PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Defesa Pública de Dissertação - Lessandra Mariléia Silvano Pedro

O Programa de Pós-Graduação em Educação convida toda comunidade acadêmica para assistir a Defesa Pública de Dissertação abaixo relacionada:

Mestranda: Lessandra Mariléia Silvano Pedro

Título: “Formação Continuada de Professores na concepção da Equipe Gestora de dois Sistemas Municipais de Ensino do Extremo Sul Catarinense”

Banca Examinadora:

 

Prof.  Dr. Antonio Serafim Pereira (Orientador – UNESC)

Prof.  Dr. Ricardo Luiz de Bittencourt (Membro – UNESC)

Profa. Dra. Eli Terezinha Henn Fabris (UNISINOS) - Participação via Skype

 

Data: 22 de agosto de 2018

Horário: 9h

Local: Bloco “P” sala 20

 

RESUMO

 

Este trabalho apresenta o estudo realizado em dois municípios do extremo sul de Santa Catarina, que investigou a concepção das equipes gestoras das Secretarias Municipais de Educação sobre a formação continuada de professores, a partir dos seguintes objetivos específicos: identificar, na documentação disponível, como está proposto o processo de formação continuada dos professores municipais; analisar a concepção e o processo de formação de professores municipais a partir da equipe gestora; estabelecer relações entre o que propõem os documentos e o que dizem os gestores sobre a formação mencionada. A metodologia constituiu-se de análise documental e entrevistas semiestruturadas, cujos dados foram organizados e analisados pela técnica de análise de conteúdo (BARDIN,2010). A análise documental revelou que ambos os municípios creditam à formação continuada docente uma decisiva influência para o alcance de uma educação de qualidade, bem como seguem a legislação nacional e asseguram a formação docente. As entrevistas com os gestores revelaram um distanciamento nas relações que se estabelecem entre o que os gestores concebem como ideal sobre formação continuada e o que dizem os documentos, pois a formação proporcionada na prática não contempla tudo o que é garantido nos documentos. Essa restrição ocorre tanto em termos de tempo, quanto em termos de estratégias, em que a formação específica, por áreas, cede espaço para as palestras generalistas. Apesar desse distanciamento, há relações de aproximação, como o entendimento comum de que a formação docente é prerrogativa para uma educação de qualidade; a necessidade de garantir essa formação para o docente; o esforço que o sistema municipal deve dedicar para que se efetive a formação continuada de seus professores. O estudo evidenciou também que as redes municipais de educação dedicam esforços próprios para promover a formação continuada docente. Barreiras como o pouco tempo no calendário letivo, a falta de recursos financeiros destinados a isso, o alto custo de palestrantes e cursos externos são limitações vencidas, por meio de reuniões e encontros internos, revelando a importância que os gestores atribuem à formação de professores.

 

Palavras-chave: Formação continuada. Professores. Gestão.

 

01 de agosto de 2018 às 10:07
Compartilhar Comente

Deixe um comentário