’, ou seja, entender as questões técnicas que hoje estão sendo evidenciadas na Universidade e assim realizar um planejamento para o futuro”, explicou.

Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, os resultados serão formulados a partir de uma ampla discussão, envolvendo diversos participantes. “É um processo amplo, intenso e que contará com o apoio de todos os docentes, acadêmicos, técnicos administrativos e também da comunidade externa”, comentou. Para a reitora, a sua importância representa o futuro da Universidade. “Serão propostas discutidas e que irão colaborar para as nossas decisões da Instituição”, completou.

A terceira etapa

A Universidade realizou, no ano passado, a primeira e segunda etapa. Nelas foram analisadas, respectivamente, um diagnóstico institucional que resultou em diversos eixos estruturantes do PDI, e a sistematização dos resultados, a partir de fóruns realizados na Universidade e os resultados da CPA (Comissão Própria de Avaliação), Pesquisa de Clima e Pesquisa de Egressos.

Todos esses resultados categorizados resultaram em aproximadamente 30 eixos, em que serão apontados, pelos docentes, técnicos administrativos, acadêmicos e até a comunidade externa, as fragilidades e fraquezas da instituição em cada eixo. Os encontros que permitirão esses levantamentos serão realizados na Universidade na próxima semana. “Será uma semana intensa, de imersão e de reflexão para o planejamento institucional”, explica Almerinda.

Os resultados obtidos na terceira etapa serão responsáveis por subsidiar os projetos da Universidade nos anos seguintes, correspondendo a quarta etapa.

Realização das atividades

As atividades de diagnóstico com os técnicos administrativos ocorrerão nos dias 3 e 4 de junho. Com os acadêmicos e docentes ocorrerão nos dias 5 e 6. Já em julho ocorrerão com os docentes e estudantes do Colégio Unesc e com a comunidade externa.

Os trabalhos ocorrerão de maneira colaborativa, em que os colaboradores serão divididos em grupos por eixos e equipes irão colaborar para a realização do projeto.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de maio de 2019 às 21:58
Compartilhar Comente

Unesc mantém suspensão das aulas nesta sexta-feira

Unesc mantém suspensão das aulas nesta sexta-feira
Mais imagens

A Reitoria da Unesc decidiu manter a suspensão das aulas da graduação, pós-graduação e Colégio Unesc nos três períodos, nesta sexta-feira (31/05), devido às fortes chuvas que assolam a região. Nesta quinta-feira, as aulas também foram suspensas. A reposição destes períodos acontecerá nos dias 12 e 18 de julho.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 30 de maio de 2019 às 19:40
Compartilhar Comente

Primeira mostra audiovisual do Cedoc está com inscrições abertas

Primeira mostra audiovisual do Cedoc está com inscrições abertas
Atividade será realizada no dia 4 de junho (Foto: Arquivo) Mais imagens

O Centro de Memória e Documentação (Cedoc) da Unesc realizará, de 3 a 8 de junho a 3ª Semana Nacional de Arquivos. O evento contará com a I Mostra Audiovisual do Cedoc - Unesc Histórias e Memórias, possibilitando a divulgação e compartilhamento de experiências, pesquisas acadêmicas e difusão das memórias. A Mostra está com inscrições abertas para acadêmicos e egressos interessados em divulgar e ter seus arquivos no acervo do Cedoc. O evento será realizado no dia 4 de junho, às 19h, no Bloco P sala 17.

As inscrições dos vídeos podem ser enviadas pelo e-mail ou drive para a seleção. Os critérios de seleção para participação podem ser conferidos abaixo.

Atividades adicionais

O minicurso “(Des)Construindo Narrativas”, que também faz parte da programação da Semana Nacional, correrá no Bloco M – sala 02 (Eduardo Galeano), nos dias 3/6 das 19h às 20h, tendo como ministrante o Prof. Me. Paulo Sérgio Osório.

Já a oficina “Caderno de Memórias”, será realizada nos laboratórios do Cedoc no dia 3/6 das 20h15 às 22h, com as ministrantes Selma Tereza Leepkaln Dassi e Liziane Acordi Rocha.

Saiba mais:

Os trabalhos serão avaliados seguindo os seguintes critérios:

• Pertinência Socioeducativa da produção audiovisual;

• Qualidades da produção envolvendo estilo e estética educativa, podendo ser destinado para qualquer faixa etária;

• O tempo não deverá ultrapassar 20 minutos;

• Serão selecionados 7 audiovisuais;

• O vídeo deverá apresentar uma possível fonte de pesquisa;

• Se houver entrevistas, faz-se necessária apresentar uma cópia da autorização dos entrevistados/as.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de maio de 2019 às 17:22
Compartilhar Comente

Curso de Odontologia da Unesc entrega de 1,5 tonelada de doações à AMA

Curso de Odontologia da Unesc entrega de 1,5 tonelada de doações à AMA
Associação dos Amigos dos Autistas recebeu alimentos e materiais de higiene arrecadados ao longo da Jornada Acadêmica (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O apoio do curso de Odontologia da Unesc à AMA (Associação dos Amigos dos Autistas) foi além do serviço técnico prestado na instituição. Percebendo a necessidade da Associação, o curso promoveu a arrecadação de doações ao longo da Jornada Acadêmica, realizada de 21 a 24 de maio, e fez a entrega na tarde de quarta-feira (29/5). No total foram arrecadados 1,5 toneladas de mantimentos, entre alimentos e materiais de higiene.

Conforme o coordenador do curso, Renan Antônio Ceretta, o projeto foi idealizado pelos próprios alunos que prestam atendimento no local por meio da disciplina de Pacientes com Necessidades Especiais. “Desta forma, estamos colaborando com a AMA de duas maneiras. Isso é reflexo do perfil dos nossos alunos, que veem além do básico e procuram fazer a diferença”, salientou.

O grupo foi recebido para a entrega das doações pela diretora pedagógica da instituição, Sandra Henrique, e demais professoras da Associação. Participaram da visita o coordenador e professores do curso, além de membros do Centro Acadêmico Renan Antônio Ceretta e da Associação Atlética Acadêmica de Odontologia Dente de Sabre.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de maio de 2019 às 15:39
Compartilhar Comente