AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Inova Criciúma reconhece projetos desenvolvidos na Unesc

Inova Criciúma reconhece projetos desenvolvidos na Unesc
Apresentação da plataforma PeptNano em recente evento na Unesc / Fotos: Décio Batista / AgeCom / Arquivo Mais imagens

O papel da Unesc em relação à inovação vai muito além do investimento já reconhecido. A Universidade não estatal mais inovadora de Santa Catarina registrou, nesta segunda-feira (29/11), uma marca histórica, que confirma a preocupação da instituição com a projeção de ideias da cidade e região. Quatro dos dez projetos contemplados pelo edital Inova Criciúma, lançando pela prefeitura, têm a digital da Unesc. Os destacados foram as plataformas psiU, Controll.edu, PeptNano e Clube Jabuticabeiras.

"A Unesc redefiniu seu escopo de atuação e apresenta um ecossistema de inovação altamente qualificado", aponta a reitora Luciane Bisognin Ceretta. "Pré-incubação, incubação, mentoria, aceleração e internacionalização são estratégias adotadas por uma equipe muito diferenciada", detalha. Com isso, o resultado do Inova Criciúma traz os frutos de um trabalho consistente da Universidade. "A aprovação de quatro ideias potentes representa os investimentos institucionais e o foco realinhado da Unesc com as demandas do cenário. Estamos muito felizes com esse resultado", sublinha.

Cada um dos projetos elencados pelo Inova Criciúma receberá R$ 25 mil para ser posto em prática. Para o gerente de Inovação da Unesc, Oscar Montedo, essa conquista é o resultado de um investimento constante. "E também significativo, para desenvolver o ecossistema da inovação, tanto internamente, compondo os elementos e atores que trabalham para inovar, quanto externamente”, pontua. A lista relaciona ideias que contribuem para o desenvolvimento, a administração pública, o comércio e a indústria.

Tudo o que a Unesc vem investindo em infraestrutura, com espaços como o Talent Lab e o Unesc Labs, também foram registrados como diferenciais que já estão gerando frutos. “E temos as empresas juniores se envolvendo nisso tudo, com a comunidade acadêmica participando no sentido de estimular o desenvolvimento de ideias”, sublinha Montedo.

Os projetos destacados

Das quatro ideias da Unesc elencadas entre as dez do Inova Criciúma, duas foram desenvolvidas por alunos, há uma terceira que surgiu de um grupo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS). “E uma quarta que veio de fora, se incubou conosco e aí está progredindo. Isso tudo demonstra que o nosso investimento em inovação e empreendedorismo está dando resultados muito positivos”, acentua o gerente de Inovação da Unesc.

As duas startups nascidas de iniciativas de acadêmicos que figuram entre as dez contempladas no Inova Criciúma são a psiU e a Controll.edu, a surgida do PPGCS é a PeptNano e a plataforma Clube Jabuticabeiras é que a buscou incubação junto à Universidade.

“Estamos muito felizes em fazer parte dessa iniciativa da prefeitura que aposta em ideias disruptivas e inovadoras. Se não fosse esse aporte, a gente iria sofrer muito mais para implementar a nossa ideia. Isso aumenta a nossa responsabilidade”, observa o acadêmico de Direito da Unesc, Cassiano Farias, um dos idealizadores da psiU. A plataforma já teve recentes destaques vencendo a Feira de Inovação da Unesc e terminando em terceiro lugar no Reuni Challenge, ação estadual que conferiu à Universidade a melhor colocação entre as instituições não estatais de Santa Catarina.

A psiU é voltada para a saúde mental em um modelo de contempla engajamento e desempenho de colaboradores, assegurando uma vida saudável na promoção do bem-estar. “Torcemos que essas ideias sejam recorrentes e que Criciúma seja exemplo, que permitam que cada vez mais jovens empreendam e tirem seus sonhos do papel”, salienta Cassiano. "E agradecemos muito à Unesc, por todo o apoio que nos tem dado", emenda. A Universidade deve, inclusive, adotar o uso da plataforma psiU com seus colaboradores ao longo de 2022. Ouça a entrevista de Cassiano Farias à Unesc Rádio clicando aqui.

A outra plataforma oriunda de estudantes da Unesc, a Controll.edu, apresenta-se como um dispositivo amigável e uma ferramenta de auxílio aos universitários na orientação para preencher solicitações de bolsas de estudo via Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu).

