AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc apresenta seu novo projeto de Educação a Distância

Unesc apresenta seu novo projeto de Educação a Distância
Reitoria esteve em Araranguá para fazer o convite do lançamento do Unesc Virtual para autoridades do Vale (Fotos: Arquivo) Mais imagens

A Unesc, com 50 anos de história, utiliza toda a sua expertise para levar para a comunidade regional um novo projeto de Educação a Distância (EaD) para cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, extensão e corporativos. O Unesc Virtual traz material didático e metodologia pedagógica desenvolvida pela própria Instituição e atuação dos professores da Unesc. Tudo pensado para oferecer ao estudante toda a qualidade que a maior Instituição de Ensino Superior da região desenvolve em ensino, pesquisa e extensão.

O Unesc Virtual será apresentado oficialmente para a região de Criciúma nesta terça-feira (30/4), às 17h30, em um evento em que a Universidade também apresentará a ampliação do novo espaço do Sead (Setor de Educação a Distância). A solenidade ocorrerá no Sead, localizado no segundo piso do Bloco do Estudante.

O projeto irá trabalhar inicialmente com dois polos. O polo sede, na própria Universidade, e outro na FVA (Faculdade do Vale do Araranguá). O lançamento do polo na Amesc ocorrerá no dia 7 de maio, às 20 horas, no Grêmio Fronteira, em Araranguá.

Segundo a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o objetivo é oferecer uma forma diferenciada de Ensino a Distância. “Depois de muito estudo, chegamos a uma proposta qualificada e diferenciada. Queremos trazer algo com a expertise da Unesc, mas com os diferenciais que o EaD oferece, sem perder a excelência”. Luciane afirma que o projeto já nasce com a perspectiva de crescimento. “Já prevemos a possibilidade de ampliação dos cursos oferecidos, tanto na graduação, pós e cursos de curta duração, quanto nas oportunidades de parcerias corporativas”, afirma.

A diretora geral da FVA, Inaly Lechieri Jones Oliveira, caracteriza o momento como uma nova era, na qual parcerias entre instituições de ensino com o objetivo de oferecer um EaD de qualidade são essenciais. “Nosso objetivo é o de formar profissionais qualificados e que atuem como agentes de transformação do contexto social. Juntamente com a Unesc, alcançaremos um desenvolvimento integral do ser, aprimorando suas habilidades e as competências necessárias para a renovação do mercado de trabalho”.

As aulas iniciam em agosto de 2019 e a partir de maio já é possível que os interessados nos cursos EaD façam um pré-cadastro.

Análise de cenários foi importante para formatação do Unesc Virtual

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Thiago Fabris, conta que a formatação do projeto foi realizada a partir de um estudo sobre o comportamento do setor educacional, incluindo a modalidade presencial e a distância. “Nesses estudos analisamos possíveis parcerias da Unesc com outras instituições e/ou fundos específicos para a educação. Depois de todas essas análises, decidimos desenvolver o projeto com estrutura própria. Queremos oferecer um projeto diferenciado, com a marca de qualidade e credibilidade Unesc”.

Fabris explica que a estratégia do EaD Unesc está voltada ao Sul do Estado, considerando o mercado, incluindo os setores produtivo e público. “Vamos fortalecer primeiro o projeto em nível regional para depois expandi-lo. Estamos trabalhando com a solidificação da marca do Norte do Rio Grande do Sul, a partir de Torres, até Palhoça e São José, em Santa Catarina”.

Aprendizado leva em consideração a realidade regional


A pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, explica que o projeto tem como princípio metodológico a problematização. “Os currículos apresentam questões norteadoras baseadas na realidade regional como um estímulo ao processo ensino-aprendizagem, bem como a integração dos nossos acadêmicos à realidade da região Sul. Esse é um diferencial importante do projeto pedagógico do Unesc Virtual: somos uma Universidade Comunitária com forte vínculo regional. A Unesc conhece a realidade da nossa região”, ressalta.

