AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Contabilizando o Natal arrecada mais de 500 doações

Contabilizando o Natal arrecada mais de 500 doações
Doações serão destinadas as crianças Bairro da Juventude, Abadeus e CEI Mundo Encantado (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O curso de Ciências Contábeis da Unesc realizou, nesta quarta-feira (28/11), mais uma edição da ação Contabilizando Natal. O evento é realizado com intuito de arrecadar presentes de Natal para as crianças de entidades sociais. Em 2018, crianças do Bairro da Juventude, Abadeus e CEI (Centro de Educação Infantil) Mundo Encantado enviaram cartinhas para os estudantes do curso com dicas de possíveis presentes para este Natal e foram beneficiados com a campanha, que arrecadou aproximadamente 500 doações recolhidas pelos estudantes.

O evento contou com a apresentação musical do Coral da Unesc, do Coral das Crianças do Bairro da Juventude e uma dinâmica para reflexão sobre a valorização da vida e a ajuda ao próximo.

A ação teve o incentivo da coordenadora do curso, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, dos professores do curso de Ciências Contábeis, dos bolsistas, dos extensionistas, da DA (Equipe do Diretório Acadêmico), da Equipe da Atlética Caixa Forte, do DCE (Diretório Central do Estudante) e do professor Manoel Vilsonei Menegali.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 30 de novembro de 2018 às 14:04
Compartilhar Comente

Busto em homenagem a Ruy Hülse é inaugurado na Unesc

Busto em homenagem a Ruy Hülse é inaugurado na Unesc
Obra de arte foi inaugurada em meio a homenagem ao cinquentenário da Instituição (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O engenheiro Ruy Hülse, personalidade que iniciou a caminhada que culminaria em uma das mais importantes universidades do país, a Unesc, foi homenageado na Instituição na noite desta quinta-feira (29/11).  O Ex-prefeito, grande nome criciumense, criador da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma) e colaborador do desenvolvimento de toda a região, teve um busto feito em sua homenagem e inaugurado oficialmente após assembleia geral recebida pela Universidade por meio da Amrec (Associação Dos Municípios da Região Carbonífera).

A solenidade de inauguração foi feita na presença de Hülse, que ao lado da reitora Luciane Bisognin Ceretta e do vice-reitor Daniel Preve, participou do descerramento do busto, fixado no hall do auditório principal da Unesc e que leva o nome do ex-prefeito.

O momento, para Luciane, significou mais uma singela forma de homenagear este profissional primordial para a criação da Fucri, que se transformou nessa grande Universidade. “Com essa homenagem preparada com muito carinho, estamos eternizando o rosto dessa figura tão importante para a Unesc. É uma honra, uma alegria e um orgulho estar aqui em sua companhia para inaugurar a imagem. Não temos como agradecer à altura, mas essa é mais uma forma singela que encontramos de eternizá-lo”, destacou a reitora.

Ao agradecer pelo carinho e reconhecimento, Ruy Hülse fez questão de compartilhar o mérito de sua atuação à frente da Fucri com seus colegas de trabalho da época. “Me sinto muito mimado por essa homenagem que é uma generosidade de quem comanda essa instituição, que presta relevante serviço ao Sul de Santa Catarina e que vem preparando as gerações futuras não só da região, mas do país. Gostaria de dirigir a homenagem aos então colegas da prefeitura municipal. Em 1968 tivemos a iniciativa de redigir a lei 6.970, especificamente em 22 de junho de 1968, que criou a Fucri, aquela que foi e é a mantenedora dessa grande Universidade. Fico muito gratificado com esse momento”, salientou.

A peça artística foi produzida pelo escultor Werner Thaler, de Treze Tílias, conforme anunciado no jantar oficial de comemoração aos 50 anos da Unesc, realizado em agosto no AM Master Hall.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de novembro de 2018 às 22:57
Compartilhar Comente

Reconhecimento em noite de homenagens

Reconhecimento em noite de homenagens
Unesc recebe assembleia geral especial da Amrec em celebração ao cinquentenário da Instituição (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Ainda em clima de comemoração pela passagem dos 50 anos da Unesc, celebrado em 2018, a Instituição recebeu, na noite desta quinta-feira (29/11), a assembleia geral ordinária da Amrec (Associação Dos Municípios da Região Carbonífera). Estiveram na solenidade, realizada no Auditório Ruy Hülse, prefeitos e vice-prefeitos dos municípios que integram a Associação, além de autoridades regionais e a equipe da reitoria da Unesc, grande homenageada da noite.

Na oportunidade, o presidente da Amrec e prefeito de Siderópolis, Hélio Roberto Cesa, fez a entrega de uma placa comemorativa à reitora Luciane Bisognin Ceretta e ao vice-reitor Daniel Preve, destacando a importância da Instituição para o desenvolvimento regional ao longo das últimas cinco décadas.