"A Controll.edu surgiu para aquele aluno que não consegue ou tem muita dificuldade de preencher os principais editais para bolsas de estudos, tanto na Unesc quanto nas outras Universidades comunitárias que pesquisamos, um terço das pessoas que começam não terminam o processo. Nós vamos criar uma plataforma que vai colocar o aluno no centro, para facilitar toda a jornada do aluno e da Universidade, trazendo muito mais alunos e fazendo com que os alunos que precisam, consigam ela", explica o responsável pela startup, Thiago Watanabe Furlan.

Acadêmico do curso de Engenharia de Produção, Thiago salienta o apoio que o seu projeto, bem como os demais, tem recebido da Unesc. "A nossa startup está incubada na Unesc, temos todo o apoio da instituição e agora fomos contemplados pelo Inova Criciúma com muito orgulho e estamos em um caminho de escalabilidade para o nosso negócio", diz. Confira a entrevista de Thiago Furlan à Unesc Rádio clicando aqui.

A partir de diálogos no PPGSC da Unesc, foi concebida a PeptNano, que se apresenta como solução personalizada em biotecnologia. A plataforma foi a segunda colocada entre treze startups da Incubadora de Ideias e Negócios da Unesc no Demoday realizado em setembro na instituição.

O responsável pela startup é o farmacêutico industrial e doutor em Engenharia Química Paulo Emilio Feuser. A PeptNano oferece peptídeos e nanomateriais com alto controle de qualidade e com experiência comprovada pela equipe de colaboradores com mais de uma década de experiência na síntese e caracterização de produtos biotecnológicos.

O Clube Jabuticabeiras é a contemplada do Inova Criciúma que, depois de concebida, optou por desenvolver-se no ambiente da Unesc. Trata-se de uma plataforma de saúde mental que viabiliza a promoção e prevenção de casos leves, de forma prática e escalável, reduzindo os custos nesta área e dando visibilidade à gestão pública com cidadãos mais felizes e produtivos.

“Através da psicoeducação e da tecnologia a gente consegue estar prevenindo e promovendo saúde mental de casos leves. Hoje, no Brasil, mais de 23 milhões de pessoas têm algum tipo de transtorno mental, e apenas 3% são casos graves”, enumera a idealizadora da plataforma, Rosane Glislere Dimer.

Ela aponta o papel que o Clube Jabuticabeiras pode desempenhar inclusive em economia para a gestão pública. “Levamos para as prefeituras e conseguimos chegar na população para ajudar a desenvolver um Brasil forte psicologicamente para atingir seus objetivos e ter cidadãos mais felizes”, complementa. Acompanhe a entrevista de Rosane Dimer à Unesc Rádio clicando aqui.

O papel fundamental da Unesc

O diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Aldinei Potelecki, destacou que o Inova Criciúma cumpre a premissa de dar vida a iniciativas diferenciadas, que foram chanceladas por uma comissão especializada. Ele falou à Unesc Rádio a respeito do envolvimento da Unesc com a inovação. Acompanhe clicando aqui.

“Quando a gente fala de um sistema de inovação, falamos de tríplice hélice, academia, governo e iniciativa privada. A academia está nesse pilar, então o papel da Unesc é fundamental”, acrescenta. Potelecki sublinha que é pelo conhecimento gerado na Universidade que se alcançam muitas soluções. “Muitas vezes, as dores da nossa indústria, por exemplo, são resolvidas pela Unesc, que é capaz de oferecer soluções que se tornam negócios”, finaliza.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de novembro de 2021 às 08:27
Compartilhar Comente

Escola de Idiomas Unesc tem 100% dos professores formados em Letras e com vivências no exterior

Escola de Idiomas Unesc tem 100% dos professores formados em Letras e com vivências no exterior
Qualificação dos profissionais ao exercício de ensinar promove grande diferencial no processo de aprendizado de novos idiomas (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O aprendizado de um novo idioma envolve muito mais que a memorização de palavras e expressões. Exige um verdadeiro mergulho no universo da língua que se deseja aprender. Aliado ao estudo constante do aluno, a qualificação do professor responsável oferece grande diferencial ao processo. Na Escola de Idiomas da Unesc um dos pilares para a oferta de um ensino de excelência, comprovado por feedbacks constantes dos estudantes fluentes, está na formação do corpo docente. Formado por aproximadamente 15 professores, o time da Escola é composto por profissionais licenciados, ou seja, formados no curso de graduação em Letras e, portanto, com preparação completa para ensinar.

