AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Acadêmica da Unesc em busca de título internacional e classificação para as Olimpíadas de Xadrez

Acadêmica da Unesc em busca de título internacional e classificação para as Olimpíadas de Xadrez
Kathiê busca resultados positivos para a somatória pelo ciclo olímpico (Foto: Divulgação) Mais imagens

A enxadrista Kathiê Goulart Librelato, estudante do curso de Educação Física – Bacharelado da Unesc e atleta da equipe ACX-Içara/FMCE-Içara/Unesc/Librelato, partiu na tarde desta quinta-feira (30/5) para a disputa do Aberto do Brasil Contaud 2019. O evento será realizado em Cuiabá, Mato Grosso, entre sexta-feira (31/5) e domingo (2/6).

A competição reúne mais de cem participantes, representantes de cinco países e 15 estados brasileiros. Além de vencer, Kathiê também busca resultados positivos para a somatória pelo ciclo olímpico 2019-2020, que definirá a seleção representante do Brasil nas Olimpíadas de Xadrez de 2020.

"Até o momento tenho duas boas pontuações pelo ciclo, mas ainda faltam duas para obter uma média boa. Espero realizar boas partidas, representar bem a equipe, e que a performance venha como consequência", comentou a atleta.

As Olimpíadas da modalidade ocorrem a cada dois anos e a próxima edição do evento será em agosto de 2020, em Khanty-Mansiysk, na Rússia.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 30 de maio de 2019 às 15:09
Compartilhar Comente

Nota Oficial

Nota Oficial
Mais imagens

A Unesc informa que as aulas desta quinta-feira (30/5) tanto da graduação, quanto da pós-graduação e Colégio Unesc estão canceladas nos períodos vespertino e noturno em virtude do cenário de fortes chuvas que assolam a região. O Instituto de Idiomas da Unesc também cancelou suas atividades nesta data. As aulas desta sexta-feira (31/5) permanecem mantidas até nova avaliação das condições climáticas. A reposição destes períodos será realizada no dia 12 de julho.

A Reitoria.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de maio de 2019 às 12:22
Compartilhar Comente

Com Auditório Ruy Hülse lotado, curso de Ciências Contábeis recebe Moção de Aplauso

Com Auditório Ruy Hülse lotado, curso de Ciências Contábeis recebe Moção de Aplauso
Evento nesta quarta-feira (29/5) reuniu acadêmicos e professores do curso para recebimento da honraria da Câmara de Vereadores de Criciúma (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os alunos de primeira a nona fases do curso de Ciências Contábeis da Unesc tiveram uma surpresa ao chegar para a aula na noite desta quarta-feira (29/5). Eles foram encaminhados ao Auditório Ruy Hülse onde foi realizado uma atividade especial que marcou o início das comemorações de 44 anos do curso. O evento que os esperava era uma cerimônia para recebimento de Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores de Criciúma, homenagem concedida especialmente ao projeto Contabilizando Saúde, já tradicional na Universidade.

A Moção foi proposta pelo vereador Julio Kaminski, que conheceu o projeto por meio da ação Imposto da Praça, de 2019, e percebeu o envolvimento de toda a comunidade acadêmica em prol do Contabilizando Saúde e a forma como a atividade promove integração, atenção à saúde e envolvimento com as causas sociais. Conforme o vereador, a Moção de aplauso é uma forma de valorizar e agradecer por ações de destaque na cidade. “Fazer uma proposta de Moção é, para nós vereadores, extremamente importante, é a nossa maneira de enaltecer bons trabalhos, parabenizar e mostrar para as pessoas o quanto elas são valiosas para Criciúma. É isso que quero neste momento: manifestar publicamente a importância de vocês para a sociedade”, salientou.

Quem recebeu das mãos de Júlio Kaminski uma placa de homenagem foi a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Mila Lúcia Ferreira Guimarães. Recebendo o carinho dos alunos, Mila destacou três palavras principais que descrevem o momento: felicidade, responsabilidade e gratidão. Ao discursar, a coordenadora destacou as principais ações realizadas nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão e o objetivo principal que motiva o trabalho de melhoria constante: oportunizar um ensino para melhorar a vida das pessoas.

Para a coordenadora, é uma imensa felicidade ter o projeto reconhecido pela Câmara, em especial pelo vereador Julio. “Nós somos muito gratos pela indicação e pela aprovação dessa homenagem. Nosso projeto é muito especial por envolver esses jovens comprometidos com suas carreiras, com o próximo e com a fé em um momento de celebração da amizade e da união do curso”, destacou Mila.

A reitora, Luciane Bisognin Ceretta, prestigiou o momento de homenagens ao projeto e estendeu seu agradecimento à coordenação e aos professores que fazem com que o curso de Ciências Contábeis esteja em seu 44º ano e seja um grande tesouro da Unesc. “Deixo minha sincera gratidão pelo reconhecimento e meu agradecimento de forma muito especial pelos professores, que tem meu orgulho e admiração pela forma como trabalham e defendem seu curso de forma unida e engajada”, comentou.