Outro diferencial importante apontado por Indianara é a participação ativa dos professores mestres e doutores da Unesc, tanto na produção de materiais quanto no acompanhamento dos alunos, seja no ambiente virtual ou nos encontros presenciais.

Os estudantes ainda terão tutores, que são profissionais que desenvolvem atividades administrativas de acompanhamento da frequência do aluno e do comportamento dele no ambiente virtual de aprendizagem. A partir disso, os professores responsáveis pelas disciplinas podem planejar melhor as atividades acadêmicas a serem desenvolvidas.

“O projeto pretende que o aluno possa desenvolver a autoaprendizagem, por meio de questões norteadoras e encontros presenciais que consigam fazer a articulação das diferentes disciplinas. Já temos o primeiro curso de graduação a distância, Gestão Comercial, que foi avaliado pelo MEC e recebeu nota 5 (conceito máximo). Possuímos uma trajetória em EaD e estamos agora reposicionando o projeto e adequando com articulação regional mais forte”, comenta.

A duração dos cursos segue as diretrizes curriculares nacionais e todo o projeto da Unesc Virtual tem a aprovação do MEC (Ministério da Educação). O curso será dividido em dois níveis por semestre. Cada nível com três disciplinas, duração de nove semanas e três encontros presenciais. “Neste formato de EaD, o aluno tem a possibilidade de vivenciar o campus. Ele poderá participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão, e vivenciar o campus de maneira presencial ou virtual”, comenta Indianara, salientando que a escolha do outro polo da Unesc Virtual, na FVA, foi realizada após uma análise de vários pontos, incluindo a estrutura oferecida pela instituição de ensino.

Confira os cursos oferecidos

Graduação

Administração
Ciências Contábeis
Tecnologia em Recursos Humanos
Tecnologia em Processos Gerenciais
Pedagogia

Pós-graduação

Especialização em Gestão em Saúde;
Especialização em Gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social);
Especialização em Gestão Empresarial;
Especialização em Gestão de Marketing;
Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas;
Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; 
Especialização em Docência Universitária;
Especialização em Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas;
Especialização em Direito Processual Civil na Atualidade.

Cursos de extensão

Gestão Financeira Pessoal e Familiar
Segurança do Trabalho
Cooperativismo

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 29 de abril de 2019 às 11:47
Compartilhar Comente (1)

Por meio do Iparque, Unesc firma parceria com Prefeitura de Lages

Por meio do Iparque, Unesc firma parceria com Prefeitura de Lages
Parceria foi firmada através de convênio (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Mais uma parceria de sucesso entre a Unesc, por meio do Parque Científico e Tecnológico (Iparque), e prefeituras catarinenses. Desta vez, o prefeito de Lages, Antônio Ceron, assinou, na última sexta-feira (26) o convênio que autoriza o início dos estudos de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico Integrado de Lages. O artigo 19 da Lei Federal Nº 11.445, de 2007, aponta que as revisões do Plano devem ser realizadas em um espaço de tempo de até quatro anos. 

Com a assinatura, o Iparque, por meio do Instituto de Pesquisas Ambientais Tecnológicas (Ipat), executará a revisão. O tempo previsto para a conclusão é de 12 meses. “A Unesc está muito feliz em auxiliar na revisão, que é tão importante para o avanço do município e bem-estar dos lageanos”, colocou o diretor do Iparque, Fernando Bertan, que também ressaltou a capacidade técnica do Iparque de fornecer todo o corpo técnico para o procedimento realizado de forma integrada e englobando as áreas de águas, saneamento, resíduos sólidos e drenagem urbana. Entre outros diversos serviços, a revisão do Plano de Saneamento Básico é uma das possibilidades de parceria entre o Iparque e instituições públicas e privadas. 

“Temos pessoal extremamente capacitado e experiente para que o necessário seja realizado da melhor maneira possível”, completou. A equipe do Ipat iniciará os trabalhos ainda neste mês. No dia 6 de maio, em Lages, serão formados dois conselhos: um Consultivo e um Executivo. Deste último, farão parte os técnicos do Instituto e representantes técnicos da Prefeitura de Lages.

