AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Eles brilharam no palco do Unesc em Dança

Eles brilharam no palco do Unesc em Dança
Destaques do evento recebem Menção Honrosa (Fotos: Divulgação) Mais imagens

As semanas de ensaio, o frio na barriga e o nervosismo ao subir ao palco do Unesc em Dança não vão ficar apenas na memória. Em especial para os três grupos que receberam a Menção Honrosa por uma noite inesquecível. As coreografias “Beleza”, da Oficina de Dança do Bairro da Juventude; “Resiliência”, da Cia Jovem de Balé, e “Operários”, da Escola Estadual Maria da Glória Silva, foram premiadas pela performance no palco do Auditório Ruy Hülse, em outubro.

A condecoração é entregue pela Unesc, por meio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) e do Setor Arte e Cultura, aos destaques do projeto cultural, que recebeu na última edição 600 bailarinos.

Beleza

Os movimentos foram criados pela egressa do curso de Artes Visuais da Universidade, Anetais Candido Motta. Segundo a avaliadora Renata Possamai a execução dos movimentos foram precisas. “A proposta foi boa e interessante. A coreografia bem ensaiada e os movimentos seguros.  As bailarinas souberam se colocar no palco e explorar os desenhos cênicos”, destacou.

Resiliência

A coreografia foi desenvolvida pelo egresso do curso de Educação Física, Lucas Fernandes, e interpretada pela bailarina solista Analise Feltrin, que foi o grande destaque da apresentação. “A solista possui talento. Apresentou boa expressão e execução de coreografia. Se continuar o trabalho como bailarina poderá desenvolver ainda mais seu potencial”, comentou a avaliadora Susan Bortoluzzi Brogni.

Beleza e Resiliência fizeram parte da categoria Infanto-juvenil.

Operários

Os bailarinos de Içara interpretaram a criação de Walter Gobbo, acadêmico de Artes Visuais da Unesc, fizeram parte da categoria Sênior. O avaliador Marco Aurélio Cruz Sousa destacou a execução do elenco. “Eles apresentam corpos presentes, preparados e inteligentes. Utilizaram bem o espaço cênico e apresentaram figurinos de acordo com a obra”, descreveu.

Experiência em alto nível

A coordenadora do Setor Arte e Cultura, Amalhane Baesso Reddig, ressaltou a comissão julgadora do evento. “A análise técnica das coreografias é um trabalho fundamental, que a Unesc se empenha para garantir avaliadores com experiência e qualificação em dança, possibilitando o desenvolvimento técnico e artístico dos grupos participantes”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 31 de outubro de 2017 às 14:26
Compartilhar Comente (1)

Semana de Estudos Históricos debate a Revolução Russa

Semana de Estudos Históricos debate a Revolução Russa
Evento iniciou nesta segunda-feira na Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Revolução Russa se instalou em 1917 e transformou o mundo. E seus desdobramentos não ficaram no passado. Até hoje o movimento reverbera em diversos países, incluindo no Brasil. E é sobre os reflexos da Revolução Russa que a 15ª Semana de Estudos Históricos vai tratar. O encontro, que inicia nesta segunda-feira (30/10) e ocorre até quarta-feira (1/11), é aberto ao público em geral.

A abertura do evento ocorreu com a mesa redonda “Abordagens e repercussões da Revolução Russa de 1917” com a participação de Rodrigo da Costa Lima. Mestre em Sociologia e bacharel em Ciências Sociais, Lima atualmente é professor do IFSC, campus Araranguá. O palestrante tem ainda experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Partidos Políticos, e na área de Sociologia, com ênfase na Sociologia da Educação.

Segundo o coordenador do curso de História da Unesc, Thiago Coelho, esta é uma oportunidade de se integrar de um assunto que não é tão discutido, mas que deixou marcas no Brasil. “É uma forma de entender os processos históricos que foram gerados no país e no mundo, como o que ocorreu após o fim da União Soviética. A História olha o passado para entender o presente. Queremos aqui realizar um debate para fazer com que cada um reflita sobre os diversos pontos desta Revolução”, afirmou.

O diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Marcelo Feldhaus, parabenizou pela escolha do assunto e ressaltou a importância da discussão de temas presentes na contemporaneidade em eventos do curso.

