PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Pesquisadores da Unesc participam de Seminário Internacional

Os Programas de Pós-graduação da Unesc são reconhecidos por instituições de todo o mundo, assim como seus pesquisadores. Prova disso é que nesta semana profissionais da Universidade participam do 7º Seminário Internacional Apheleia, de Mação, em Portugal. O evento, realizado de 17 a 21 de maio, levanta a temática “Cocriação de paisagens - de limites ambientais à ação cultural humana”.

A primeira das contribuições dos pesquisadores que representam o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) foi nesta quarta-feira (19/5), levantando a temática “Justiça ambiental como consciência social: as implicações socioambientais sob o prisma da cartografia social”. Já nesta quinta (20/5) outro trabalho será apresentado de forma virtual pela equipe da Universidade, desta vez com o título “Pesquisa, salvaguarda e comunicação do patrimônio arqueológico em universidades: paisagem e cultura material, a ocupação humana no Extremo Sul de Santa Catarina, Brasil”.

Conforme o pesquisador do PPGCA, Juliano Bitencourt Campos, o seminário internacional traz à tona a influência e o impacto das humanidades na transformação das paisagens. “Estão sendo realizadas apresentações de estudos de caso teóricos e contextuais como experiências de interação entre pesquisadores e acadêmicos com a sociedade, contribuições das humanidades para a gestão da paisagem; fronteiras, migrações e turismo; construção e gestão de paisagens culturais; a relevância da interação entre experimentação e cocriação na flexibilidade do conhecimento crítico e mobilização; o papel dos museus, arquivos e bibliotecas, entre outras temáticas”, explica.

Junto de Juliano, representam a Unesc os professores Jairo José Zocche, Nilzo Ivo Ladwig professores do PPGCA; Alex Sander da Silva Professor do PPGE e bolsista da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e doutoranda do PPGCA, Gisele da Silva Rezende da Rosa e os pesquisadores externos Marcos César Pereira Santos e Francisco Silva Noelli. “É uma grande responsabilidade e uma honra para todos nós levar o nome da Unesc e todo o conhecimento gerado a partir dela para todo o mundo. Está sendo uma grande troca de experiências e mais uma participação memorável da Universidade em eventos internacionais”, afirma.

O Seminário é organizado pela Associação Internacional Apheleia com a Cátedra UNESCO-IPT de Humanidades e Gestão Integrada da Paisagem Cultural, o Programa UNESCO-MOST, em parceria com a Câmara Municipal de Mação, o Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, o Centro Ci2 de Cidades Inteligentes do Instituto Politécnico de Tomar, o Mestrado Internacional em Quaternário e Pré-História, o Mestrado Internacional DYCLAM e o Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas.

Para participar das atividades desta quinta-feira às 10h (horário de Brasília), no momento de apresentação dos pesquisadores da Unesc, basta acessar o link.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de maio de 2021 às 17:43
Compartilhar Comente

Deixe um comentário