AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Iparque marca presença no 7º Encontro Estadual de Cooperação Técnica em Saneamento Ambiental

Iparque marca presença no 7º Encontro Estadual de Cooperação Técnica em Saneamento Ambiental
Evento teve o objetivo de fomentar ideias e debater o saneamento básico de Santa Catarina (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) participou do 7º Encontro Estadual de Cooperação Técnica em Saneamento Ambiental da Assemae - SC (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento) e Funasa-SC (Fundação Nacional de Saúde). O evento foi realizado nesta quarta e quinta-feira (28 e 29/11) e a Universidade foi representada pelo engenheiro agrimensor e agente de captação de projetos e recursos do Parque, Tales Garcia Antunes.

Segundo Antunes, o encontro teve o objetivo de promover trocas de experiências, debater o saneamento básico em Santa Catarina e fomentar ideias através de exemplos de implantação em outros estados brasileiros. Durante as conversas, a Unesc foi destaque pela elaboração do “Plano de saneamento do Estado para municípios abaixo de 50 mil habitantes”, com ênfase no projeto desenvolvido no município de Santo Amaro da Imperatriz.

Para o superintendente da CGU (Controladoria Geral da União) em Santa Catarina, Orlando Vieira de Castro Júnior, o papel das universidades em editais de fiscalização de obras públicas é indispensável para garantir o cumprimento de prazos e recursos utilizados.

O evento contou com a presença de autoridades políticas, empresariais, pesquisadores e professores de toda Santa Catarina.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 29 de novembro de 2018 às 17:33
Compartilhar Comente

Unesc recebe 1º Seminário Estadual da Gestão do Trabalho e Educação Permanente

Unesc recebe 1º Seminário Estadual da Gestão do Trabalho e Educação Permanente
Evento ocorre nesta quinta e sexta-feira e trabalha pontos como a valorização do trabalhador (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc está recebendo nesta quinta e sexta-feira (29 e 30/11) gestores e técnicos da Política de Assistência Social Municipal e Estadual e conselheiros municipais de assistência social das regiões de Tubarão, Criciúma e Araranguá para o 1º Seminário Estadual da Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Suas (Sistema Único de Assistência Social) na região Sul. O evento tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre a importância da gestão do trabalho e da educação permanente e discutir assuntos relacionados à valorização do trabalhador e do trabalho que os profissionais desenvolvem no Suas.

Temas como “Gestão do trabalho e a interface com as proteções sociais e vigilância socioassistencial”, “Estruturas e desafios da gestão do trabalho no Suas”, “Princípios éticos do Suas”, “A interdisciplinaridade na Política de Assistência Social” e “A importância dos núcleos de educação permanente para qualificação de processos formativos” serão debatidos em mesas redondas e palestras.  

O evento teve a abertura, na manhã desta quinta-feira, com a palestra sobre “Cenário para o Suas em 2019”, ministrada pela mestra em Serviço Social, diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social e assistente social da prefeitura do Rio de Janeiro, Margareth Alves Dallaruvera.

Debates mobilizarão todo o Estado

A gerente da Gestão do Trabalho do Suas e coordenadora executiva do Núcleo Estadual de Educação Permanente do Suas de Santa Catarina, Jadna Mendes, afirma que o seminário é o resultado de um trabalho coletivo. “Ele vai ocorrer em outros municípios, mas escolhemos Criciúma para realizar o primeiro. Chapecó, Rio do Sul e Palhoça também vão receber o evento. A gestão do trabalho é um tema novo e, espero que aproveitemos ao máximo esses dois dias para ampliarmos o conhecimento no assunto”, comentou.

O presidente do Conselho Estadual de Assistência Social Roque, Heitor Gonçalves, ponderou que no Brasil ocorre um desmonte da assistência social e por isso a importância de iniciativas como a do seminário. “Cada um que está aqui veio somente com o objetivo de mostrar direitos e trabalhar para que tenhamos uma política social dentro do contexto onde possamos capacitar os municípios para terem um conhecimento mais profundo e aperfeiçoar o trabalho realizado”.  

Já a coordenadora executiva do Fórum dos Trabalhadores do Suas de Santa Catarina, Vânia Maria Machado, afirmou que fórum é um local importante de participação dos trabalhadores e é interessante que os municípios formatem esses espaços. “Nós precisamos da gestão do trabalho no Suas, porque a articulação dos trabalhadores se dá principalmente pela gestão”.  

Conforme a secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Romanna Remor, os trabalhadores da assistência social possuem muitos desafios, encarados com coragem por estes profissionais. “Eles se desdobram de uma forma inacreditável e fazem por amor. Não falta comprometimento desta equipe”.

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, agradeceu pela escolha da Instituição como sede do primeiro seminário estadual e afirmou que a Universidade está à disposição de todos os movimentos sociais, de trabalhadores e em prol da assistência social. “A temática que vocês trabalham exige, muitas vezes, luta e resistência, exige fortalecimento de movimentos sociais e de trabalhadores para que se possa cada vez mais incluir e trabalhar a autonomia e a cidadania. É um trabalho que não é fácil, mas que precisamos fazer”.

