PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Pesquisador do CNPq fala sobre “Translaguaging” no seminário do curso de Letras da Unesc

Pesquisador do CNPq fala sobre “Translaguaging” no seminário do curso de Letras da Unesc
A translinguagem é a junção do novo idioma com a língua mãe(Foto: Antoninho Perri/Unicamp) Mais imagens

A linguagem do futuro será o tema do VII SELEP – Seminário de leitura e produção textual do curso de Letras da Unesc, na próxima segunda-feira, (14/6). A palestra on-line (www.unesc.net/palestraselep) será com Kanavillil Rajagopalan (Rajan), professor titular da área de Semântica e Pragmática da Unicamp de Campinas/SP, em parceria com o Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC).

A apresentação do professor pretende lançar luz sobre as transformações que as línguas vêm sofrendo já há algum tempo. “Essas mudanças nos fazem questionar o conceito de língua que herdamos do século XIX. Translinguagem é o que está tomando o lugar da língua de outrora”, enfatiza Rajagolapan.

Translanguaging é o processo pelo qual indivíduos multilíngues usam seus idiomas como um sistema integrado de comunicação. O conteúdo é relativamente novo para uma prática antiga, ou seja, a de alternar entre os idiomas que se conhece a fim de maximizar o potencial comunicativo.

O termo "translanguaging" surgiu nos anos 80 por Cen Williams em sua tese “Uma avaliação dos métodos de ensino e aprendizagem no contexto da educação secundária bilíngue”, ainda não publicada. O conceito ganhou destaque após pesquisa divulgada por Ofélia García, décadas depois, e tem como objetivo utilizar o tratamento híbrido e fluído entre o novo idioma e a língua materna como suporte para construção de sentido na aquisição da língua adicional.

Kanavillil Rajagopalan (Rajan) é professor Titular (aposentado-colaborador) da área de Semântica e Pragmática na Unicamp e pesquisador 1A do CNPq. É Bacharel e Mestre em Literatura Inglesa (Univ. de Kerala, 1966; Univ. de Delhi, 1973), Mestre e Doutor em Linguística Aplicada (Univ. de Edimburgo, 1975; PUC-SP, 1982) e Pós-Doutor em Filosofia da Linguagem (Univ. da Califórnia, 1993).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de junho de 2021 às 16:29
Compartilhar Comente

Deixe um comentário