A atuação da Universidade de forma direta em cada um dos municípios, conforme a reitora, está entre as missões da equipe e entre os grandes diferenciais da Instituição “É na Unesc que os jovens das suas cidades estão conseguindo o tão sonhado curso superior. É através das parcerias com as prefeituras aqui representadas, que fornecem bolsas, que fornecem o transporte, enfim, que viabilizam essa parceria de acesso ao ensino superior de qualidade. Uma parceria em que todos ganham e gera frutos de esperança para muitas famílias que não teriam como pagar pelo estudo de seus filhos e têm na sua prefeitura e na Unesc o porto seguro, a confiança em um futuro melhor para seus jovens. Tudo isso é muito emocionante e é prova de que esse é o caminho certo, de que essa parceria precisa ser reforçada, reafirmada todos os dias”, salientou Luciane.

O compromisso, de acordo com Luciane, é de seguir crescendo e celebrando por mais infinitos anos para compartilhar as conquistas com todos que fazem parte dessa história tão vitoriosa. “As possibilidades são muitas. A Unesc está pronta para atuar nos planos de desenvolvimento das cidades e da região. Nossos professores, laboratórios, serviços estão à disposição para essa atuação em parceria. Buscando recursos em órgãos de fomento para investir nos municípios e gerar desenvolvimento. Esse é o nosso papel. Esse é o papel das prefeituras. A Unesc é de todos vocês. O fortalecimento da Unesc é o fortalecimento da região”, completou.

Para o presidente da Amrec, mesmo com as agendas já tumultuadas com compromissos de fim de ano, a Associação não poderia deixar de manifestar sua admiração e respeito pela Universidade. “Os números dizem por si. Nada mais justo do que rendermos nossa homenagem nesta noite. Entendemos o protagonismo que a Unesc tem no comportamento de todo o Sul e as oportunidades que oferece a toda a nossa força produtiva. Isso, como não é algo tangível, muitas vezes não conseguimos mensurar, mas é um valor muito importante para a força intelectual das nossas pessoas. Reafirmo o nosso compromisso de sempre sair em defesa da nossa Unesc para ela que seja cada vez mais forte”, destacou Hélio.

Entre as autoridades da Unesc participaram ainda do evento o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Rocha Fabris, a Pró-Reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego e o vice-presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Lucas Gonçalves.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de novembro de 2018 às 22:38
Compartilhar Comente

Unesc conscientiza sobre diabetes e contribui com pesquisa nacional do Ministério da Saúde

Unesc conscientiza sobre diabetes e contribui com pesquisa nacional do Ministério da Saúde
Número de rastreamentos superou a expectativa dos organizadores (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Farmácia Solidária da Unesc promoveu atividades de rastreamento da diabetes, conscientizou sobre a doença e contribuiu com pesquisa nacional do Ministério da Saúde. A ação foi realizada durante a segunda quinzena de novembro com pacientes das Clínicas Integradas.

No total, foram realizados 63 rastreamentos, superando a expectativa de 30 atendimentos, estipulada pelos organizadores. Os dados foram enviados aos órgãos responsáveis pela pesquisa e serão divulgados juntos a campanha nacional. O estudo também é uma iniciativa do CFF (Conselho Federal de Farmácia).

A coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Juliana Lora, avalia a participação da Unesc como fundamental diante de seu papel com a comunidade. “A Universidade sabe da importância deste projeto e com responsabilidade comunitária resolveu aderir ao movimento e aplicar a pesquisa dentro do campus”, afirma.

Na Unesc, os cuidados com a diabetes são realizados no PAMG (Programa de Automonitoramento Glicêmico), que em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde presta assistência a mais de mil e 800 pessoas com a doença.

Tratamento gratuito

De acordo com o Ministério da Saúde, a diabetes muitas vezes não apresenta sintomas e o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece gratuitamente atenção integral contra a doença, com ações de prevenção, detecção, controle e tratamento medicamentoso nas unidades básicas de saúde e hospitais públicos.

Medicamentos gratuitos também podem ser obtidos por meio do programa Aqui Tem Farmácia Popular, parceria do Ministério da Saúde com mais de 34 mil farmácias privadas.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 29 de novembro de 2018 às 18:07
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Odontologia participam de palestra com membros do Conselho Regional de Odontologia

Acadêmicos de Odontologia participam de palestra com membros do Conselho Regional de Odontologia
Atividade ocorreu na manhã desta quinta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os estudantes do curso de Odontologia da Unesc tiveram uma aula diferente na manhã desta quinta-feira (29/11). Eles conversaram e aprenderam com o presidente do CRO-SC (Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina), Murilo Rosa, e com a cirurgiã dentista e fiscal do CRO, Cristina Prévia. A atividade foi desenvolvida dentro da disciplina “Odontologia Legal e Deontologia”.

O professor Diego Anselmi Pires conta que o encontro proporcionou trocas de informações, esclarecimentos de dúvidas sobre as atribuições do conselho e valorização da disciplina. “Falamos sobre os diferentes tipos de perícia e auditoria, passando por questões relacionadas à biossegurança, a atuação da vigilância sanitária e aos preceitos contidos no novo código de ética odontológica sobre anúncio, publicidade e propaganda. O momento foi muito produtivo”, avalia o professor da Unesc.

A palestra contou ainda com a presença do coordenador do curso, Renan Ceretta, e da professora Luciane Manenti. Ao final, os acadêmicos elaboraram propostas, sugestões e registraram dúvidas que serão encaminhadas ao CRO.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 29 de novembro de 2018 às 17:36
Compartilhar Comente