AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Funcionalidade e Trabalho é tema de debates na Unesc

Funcionalidade e Trabalho é tema de debates na Unesc
Evento realizado pelo Nupac-ST faz parte da programação da Semana do Trabalhador (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc foi palco, nesta terça-feira (30/4), de debates sobre “Funcionalidade e Trabalho”, em evento realizado pelo Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador), vinculado à Universidade. Profissionais de saúde abordaram temas como “Trabalho e Saúde Mental” e “Autocuidado e Atenção à Saúde do Trabalhador”, com a participação da plateia, que pôde fazer considerações e tirar dúvidas.

O evento marcou o encerramento do Abril Verde, mês dedicado à prevenção de acidentes de trabalho e fez parte da programação da Semana do Trabalhador na Universidade.

Na palestra de abertura do evento, “Cuidados, Autocuidado Apoiado e Capacidade Funcional do Trabalhador – Ênfase nos Aspectos Ergonômicos”, o professor doutor do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc) e coordenador do Nupac-ST, Willians Longen, chamou a atenção para o fato de que a saúde do trabalhador envolve a promoção, proteção e reabilitação e que, além disso, é necessário pensar na saúde de uma forma bastante ampla.

“Pensando em promoção da saúde do trabalhador, muitos problemas podem esgotar nossa energia física e saúde mental e ser fatores que influenciam e podem aumentar potenciais tendências a sintomas dolorosos, como se fossem alertas que ficam disparando constantemente sinais de dor. Ansiedade, pensamentos catastróficos, medos, desgosto pelo que se faz não podem ser desconsiderados. Devemos enxergar o trabalhador como um todo, e não só observar a dor localizada”, afirma.

Longen abordou ainda a importância do autocuidado com suporte e orientação de profissionais para auxiliar a saúde do trabalhador, elencou os projetos e programas relacionados à saúde e ao bem-estar que a Unesc disponibiliza aos colaboradores.

O professor abordou ainda a lógica do risco social, segundo a qual tudo o que acontece em qualquer lugar relacionado à saúde do trabalhador, impacta em cada um de nós. “Quem vai pagar a conta de alguém ficar incapacitado é a sociedade. É a lógica do risco social. Quem arca com todos os prejuízos e falta de cuidado à saúde do trabalhador somos todos nós. Um exemplo é o pagamento pelo benefício que após um tempo não é mais feito pelo empregador, mas pelo sistema, um sistema de custeio coletivo”.

O evento teve ainda a palestra “Trabalho e Saúde Mental”, com o médico do trabalho dos servidores da UFSC, Roberto Carlos Ruiz e a mesa interativa “Autocuidado e Atenção à Saúde do Trabalhador”, com o médico do trabalho dos servidores da UFSC, Roberto Carlos Ruiz; com a médica do trabalho da Unesc e do Nupac-ST, Mariana de Oliveira Presado; com a psicóloga do Ministério Público do Trabalho e do Nupac-ST, Sheila Madeira; com a enfermeira do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e do Nupac-ST, Evelyn Brognoli; com as acadêmicas de Nutrição e de Farmácia da Unesc e do Nupac-ST, Daniele Botelho e Suelen Gomes, respectivamente, e com a assistente social do Nupac-ST, Patrícia Pilatti.

As atividades contaram com a presença de uma das coordenadoras da Secretaria de Diversidade e Ações Afirmativas da Unesc, Janaína Vitório, e de uma das coordenadoras do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Unesc, Tatiane Macarini. A abertura do evento contou com a apresentação de um coro formado por colaboradores da Universidade.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de abril de 2019 às 16:37
Compartilhar Comente

Programação do Dia do Trabalhador segue com atividades no campus

Programação do Dia do Trabalhador segue com atividades no campus
Orientações de cuidados com a saúde estão sendo repassadas aos colaboradores (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Semana do Trabalhador está sendo recheada de atividades para os colaboradores da Universidade. No segundo dia da programação, nesta terça-feira (30/4), professores, funcionários e estagiários da Instituição podem receber atendimento e orientações para cuidados com a saúde, embelezamento facial e dicas de auto maquiagem.

