Editora

Livro que aborda a migração italiana será lançado na Unesc

Livro que aborda a migração italiana será lançado na Unesc
Mais imagens

A Unesc recebe nesta sexta-feira (25/08) a autora Giorgia Miazzo, diretamente da Itália, para o lançamento do livro em parceria com a Editora da Universidade: “As grandes migrações – do norte da Itália ao Brasil”. O evento, marcado para às 19h, será no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P da Instituição, e promete ser uma oportunidade única para os entusiastas da literatura e da cultura migratória.

O exemplar aborda testemunhos e histórias de vida dos imigrantes italianos nas Américas, especialmente das regiões de Vêneto; Trentino Alto Adige; Friuli Venezia Giulia; e Lombardia. A obra oferece uma rica coleção fotográfica e detalhes sobre tradições, costumes, músicas e língua.

A reitora Luciane Bisognin Ceretta expressou entusiasmo e reconhecimento diante do lançamento. “Esta obra representa um marco não apenas para a Universidade, mas também para a valorização da diversidade cultural e histórica que moldou a nossa região e o país e com certeza enriquecerá a compreensão das origens e contribuições dos migrantes italianos para o país”, comenta, enfatizando ainda que a publicação fortalece o compromisso da Universidade com a internacionalização e o intercâmbio cultural.

Esta obra é parte integrante do projeto internacional “Viagem só de ida para a Mèrica”, uma iniciativa que busca exaltar e disseminar a identidade e a cultura da emigração italiana. “Seu objetivo é revelar e redescobrir, tanto na Itália quanto na América Latina, a magnificência e a riqueza de um capítulo histórico que moldou nosso território de forma significativa desde 1870 até os dias atuais”, comenta a autora Giorgia Miazzo.

Durante o evento de lançamento ela irá compartilhar detalhes sobre o processo de criação do livro, suas experiências de pesquisa e interação com as comunidades italianas no exterior, além de suas perspectivas sobre a importância da internacionalização acadêmica e cultural. 

“Sou grata a Unesc por possibilitar a realização desse projeto, que foi traduzido para o português, enriquecendo ainda mais seu alcance. Me senti sempre muito bem acolhida pela Instituição”, completa a italiana, que fará também apresentações do livro em outros locais do Brasil e ainda no seu país de origem. 

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, a Universidade se orgulha de ser incentivadora de projetos tão importantes, que não apenas preservam o passado, mas também enriquecem o presente e o futuro da comunidade acadêmica e da sociedade como um todo. “Essa obra será um legado duradouro e uma fonte de inspiração para as gerações presentes e futuras”, sublinha Gisele.

Resgate da cultura

Segundo o editor chefe da Editora e Livraria da Unesc (EdiUnesc), professor Dimas de Oliveira Estevam, a obra assume um papel de extrema importância. “Ao trazer a perspectiva de uma pessoa diretamente da Itália, ela desempenha um papel crucial ao resgatar a rica narrativa da migração italiana, concentrando-se de maneira especial no contexto do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e outras regiões do país”, explica.

O professor Estevam destaca a relevância dessa publicação, que apresenta uma abundância de fotografias e documentos. Ele ressalta sua significância para a Universidade, especialmente no contexto do processo de internacionalização, bem como pelo valioso papel desempenhado no resgate da herança cultural. 

“Por meio desta obra, os leitores terão a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre as origens desses destemidos migrantes. É importante observar que o projeto para a concepção deste livro já estava em andamento há dois anos”, ressalta.

O editor enfatiza o papel fundamental desempenhado por uma editora. Para ele, sua função transcende a mera publicação científica, estendendo-se para a disseminação cultural das produções regionais. 

“Ao preservar o que é produzido na região, a editora assume a nobre tarefa de registrar os feitos que moldaram o passado. O exemplar estará acessível na Editora, tornando-se um documento de suma importância para toda a história dos antepassados”, completa.

Sobre a autora

Giorgia Miazzo é docente, intérprete e tradutora juramentada, escritora, jornalista e líder turística habilitada. Consultora da região do Vêneto, na Itália. Especialista na cultura da América Latina, interage em nível profissional e acadêmico em vários países nas Américas e na África. Sua paixão e sua sensibilidade, combinadas com o domínio de algumas línguas, levaram-na a se confrontar com as comunidades italianas no estrangeiro e a moldar a enorme bagagem cultural, humana e profissional recolhida em suas pesquisas antropológicas e linguísticas.

Pesquisadora do patrimônio imaterial da emigração ítalo-vêneta no mundo, desenvolve centenas de palestras na Itália e no exterior e roteiros culturais pelo Brasil. É idealizadora de projetos como Cantando in talian ou veneto-brasilian; Viagem só de ida para a Mèrica; Contos de dois mundos; Vênetos além do oceano; As grandes migrações; Grand Tour do Sul; e Olhos além do mar.

Além de participações em rádios e televisões locais e nacionais, artigos em jornais e revistas especializadas na Itália e no exterior, estabeleceu o comitê científico VSA-M da Universidade dos Estudos de Pádua e o projeto permanente Grandes Migrações.

Foi premiada com o Prêmio Internacional Globo Tricolore, promovido pela Presidência da República Italiana e pela RAI; o Prêmio de Melhor Trabalho nas Ciências Humanas, promovido pelo Conselho da Região do Vêneto; o Prêmio Internacional Salve seu Idioma Local, no Campidoglio em Roma; o Prêmio Ordem Religiosa dos Escalabrinianos sobre as Línguas Maternas; o Prêmio Patrimônio da Região do Vêneto, na Villa Settembrini, em Veneza; a celebração da publicação de I Miei Occhi hanno visto, que aconteceu no Senado da República e no Conselho da Região do Vêneto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de agosto de 2023 às 18:03
Compartilhar Comente

Deixe um comentário