Necessário para direcionar ações

De acordo com o responsável pelo setor de captação de projetos do Iparque, Tales Garcia Antunes, a revisão é um marco para o município. “O Plano Municipal de Saneamento dá uma direção para os gestores e a revisão a cada quatro anos proporciona uma nova visão no que tange às áreas de águas, saneamento, resíduos sólidos e drenagem urbana. Tudo isso, definirá quais a metas que já foram atingidas pela municipalidade e quais são as novas metas, assim como a questão da captação de recursos para execução de projetos”, ressaltou.

O prefeito de Lages agradeceu a parceria, ressaltando a necessidade da revisão. "Para Lages, o estudo de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico Integrado é de fundamental importância, dando suporte às ações, obras e projetos para os próximos 20 anos”, garantiu Ceron, que também apresentou números relacionados ao saneamento básico. “Lages investiu aproximadamente R$ 85 milhões nesta área, nos últimos 8 anos. Com isso, além do Plano de Saneamento, 70% da área urbana terá, em breve, sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário", salientou o gestor.

O Plano Municipal de Saneamento Básico foi implantado em Lages em 2013. A revisão também terá apoio do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, Meio Ambiente, Atenção à Sanidade dos Produtos de Origem Agropecuária e Segurança Alimentar (Cisama). A execução das definições do Plano ficarão à cargo das secretarias municipais de Águas e Saneamento (Semasa), Serviços Públicos e Meio Ambiente, assim como a Secretaria de Planejamento e Obras de Lages.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 29 de abril de 2019 às 15:30
Compartilhar Comente

Unesc Comunitária: Universidade realiza atividades em cidades da região

Unesc Comunitária: Universidade realiza atividades em cidades da região
Universidade esteveoferecendo atividades comunitárias em Forquilhinha e Urussanga (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve na manhã de sexta-feira (25/4) em Forquilhinha e Urussanga realizando ações comunitárias. Em Forquilhinha a ação ocorreu em frente à Praça Matriz e teve a parceria das rádios Hulha Negra e Som Maior. Já em Urussanga, as atividades ocorreram na Praça Central Anita Garibaldi e tiveram o apoio da Secretaria de Saúde de Urussanga.

Na atividade em Forquilhinha, onde foram realizadas 160 atividades, o curso de Biomedicina realizou auriculoterapia e tipagem sanguínea. O curso de Fisioterapia também realizou auriculoterapia e terapia manual. O curso de Nutrição esteve à disposição realizando avaliações e orientações nutricionais, e teste de IMC (Índice de Massa Corporal). O curso de Enfermagem realizou teste de glicemia, pressão arterial e dicas de educação em saúde de forma geral. Já o curso de Farmácia esteve oferecendo orientações sobre medicamentos, realizando testes de tipagem sanguínea, orientações fitoterápicas e também apresentou o projeto da Farmácia Solidária. Os cursos de Odontologia, Psicologia e Ciências Biológicas também participaram da ação.

Em Urussanga, o curso de Biomedicina realizou auriculoterapia e exames de tipagem sanguínea. O curso de Fisioterapia também realizou auriculoterapia e terapia manual. O curso de Nutrição esteve realizando avaliações e orientações nutricionais e teste de IMC (Índice de Massa Corporal). O curso de Odontologia também esteve presente no evento.

As ações foram promovidas pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 29 de abril de 2019 às 14:12
Compartilhar Comente

Unesc inicia semana do trabalhador com programação especial

Unesc inicia semana do trabalhador com programação especial
Dia do Trabalhador é comemorado em 1º de maio (Foto: Arquivo) Mais imagens

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, 1º de maio, a Unesc está realizando uma programação especial para reconhecer o valor de quem se dedica diariamente pela Universidade. De segunda a sexta-feira (29 a 3/5), os colaboradores poderão participar, no campus e no Iparque (Parque Científico e Tecnológico), de atividades gratuitas voltadas a saúde, crescimento profissional, esporte, família e o almoço de confraternização, a partir das 11 horas na AM Master Hall. Para participar, o professor ou funcionário deve retirar até duas pulseiras no DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano).