A representante da Secretaria de Assistência Social de Criciúma, Janaína Villain, agradeceu pela escolha do município para o início dos debates e afirmou que o desejo é que os trabalhadores saiam fortalecidos do seminário.

A abertura do evento contou com apresentações artísticas do Musical Unesc e do Cras Tereza Cristina.

Mais informações

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 29 de novembro de 2018 às 17:08
Compartilhar Comente

Auto de Natal: Noite de encantamento na Unesc

Auto de Natal: Noite de encantamento na Unesc
Visitantes acompanharam evento com brilho nos olhos diante de apresentações musicais e de teatro (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A Unesc presenteou as comunidades interna e externa com mais um grande espetáculo artístico e cultural na noite desta quarta-feira (28/11). O hall do Bloco Administrativo da Instituição esteve lotado de expectadores ansiosos para acompanhar o Auto de Natal, atividade que contou com apresentações musicais e teatrais, além de deixar grandes lições sobre o significado da data. Ao fim do cerimonial, os participantes foram convidados a confraternizar ao som do Coral Unesc em frente ao presépio montado no campus.

Essa é uma das atividades preparadas pela Universidade, que se encheu de luzes e decorações especiais com a intenção de avivar o clima de Natal e atrair visitantes para dividir o clima especial. A próxima grande atração natalina da Unesc será o espetáculo Noite de Luz, evento grandioso preparado para o dia 12 de dezembro no Parque das Nações.

Todo o envolvimento da instituição para que momentos como esse aconteçam e para que o campus esteja nesse fim de ano ainda mais bonito e decorado, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, tem-se o objetivo de fortalecer a campanha contínua em prol da cultura de paz. “Nós vivemos um ano muito tenso em âmbito nacional e com todos nós, com muita dificuldade de dialogar com diferenças, medos, tensões, e também algumas alegrias, claro. Mas queremos agora parar para refletir aqui, com quem está ao nosso lado. Precisamos ter aqui uma cultura de paz. Nossa intenção nesse momento é dar continuidade a essa cultura, da gratidão, do amor, do respeito, de fazer a diferença na vida do outro”, destacou ao público em sua fala nesta quarta-feira.

De acordo com a reitora, mesmo em meio a busca pela excelência em cada uma das profissões, o objetivo inicial é outro. “Se somos excelentes engenheiros, excelentes médicos e administradores, primeiro temos a obrigação social de sermos excelentes seres humanos. E, para isso, nós precisamos dar as mãos. Sozinhos não conseguimos. O outro nos ajuda a ampliar esse olhar. Desejo que cada um saia daqui hoje refletindo em como podemos melhorar cada um o seu espaço”, completou.

O evento contou com a participação dos alunos da 6ª fase do Curso de Artes Visuais, Walter Gobbo e Júlia Alvarez, responsáveis pelo roteiro, além de atuarem e dirigirem a peça. A noite foi abrilhantada ainda pelas apresentações do Coral Unesc, Companhia de Dança Unesc e alunos do Colégio Unesc.

Também compartilharam suas mensagens com o público presente o vice-reitor Daniel Preve, o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Rocha Fabris, a Pró-Reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti e o presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Alexandre Bristot.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 28 de novembro de 2018 às 22:15
Compartilhar Comente

Unesc leva informações sobre AVC para a praça Nereu Ramos

Unesc leva informações sobre AVC para a praça Nereu Ramos
Ação tem o objetivo falar sobre superar limitações e prevenir o crescimento da doença (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc vai levar conhecimentos e cuidados sobre AVC (Acidente Vascular Cerebral) para a praça Nereu Ramos neste sábado (1º/12) . Quem passar pelo local vai poder conversar com professores e estudantes da área de saúde da Universidade para conhecer a doença e participar de atividades de prevenção. A ação tem o objetivo de mostrar que é possível superar as limitações do acidente vascular cerebral e prevenir o crescimento da doença por meio da informação.

O professore do curso de Medicina da Unesc, Eraldo Belarmino Júnior, conta que em alguns casos uma dor de cabeça, tontura, esquecimento, dificuldade para caminhar, perda de força ou dificuldade de equilíbrio, pode indicar um problema cerebral e deve-se consultar um neurologista ou um médico de confiança.

Segundo Belarmino, prevenção também se faz com hábitos saudáveis. “Pessoas que procuram ter uma rotina de sono, ter uma alimentação saudável, exercitar o corpo de maneira adequada e com orientação e não fumar vão ter uma longevidade e uma qualidade de vida maior”, comenta o professor da Unesc. “É mais fácil parar um veículo no plano do que ladeira abaixo. Se você possui fatores de risco e não se previne ou não segue orientações profissionais fica mais difícil de frear a progressão da doença. Mas se procura se cuidar através de hábitos saudáveis, consultas médicas regulares e segue orientação profissional, mesmo acometido pela doença esse veículo fica mais fácil de frear”, complementa.