Na oportunidade o coordenador de Mobilização e Recursos do Bairro da Juventude, Carlos Roberto Roncáglio, recebeu, de forma simbólica, a doação dos 400 litros de leite arrecadados no Contabilizando Saúde e destinados à instituição.

Também fizeram parte da mesa de honra desta quarta-feira o vice-reitor da Unesc, Daniel Preve; o presidente do Diretório Acadêmico do curso, João Vitor Fratoni; o presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Alexandre Bristot; o representante da empresa patrocinadora Thomson Reuters, Adriano Ferreira; o presidente da Acic, Moacir Dagostim; e o diretor de Ensino de Graduação da Universidade, Marcelo Feldhaus.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de maio de 2019 às 22:33
Compartilhar Comente

Acadêmicas da Unesc apresentam artigo em Florianópolis

Acadêmicas da Unesc apresentam artigo em Florianópolis
Ano Internacional das Línguas Indígenas é base para artigo apresentado na UFSC (Fotos: Francine Calegari) Mais imagens

Tendo como objetivo principal a valorização e preservação das línguas indígenas, as acadêmicas do curso de Licenciatura em Geografia da Unesc, Francine Lunardi Calegari e Thainá Cabral Eugênio, e de Letras, Silvana Mazzuquello Teixeira, apresentaram, na última terça-feira (28/5), em Florianópolis, o artigoDiversidades e potencialidades linguísticas indígenas no país: relevância ao ano internacional das línguas indígenas”.

A apresentação foi parte da programação do 4º Seminário de Geografia Econômica e Social (Senges) e da 40ª Semana de Geografia da UFSC (Semageo), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o tema “Mundo, Brasil e regiões: hoje e amanhã”. Entre mesas-redondas, mini-cursos e trabalhos de campo, as acadêmicas da Unesc abordaram as línguas indígenas tendo como viés principal o Ano Internacional das Línguas Indígenas, celebrado em 2019.

O foco são os indígenas e sua identidade pós-moderna. “Este tema não está sendo trabalhado como deveria, por isso o Ano Internacional e a organização desta pesquisa”, explicou Francine.

Coleta de dados como base científica

Para abordar o tema, a pesquisa tratou de coletar dados e fontes relacionadas às linguagens indígenas. “Através de levantamentos e referenciais teóricos, a pesquisa aborda a redução de 1,2 mil para um pouco mais de 270 línguas indígenas presentes em território brasileiro”, estimou a pesquisadora.

A pesquisa, portanto, auxilia na recapitulação das identidades culturais indígenas catarinenses e brasileiras. “Focamos muito na importância do tesouro que é a cultura indígena, sendo que ela está sendo deixada de lado, sem cuidado e preservação, bem como as dificuldades que as comunidades tradicionais têm de se manterem ativas”, pontuou Francine.

Além de compartilhar conhecimento, a apresentação do artigo na UFSC leva o nome da Unesc até Florianópolis. “É uma forma de dar mais visibilidade aos cursos de Licenciatura em Geografia e Letras da Unesc, por isso é importante que nos mantenhamos ativos em espaços públicos e de pesquisa”, finalizou a acadêmica. O artigo foi produzido com a orientação da professora Yasmine de Moura da Cunha, da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 29 de maio de 2019 às 19:45
Compartilhar Comente

Eventos da Unesc são temas de programa da Rádio Amorim

Eventos da Unesc são temas de programa da Rádio Amorim
Transmissão foi realizada nesta terça-feira (28/5) na Unesc (Fotos: Emanuela Justino) Mais imagens

O XV Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde, que este ano terá como tema “Maconha, canabinoides e terapêutica” e a XIV Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos, foi o assunto abordado nesta terça-feira (28/5) no programa Jornal dos Esportes da Rádio Amorim, transmitido direto do campus da Unesc.

A professora doutora em Ciências da Saúde e presidente da comissão organizadora do Simpósio, Gislaine Zilli Réus, e o doutorando do Programa em Ciências da Saúde, Airam Barbosa de Moura, discutiram sobre alguns dos estudos da canabinoides e falaram da programação dos eventos dos dias 30 e 31 de maio.

Quem também participou da transmissão foi a professora e bióloga Miriam da Conceição Martins, que comentou sobre a importância da conscientização ambiental não somente da comunidade acadêmica, mas de todos de forma geral, seja como pessoa física ou jurídica, e as possíveis consequências para um futuro não tão distante. Na oportunidade, ela deixou um convite a todos que se interessam pelo tema para que participem da XIV Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos, que ocorrerá de 3 a 8 de junho.

Emanuela Justino - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de maio de 2019 às 19:05
Compartilhar Comente