#DiaDgratidão

Para compartilhar o sentimento de ser Unesc, durante esta semana o colaborador da Universidade pode compartilhar em suas redes sociais a #DiaDgratidão. Ao registrar o momento, marque a @Unescoficial no Instagram.

Confira a programação especial em comemoração ao Dia do Trabalhador

Segunda e terça-feira (29 e 30/4)

Ritmus: Unesc Saudável
Local: Quadras Poliesportivas do Complexo Esportivo da Unesc
Horário: 12 horas

Funcional: Unesc Saudável
Local: Quadras Poliesportivas do Complexo Esportivo da Unesc
Horário: 17h30 horas

Espaço Dermatofuncional: Nupac (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador) 
Local: Hall da Reitoria
Horário: Manhã, tarde e noite

Espaço Visão: Ótico Dinis 
Local: Hall da Reitoria
Horário: Tarde e noite

Massoterapia: Ânima 
Local: Hall da Reitoria e Iparque
Horário: Manhã, tarde e noite

Terça-feira (30/4)

Oficina de origami 
Local: Indefinido
Horário: Manhã e noite

Oficina de Auto Maquiagem 
Local: Bloco XXI A, sala 16
Horário: A partir das 9 horas; segunda turma a partir das 15h30 horas

Oficina de Argila 
Local: Ateliê do curso de Artes Visuais 
Horário: A partir das 15 horas; segunda turma a partir das 19 horas

Palestra: Funcionalidade e Trabalho: Nupac (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador) 
Local: Ruy Hülse  
Horário: A partir das 9 horas, com apresentações artísticas

Quarta-feira (1º/5)

Almoço de confraternização
Local: AM Master Hall
Horário: A partir das 11 horas

Sexta-feira (3/5)

Dia da Família 
Local: Bloco Administrativo
Horário: A partir das 17 horas

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 29 de abril de 2019 às 14:02
Compartilhar Comente

Atualidades: Notícias pautam debates entre alunos do Colégio Unesc

Atualidades: Notícias pautam debates entre alunos do Colégio Unesc
Alunos participaram de série de palestras sobre temas atuais. (Foto: Wânia Ramos) Mais imagens

A internet faz parte do cotidiano de muitas pessoas. E ela é ainda mais presente quando se trata de adolescentes nas mídias sociais. Mas quando a internet pode ser tornar um problema? Esse foi o questionamento que trouxe a palestra do professor doutorando Luciano Antunes, que debateu "Internet, Redes Sociais e Fake News" com a Terceira Série do Ensino Médio do Colégio Unesc, na última sexta-feira (26/04). 

O debate ocorreu na aula de atualidades dos estudantes, ministrada pela professora Wânia da Silva Ramos. "O evento faz parte de uma proposta de estudos, no qual os estudantes buscam se atualizar, procurando estar por dentro de notícias atuais no âmbito de Criciúma, Santa Catarina, Brasil e do mundo", colocou a docente. Para tanto, discussões com base em notícias polêmicas são realizadas. 

Quem ministra as palestras são profissionais da Unesc, especializados em cada temática. Além da última palestra, os alunos do Colégio já participaram, também, de debates com os temas "Policiamento, sistema prisional brasileiro, leis de punição e as facções criminosas", com o professor Dr. João Mello, e o projeto "Amora", com o tema "Feminicídio". "Essas palestras tem sido enriquecedoras, contribuindo para preparação dos nossos estudantes para vestibulares e o Enem, com produções textuais explorando a temática em parceria com a professora de produção textual do Colégio.", finalizou Wânia. 

​Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 29 de abril de 2019 às 11:35
Compartilhar Comente