A experiência no ensino de idiomas, conforme a assessora pedagógica da Escola de Idiomas da Unesc, Dayane Cortez, confere à Escola a assertividade na escolha dos profissionais e métodos escolhidos para oferecer a melhor experiência ao aluno. “Sabemos que tudo irá depender do comprometimento do estudante com o seu aprendizado, mas garantimos a ele uma estrutura de excelência, a altura do nível dos nossos professores que, além da vivência no exterior, têm a formação que abrange questões técnicas e pedagógicas do processo de ensino”, destaca.

A eficiência da união entre a escola de profissionais qualificados, a metodologia utilizada e experiência acadêmica proporcionada pelo contato direto com a Universidade, de acordo com Dayane, é reforçada a cada oportunidade de contato com estudantes que realizaram algum dos cursos e colheram o resultado almejado, seja em provas de proficiência, apresentação de trabalhos em nível internacional, viagens, intercâmbios ou tantas outras alternativos que os levaram a buscar o ensino de idiomas.

Na gama de opções de serviços oferecidos pelo Instituto de Idiomas, que envolve ainda a aplicação oficial de exames, traduções e revisões, está o estudo de Inglês, Espanhol, Alemão, Francês, Italiano, Libras e Português para estrangeiros.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2021 às 18:31
Compartilhar Comente

Alunos em campo para a última maratona do Enem 2021

Alunos em campo para a última maratona do Enem 2021
Segundo domingo de provas será de foco voltado à matemática e ciência da natureza e suas tecnologias (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os estudantes do Terceirão do Colégio Unesc Patrícia Pereira Pagani e Cauã Cabral estão entre os milhões de candidatos que encararam, neste domingo (28/11), a segunda e última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Empolgados, os dois estiveram no estande preparado pelo Colégio para recepcionar os estudantes com água, lanche e incentivo pré-provas, que neste dia serão focadas em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática

Cauã pretende usar o desempenho no Enem para conquistar uma vaga no curso de Medicina na Unesc. Já Patrícia, quer garantir um bom resultado para acessar bolsa na graduação em Pedagogia, também na Universidade. “Mal posso esperar para iniciar o curso”, disse, animada Patrícia.

Para Cauã, apesar de as temáticas deste segundo dia de provas terem maior grau de relevância para a nova geral do Exame, graças à Teoria de Resposta ao Item (TRI), a expectativa é de que seja mais tranquilo. “Não exige tanta leitura das questões e o tempo dedicado à redação, como no primeiro dia, porém, sabemos que essas questões valem mais e sentimos um frio na barriga”, comentou antes de entrar na sala.

Na próxima sexta-feira (3/12) os dois garantirão mais um passo com a formatura do Terceirão, mas, a depender da preparação do Colégio, da vontade e do empenho dos alunos, esse será o fechamento de um ciclo e o início de outro ainda mais brilhante junto da Unesc. “Ficamos muito felizes por acompanhá-los ao longo desses desafios e saber que é aqui na nossa Universidade que eles escolheram continuar suas vidas acadêmicas”, comenta a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Mainara Figueiredo Cascaes que, assim como a diretora Giselle dos Passos Vieira, também esteve no QG do Colégio recepcionando os alunos.

Preparados para as provas

Professora de Química do Colégio Unesc, Michele Coral Dutra esteve com os alunos nos momentos pré-prova neste domingo e procurou transmitir confiança aos candidatos. Conforme ela, foram realizados cinco encontros no projeto Prepara Enem, aberto também à comunidade em geral, no qual foi possível revisar alguns conteúdos e relembrar temáticas que costumam fazer parte do Exame. “Procuramos transmitir confiança de que eles estão bem preparados e acalmá-los, pois é sempre um momento no qual ficam tensos, já que se trata de algo importante para a vida acadêmica”, comenta.

Sentindo o “clima” do Exame

Eduardo Rodrigues Valcarenghi ainda está na Primeira Série do Ensino Médio e foi um dos alunos da turma que optou por já realizar a prova do Enem. Conforme ele, que se diz entusiasta de alguns assuntos, é importante ter contato com as questões da prova e se propor a responder as perguntas de nível mais avançado, para que esteja cada vez mais preparado até o Terceiro Ano. “No primeiro dia de prova já senti que entrei cedo demais na sala. Eu nunca tinha participado de algo assim e foi importante também para eu viver na pele as regras de quando iniciar, como me organizar com o tempo e tantos outros detalhes que fazem a diferença”, compartilhou.