A atividade faz parte da campanha de prevenção “Reerguendo-se após AVC”, ligada ao dia comemorado em 29 de outubro, o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral.

Conheça o AVC

O AVC (Acidente Vascular Cerebral), segundo o Ministério da Saúde, é a doença que mais mata no Brasil, sendo uma vítima a cada seis segundos e um total de 100 mil mortes por ano. Popularmente conhecido como “derrame”, o Acidente gera a interrupção da passagem do sangue no sistema nervoso central. Segundo Belarmino, existem dois tipos de AVC: isquêmico e hemorrágico. O primeiro, causado por obstrução da circulação de sangue em um vaso no cérebro e o segundo, pelo rompimento de uma artéria cerebral, ocasionando sangramento.

O grupo considerado de risco pela doença é formado por idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas com ameaça de AVC prévio (teve sinais, mas não teve a lesão, sendo transitório), pacientes com problemas cardíacos, alcoolistas, obesos, sedentários e fumantes estão mais propensos a desenvolver a doença.

Cuidados e tratamento

Apesar dos dados alarmantes sobre a doença, com cuidados simples é possível prevenir o problema ou mesmo minimizar as suas consequências. Sintomas como dor de cabeça, vômitos, tontura e perda de equilíbrio, dificuldade para engolir ou confusão mental podem estar associados com a doença. “Se a pessoa está um pouco confusa, peça para ela sorrir. Um desvio labial pode ser sinal de AVC. Peça também para ela te abraçar. Se ela tiver perda de força ou dificuldade para movimentar o braço, pode ser AVC. Já no caso da musicalidade, peça para ele ou ela falar ou cantar e perceba se está com a fala enrolada ou arrastada. A partir do momento que você tem algumas dessas alterações, ligue para o Samu (192) pedindo ajuda para atendimento. Estas são orientações simples e que a população deve saber”, explica Belarmino.

Unesc auxilia no tratamento


No Sul de Santa Catarina, o auxílio de reabilitação é oferecido gratuitamente pela Unesc, por meio do Centro de Reabilitação (CER), que possui profissionais capacitados para o atendimento desses pacientes. Médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, enfermeiros e assistentes sociais são alguns dos profissionais que trabalham de maneira integrada na reabilitação e ressocialização de pessoas que tiveram AVC.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 28 de novembro de 2018 às 20:01
Compartilhar Comente

Unesc dá primeiros passos para Plano de Desenvolvimento Regional

Unesc dá primeiros passos para Plano de Desenvolvimento Regional
Atividade ministrada por profissionais da Universidade foi realizada na Prefeitura Municipal de Criciúma (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Uma oficina de cocriação realizada na manhã desta quarta-feira (28/11) serviu como primeiro passo rumo ao Plano de Desenvolvimento Regional. A atividade envolveu o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Criciúma e foi ministrada pela a coordenadora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc, professora doutora Melissa Watanabe, em parceria com o facilitador, também professor da Universidade, Igor Drudi.

O pontapé inicial para o Plano, que deverá ser liderado pela Unesc, foi realizado a partir de uma demanda levantada nos encontros do Conselho Municipal. Conforme Melissa, que também faz parte do Conselho, a ideia foi reunir informações discutidas entre o grupo e documenta-las, tendo em vista a qualificação dos profissionais envolvidos e a importância desse conhecimento para apontar o que é considerado importante pelos especialistas para o Plano.

A receptividade dos envolvidos, de acordo com a professora, foi muito positiva, assim como o resultado obtido por meio da participação de todos. “Esse direcionamento foi tão válido que o grupo propôs que façamos a dinâmica também com lideranças da CDL, da ACIC e da Câmara de Vereadores, para que tenhamos um documento único das prioridades da cidade. Aceitamos de pronto o desafio e acreditamos que agregará ainda mais ao resultado”, explicou.

Os próximos passos agora serão a compilação dos dados do encontro desta quarta-feira e o agendamento das atividades com as outras entidades. Esse encaminhamento, para Melissa, é uma amostra da maneira pró-ativa e participativa da Universidade de trabalhar. “Por conta própria, já iniciamos o trabalho do Plano, embora ainda estejamos no aguardo da oficialização da participação da Unesc. Não queríamos perder esse tempo e sinto que, com esses passos já dados, o grupo já pôde perceber a importância de contar com uma equipe qualificada e especialista a frente dos trabalhos para o Plano de Desenvolvimento Regional”, completou.

Na visão do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Criciúma, Henrique Vargas, a aplicação da dinâmica foi extremamente positiva e a expectativa é de um resultado ainda melhor a partir do envolvimento da CDL, da Acic e da Câmara de Vereadores.

Estiveram presentes no encontro representantes da Secretaria da Fazenda e do setor de Planejamento do Município, da CDL (Câmara de Dirigentes Logistas), da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), da Famcri (Fundação do Meio Ambiente de Criciúma), da Unesc e da Satc.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 28 de novembro de 2018 às 17:37
Compartilhar Comente