Já a presidente do CA (Centro Acadêmico) de História, Raiane de Souza, a Revolução Russa é um tema que ainda gera preconceito e por isso, a importância de aprofundar o conhecimento nele e desconstruir uma ideia já enraizada e promover um debate sobre ela.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de outubro de 2017 às 22:48
Compartilhar Comente

Alunos de graduação e Mestrado participam de evento sobre comunidades Quilombolas

Alunos de graduação e Mestrado participam de evento sobre comunidades Quilombolas
Luiz Marcos de França Dias fez palestra na Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“Povos e comunidades tradicionais Quilombolas: meio ambiente, território e biodiversidade” foi o tema da palestra na noite desta segunda-feira (30/10), que reuniu alunos de cursos de graduação, do Mestrado em Ciências Ambientais da Unesc e pessoas da comunidade. O evento teve a participação do vice-presidente da Associação Quilombo São Pedro, de Eldorado, São Paulo, Luiz Marcos de França Dias.

Graduado em Letras e Pedagogia e professor na Escola Estadual Quilombola Maria Antônia Chules Princesa, o palestrante falou sobre realidade dos povos Quilombolas e a a luta pelo reconhecimento e respeito aos seus direitos, história e cultura.

A palestra foi promovida pelo curso de Ciências Biológicas, pelo PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e pelo NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias) da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de outubro de 2017 às 22:16
Compartilhar Comente

Unesc e CREA-SC assinam Termo de Cooperação Técnico

Unesc e CREA-SC assinam Termo de Cooperação Técnico
Solenidade ocorreu na última sexta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O presidente do CREA-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina), Carlos Alberto Kita Xavier, e a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, assinaram na noite da última sexta-feira (27/10) um Termo de Cooperação Técnico Científica, que formaliza as atividades conjuntas entre as duas instituições.

Segundo a reitora, este termo de Cooperação amplia o relacionamento institucional. “É um instrumento que valoriza o desenvolvimento de tecnologia e inovação que possa ser utilizado pelo Crea-SC no apoio à fiscalização e também por profissionais visando o cumprimento da legislação”, afirmou Ceretta.

A chancela ocorreu durante a Sessão Solene de Aniversário de 60 Anos da ASCEA (Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos), evento apoiado pelo CREA-SC.

Homenagens Profissional

Na oportunidade, o professor Alexandre Vargas, coordenador adjunto do curso de Engenharia Civil da Unesc foi homenageado, como Destaque Profissional. O prêmio é simbolizado por uma estatueta dourada em forma humana sobre um pedestal, carregando uma coroa de louro em seu peito. A coroa simboliza a imortalidade, por permanecer verde durante todo o inverno.

“Para a ASCEA, o registro deste reconhecimento é importante para que as futuras gerações de estudantes e profissionais da área possam conhecer os acontecimentos, a história e a memória da Engenharia do Sul Catarinense. Acreditamos que guardar a memória da Engenharia é uma obrigação para todos aqueles que têm compromisso com a valorização e o reconhecimento da nossa profissão no País”, destacou o presidente da ASCEA, Sérgio Augusto Becke.

A entrega da homenagem ao professor foi feita pelo presidente do CREA-SC, Carlos Alberto Kita Xavier, e o presidente da ASCEA, Sérgio Augusto Becke. Também participaram do encontro o vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve, o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Rubem Klegues Montedo, o diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias, Evânio Ramos Nicoleit e o coordenador do Curso de Engenharia Civil, Márcio Vito, além de professores e alunos da Universidade. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de outubro de 2017 às 21:33
Compartilhar Comente

Livro de professor e egresso destacam Complexo Ervateiro de Santa Catarina

Livro de professor e egresso destacam Complexo Ervateiro de Santa Catarina
Lançamento ocorreu na noite desta segunda-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A história e o dia a dia das plantações de erva mate em Santa Catarina agora estão registrados. A união de duas pesquisas deu origem a obra “Complexo Ervateiro de Santa Catarina”, escrita pelo professor Alcides Goularti Filho e pelo egresso da Unesc Fabio Farias de Moraes. O livro foi lançado pela Editora Unesc na noite desta segunda-feira (27/10).

Sincronia

O egresso destaca a sincronia dos dois trabalhos que deram origem à obra. “Percebemos a afinidade e decidimos então colocar as ideias no mesmo trabalho. Afinamos a linguagem e chegamos a um resultado expressivo que vai contribuir para quem está estudando e pesquisando sobre o complexo e sobre a economia regional”, explicou.

Segundo o professor da Unesc, a economia foi o tema principal dos trabalhos. “Tivemos como eixo central a economia regional e a erva mate, que foi de grande importância para a formação econômica no Planalto Norte catarinense".

O livro foi construído em cinco capítulos, dois para cada autor e um relacionando as ideias.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de outubro de 2017 às 21:15
Compartilhar Comente