Os blocos nos quais foram aplicadas as provas do Enem neste domingo fecharam às 13h. O prazo final para realização do Exame é às 18h30.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de novembro de 2021 às 21:29
Compartilhar Comente

Evento oficializa lançamento da revista Técnico-Científica do curso de Engenharia Civil

Evento oficializa lançamento da revista Técnico-Científica do curso de Engenharia Civil
Encontro híbrido contou com a presença de acadêmicos, professores e apoiadores da revista (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A força do curso de Engenharia Civil da Unesc se materializa em mais uma publicação à altura da excelência da graduação. Trata-se de mais uma edição da Revista CIVILTEC, a 8ª publicada de forma virtual e a 2ª impressa. O material, produzido e editado com a parceria de instituições, empresas e profissionais da área, foi lançado oficialmente em evento híbrido transmitido do Auditório Ruy Hülse pelo Youtube no canal da Unesc TV. A noite de celebração por mais uma edição lançada contou com ainda com a palestra do engenheiro civil Luiz Henrique Ceotto.

Os materiais publicados na edição em forma de artigos inéditos, artigos curtos, resumos expandidos, relatos e outros modelos, foram apresentados pelos estudantes Maria Eduarda Golçalves Silveira, Maria Eugênia Maccarini, Rafael de Paula Gurkewicz e Willian Domiciano dos Santos, participantes ativos no processo de publicação, sob comando das editoras-chefes, professoras Helena Somer Maccarini e Elaine Guglielmi Pavei Antunes, coordenadora do curso.

Para Elaine, o momento marca uma grande conquista de Civiltec, para o curso, para os autores e todos os envolvidos direta ou indiretamente na revista. “Trata-se de uma noite para solenizar a conquista de uma equipe engajada e que trabalhou com muita seriedade para a concretização desse resultado. A Civiltec vem alcançando grandes feitos em sua trajetória: já possui número internacional normalizado das suas publicações em série, o identificado de objeto digital, tem seu processo de submissão totalmente online e com submissão contínua, além de contar com autores e revisores de diversas áreas da engenharia civil de todo o Brasil”, pontuou.

Além do palestrante convidado e dos acadêmicos e professores envolvidos, o Auditório recebeu, na noite de celebração, as visitas ilustres da pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, representando a gestão da Instituição; do presidente do Sindicato Da Industria Da Construção Civil Do Sul Catarinense (Sinduscon), Mauro Sônego; do CEO da Construtora BS, Tiago Stangherlin; da diretora regional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), Kamila Rodrigues da Silva. Entre as lideranças estudantis recebeu ainda o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Douglas Leffa Pirolla, também estudante do curso, e da presidente do Centro Acadêmico, Mickaela Elizeu.

O apoio das instituições envolvidas, conforme a pró-reitora, fortalecem ainda mais o ecossistema da Universidade, já que envolvem os demais espaços de construção do conhecimento. “Estou muito feliz com que presenciei. É uma forma brilhante de fecharmos a semana. Nós falamos muito sobre a indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão e é isso o que vemos na prática hoje. É uma mostra de como é fazer um processo formativo pautado nesses três pilares”, pontuou Indianara.

O evento é uma realização da Unesc, por meio do curso de Engenharia Civil e Grupo de Pesquisa em Desempenho de Estruturas e Construção Civil (GPDECC), e conta com apoio do Sinduscon e Lexto Construtora BS com patrocínio do Crea-SC.

Em breve a revista poderá ser acessada no site periodicos.unesc.net/engcivil.

Conhecimento compartilhado

Na palestra da noite, intitulada “Panorama da construção civil brasileira frente à industrialização, produtividade, Governança ambiental, social e corporativa e relação mercado com Universidade”, Ceotto trouxe à tona a realidade do setor e as necessidades de atuação do profissional diante do cenário.

Com uma série de dados levantados, o palestrante instigou os presentes a refletirem sobre a forma como as empresas da construção civil irão praticar princípios de governança chamados de “ESG”. “A industrialização da construção é um caminho sem volta e estamos em momento de transição. Vocês têm que estar preparados e atentos a isso. Cada região e empresa tem sua realidade, mas, independentemente disso estamos, em transição. É fato. Perceber isso e adaptar as suas realidades pode trazer excelentes oportunidades”, pontuou.

