LabGENINT aprova trabalhos na SCT UNESC 2025
A Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) é um evento anual promovido pela UNESC que visa divulgar e popularizar a ciência, estimulando crianças e jovens a optarem por carreiras científico-tecnológicas.Em 2025, o tema "Planeta Água" nos convida a refletir sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e ecossistemas aquáticos, promovendo discussões sobre sustentabilidade e conservação ambiental. O evento contou com palestras, workshops, exposições, apresentações de trabalhos científicos e atividades culturais, proporcionando um ambiente de troca de conhecimentos e experiências entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade.
O Laboratório Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - LabGENINT, liderado pelo Prof. Dr. Júlio César Zilli, aprovou os seguintes trabalhos na SCT UNESC 2025:
Ensino, pesquisa e extensão para impulsionar o empreendedorismo internacional via importação - Júlio César Zilli
A integração entre ensino, pesquisa e extensão no âmbito das disciplinas de graduação, por meio da curricularização, representa uma das estratégias mais significativas para a consolidação de uma formação acadêmica comprometida com a transformação social, a inovação, o desenvolvimento regional e o processo de internacionalização das organizações. A partir desse contexto, o Laboratório Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (LabGENINT), desenvolve em parceria com as disciplinas de Sistemática de Importação (6ª. fase) e Laboratório de Importação (7a. fase) do curso de Administração-Comércio Exterior, o Programa de Imersão Empresarial PRIME Importação. O programa tem por objetivo desenvolver um plano de internacionalização via importação (direta ou indireta) com a proposição de estratégias competitivas para as compras internacionais de pequenas e médias empresas potenciais importadoras. Metodologicamente, o projeto se caracteriza com uma abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa descritiva a aplicada, bibliográfica e um estudo multicaso.
Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID) - Júlio Cesar Zilli e Larissa Peters Joaquim
O Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID) foi concebido como uma resposta à necessidade de indicadores mais aderentes à realidade brasileira no campo da ciência, tecnologia e inovação. Lançado em 2024 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o índice tem como objetivo principal oferecer uma ferramenta de avaliação mais precisa e contextualizada do desempenho nacional nessas áreas. Aprovado pelo edital 388/2024, este estudo vinculado a bolsa de iniciação científica (PIBIC-UNESC) e incorporado nos estudos do Laboratório Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais – LabGENINT, tem por objetivo compreender o Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID), a partir da metodologia do INPI.
Melhores práticas na gestão de pessoas e seu impacto no clima organizacional: um estudo em empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina - Júlio Cesar Zilli, Kauana Tavares e Gabriela Fiera
A gestão de pessoas representa um dos pilares estratégicos para a competitividade organizacional, especialmente em ambientes de negócios globalizados. Nas empresas exportadoras, onde a dinâmica de mercado é marcada por constantes desafios e pela necessidade de adaptação cultural, tecnológica e econômica, as práticas de gestão de pessoas tornam-se fundamentais para assegurar a motivação, o engajamento e o desenvolvimento dos colaboradores. Nesse contexto, o clima organizacional emerge como um indicador essencial da saúde interna das organizações, refletindo diretamente no desempenho e na sustentabilidade das operações. A partir desse contexto, o projeto aprovado por meio do edital 383/2024 - PIBIC Junior e inserido nos projetos de iniciação científica do Laboratório Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais – LabGENINT, o estudo tem por objetivo identificar as melhores práticas na gestão de pessoas e seu impacto no clima organizacional em empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina.
VOCÊ SABE PARA ONDE VAI O SEU DINHEIRO?" Finanças pessoais, consumo consciente e cidadania para jovens protagonistas - Júlio Cesar Zilli, Jackson Cittadin, Adryan Izidro e Morgana Bosa
Muitos jovens e adultos desconhecem a função social dos tributos e como sua arrecadação impacta diretamente áreas como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública. Essa ausência de conhecimento enfraquece a participação social e prejudica o exercício da cidadania, dificultando a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Aprovado por meio do edital 209/2025 o projeto tem por objetivo “Promover a educação financeira crítica e a conscientização cidadã de estudantes do ensino médio em escolas públicas de Criciúma - SC, por meio de atividades de extensão, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico.
Parabenizamos todos os envolvidos, professores e bolsistas de iniciação cientifica e extensão.
08 de novembro de 2025 às 09:24
Newsletter
RSS