PPGD - Programa de Pós-Graduação em Direito

DATA [27.03] CONVITE: Defesa Pública de Dissertação: Caroline Gomes E Silva Forte

O Programa de Pós-Graduação em Direito tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para a Defesa Pública de Dissertação remota, abaixo relacionada: 

Mestrando(a): Caroline Gomes E Silva Forte 

“MULHERES NA ADVOCACIA E A (DES)IGUALDADE DE GÊNERO: UM MAPEAMENTO DOS ESPAÇOS DE LIDERANÇA NA SECCIONAL E SUBSEÇÕES DA OAB EM SANTA CATARINA”.

Presidente da banca e Orientador (a): Profa. Dra. Fernanda da Silva Lima

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Fernanda da Silva Lima – Membro – PPGD/UNESC

Profa. Dra. Giovana Ilka Jacinto Salvaro - Membro – PPGD/UNESC

Profa. Dra. Joice Graciele Nielsson - Membro Externo – PPGD/UNIJUI

Profa. Dra. Debora Ferrazzo - Membro Suplente – PPGD/UNESC

Data: 27 de março de 2024

Horário: 8h

Encontro via: Meet - Google

RESUMO

Esta dissertação tem por objetivo compreender a presença das Mulheres na advocacia e a (des)igualdade de gênero: um mapeamento dos espaços de liderança na seccional e subseções da OAB em Santa Catarina. A partir do objetivo geral, que desvenda como se dá a ocupação dos espaços de liderança na seccional e subseções da OAB em Santa Catarina pela perspectiva da igualdade de gênero, os objetivos específicos foram construídos da seguinte forma: a) estudar os feminismos e as dinâmicas envolvidas nas relações de poder; b) compreender a dinâmica entre Mulheres, Bacharelismo e a Ordem dos Advogado do Brasil – OAB; c) Analisar os Espaços de poder e o Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada a luz do Provimentos 164/2015, 210/2021 e Resolução 05/2020. Quanto ao problema de pesquisa, procurou-se verificar como têm se constituído os espaços de liderança na seccional e subseções da OAB em Santa Catarina pela perspectiva da igualdade de gênero? Na busca por respostas a pesquisa adotou o método de abordagem dedutivo, método de procedimento monográfico e a técnica de pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que os Provimentos 164/2015, 210/2021 e Resolução 05/2020 apresentaram resultados positivos na inserção de mulheres nos espaços de poder da OAB, mesmo sem a possibilidade de mensurar o percentual exato dessa evolução, vez que para a realização do desenho exato da evolução quantitativa da participação de mulheres implicaria no acesso de dados complementares de gestões anteriores 2016-2018 e 2019-2019, bem como seria necessária a realização de entrevistas as advogadas ocupantes dos espaços de poder, como parte complementar dos dados numéricos, para enfim mensurar com precisão quanto a legislação pode interferir numericamente na mudança da participação de mulheres nos espaços de poder. Assim, em contrapartida, por fim mesurar como culturalmente as mulheres que alçam ao poder representariam de fato outras mulheres.

Palavras-chave: direitos humanos; igualdade de gênero; feminismos; lideranças; mulheres na advocacia.

26 de março de 2024 às 16:45
Compartilhar Comente

Deixe um comentário