Unesc na diretoria da Abeu Regional Sul

O Editor-chefe da Editora e Livraria da Unesc, professor doutor, Dimas de Oliveira Estevam, assumiu o cargo de diretor da Regional Sul da Associação Brasileira de Editoras Universitárias - Abeu no dia de ontem, 16 de fevereiro, ficando responsável pelos três estados da Região Sul (PR, SC e RS).
A nomeação foi realizada durante a reunião virtual da Regional Sul da Abeu. Na ocasião também foram tratados dos assuntos para a organização do 5ª Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e ainda sobre a 35ª Reunião Anual da Abeu, que acontecerá entre os dias 08 a 11 de maio de 2023, na Editora da Universidade Federal de Lavras, na cidade de Lavras, em Minas Gerais.
Por: Aline Demboski 17 de fevereiro de 2023 às 14:47Editora Unesc realiza lançamento coletivo de livros no Auditório Prof. Edson Carlos Rodrigues

A Editora Unesc lançou, em evento na tarde de quinta-feira (27/10) no Auditório Prof. Edson Carlos Rodrigues, quatro novos livros publicados e apoiados pelo selo. A solenidade contou com a presença dos autores, além do editor-chefe da Editora Unesc, Dimas de Oliveira Estevam, e do coordenador da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia, Rodrigo Machado.
Entre os lançamentos esteve a obra “A Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem nas Diversas Áreas do Conhecimento: Avanços, Desafios e Possibilidades”, organizada pelo doutor em Filosofia Jeferson Luís de Azeredo e pela doutora em Educação Robinalva Ferreira. O livro compila diversos textos pertinentes à educação e ao ensino em suas diferentes formas, passando pelas ciências da natureza, humanas e ensino religioso.
Organizado pela doutora em Psicopedagogia Janine Moreira, o livro “Vamos Falar de Velhice?”, também lançado na oportunidade, é um compilado de ensaios de autores da região que lidam com o tema da velhice de um ponto de vista filosófico e psicológico.
Outra obra lançada, intitulada “Dignidade Adulterada”, é a segunda obra de ficção da autora Maria Regina Chagas de Souza Vieira. Descrito como um livro de contos de ficção baseado em fatos reais, o material no qual a autora lida com temas relacionados ao racismo, misoginia e sua própria história de vida da autora, que é imortal da Academia Sul Catarinense de Letras e Artes.
Ainda entre os lançamentos, “Ao Longo dos Tempos”, do professor Edevaldo Serafim Martins, é o livro de estreia do autor e conta com poemas lidando com a passagem do tempo, da infância à velhice, e os problemas e indagações referentes à cada fase da vida.
Os livros podem ser adquiridos online, pelo site da Editora Unesc, ou diretamente na Livraria Universitária da Unesc, localizada no bloco XXI-C do Campus Criciúma.
A Semana de Ciência e Tecnologia
A SCT, maior evento acadêmico institucional da Unesc, segue até sexta-feira (28/10). A 13ª edição do evento conta com mais de 120 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros. Em 2022, a SCT, que ainda terá a apresentação de cerca de 440 trabalhos, é realizada de forma presencial e online com ações no campus sede da Unesc, em Criciúma, e na unidade de Araranguá. A programação completa, as inscrições, além de outras informações podem ser conferidas no link: sct2022.unesc.net/.
O evento conta com patrocínio do CREA e apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; Biozenthi e Portal Mix.
Neste ano a Semana tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
28 de outubro de 2022 às 17:06Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica
.jpg?1665519852)
Acadêmicos de Licenciatura da Unesc e professores das redes públicas estadual e municipal de ensino tem mais uma grande oportunidade de ampliarem conhecimentos. A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica. Interessados podem se inscrever até segunda-feira (03/10) nos dois programas do governo federal.
Os projetos acolhem acadêmicos que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estejam frequentando a partir do 5º período e professores com dois anos de experiência no magistério na Educação Básica.
Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os selecionados receberão uma bolsa de estudos como auxílio financeiro mensal e pagamento de acordo com o cronograma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar será divulgado dia 5 de outubro pelo site da Unesc.
“É uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos na escola. Tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica visam proporcionar aos acadêmicos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridos”, comenta Schlickmann.
Sobre os programas:
O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; a coordenadores institucionais que articulem e implementem o programa em universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia; a coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e, ainda, a professores de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.
O Programa de Residência Pedagógica, da Capes, tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.
Regras, editais e inscrições
São 180 bolsas disponíveis entre os cursos de Arte, Ensino Religioso e História, Educação Física Licenciatura, Matemática, Geografia, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Pedagogia e 25 bolsas para os professores das redes públicas estadual e municipal.
As regras completas para participação e a documentação necessária para concorrer às vagas podem ser encontradas nos editais já publicados no site da Unesc.
Pibid
Professor supervisor
Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/142/2022/2
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd12Noa_J3TtJnbfpYz6keIFDxY3R81wSgQEBlmpDvE-JtDWg/viewform
Aluno bolsista
Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/141/2022/2
Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform
Residência Pedagógica
Professor preceptor
Edital:
https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/219/2022/2
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVYgWTESJQAk1lnM6lADidszSOUnVIBbICJTxeK_We6vz6KA/viewform
Aluno bolsista
Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/218/2022/2
Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
30 de setembro de 2022 às 13:10Comunidade acadêmica ajudará a construir novo site da Unesc e ganhará prêmios
.jpg?1665519833)
O novo site da Unesc está chegando. Uma página online totalmente renovada, com um visual moderno e ainda mais interativo. O unesc.net é a casa virtual da Universidade e, por isso, os próximos passos dessa construção serão desenvolvidos com ideias e sugestões da comunidade acadêmica.
Para isso, a Instituição lançou nesta segunda-feira (12/09), a campanha "Fique à vontade, a home é sua!", um “desafio” para selecionar um grupo criativo de participantes que vai dar “pitacos” nas próximas etapas da construção do site.
“O novo site da Unesc é mais moderno e de fácil acesso, contando com todos os serviços que facilitam a vida dos nossos alunos e demonstram a nossa ‘cara’, a qualidade da Unesc em tudo o que faz. A colaboração da comunidade acadêmica nesse processo é de fundamental importância, pois é ela a razão da existência da nossa Universidade Comunitária”, destaca a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.
Como participar
A iniciativa ocorre de terça-feira (12/09) a sexta-feira (16/09), por meio de quatro missões divertidas no Instagram @unescoficial, sendo uma a cada dia.
Para participar, os acadêmicos precisam apenas acompanhar diariamente as publicações na rede social e cumprir as missões, conforme o regulamento, marcando a @unescoficial e citando a hashtag #MinhaHomeUnesc.
Prêmios
Uma banca julgadora irá escolher os ganhadores que serão conhecidos na próxima segunda-feira (19/09), data do lançamento oficial do site. Além de tornarem-se embaixadores da página, os vencedores serão premiados com cinco kindles, cinco headfones e 20 vales nas cantinas e livrarias da Unesc.
“Os presentes são formas de incentivar a participação e retribuir a atenção dos nossos estudantes interessados em fazer com o que resultado seja o melhor possível”, destaca a reitora.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
13 de setembro de 2022 às 09:19Unesc TV transmite etapa do Brasileiro Sub-21 de Vôlei Feminino

