PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Anísio Teixeira via a educação como instrumento de libertação, destaca palestrante

Anísio Teixeira via a educação como instrumento de libertação, destaca palestrante
Davi Carrer Mais imagens

Um instrumento de libertação do sofrimento humano, ocasionado pela ignorância. É assim que Anísio Teixeira via a educação, segundo a professora doutora Clarice Nunes, durante a aula inaugural do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc. O evento foi realizado na noite de hoje (27/3) no Auditório Ruy Hülse com a temática “Educação para a Democracia no pensamento pedagógico de Anísio Teixeira”.

“Anísio se colocava a serviço. Ele deixou uma obra, que, se não revolucionária, foi radical, pois elevou um sentimento de solidariedade”, destacou a palestrante. Clarice explicou que embora nascido em família rica e militante católico e político na juventude, Anísio acabou se dirigindo à educação pública, sendo perseguido politicamente durante sua vida. O educador  foi um dos fundadores da Capes (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da UnB (Universidade de Brasília), da qual foi reitor em 1963.

Aula inaugural

A palestra marcou o início do ano letivo do Mestrado em Educação, sendo que o evento contou a presença do reitor Gildo Volpato, pro-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho, coordenador do PPGE, Gladir Cabral, e colaboradores.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

27 de março de 2012 às 21:27
Compartilhar Comente

Deixe um comentário