A palestra completa de Luiz Henrique Ceotto pode ser assistida no canal da Unesc TV no Youtube.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de novembro de 2021 às 22:56
Compartilhar Comente

Ciclo do Plano de 60 dias é encerrado com compartilhamento de resultados

Ciclo do Plano de 60 dias é encerrado com compartilhamento de resultados
Acadêmicos da oitava fase do curso de Administração atuaram como consultores de nove empresas ao longo dos últimos dois meses (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Nove empresários da região tiveram a oportunidade de voltar seus olhares de forma estratégica aos seus negócios, aos objetivos e aos caminhos a serem trilhados para a chegada a eles. Foi por meio do projeto Plano de 60 dias, do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, que, de forma gratuita, os participantes mergulharam em um processo de consultoria com foco na prosperidade dos seus negócios.

Como reforço de peso para as equipes das empresas estiveram acadêmicos da oitava fase do curso de graduação em Administração da Universidade, dedicados, nos últimos sessenta dias, a identificar problemas e soluções das organizações.

Os dez encontros realizados de forma híbrida sob comando dos professores Diogo Morais e Nícola Martins serviram para uma imersão nas empresas e reunião de esforços para a proposta de alternativas para dores. Em cada uma das pequenas empresas participantes os envolvidos identificaram processos a serem aprimorados com a ajuda dos acadêmicos.

Para as empresárias Aline Aguiar e Letícia Figueiredo, da agência Canyons do Sul, de Praia Grande, um dos entraves do negócio estava na organização financeira. “Tínhamos esse gargalo no processo financeiro e recebemos grande ajuda dos meninos, que se tornaram nossos amigos, para destravar esse problema. É muito importante ter alguém de fora do nosso ambiente analisando e enxergando questões que nós, que estamos imersas na empresa, não tínhamos percebido e são fundamentais para o sucesso do negócio”, destacou.

O acadêmico Luiz Paulo Batista Marques é um dos integrantes da equipe que atendeu a agência de Aline e Letícia. O direcionamento de soluções financeiras para o controle mais detalhado das empresárias, para ele, foi uma grande oportunidade de aprendizado. “A participação no Plano de 60 Dias é de grande valia para nós, acadêmicos, ao trazer a prática à realidade do mercado. Para a empresa que participa também é muito importante, pois colabora no enfrentamento de algumas dificuldades vividas no dia a dia do negócio, o que é possível ajustar com a consultoria dos estudantes. Acredito ser uma excelente iniciativa da Unesc em prol da comunidade”, pontua o estudante.

Para Eliezer Cardoso, que empreende na Vanner Assessoria e Consultoria de Marcas desde 2018, a participação no Plano 60 Dias foi realizada em um momento em que seu negócio precisava de foco. “Foi fundamental ter pessoas pensando o negócio comigo. Já é a terceira vez que participo de atividades nesse sentido na Universidade e pretendo voltar mais vezes, pois é algo que nos acrescenta demais e nos traz motivação. Indico a todos os empresários que participem também e tenham um apoio sem medidas para seus negócios”, comentou em agradecimento ao empenho de seus consultores.

Projeto de tradição

O Plano de 60 Dias vem sendo aplicado na Unesc desde 2014 com uma metodologia criada no próprio ambiente da Universidade. A dinâmica exclusiva do curso de Administração da Unesc já oportunizou viradas de chave em negócios de toda a região e faz parte de um dos passos da Jornada Empreendedora, série de projetos do Núcleo de Empreendedorismo.

Para Diogo, professor da disciplina desde sua implementação, essa é uma forma de o conhecimento acadêmico beneficiar a comunidade, a economia e o desenvolvimento socioeconômico da região. “Quantas histórias transformadoras e motivadoras acompanhamos por aqui. Este semestre foi mais um grande exemplo do potencial colaborativo dos nossos estudantes e da troca que possibilitamos com a sociedade”, acrescenta orgulhoso.

Mais informações sobre o Núcleo de Empreendedorismo e todos os seus projetos, entre eles o Plano de 60 Dias, podem ser consultadas no site https://www.unesc.net/portal/capa/index/473. O Núcleo atende pelo telefone (48) 3431-4528 e email ne@unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2021 às 20:40
Compartilhar Comente