Criciúma recebe nesta semana a etapa final do Campeonato Brasileiro Sub-21 de Vôlei Feminino. A torcida da região pode acompanhar as partidas presencialmente na Sociedade Recreativa Mampituba ou assistir tudo ao vivo pela Unesc TV, canal da Universidade no Youtube, e também na página do Mampituba.
Acesse este link para assistir a partida entre Mampituba e Escola do Corpo.
Na disputa, estão os maiores clubes do país como Flamengo, Fluminense, Minas Tênis, Bradesco, Pinheiros, entre outros, além, é claro, do Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc. A competição, que iniciou nesta segunda-feira (12/09), segue até sexta-feira (16/09).
O projeto do vôlei do Mampi conta com o patrocínio da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, Prefeitura Municipal de Forquilhinha, Empresas Radar, Unesc, Farben, Bistek, MedSul, Cantinho da Massa, Urc, Strike, Levve Ortopedia, Hotel Zata e Hotel Bormom.
A equipe de voleibol feminino da Sociedade Recreativa Mampituba é integrante do projeto de formação de atletas que o Clube mantém por meio de convênio, através de editais, com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Atuais campeãs no Sub-20
O Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc é o atual campeão brasileiro Sub-20 e agora, busca estar no pódio da categoria sub-21. De acordo com o técnico do time, Luciano Iribarrem Carvalho, este é o campeonato mais importante, em uma categoria que já beira o adulto.
“Nossa expectativa é muito grande. É um campeonato muito parelho, são atletas de nível muito alto. Queremos estar entre os três melhores, porque isso é importante não só para nós, como projeto, mas para o Sul catarinense também, que agora conta com um time de voleibol feminino de alto nível de campeonato”, comentou.
Confira os jogos do Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc:
12/09 - segunda-feira: 18h30min - Mampituba x Escola do Corpo
13/09 - terça-feira: 11h - Mampituba x Fluminense
13/09 - terça-feira: 18h30min - Mampituba x Minas Tênis Clube
14/09 - quarta-feira: 12h30min - Mampituba x Desportivo Rio Grande do Norte
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
12 de setembro de 2022 às 14:36