Em dois dias de evento, atividades esportivas, de saúde, de cuidados e orientações sobre a saúde do trabalhador estão programadas. Os colaboradores poderão ainda deixar um recado para algum colega de trabalho em um dos murais espalhados no campus.

#DiaDgratidão

Para compartilhar o sentimento de ser Unesc, durante esta semana o colaborador da Universidade poderá compartilhar em suas redes sociais a #DiaDgratidão. Ao registrar o momento, marque a @unescoficial no Instagram.

Programação:

Oficina de origami
Local: Indefinido
Horário: Manhã e noite

Oficina de Auto maquiagem
Local: Bloco XXI B, sala 16
Horário: A partir das 9 horas; segunda turma a partir das 15h30

Oficina de Argila
Local: Ateliê do curso de Artes Visuais
Horário: A partir das 15 horas; segunda turma a partir das 19 horas

Palestra: Funcionalidade e Trabalho: Nupac (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador)
Local: Ruy Hülse 
Horário: A partir das 9 horas, com apresentações artísticas.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de abril de 2019 às 11:54
Compartilhar Comente

Ação promove diálogo da reitoria com colaboradores e professores

Ação promove diálogo da reitoria com colaboradores e professores
Proposta do Diálogos Unesc é reunir comunidade academia e gestores para conversa com troca de informações e escuta de reivindicações (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Para toda a equipe gestora da Unesc, esta segunda-feira (29/4) foi de uma maratona de conversas na Universidade. Isso porque foi realizado, ao longo da tarde e da noite, duas edições da ação Diálogos Unesc com colaboradores e professores da Instituição, respectivamente. Em ambas as oportunidades os convidados foram recepcionados no Auditório Ruy Hülse para assistir a uma apresentação de dados preparada pela reitoria para destacar aquilo que já está em andamento na Universidade, além de projetos que serão implantados nos próximos meses, muitos deles em resposta a reivindicações sinalizadas em outros encontros propostos no mesmo formato. Ainda nos encontros, colaboradores e professores assistiram a apresentação detalhada da atual situação financeira da Instituição, apresentada pelo consultor financeiro Zanoni Elias.

Os encontros contaram com extensa participação dos presentes, que colaboraram com dezenas de sugestões que poderão melhorar ainda mais o dia a dia de trabalho na Universidade.

Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, os diálogos promovidos ao longo dos últimos dias são fruto de um esforço significativo da gestão para que seja sempre fortalecido o sentimento de pertencimento ao ambiente no qual todos estão inseridos. “Precisamos que todos saibam que esse é um trabalho coletivo. Precisamos ter aqui pessoas felizes com seus trabalhos, dispostas a fazer a diferença conosco. Aqui dentro nós vamos sempre cuidar uns dos outros e buscar uma melhora constante que seja sentida e realizada por todos nós”, salientou.

Para o vice-reitor, Daniel Preve, após conversas tão engrandecedoras, a ideia é que todos os presentes possam levar as informações apresentadas aos seus setores e incentivar a todos para que continuem participando das ações propostas pela Instituição. “Nós acreditamos muito nesse espaço. Acreditamos realmente que podemos construir uma realidade diferente e cada vez melhor para todos nós e queremos continuar contando com cada um de vocês nessa construção”, salientou.

Entre as questões destacas como já realizadas ao longo dos últimos meses estiveram o reposicionamento da imagem da Instituição, a remodelação das ações do Setor de Relações Internacionais e da Salas dos Municípios, a criação de uma escola de líderes, a promoção de aproximações com a comunidade externa, melhorias na manutenção do campus e na estrutura de internet, o investimento em programa de biblioteca virtual, o fortalecimento do programa Ânima, entre outros assuntos mencionados e que ainda serão detalhados com os colaboradores.

