PPGD - Programa de Pós-Graduação em Direito

Aula Inaugural do PPGD da Unesc aborda a articulação entre ensino, pesquisa e extensão

Aula Inaugural do PPGD da Unesc aborda a articulação entre ensino, pesquisa e extensão
Palestra reuniu professores e mestrandos no Auditório Edson Rodrigues (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

O PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc realizou, na tarde desta terça-feira (26/3), a Aula Inaugural do primeiro semestre de 2019. Os professores e mestrandos do programa receberam o professor Orides Mezzaroba, que trouxe a palestra “(Re)pensando os fundamentos do conhecimento: desafios para a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão”. O evento ocorreu no auditório Edson Rodrigues.

Doutor, professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e presidente da Conpedi (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito), Mezzaroba abordou os conceitos básicos de ensino, pesquisa e extensão e suas diretrizes.

O ensino caracteriza-se pela reprodução do conhecimento já consolidado. A extensão é a prática do ensino adquirido atuando na comunidade. Já a pesquisa é o processo de construção de conhecimento por meio de trabalhos científicos. “Muitas vezes os alunos não são instigados a questionar na graduação e chegam na pós-graduação sem saber o que trabalhar, sem saber o que pesquisar. Então tem que instigar o aluno já na graduação”, enfatizou.  

Para o coordenador do Mestrado, Antônio Wolkmer, a palestra tem um caráter fundamental para o início do semestre com a personalidade de Mezzaroba. “O professor tem uma longa trajetória no ensino e uma contribuição imensa para a nossa área de estudo. Um grande privilégio tê-lo aqui para aprendermos sempre mais”, comentou.

Representando a coordenação do curso de graduação em Direito da Universidade, a professora Scheila Martinhago Saleh destacou os bons frutos que o Programa tem colhido e a representatividade do assunto abordado no encontro. “Participo dos estudos envolvendo a curricularização e a extensão, que são assuntos muito importantes”, acrescentou.

O coordenador adjunto do programa, Reginaldo de Souza Vieira, e demais professores participaram do encontro. 

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de março de 2019 às 22:41
Compartilhar Comente

Deixe um comentário