Ainda no destaque da fala de Luciane estiveram os eixos estratégicos da Universidade: sustentabilidade financeira; inovação; excelência acadêmica; valorização das pessoas; respeito às diversidades; participação da comunidade; tecnologia da informação; atenção ao estudante; internacionalização; ensino a distância; comunicação e marketing; e meio ambiente, questões definidas de forma conjunta ao início dos trabalhos da atual gestão.

Perceber a forma aberta como todos os integrantes da equipe gestora se mostram para encarar sugestões e críticas e ainda para mostrar de forma clara tudo o que se passa na Instituições, para a professora Fabiane Ferraz, é motivo de muita gratidão. “Faço questão de dizer que sou muito grata pelo momento que vivemos atualmente na Universidade. Esses feedbacks constantes que estamos tento são muito importantes e deixam tudo muito transparente. Nos traz um sentimento real de pertencimento e uma segurança total ao fazer a defesa da nossa Universidade lá fora”, destacou.

Todos os presentes foram convidados ainda a participar do evento de comemoração ao Dia do Trabalhador, que será realizado nesta quarta-feira (1º/5) no espaço AM Master Hall.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de abril de 2019 às 21:38
Compartilhar Comente

Carinho e cuidados no primeiro dia da semana do trabalhador

Carinho e cuidados no primeiro dia da semana do trabalhador
Atividades alusivas ocorrem até sexta-feira (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

“Nestes quatro anos tenho aprendido muito com você. Te amo meu amigo”. Estas foram as palavras escritas pela colaboradora Thais Alves ao seu colega Clayton Demétrio, no mural fixado ao lado da Biblioteca Central Professor Eurico Back. Por todo o campus, nesta segunda-feira (29/4), sentimentos assim foram compartilhados durante as ações alusivas ao Dia do Trabalhador, comemorado na quarta-feira (1º/5).

Em um campus enfeitado e preparado para comemorar a data, o primeiro dia de confraternização contou com atividades esportivas, de saúde, de cuidados e orientações sobre a saúde do trabalhador.

A terça-feira (30/4) também será marcada por ações especiais para os colaboradores.

Confira a programação:

Oficina de origami 
Local: Indefinido
Horário: Manhã e noite

Oficina de Auto Maquiagem 
Local: Bloco XXI A, sala 16
Horário: A partir das 9 horas; segunda turma a partir das 15h30 horas

Oficina de Argila 
Local: Ateliê do curso de Artes Visuais 
Horário: A partir das 15 horas; segunda turma a partir das 19 horas

Palestra: Funcionalidade e Trabalho: Nupac (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador) 
Local: Ruy Hülse  
Horário: A partir das 9 horas, com apresentações artísticas

#DiaDgratidão

Para compartilhar o sentimento de ser Unesc, durante esta semana o colaborador da Universidade pode compartilhar em suas redes sociais o #DiaDgratidão. Ao registrar o momento, marque a @Unescoficial no Instagram.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 29 de abril de 2019 às 21:49
Compartilhar Comente

Pesquisadores da Unesc participam de capacitação sobre Prestação de Contas

Pesquisadores da Unesc participam de capacitação sobre Prestação de Contas
Evento reuniu professores e gestores da Universidade na última sexta-feira (Fotos: Vitor Netto/Divulgação) Mais imagens

O Escritório de Negócios da Unesc, juntamente com a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação realizou, na última sexta-feira (26/4), uma capacitação sobre Prestação de Contas com representantes da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). O encontro reuniu professores e gestores no Bloco XXI B, no período da manhã e da tarde na Universidade.

O objetivo do evento foi de orientar os pesquisadores em relação às regras e prazos na execução dos projetos e na prestação de contas dos recursos recebidos. “Além de tirar dúvidas dos pesquisadores, o evento serviu como um material de apoio aos professores que estão realizando pesquisas, para que isso seja aplicado nas suas pesquisas”, comentou o gestor do Escritório de Negócios, Henrique Vargas.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, salientou a importância de eventos dessa característica na Universidade, visto que a Unesc tem entre os seus pilares de sustentação o fomento à pesquisa.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 29 de abril de 2019 às 17:17
Compartilhar Comente